19 de novembro de 2014

A objetiva de kit mais clara que existe

   Todos nós já lemos ou ouvimos falar, em algum momento, que lente do kit não presta para nada e uma das principais reclamações é que ela é muito escura. Normalmente é mesmo, até porque as fabricantes escolhem uma lente básica e barata para acompanhar a câmera, mas é uma básica que normalmente funciona razoavelmente bem em todo tipo de foto, sta é uma vantagem que poucos enxergam. E na luta deste blog para alertar sobre sistemas alternativos aos comuns DSLR, encontrei na Samsung uma grata surpresa quando falamos de lente de kit: uma que consegue ser clara em toda a sua extensão. Isso é raríssimo e eu não me lembro de já ter visto alguma outra como esta que vamos ver no próximo parágrafo.
Os botões da lente, de cima para baixo: i-function, modo de focagem e estabilização
   A Samsung NX 16-50mm f/2.0-2.8 S ED OIS possui abertura mínima f/22; diafragma circular de 9 lâminas; possui estabilização de até 2.75 pontos; construção óptica de 18 elementos (sendo 3 asféricos, 2 de alta difração e um de extra baixa dispersão) em 12 grupos; distância mínima de foco de 30cm; o diâmetro para filtro é de 72mm; mede cerca de 8.1x9.6cm e pesa aproximadamente 622 gramas. É selada contra respingos e poeira e possui silencioso sistema de autofoco UPSM (motor de passo ultra preciso). Esta é a primeira lente da série S, as de mais alta qualidade da Samsung (tal qual a série L da Canon).
Esquema mostrando os sete elementos especiais de correção da Samsung 16-50mm f/2.0-2.8
   Opinião do blogueiro: Obviamente, pelas especificações, não se trata de uma simples lente de kit. É uma objetiva de altíssimo desempenho dedicada a uso profissional com um ângulo bastante largo e bastante clara mesmo em 50mm, mesmo as câmeras mais avançadas dos sistemas mais conhecidos não possuem uma lente tão poderosa em seus kits. Além disso, ainda conta com revestimento todo em metal e a exclusiva i-function criada pela Samsung. Seu valor médio no exterior é de 1100 dólares, um valor razoável para profissionais que procuram uma objetiva zoom tão clara como esta e selada contra intempéries. Nos próximos dias falarei sobre a câmera que é o par perfeito para esta lente.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

28 comentários:

  1. Perguntinha ordinária: será que trava?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu disser que trava você acredita? Coloca ela em uma Samsung Galaxy NX que é operada por sistema Android e espere o resultado...

      Excluir
  2. Oi Rodrigo, não sei se vc entende de filmadora, mas, acredito que vc pode ajudar de alguma maneira, eu tenho uma filmadora sony dcr sx21 e gostaria de saber se ela tem entrada para microfone a lapela? Já procurei na net, sem resultados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entender eu não entendo nadinha mesmo, mas é só abrir ali do lado e ver que não tem entrada para microfone, só tem USB e AV.

      Excluir
    2. Entendo, achei que tendo um microfone com saida usb dava, sei lá, também não entendo, mas, agradeço a atenção e ajuda.

      Um abraço

      Excluir
  3. Rodrigo,

    Boa tarde. Em primeiro lugar, parabéns pelo post.
    Fiquei impressionado com a claridade dessa lente.
    Não entendi essa história do travamento.
    Todas as mirroless da linha Samsung NX são operadas pelo sistema Android ?
    Em relação à resolução 20Mpixels desse sensor APS-C que equipa as NX, tenho as
    seguintes preocupações:

    1ª) Não será que gera muito ruído em ISOs altos ?
    2ª) Com toda essa resolução, não será que as imagens ficam muito "lavadas" ?

    Obrigado pela atenção.
    []' Max

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Max, o travamento é uma brincadeira com os smartphones Samsung que são terríveis, precisam de um hardware muito potente pra aguentar a pesada personalização do Android que a Samsung faz, o temível TouchWiz. E só a Galaxy NX é operada por sistema Android.

      Este sensor usado pela Samsung não tem gerado ruído acima das concorrentes, os resultados tem sido bastante satisfatórios. A tecnologia tem avançado bastante e podemos esperar imagens bem menos lavadas do que anteriormente. Meu preconceito com as mirrorless Samsung praticamente acabou, hoje a coisa já melhorou muito e pode melhorar ainda mais.

      Excluir
  4. Rodrigo,

    A NX3000 oferece um custo x benefício muito bom. Cheguei a ver comentários de alguém lá no MF que chegou a custar pouco mais de 800 dilmas em uma promoção relâmpago não me lembro em qual e-commerce.

    Algumas coisas porém me incomodam. Vendo alguns reviews na internet, identifiquei
    os seguintes pontos negativos:

    1. Só aceita cartões MicroSD
    2. A bateria só pode ser carregada na própria câmera (é assim mesmo ? isto procede)
    3. Não possui flash embutido
    4. Barulho no foco automático (pode ser chato em situações que exijam discrição)

    Os dois primeiros aspectos são os que mais me incomodam.
    Existe algum carregador de bateria para série NX3yyyy ? É vendido à parte é isto ?
    Em relação ao item 3, apesar de ela já vir com flash externo, já ouvi falar que não é lá
    essas coisas.

    Se eu for comprar uma NX, tou mais propenso a NX300, é superior à NX3000.
    Meu sonho de consumo no sistema NX seria a NX30, mas não sei se pelo preço dela não seria melhor partir mesmo para um DSLR de entrada atual (SL1 ou D3300).

    Semana que vem tem Black Friday, será que desta vez eu compro (risos) ?

    Obrigado pela atenção e um bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MicroSD é algo que me incomoda muito também, eu não sei se usaria esse cartão para fotos, os contatos são muito expostos e é fácil tocá-los e danificar perdendo tudo.

      Bateria carregada na própria câmera também é outra encheção de saco. Para isso eu compro carregadores de parede paralelos na China (faça isso por sua conta e risco).

      É bastante comum não vir flash embutido em mirrorless de pequeno e médio porte, algumas vem com um pequenino flash externo pra acoplar no alto da câmera, mas parece algo meio desagradável de usar.

      E o barulho no autofoco, sinceramente, é algo que nunca me incomodou. Sempre usei lentes e câmeras bem vagabundas (não tenho dinheiro pra comprar nada top de linha) e nunca me incomodei com nenhum barulho. Isso me parece opinião de gente que sempre usou tudo do bom e do melhor e se incomoda com qualquer coisa mais baratinha. São os que dizem que lente de kit e câmera compacta não servem para nada. Não costumo levar muito em consideração esse tipo de opinião.

      Terminei respondendo antes, por acaso, suas duas perguntas rsrs.

      Excluir
  5. Rodigo,

    Efetuei um comparativo "side by side" no site Dpreview, entre a NX300 e a NX300m, cujo link segue abaixo:

    http://www.dpreview.com/products/compare/side-by-side?products=samsung_nx300&products=samsung_nx300m

    Mas não consegui ver quais são as diferenças entre estes dois modelos.
    Elas parecem ser praticamente iguais.
    Por acaso esse "M" seria um segundo mount de lentes mirroless da Samsung ?
    Se sim, eu teria que usar um adaptador para usar lente NX ?
    Agradeço, desde já, seus esclarecimentos.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas são exatamente a mesma câmera, a diferença é que a M possui um sistema operacional chamado Tizen, não sei qual diferença prática isso traria para a câmera.

      Excluir
  6. Rodrigo,

    Até gostaria de lhe pedir desculpas por poluir um post sobre uma objetiva clara com dúvidas sobre câmeras.

    ResponderExcluir
  7. Para que eu pare de lhe perguntar sobre o sistema NX, vamos as últimas dúvidas, espero não precisar lhe perguntar mais sobre este sistema.

    1ª) É verdade que a Samsung criou um novo tipo de mount para o seu sistema mirrorless ? As câmeras "NX Mini" e as que possuem um "M" no final do nome do modelo, por acaso já usam mounts diferente do NX tradicional ?

    2ª) Quais modelos do sistema NX usam os sistema operacional Tizen, quais usam o Android e quais possuem apenas o software da câmera ?

    Obrigado pela atenção.
    Max Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, fique à vontade, a casa é sua e pergunte sempre que precisar.

      1 - Sim, NX Mini por enquanto é a única a usar um outro mount, o sensor dessa câmera mede 1 polegada. Acho que só tem 3 lentes por enquanto, já é quase o mesmo número de lentes que o pífio sistema mirrorless da Canon possui.

      2 - NX300M, a de uso profissional NX1, NX30 e a NX Mini usam o Tizen, Galaxy NX usa o Android e todas as outras usam apenas o software interno da câmera. Se eu souber de mais alguma que usa o Tizen, coloco aqui. Parece que daqui para a frente todas virão com o Tizen.

      Excluir
  8. Rodrigo,

    Perdi a NX3000 no Black Friday, esgotou geral. Mas, por outro lado, eu ia ficar encucado com cartões microSD.
    Estou pensando o que vale mais a pena:

    1ª opção: A Samsung 300M por esse preço do Submarino
    http://www.submarino.com.br/produto/119682002/camera-digital-semi-profissional-samsung-smart-nx300m-20.3mp-preta?epar=102414&utm_source=buscape&utm_medium=cpc&utm_campaign=bp&WT.mc_id=Buscape&WT.mc_ev=Click&opn=COMPARADORESSUB

    2ª opção: A Samsung NX30 por este preço do Ricardo Eletro
    http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Camera-Digital-Samsung-Smart-NX30-Preta-203MP-LCD-Giratorio-Touchscreen-30-Lente-NX-18-55mm-i-Function-NFC-e-Wifi-TagGo-Videos-em-Full-HD2/2-4-5063-426323

    4ª opção:

    Itens avulsos no Mundo Fotográfico

    Canon EOS T3i do user por R$1.300,00 reais
    http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107329.0

    Lente Canon 18-55mm IS II do user por R$250,00 reais
    http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107407.0

    Itens avulsos no Mercado Livre

    Dois cartões SDHC 16Gb classe 10 no Mercado Livre + frete único via carta registrada
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604283800-carto-sd-sdhc-kingston-16gb-classe-10-full-hd-uhs-1-30mbs-_JM

    R$24,97 cada -> R$24,97 x 2 = R$49,94 + mais frete único de R$13,00 reais daria -> R$62,94 (os 2 cartões mais frete)


    Filtro UV 58mm HOYA
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598770132-filtro-uv-hoya-original-58mm-p-lente-canon-nikon-sony-t4i-5-_JM

    Filtro R$69,98 + frete de R$17,17 -> total R$87,08

    Bolsa para Transporte -> Loewpro Nova 140 AW
    (sou muito fã dessa case, proteção contra chuva, cabe a cam com lente montada + 1 ou 2 lentes, flash e cartões)

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-599227180-bolsa-p-camera-lowepro-nova-140aw-lp35244-fretebrasil-r20-_JM

    Bolsa (R$145,00) + frete via PAC (R$16,00) -> total : R$161,00

    Bateria Extra LP-E8 (a duração da bateria da T3i não é muita, requer uma bateria extra para não nos deixar na mão)
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-608825683-bateria-original-canon-lp-e8-eos-600d-550d-kiss-x4-t2-t3i-t5-_JM

    Bateria (R$74,98) + frete (R$26,00) -> total : R$100,98

    Pára-sol EW-60C para Canon 18-55m
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598793877-parasol-ew-60c-para-canon-ef-28-90-mm-ef-s-18-55-mm-_JM

    R$25,59 (pára-sol) + frete (R$19,81) -> total: R$45,40

    Então, para somando tudo (se eu não tiver errado na conta ou copiado algum preço errado)

    câmera: 1.300,00
    lente: 250,00
    bateria: 100,98
    bolsa: 161,00
    cartões: 62,94
    filtro UV: 87,08
    pára-sol: 25,40
    -------------------------
    Total : 2007,40 -> R$2007,40

    Eu concordo com você Rodrigo, que essa T3i com 300 cliques vale muita a pena, mas o problema é que comprando tudo isto separado, eu iria
    ter que pagar praticamente tudo à vista, e iria pagar muito frete.

    Para diminuir o orçamento acima só se eu fizesse o seguinte:

    * Aproveitar, por enquanto, 2 dos 3 cartões SD 4Gb classe 4 que possuo com a minha A710. Deixaria 1 cartão para a compacta e 2 para a T3i.
    * Adiar a compra da bateria extra
    * Comprar uma case barata inicialmente, e partiria para uma melhor quando eu tivesse outras lentes. Tem case meia-boca até por R$50,00.
    * Compraria um filtro UV desses Greika, Massa, etc.. acho que em torno de R$25,00 reais se não for multi-coatead (HMC)

    As alternativas que citei acima para tentar reduzir o preço fazem sentido ou você teria alguma sugestão melhor ?

    3ª opção: A T3 mais a lente 18-55m II IS que você falou ser em torno de R$1.150,00 numa loja aí do Rio
    Qual é o nome dessa loja ? É de confiança ? Ela vende através de e-commerce ou só indo aí ?
    E pegaria o restante dos itens avulsos no Mercado Livre.

    Você sempre responde prontamente às minhas mensagens, seja no blog seja por aqui.
    Tem pressa não viu cara, estou te incomodando até num domingo à noite.
    Não se preocupe, responda, apenas quando puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale mais a NX300M, tá num preço muito bom por ser loja oficial.

      A loja aqui do Rio é de galeria, só vende na loja física mesmo.

      Excluir
  9. Oi Rodrigo, Há tempo que não entro em contato com voce. Gostaria de um esclarecimento. Mudei de equipamento. Agora Canon 60D + Sigma 18-250mm + Tokina 12-24mm. Bom, A sigma recebe filtro de 62mm. Meu filho tem, a mesma lente mas, com filtro de 72mm. Isso me intrigou... pesquisei muito e nada encontrei. Por favor, gosgtaria de ter a sua opinião como expert no assunto. Grato, Karl Leite, Natal, RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karl, satisfação em revê-lo aqui.

