25 de novembro de 2014

Samsung NX1, mirrorless para profissionais

   Há alguns dias falei de uma super objetiva de kit e prometi que iria falar da câmera que a carrega como kit, a Samsung NX1 é a tentativa mais séria da Samsung de entrar no mercado de câmeras para uso profissional. Até então, a linha mirrorless desta marca seguia uma tendência de agradar apenas a hobbystas e atrai bastante o público jovem por contar com wi-fi integrado em quase todos os seus modelos atuais. Tudo bem que é uma mirrorless em corpo de DSLR, não tem nada de compacto nela, mas é disso que profissionais gostam.
A aparência da Samsung NX1 é totalmente de um corpo DSLR
   A Samsung NX1 é equipada com sensor CMOS de 28.2 megapixels (APS-C com resolução total de 30.7MP); possui 209 pontos de autofoco (153 pontos cruzados); fotografa nas proporções 3:2, 1:1 e 16:9, nos formatos JPEG e RAW; o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos incluindo modo bulb; sensibilidade ISO 200-25600 expansível até 51200; o modo contínuo alcança até 15fps (limitado a 70 imagens) com autofoco e resolução máxima; possui flash pop-up de número-guia 11 em ISO 100; possui wi-fi, NFC e bluetooth; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps, UHD em 30fps e 4K em 24fps nos formatos MP4 e AVI com som estéreo; seu monitor Super AMOLED inclinável e sensível a toque mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 500 fotos por carga.
O viewfinder (raro em mirrorless) é uma ótima alternativa ao monitor Super AMOLED
   Você não leu errado: são 209 pontos de autofoco por contraste (205 por detecção de fase) e espantosos 153 pontos cruzados. As especificações são, de fato, bastante agressivas mas infelizmente aqui no Basil essa câmera não terá vez devido ao mundinho tosco da briguinha Canon x Nikon. Esta será apenas mais uma entre dezenas de excelentes câmeras mirrorless que só chegam aqui, no máximo, por vias oficiais custando preços absurdos que a maioria não pode pagar. Se fosse uma câmera Canon ou Nikon certamente causaria tremendo alvoroço e os new photographers estariam contando os dias para tê-la em mãos. Mas é uma Samsung e mesmo que ela tenha aprendido a fazer câmera o público brasileiro recusa-se a enxergar isso e  chamado "mercado cinza" não se interessa em trazer para nós essa e tantas outras belezuras.
O dial da esquerda serve para controlar a exclusiva i-Function
   Opinião do blogueiro: A câmera é espetacular, possui praticamente todos os recursos que possibilitem o uso profissional dela, além da farta conectividade que ainda pode incluir o georreferenciamento de imagens caso a conecte a um dispositivo móvel com GPS integrado. Já há uma boa oferta de lentes NX (pelo menos no exterior), o que vem tornando este sistema cada vez mais forte. Prevista para chegar ao mercado na semana que vem no exterior, custará 1500 dólares o corpo, 1700 dólares o kit com a objetiva 16-50mm f/3.5-5.6, e 2800 dólares o kit com a objetiva 16-50mm f/2.0-2.8. Totalmente recomendada a quem tem facilidade para comprar no exterior e pretende utilizar um sistema mirrorless para uso profissional.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

10 comentários:

  1. Em que pese o avanço tecnológico e os incríveis 209 pontos de foco e 15 fps, além da objetiva opcional extremamente veloz, eu me considero um viciado em fotografar por visor óptico em sistemas de espelho. Gostaria de ver uma câmera DSLR com essa rapidez de fps e grande quantidade de pontos de foco.
    E concordo plenamente que o mercado nacional é tosco, e apresenta plenas condições de maior concorrência. Como motociclista, um dia presenciei Honda e Yamaha dominando 99% do mercado... assim como Canon e Nikon. E fiquei extremamente satisfeito quando isso foi superado. O pior no Brasil não é nem a falta de oferta de mais fabricantes; é constatarmos a fragilidade do varejo. Estou para ver ainda alguma loja onde se chega com dúvidas e se é bem atendido, com simpatia e conhecimento genuíno. Muitos vendedores despreparados e que acham que estão te fazendo um favor... é assim no Brasil infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou num ponto fundamental: vendedor não entende nada de fotografia. Acham que vender câmera é igual a um simples eletrônico onde os números falam mais alto. E assim muita gente continua comprando os equipamentos errados por falta de informação.

      Excluir
  2. Olá Rodrigo, estou para comprar uma canon T3 ou T3i, mas após ler sobre as mirrorless fiquei na dúvida de qual câmera comprar. Você acha que vale a pena investir nessa categoria de câmera? Se sim, qual vc indicaria com melhor custo beneficio? Sou iniciante e quero entrar no mundo das lentes intercambiáveis.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale se você pensa em algo mais portátil, um pouco menor e mais leve. Mas as dificuldades são imensas aqui no Brasil para encontrar lentes e acessórios a preço justo. Vale mais a pena ainda se você tiver facilidade para comprar no exterior, nesse caso realmente não vejo quase nenhuma vantagem em se adquirir uma DSLR.

      Indico dois sistemas, o Micro 4/3 que engloba as câmeras Olympus e Panasonic e o sistema da Fuji. Aí são muitos modelos e você precisa ver qual deles lhe agrada mais,comparando com T3 e T3i acredito que os mais baratos destes sistemas lhe atenderiam muito bem.

      Se eu tivesse facilidade para comprar no exterior já estaria usando mirrorless há, no mínimo, dois anos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. olá Rodrigo, vi algumas e terminei ficando mais confuso rs. Essas cameras tem equipamentos fáceis de encontrar nos EUA? pelo q vi as Panasonic e Olympus parecem ter mais ittens a disposição no mercado. Vi esses modelos q achei interessante pro meu bolso, principalmente rs: Panasonic Lumix GX7, Panasonic Lumix GM1 e Olympus PEN E-PL7.

      Se for possível vc citar mais alguns modelos pra eu pesquisar agradeço

      Excluir
    3. Vamos focar apenas nestes 3 modelos que você citou, se eu indicar mais algum só vou atrapalhar. A GX7 seguramnete é a melhor de todas as que citou, é a que eu indicaria e você encontra com bastante facilidade nos EUA todas as lentes e acessórios para ela. É o sistema mirrorless mais consolidado que existe.

      Excluir
    4. Obrigado Rodrigo, sua atenção com os leitores me fez ser leitor assíduo das matérias do site. Parabéns pelo trabalho!

      Excluir
    5. Eu que agradeço sua constante presença no blog, se possível indique o blog a outros interessados.

      Excluir
  3. Faaaala Rodrigão!

    Mais uma matéria, como sempre, espetacular!

    Só não concordo com "essa câmera não terá vez devido ao mundinho tosco da briguinha Canon x Nikon.".

    O meu xará disse de forma corretíssima acima sobre os vendedores que nada entendem.

    Mas prá mim, o pior de tudo são os preços surreais, decorrentes de impostos altíssimos.

    Se fossem acessíveis, a margem de consumidores que teriam entrada no meio fotográfico por outras marcas seria bem maior.

    Quando um "amador" da fotografia (que ama mesmo) quer comprar uma câmera ele busca informações nas mais diversas áreas, como o Foto Fácil, por exemplo. Informação não falta. O que falta são impostos mais baixos, preços descentes.

    A própria Samsung cresceu no mercado de celulares quando conseguiu desenvolver aparelhos melhores com um preço final mais baixo.

    Boa sorte para nós, fãs de fotografia e bons preços.

    Abração,
    Fábio Gomes (ex-aluno do Grande Angular)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Fábio, seus comentários são sempre de grande valia aqui!

      Vocês tem razão, é um grande círculo vicioso: vendedor só conhece Canon/Nikon e não se interessa em trazer outras marcas, aí o consumidor daqui fica preso a essas duas marcas. É muito complicado e não vejo solução a curto e médio prazo para isso.

      Enfim, agora sigo como um usuário de câmera compacta já que abandonei a DSLR e não pretendo comprar outra. O dia que der a louca e eu resolver comprar uma mirrorless no exterior volto a usar lente intercambiável.

      Abraços, meu amigo, e volte sempre.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails