29 de abril de 2014

TIPA Awards 2014

   Todos os anos a TIPA (Technical Image Press Association) realiza uma votação entre a mídia especializada para eleger o que houve de melhor no ano anterior na fotografia e o anúncio dos vencedores este ano foi na cidade de Vancouver, no Canadá. Como já afirmei em outras vezes, as escolhas parecem um pouco políticas em alguns segmentos para agradar marcas A e B, mas no final das contas a grande maioria das escolhas termina sendo muito justa.
Design interessante e eficiente do flash pop-up garantiu um prêmio à Samsung WB50
Câmeras compactas

Superzoom: Panasonic ZS40 - Discordo bastante desta escolha, teve tanta coisa legal lançada ano passado nesse segmento. Houve grandes novidades e foram todas ignoradas.

À prova d'água: Nikon 1 AW1 - Mais uma vez discordo completamente, pois a Nikon 1 AW1 não é uma compacta, é uma mirrorless e há a premiação das mirrorless como veremos mais adiante. Achei esta escolha fora do contexto.

Expert: Canon G1x Mark II - Realmente é uma câmera espetacular e talvez seja realmente a melhor se excluírmos as câmeras de distância focal fixa, que são câmeras para um público bem restrito.

Geral: Samsung WB50F - Mais uma vez a Samsung leva este prêmio e me parece justo, o design inovador com um flash inclinável sem ser pop-up é inédito em compactas.
O simpático sistema OM-D conquista um merecido prêmio
Câmeras mirrorless

De entrada: Olympus OM-D E-M10 - Apesar de estar acima das PEN acho justo que esta câmera tenha sido agraciada com um prêmio. Talvez esteja na subcategoria errada apenas.

Avançada: Samsung NX30 - Sinceramente, não consigo enxergar nada de mais no sistema NX da Samsung, a não ser o fato de todas atualmente terem wi-fi integrado. Talvez esta fosse a subcategoria correta da câmera anterior.

Expert: Fuji X-T1 - Prêmio justíssimo, é uma câmera que faz muito bem tudo o que promete e o sistema X da Fuji, como um todo, é muito bom.

Híbrida foto/vídeo: Panasonic GH4 - Essa foi barbada já que foi uma câmera fotográfica realmente projetada para vídeos. Merecidíssima escolha.

Profissional: Sony Alpha 7R - Na minha opinião, outra barbada. Quem seria capaz de desbancá-la já que foi a primeiras mirrorless Full-frame? Nem a irmã gêmea A7 anunciada no mesmo dia.
A primeira mirrorless Full-frame mereceu o prêmio conquistado
Câmeras reflex

De entrada: Nikon D3300 - Nesta subcategoria as coisas andam muito equilibradas e qualquer que fosse a escolha seria acertada. O prêmio fica em boas mãos com esta câmera.

Avançada: Canon 70D - Acho que é uma câmera que ganha mais pela inovação. É uma ótima câmera, mas tem os seus problemas, pequenos ajustes que serão melhorados na sua sucessora.

Premium: Nikon Df - Essa foi uma escolha totalmente política mas, paradoxalmente, completamente acertada. Em meio a tantas câmeras acima da média lançadas nesta categoria, como deixar esta máquina espetacular sem um prêmio? Tinha que levar algum!

Expert: Pentax K-3 - Um monstro de câmera, merecidíssimo prêmio até pela mágica que faz com o filtro AA simplesmente ligando e desligando-o.

Profissional: Nikon D4s - Essa também me pareceu barbada. Apesar da concorrência de peso, acredito que esta câmera tenha sido realmente a melhor reflex Full-frame de 2013.
Linda Nikon Df conquistou um prêmio em uma categoria que parece ter sido criada apenas para ela
Objetivas

Mirrorless de entrada: M. Zuiko 14-42mm f/3.5-5.6 EZ - É apenas uma das várias lentes criadas para formarem o kit deste tipo de câmera muito compactas. Subcategoria muito equilibrada.

Mirrorless prime: Zeiss Touit Series - Aqui resolveram premiar toda a série Zeiss Touit, provavelmente pela tentativa de desenvolver lentes de qualidade ainda não vista em sistemas mirrorless.

Mirrorless expert: Fujinon 10-24mm f/4.0 R - Super grande angular de respeito para um sistema que também impõe muito respeito. Escolha acertadíssima.

Reflex de entrada: Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC - Esta marca sempre se destacou neste tipo de objetiva e com uma nova atualização o que já era bom se tornou melhor. Boa escolha.

Reflex expert: Tamron SP 150-600mm f/5.0-6.3 - Conseguiu o prêmio devido à sua versatilidade sem ser absurdamente cara. Acho que também foi uma escolha acertada.

Reflex profissional: Canon 200-400mm f/4L Extender 1.4x - Quando esta lente foi anunciada ficou difícil imaginar que ela não fosse escolhida a melhor, os resultados são impressionantes e ainda conta com teleconversor embutido.
Flash da marca Nissin surpreende e ganha prêmio dedicado a flashes compactos
Outras categorias

Iluminação portátil: Nissin i40 - Não conheço os flashes desta marca, mas é um flash com número-guia 40, iluminador LED, funciona em TTL com os principais sistemas e possui um custo relativamente baixo.

Dispositivo móvel: Sony QX - Simpatizo bastante com estas lentes com sensor embutido e achei justa a escolha, grande inovação da fabricante.

Aplicativo: Photosmith 3 - Não posso opinar já que raramente faço fotos com dispositivos móveis e sequer as edito. Mas fica a dica para quem quiser usá-lo.

Impressora: Epson Expression Photo XP-950 - Também não posso opinar, mas conhecemos a excelência Epson em impressões fotográficas.

Software: DxO ViewPoint 2 - É o segundo ano seguido que um software desta empresa consegue este prêmio, mas como não uso não opinar.

Inovação em imagem - Canon Dual Pixel CMOS AF - É a inovação que fez a Canon 70D ganhar um prêmio TIPA e realmente é uma revolução na focagem automática, foi merecido.

Design - Sigma DP Quattro - Prefiro que vocês vejam a foto abaixo e tirem suas próprias conclusões...
Esta foi a câmera vencedora do prêmio dedicado a design
   Na minha opinião, a Nikon foi a grande vencedora pois ela conseguiu prêmios muito importantes dentro da categoria reflex. Vocês podem conferir a relação completa dos vencedores deste ano e dos anos anteriores neste link: http://www.tipa.com/english/index.php

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

28 de abril de 2014

Curso básico de fotografia no Rio de Janeiro

   Olha a oportunidade para quem está no Rio de Janeiro de aprender a fotografar pagando pouco por um conteúdo de qualidade antes da Copa do Mundo! Vai poder usar sua câmera digital compacta, mirrorless e ou reflex no Maracanã (e nos outros estádios da Copa para quem for viajar) com muito mais qualidade! O Foto Fácil compra essa ideia.

logo preta

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA DIGITAL NO RIO DE JANEIRO
Aulas práticas e apostila


Início 17 de maio de 2014 - Aulas aos sábados de 9:00 às 13:00


1ª aula (17/05) - Sala de aula - Av Rio Branco, 257 - Centro/RJ);
2ª aula (24/05) - Casa de Ruy Barbosa;
3ª aula (31/05) - Urca - Praia Vermelha;
4ª aula (07/06) - Forte de Copacabana;
5ª aula (14/06) - Jardim Botânico.


Investimento: R$ 230,00 (à vista) ou 2X de R$ 130,00 ( Entrada + Cheque-pré)

Solicite ficha de inscrição e conta para depósito através do nosso email:grandeangularfoto@gmail.com


Conteúdo das aulas: Câmeras - Sensores - Objetivas - Filtros - Modos de Prioridades - Obturador - Diafragma - Iso - Fotometria - Balanço de Branco - Flash - Composição


Informações: 21- 9.7415.7569 (Claro) / 9.8315.9394 (Tim) / 2596.2579 

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

25 de abril de 2014

Resultado do sorteio da parceria Fotos Online

   Foi realizado hoje o sorteio da promoção em parceria com a Fotos Online. Ao todo, 16 leitores participaram colocando o nome completo nos comentários da postagem referente à promoção e cada um recebeu uma numeração de acordo com a ordem dos comentários e estão todos relacionados abaixo:
  1. Renan Monteiro Pojo
  2. Kássio Menezes dos Santos
  3. Rosemeire Vega Caetano
  4. Angelo Marcio Vale Silva
  5. Christofer Cross Alves Barreto
  6. Edson Martins
  7. Vinicius Rocha e Silva
  8. Ivaldo Alves da Costa
  9. Fabricio Renato Carçoni
  10. Carina de Freitas
  11. Clarissa Fialho
  12. Monique Tuani Brandão Maia de Carvalho
  13. Juliana Félix de Lima Machado
  14. Luis Carlos Hernandes Fernandes
  15. Tahiana dos Santos
  16. Guto Queiroz

   Os leitores sorteados foram:

   14. Luis Carlos Hernandes Fernandes
   15. Tahiana dos Santos

   Parabéns aos vencedores! Entrem em contato pelo e-mail rodrigo.jordy@gmail.com para saberem os procedimentos para resgatar seus prêmios.

   Obrigado a todos os que confiaram e participaram da promoção!

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

24 de abril de 2014

Por que NÃO usar uma lente 50mm?

   O título da matéria pode soar estranho, normalmente deveria ser "por que usar uma lente 50mm", mas o blogueiro explica: quase todo site já fez uma matéria sobre os trocentos motivos para se usar uma lente como esta (entre eles Não Provoque, Dicas de Fotografia e Fotografia Profissional), mas poucos são os que escrevem sobre os motivos para NÃO USÁ-LA e as armadilhas que ela pode pregar nos usuários menos experientes. Usuários esses que são justamente os mais ávidos por usar esta lente e são o principal alvo desta matéria que pode soar um tanto polêmica. Tentei dar uma garimpada em textos que desmistifiquem a famosa "cinquentinha" e só encontrei este aqui do Alexandre Maia, companheiro de fotografia-DG. A motivação que encontrei para escrever esta matéria (e provavelmente perder alguns seguidores por isso) foi a quantidade enorme de dúvidas e confusões sobre esta lente que chegam diariamente à minha caixa de e-mail, e essa quantidade tem aumentado de forma assustadora nas últimas semanas.
50mm f/1.8 Canon e Nikon, sonhos de consumo de muitos/Fotografe Livre
   Com a popularização da fotografia digital e das câmeras DSLR, o número de pessoas que querem se aventurar na fotografia tem aumentado bastante e em suas pesquisas sempre encontram alguém falar que ela PRECISA comprar uma 50mm, que ela é OBRIGATÓRIA para quem quer fotografar. Precisa mesmo? É obrigatória? Para quem? Antes de afirmarmos estas leviandades precisamos fazer algo que não é muito comum em fóruns de fotografia: analisar a individualidade de cada um, saber as necessidades do usuário como fotógrafo. Esta é uma marca registrada aqui do blog, eu sempre analiso individualmente cada leitor, para fazer uma indicação personalizada, não custa nada fazer isso. Seria muito fácil ter um blog e sair indicando sempre a mesma câmera e a mesma lente para todos. Já abordei isso aqui e sempre vou bater nesta tecla, ninguém precisa de patrulha.
Novo modelo 50mm f/1.4 da Sigma, algo mais requintado
   Bem, vamos abordar algumas situações corriqueiras envolvendo esta lente e suas indicações:
  • Não consigo acionar o zoom da minha cinquentinha, parece que ela está com defeito - Ela não está com defeito, ela simplesmente não tem zoom. É uma 50mm, não uma 18-55mm que vai de 18mm até 55mm totalizando aproximadamente 3x de zoom. Típico erro de quem comprou sem nem saber para que serve essa lente (muitas vezes baseada em indicações de foristas que diziam ser uma lente obrigatória), ainda não leu nada sobre distância focal e nem conhece as nomenclaturas e os números existentes em cada lente.
  • Está muito difícil fazer o foco, tanto manual quanto automático - Tomando por base a 50mm f/1.8 (a mais comum), a profundidade de campo é muito rasa e isso torna o foco mais difícil. Esta lente não possui apenas a abertura f/1.8, possui outras geralmente até f/16, explore a lente! Se ficar preso apenas ao f/1.8 sempre (como 80% dos usuários fazem) estará subutilizando a lente e não aproveitando o máximo de nitidez que ela pode lhe oferecer, que fica geralmente entre as aberturas f/2,8 e f/4.0, use-as também. Conforme as lentes forem mais claras (como f/1.4 e f/1.2), menor será a profundidade de campo e maior será a dificuldade em focar. Abordei isso no Resumo Fotográfico.
  • Minha cinquentinha não faz autofoco, deve estar com defeito (para usuários Nikon) - Provavelmente não se informou sobre o famigerado motor de foco. Atualmente as Nikon D3xxx e D5xxx não possuem motor de foco e necessitam de objetivas AF-S para tal. A cinquentinha mais barata da Nikon é AF e só fará autofoco nas reflex Nikon dotadas de motor de foco. Deveria ter pesquisado mais antes de comprar.
  • Pretendo fazer eventos só com a cinquentinha - Pode até fazer, mas não sentirá falta de uma grande angular em momento algum? E aquela foto da família reunida lado a lado? Pra fazer todo mundo caber em uma 50mm de ângulo um pouco fechado vai ter que dar muitos passos para trás, ainda mais se estiver usando uma câmera com sensor APS-C que vai ser equivalente a uma 75 ou 80mm. E pode faltar espaço, dependendo do local...
  • Quero fotografar aves à distância e me indicaram a cinquentinha - Provavelmente quem indicou acha que a 50mm faz tudo. Mas não faz, vai ficar faltando alcance, para isso existem as teles que chegam a 200mm, 250mm, 300mm e nem são tão caras assim se for comprar aquelas com zoom que começam com 50, 55 ou 70mm.
  • Estou tentando fazer fotos noturnas com a 50mm porque disseram que ela resolveria mas não está adiantando - Resolver não, mas ajuda muito se a pessoa souber usar os controles manuais e tiver um bom tripé. Só ter a lente não resolve nada, nunca resolveu
Monstruosa Zeiss Planar 50mm f/0.7, não deve ser barata
   Enfim, o texto já está longo demais mas já consegui enumerar um bom número de situações em que a 50mm pode ser uma armadilha em vez de ser solução. Não quero dizer que uma objetiva 50mm é ruim, longe disso, ela é excepcional! Ainda mais pelo pouco que custa. A mensagem que eu quero passar com esta postagem é que vocês devem pesquisar bastante antes de comprar qualquer equipamento fotográfico. Vejam se realmente é o que vocês necessitam e se alguém lhes disser que tal item é obrigatório questione. Queiram saber o porquê de ser obrigatório, não aceitem passivamente qualquer opinião, por mais que ela pareça óbvia. Eu mesmo não tenho necessidade alguma de uma 50mm, ela não teria utilidade alguma em minhas mãos, só fotografo paisagens, preciso de uma boa grande angular e às vezes de um bom zoom. Pode ser também o caso de vocês que estão começando agora.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

21 de abril de 2014

Produtos para quem ama fotografia

   Se você é apaixonado por fotografia, pode ser que você curta também acessórios e enfeites com o tema fotografia. Eu curto! E estou sempre procurando novidades.

   Hoje em dia não faltam opções no mercado. Há os mais variados modelos de porta-retratos, pen drives, bijuterias, canecas, camisetas e muito mais! Tudo pensado para quem ama fotografia. Você pode vestir fotografia dos pés à cabeça e também decorar a sua casa! :)

   Veja alguns exemplos:
Pen drives com formato de câmera fotográfica (tem para Nikonzeiros também!)
Porta-retratos
Cordões
Canecas
   Não estou aqui fazendo propaganda para loja A ou B, até porque não estou ganhando pra isso! rs. A intenção é apenas compartilhar alguns produtos interessantes com vocês, também amantes da fotografia.

   Eu me chamo Claudia D’Elia, fotógrafa autoral e “amadora” no mais amplo sentido da palavra. Vou trazer para vocês, aqui no Foto Fácil, dicas, truques, quebra-galhos, informações e tudo mais que eu puder sobre esse assunto que amamos: fotografia! Se você quiser conhecer mais do meu trabalho, visite e curta minha página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

18 de abril de 2014

Câmeras à prova d'água para 2014

   Demorei a fazer essa postagem porque o número de lançamentos diminuiu um bocado e nem todas as grandes fabricantes anunciaram lançamentos neste nicho. Vou tentar falar brevemente de todas que foram lançadas neste ano de 2014.
Fuji XP70 e o acessório que transforma sua lente em uma super grande angular DE 18mm
   A Fuji XP70 é equipada com sensor CMOS de 16.4 megapixels (17.5MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 28-140mm com abertura f/3.9-4.9 e macro de 9cm; possui estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; modo contínuo de até 10fps; o alcance do flash é de até 3.1 metros em ISO AUTO; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps entrelaçado ou 30 fps progressivo em formato MOV com som mono; o monitor LCD mede 2.7 polegadas; possui wi-fi; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 210 fotos por carga.
   Resistências: 10 metros de profundidade; 1.5 metro de queda; -10ºC de temperatura; poeira.
Botóes dedicados para wi-fi e vídeos
   Opinião do blogueiro: Câmera bem básica, traz o atrativo chamado Action Camera que é um adaptador comprado separadamente que permite prender a câmera à roupa ao praticar esportes radicais e transforma a lente em uma super grande angular de 18mm (já com a equivalência a 35mm). Fora isso, ela possui vários pontos fracos: macro de 9cm, monitor LCD que não cobre toda a área de visão e bateria com carga de pouca duração. Disponível nas cores amarela, azul e laranja ao custo de 230 dólares, não recomendada na data de hoje.
Reparem nos iluminadores LED ao redor da lente da Pentax WG20
   A Ricoh WG20 é equipada com sensor CCD de 14 megapixels (14.48MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 28-140mm com abertura f/3.5-5.5 e macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO 80-6400; o tempo de exposição varia entre 1/1500 e 4 segundos; modo contínuo de até 0.7fps; o alcance do flash é de até 3.9 metros em ISO AUTO; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato AVI com som mono; o monitor LCD mede 2.7 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 260 fotos por carga.
   Resistências: 10 metros de profundidade; 1.5 metro de queda; -10ºC de temperatura; pressão de 100 kgf; poeira.
Exemplo do modo Digital Microscope
   Opinião do blogueiro: A grande atração desta câmera é, sem dúvida, o modo digital Microscope que permite fotografar belos macros com o auxílio dos 5 iluminadores de LED ao rdor da lente. O sensor CCD não permite vídeos em Full HD e modoc sontínuos muito rápidos, podem ser alguns pontos fracos mas o grande problema é a baixa qualidade dos últimos modelos à prova d'água desta marca. Disponível nas cores branca, preta e vermelha ao custo de 200 dólares, não está recomendada na data de hoje.
A Pentax WG4 GPS possui um interessante relógio digital (não disponível na WG4)
   As Ricoh WG4 e WG4 GPS são equipadas com sensor CMOS de 16 megapixels (16.79MP de resolução total); sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 25-100mm com abertura f/2.0-4.9 e macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; modo prioridade de obturador; sensibilidade ISO 125-6400; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 4 segundos; modo contínuo de até 1.5fps; o alcance do flash é de até 10.3 metros em ISO AUTO; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MP4 com som estéreo; o monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 240 fotos por carga.
   Resistências: 14 metros de profundidade; 2 metros de queda; -10ºC de temperatura; 100kgf de pressão; poeira.
Monitor wide e a impressão de ser uma câmera realmente selada (nos dois modelos)
   Opinião do blogueiro: Como dito acima, são dois modelos: um com GPS e outro sem. Tecnicamente são duas excelentes câmeras com ótimas especificações. Um salve para a grande angular com abertura f/2.0 e o poderosíssimo flash quase ao nível de uma reflex e também os vídeos no amigável formato MP4. Também está disponível o modo Digital Microscope e a prioridade de abertura é muito bem-vinda. O calcanhar de Aquiles desta câmera talvez seja o sensor que fez feio nas antecessoras. Disponível nas cores amarela e prata (WG4) e azul e preta (WG4 GPS) ao custo de 330 e 380 dólares, respectivamente e recomendadas com ressalvas na data de hoje, é preciso esperar resultados mais consistentes delas.
As câmeras à prova d'água da Canon tem recebido um design cada vez mais simples
   A Canon D30 é equipada com sensor CMOS de 12.1 megapixels (12.8MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 28-140mm com abertura f/3.9-4.8 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-3200; o tempo de exposição varia entre 1/1600 e 15 segundos; modo contínuo de até 1.9fps; o alcance do flash é de até 3.5 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 24fps em formato MOV com som mono; o monitor LCD mede 3 polegadas; possui GPS; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 300 fotos por carga.
   Resistências: 25 metros de profundidade; 2 metros de queda; -10ºC de temperatura; poeira.
A Canon D30 ainda não possui um selamento aparentemente confiável
   Opinião do blogueiro: Uma câmera de especificações equilibradas, nada espetacular e nenhum ponto fraco muito aparente. Tem uma bateria com ótima duração de carga (para uma câmera à prova d'água) e o sensor de 12MP permite que se use menos ISO. O GPS é muito bem-vindo neste tipo de câmera, assim como o macro de 1cm. A questão é: qual a necessidade da resistência a 25 metros de profundidade? Disponível apenas na cor azul ao custo de 330 dólares, está recomendada com ressalvas pois o selamento não inspira tanta confiança como o de outras marcas, pelo menos visualmente.
A Olympus TG850 é uma câmera com vários diferenciais sobre seus concorrentes
   A Olympus TG850 é equipada com sensor CMOS de 16 megapixels (16.8MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 21-105mm com abertura f/3.5-5.7 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 125-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; modo contínuo de até 7fps; o alcance do flash é de até 4 metros em ISO 1600; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV com som estéreo; o monitor LCD inclinável mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 330 fotos por carga.
   Resistências: 10 metros de profundidade; 2.1 metros de queda; -10ºC de temperatura; 100kgf de pressão; poeira.
Alavanca de controle de zoom ao lado do botão de disparo pode complicar um pouco o manuseio
   Opnião do blogueiro: Uma câmera que realmente me empolgou, possui grande angular de 21mm; macro de 1cm; vídeos Full HD 60p com som estéreo; LCD inclinável; e uma bateria com carga bem durável. Vejam quanta coisa boa essa câmera possui! Alguns poderão falar da ausência de GPS, mas vejam quanta coisa ela traz para compensar essa falta. Disponível nas cores branca, prata e preta ao custo de 250 dólares está recomendada com louvor.
Acima o flash com um iluminador LED logo à sua esquerda, abaixo a TG2 com o acessório que expande a luz desse LED
   A Olympus TG3 é equipada com sensor CMOS de 16 megapixels (16.76MP de resolução total); sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 25-100mm com abertura f/2.0-4.9 e macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; modo contínuo de até 5fps; o alcance do flash é de até 7.9 metros em ISO 1600; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV com som estéreo; o monitor LCD mede 3.2 polegadas; possui wi-fi, GPS, GLONASS e bússola eletrônica; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 330 fotos por carga.
   Resistências: 15 metros de profundidade; 2.1 metros de queda; -10ºC de temperatura; 100kgf de pressão; poeira.
Teleconversor 1.7x, anel adaptador e conversor fisheye para a Olympus TG2
   Opinião do blogueiro: Talvez a câmera à prova d'água mais versátil do momento. Como visto nas imagens, o anel ao redor da lente é removível e revela um encaixe para um adaptador de 40.5mm permitindo o uso de conversores tele 1.7x e olho de peixe, além de um acessório que transforma o iluminador LED localizado ao lado do flash em um flash circular para macro e, com isso, poder utilizar um modo super macro microscópico (semelhante ao da Ricoh WG4). Atenção especial para sua grande angular super clara de f/2.0. Dotada de wi-fi e vários itens de georreferenciamento de fotos, está disponível nas cores preta e vemelha ao custo de 350 dólares. Totalmente recomendada na data de hoje.
Nestas 3 imagens dá para perceber como parecem câmeras de brinquedo, propícias para crianças
   A Nikon S32 é equipada com sensor CMOS de 13.2 megapixels (14.1MP de resolução total); sua objetiva com 3x de zoom cobre distância focal entre 30-90mm com abertura f/3.3-5.9 e macro de 5cm; possui estabilização apenas digital; sensibilidade ISO 125-1600; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; modo contínuo de até 4.7fps; o alcance do flash é de até 3.1 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MOV com som estéreo; o monitor LCD mede 2.7 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 220 fotos por carga.
   Resistências: 10 metros de profundidade; 1.5 metro de queda; -10ºC de temperatura; poeira.
Poucos botões na Nikon S32
   Opinião do blogueiro: Eu gosto muito desta câmera de especificações modestíssimas a começar pelo seu diminuto sensor que mede apenas 1/3.1 de polegada se assemelhando ao de muitos smartphones, passando pela estabilização apenas digital e o ângulo muito fechado de 30mm. O motivo é o fato de ser uma câmera bastante apropriada para quem tem crianças que adoram manusear a câmera, ao ver o design dela dá para perceber claramente que foi concebida para ser usada por crianças mesmo. Recomendada com louvor para este público que possui crianças que adoram clicar, mas fica a ressalva de não parecer ter um selamento muito confiável, pelo menos visualmente. Disponível nas alegres cores amarela, azul, branca e rosa (senti falta do laranja) ao baixíssimo custo de 130 dólares.
O modelo camuflado da Nikon AW120 parece ser o mais bonito de todos
   A Nikon AW120 é equipada com sensor CMOS de 16 megapixels (16.76MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 24-120mm com abertura f/2.8-4.9 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 125-6400; o tempo de exposição varia entre 1/1500 e 4 segundos; modo contínuo de até 6.9fps; o alcance do flash é de até 5.2 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV com som estéreo; o monitor OLED mede 3 polegadas; possui wi-fi, GPS, GLONASS, barômetro e altímetro; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 220 fotos por carga.
   Resistências: 18 metros de profundidade; 2 metros de queda; -10ºC de temperatura; poeira.
Visualmente passa sensação de ser uma câmera bem segura
   Opinião do blogueiro: Esta câmera deve ser melhor do que sua antecessora que tinha um sensor muito ruim de 18MP, a Nikon acertou desta vez e trouxe um novo sensor de 16MP que já mostrava ser bom em outras câmeras. Seu selamento passa uma boa sensação de segurança e as especificações são acima da média com destaque para a lente com boa abertura em grande angular e várias funções de georreferenciamento. Disponível nas cores azul, camuflada, laranja e preta ao custo de 350 dólares está recomendada na data de hoje com a ressalva de seu alto preço. Em alguns países também foi lançada a Nikon AW120s sem GPS e GLONASS.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

14 de abril de 2014

Diferença entre CMYK e RGB

CMYK e RGB são padrões de cores, cada um deles deve ser usado para seu fim específico. CMYK é um padrão composto pelas cores ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preto (K). É o padrão das tintas e pigmentos. As impressoras caseiras, ou de grandes gráficas trabalham com esse padrão de cor, pois através delas, podemos obter todas as outras cores que precisarmos para imprimir. O mesmo acontece com outros tipos de tintas. Devemos usar ele nas impressões em geral, inclusive na revelação de fotos.
Imagem retirada do site http://estampaweb.com/
RGB é um padrão composto pelas cores vermelho (R), verde (G) e azul (B), que são as 3 cores da luz. Este padrão é ideal para visualização em meios digitais, pois a luz será decomposta nessas 3 cores, e assim, poderemos ver todas as outras milhares de cores na tela. Quando criamos um banner para um blog, ou editamos uma foto para postar no facebook, devemos usar o padrão RGB.

Quando transformamos uma imagem de RGB para CMYK, ou vice-versa, poderemos ter uma leve ou grande variação nas cores iniciais. Por isso é sempre bom ficar atento ao padrão de cor ideal para seu trabalho, para que o final não seja desatroso.

Mariana Souza - Blog - Fanpage

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

10 de abril de 2014

Parceria Fotos Online

   Nunca foi tão simples revelar suas fotos. No Fotos Online você não precisa baixar nem instalar nenhum programa e muito menos sair de casa. Basta entrar no site e enviar as fotos do seu computador ou do Facebook e você ainda recebe tudo em casa. Qualidade e entrega garantidas!


   O Foto Fácil tem um novo parceiro, é a Fotos Online, e ela já chega oferecendo dois cupons de revelação aos leitores do blog! Serão dois pacotes de 50 revelações 10x15, um para cada leitor contemplado. Para participar basta deixar seu nome completo nos comentários até as 23:59h do dia 24 de abril e aguardar o sorteio que será realizado no dia 25. Acessem Fotos Online e vejam os vários serviços oferecidos além da revelação de fotos como: fotolivro, capas para celular, canecas e camisas personalizadas, entre outros fotoprodutos.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

8 de abril de 2014

Nova Sony A7S

   A Sony dá um passo importante visando o mercado de videografia com a sua terceira mirrorless com sensor full frame divulgada hoje na NAB Show (National Broadcasters Association). A Sony A7S tem seu foco nos vídeos (ela grava externamente em 4K) e também na grande sensibilidade à luz, daí vem o "S" do nome, que alcança o absurdo ISO 409600!!!
A Sony A7S é praticamente igual às suas irmãs A7 e A7R
   A Sony A7S é equipada com sensor CMOS de 12.2 megapixels Full-frame; possui 25 pontos de autofoco; sensibilidade ISO 50-409600 (em vídeos o ISO mínimo é 200); o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos; modo contínuo de até 5fps; faz vídeos 4K, Full HD e HD em formatos e taxas de fps variados e estéreo; possui monitor LCD inclinável de 3 polegadas e viewfinder OLED; possui wi-fi e NFC; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 380 fotos por carga.
Pronta para gravação de vídeos
   Os vídeos merecem um parágrafo à parte já que são a prioridade desta câmera de baixíssima resolução para os padrões atuais de uma câmera Full frame, com um sensor dotado de pixels bem grandes e que permitem essa alta sensibilidade ISO. Os vídeos 4K possuem taxas de 24 ou 30fps, os Full HD podem ser feitos em 30 ou 60fps, e HD em até 120fps. Os formatos podem ser os AVCHD, MP4 ou XAVCS. Este último precisa de cartões de memória com velocidade acima do que os classe 10 conseguem.
Detalhe do slot de cartão de memória
   Opinião do blogueiro: Como não teve data de início das vendas e nem preço definidos, não dá pra fazer uma  avaliação baseada nestes parâmetros. O que fica bem claro é que pouca luz não será problema algum para esta câmera, deve possuir um desempenho até superior ao da poderosa Canon 1D C. Coragem da Sony em fazer uma FF com apenas 12MP de resolução, isso também deixa claro que é algo dedicado apenas a profissionais que sabem distinguir bem uma câmera boa de uma câmera com muitos penduricalhos e megapixels.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

4 de abril de 2014

Mural março/2014

   Esse foi um mês atípico para a galeria, começou devagar mas nos últimos 10 dias o nível aumentou pavorosamente e ficou até difícil selecionar. Vale lembrar que todos os meses tem sempre alguns leitores que eniam 3 ou 4 fotos dignas de estarem aqui, mas só seleciono uma de cada. E também tem leitores que mandam fotos ótimas todos os meses, mas tento fazer um rodízio. Então, não fiquem chateados quando sua foto não aparecer aqui, tento dar a chance a outros que nunca apareceram. Para sua foto aparecer aqui basta compartilhar conosco no nosso grupo no Flickr.

Rogério Florentino usando Nikon D800 + 20mm f/2.8
Amanhecer no Pantanal de Mato-Grosso/MT

Marcelo Carvalho usando Sony HX9
Marquês de Sapucaí (sambódromo)_Rio de Janeiro_Carnaval 2014

Dayne Dantas usando Canon 60D + 50mm f/1.8
Monóculos

Guilherme GMP usando Sony HX30
Green Path

Ivan Rocha usando Nikon D7000 + 70-300mm f/4.5-5.6
_IAR9249

Henrique Stel usando Fuji XQ1
Japan Square, Curitiba, Brazil

Carlos Henrique Pereira usando Nikon D7000 + Tamron 17-50mm f/2.8
Ao ar livre 2

Turiano Neto usando Canon SX50
IMG_3372_1

Renam Brandão usando Canon T4i 18-135mm f/3.5-5.6
10/52 - Monumento aos Pracinhas

Estatísticas e curiosidades da galeria:
  • Das 9 fotos, 5 foram feitas com câmeras reflex e 4 com câmeras compactas
  • As marcas mais usadas foram Canon e Nikon (3 vezes cada), seguidas por Sony (duas vezes) e Fuji (uma vez)
  • O único modelo repetido de câmera foi a Nikon D7000
  • Não houve lente repetida
  • Primeira vez que temos um trenzinho animado de tartarugas na galeria
  • Também é a primeira vez que temos uma paisagem entre grades
  • Primeira vez de uma escola de samba aqui na galeria, elas também tem vez!
Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj
Related Posts with Thumbnails