      A sua é a versão mais nova, com 62mm de diâmetro e certamente você deve ter comprado depois de 2012. A minha e a do seu filho é a versão mais antiga, de 72mm.que foi lançada em 2010.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  10. Ola!! Bom, gostaria de uma ajuda...Tenho uma mini nx e estava pensando em comprar o adaptador e a lente 18 -55 pois vou viajar e queria ter fotos e videos de melhor qualidade...vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que só piora porque a Mini NX é muito leve e pequena e a estabilidade vai ficar totalmente prejudicada com um adaptador e uma lente que grande e pesada que não foi desenvolvida para ela, vai ficar péssimo segurar uma câmera tão pequena com acessórios tão pesados. Sem contar que com uma 18-55mm nesta câmera só irá conseguir fotografar de longe e não melhora a qualidade em nada.

      Sei que o sistema Mini tem pouquíssimas lentes (acho que só 3) mas é melhor utilizar somente as lentes deste sistema mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  11. Olá rodrigo tudo bem?
    Gostaria que gostaria de comprar uma câmera de qualidade que tire fotos perto da qualidade profissional. Tenho pesquisado a semanas desde as DLSRs SuperZoons até chegar nas NX 3000 e NX mine da Samsung. O problema é que a NX 3000 não encontro mais em nenhum lugar. Encontrei em uma loja a Nikon coopix s9900 por R$ 1300, já a Mini NX achei até por R$1200 e fique em dúvida. Acha que são boas câmeras fique bem interessado na Mini NX. Você teria alguma sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A NX Mini é bem melhor do que a S9900, mas normalmente ela vem com uma lente fixa 9mm e aqui no Brasil ninguém vende lentes para ela, você ficaria preso a estes 9mm que seriam equivalentes a 24mm. Enquanto isso a S9900 é uma câmera com 30x de zoom então não há como fazer uma comparação direta entre essas duas câmeras.

      Antes de decidir que câmera comprar precisa primeiro decidir o tipo de câmera que irá atender suas necessidades: prioriza longo alcance ou qualidade de imagem? Se for longo alcance recomendo uma Canon SX600 já que essa Nikon está absurdamente cara. Se for qualidade é a NX Mini, mas com pouca coisa a mais já consegue uma DSLR de entrada como a Nikon D3200 ou uma mirrorless de médio porte como a Sony A3000.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pelo retorno Imediato.
      Eu priorizo qualidade, no entanto queria uma câmera que também fosse fácil de transportar.
      Eu estive procurando outras modelos e encontrei para a venda no mercado livre a NX 300m
      por 1600 e também achei a Samsung nx 30 por 2350. O maior interesse por estas câmeras
      é porque além de parecer ter boa qualidade são de porte pequeno o que facilita leva-las na
      maioria dos passeios.
      Só encontrei a sony a 3000 e um anúncio do MP por 2300
      entre a sony, samsung nx30 e a samsung nx300 qual você me indica.
      Desde já agradeço pela atenção

      Excluir
    3. NX300M, visando a portabilidade.

      Excluir
    4. A qualidade de imagem foto/Vídeo da NX 300M é comparável a nx30 ou a Sony 3000. Se não for, e o preço das duas (Sony 3000 e Samsung nx30) estiver compatível com a não tenho problema de optar por uma das duas, até porque a nx30 eu encontrei em sites aqui no brasil e a nx300m tem um cara vendendo no mercado livre e aí, além de tudo existe o risco.
      Mais uma vez desculpe a amolação, mas gostaria de adquirir algo de qualidade dentro dom melhor preço possível, e como entendo bulhufas sou grato pela sua paciência e ajuda

      Excluir
    5. A qualidade de imagem das 3 é semelhante, neste caso vá na mais portátil e barata delas.

      Excluir
  12. Olá Rodrigo, boa tarde.
    Quero agradecer pela prestatividade com a qual sempre nos auxilia aqui e informá-lo que acabei comprando a nx30 mesmo, pois não encontrei mais a nx300m. Aliás será o que acontece, pois, estas câmeras sumiram das lojas.
    Vou agora estudar um pouco sobre fotografia e tentar tirar o máximo que o equipamento pode proporcionar. No kit veio a lente básica (18-55 OIS ) acredito que para quem está começando não haja necessidade de comprar outra por enquanto não é mesmo?
    Obrigado mais uma vez pela colaboração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fabricantes acreditam que 18-55mm é a distância focal que serve para fazer todo tipo de foto, por isso a grande maioria das câmeras vem com uma lente similar a esta. Se você não procurar por nada mais específico, essa pode ser sua companheira por toda a vida.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails