14 de novembro de 2014

Fotografando silhuetas

   Ao fazer um retrato, geralmente tentamos usar a iluminação mais clara possível, com o intuito de mostrar em detalhes o rosto das pessoas e não criar sombras, realçando todas as expressões faciais.

   Eu disse “geralmente”, pois muitas vezes, propositalmente, fugimos do que é considerado correto. Assim, alguns retratos intencionalmente podem produzir sombras no rosto do modelo, para dar um ar de mistério.

   E em alguns retratos buscamos uma “sombra total”, que são os retratos contraluz, para produzir silhuetas. Eu particularmente adoro fotos de silhuetas, que, quando bem exploradas, rendem resultados incríveis, de diferentes expressões corporais.

   Para conseguir uma foto de silhueta você precisa basicamente de duas coisas: uma luz forte atrás do assunto fotografado (seja do sol ou artificial) e o objeto da sua foto colocado à frente dessa luz, ou seja, a luz fica atrás.

   É preciso então fotometrar na luz de trás, no cenário da sua foto, esquecendo o modelo, que logo vai escurecer. Jamais fotometre no modelo e jamais use flash para conseguir fotos de silhuetas. Usar uma abertura de diafragma mais fechada vai te ajudar bastante a conseguir o objetivo desejado.

   Você pode abusar da criatividade e pedir ao modelo para fazer poses engraçadinhas, e pode também fotografar as pessoas naturalmente, nas ruas. É possível também criar lindas fotos de silhuetas de arquitetura e de paisagens naturais.

   Eu me chamo Claudia D’Elia e sou fotógrafa autoral e “amadora”, no mais amplo sentido da palavra! Vou trazer para vocês, aqui no Foto Fácil, dicas, truques, quebra-galhos, informações e tudo mais que eu puder sobre esse assunto que amamos: fotografia! Se você quiser conhecer mais do meu trabalho, visite e curta minha página no Facebook: https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

15 comentários:

  1. Olá!
    Muito legal essa matéria, nunca lembramos de usar esse recurso tão bonito!
    Gostaria de saber se você poderia me ajudar a escolher uma câmera.
    Tenho interesse numa câmera de bolso que tire fotos de boa qualidade, principalmente em ambientes com pouca luz.
    Já recebi vária indicações (à prova d'agua, com wi-fi, smart...) e fico perdida. Minha prioridade é que ela seja realmente uma câmera boa, os extras são interessantes mas secundários.
    Obrigada, desde já, e parabéns pelo site!
    Abç
    Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso que me diga o quanto pode investir agora para que eu possa indicar o melhor dentro do orçamento.

      Aguardando sua resposta.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo,
      Obrigada pela resposta.
      Vou comprar a câmera em Orlando e estava pensando gastar até uns 200 dólares. Mas também não tenho muita noção de quanto custa uma boa máquina.
      Abç

      Excluir
    3. Recomendo a Canon SX600 mas não dá pra fazer milagre em ambientes com pouca luz, tem que aprender a usar os controles manuais. Estudando um pouquinho só, pela internet mesmo, e praticando bastante consegue aprender em alguns dias.

      Na loja B&H em NY tem a Olympus XZ10 por 199 dólares, não sei se conseguirá encontrá-la a esse preço em Orlando, seria uma opção melhor ainda. Você poderia comprar pela internet e pedir para entregar onde você vai estar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Obrigada pelas dicas.
      Não pretendo comprar pela net/cartão pois quero fugir das taxas e dólar flutuante. Por isso acho que a Olympus será difícil.
      Gostei da Canon mas fiquei triste por não fazer panorâmica. Gostaria, se possível, de mais alguma indicação caso não ache essa na loja.
      Você sabe dizer se a sony tx-30 é legal?
      Abç

      Excluir
    5. Certamente não, você precisa de uma câmera que tenha controles manuais e resolução mais baixa possível para que você possa conseguir os melhores resultados possíveis em ambientes com pouca luz.

      Como alternativas posso te indicar Canon SX170 e Samsung WB350 mas a primeira que te indiquei é bem fácil de achar. E sobre as panorâmicas, qualquer câmera faz panorâmica mas depois que a Sony inventou a panorâmica de um clique só parece que só ela faz panorâmica. Há o modo convencional que é mais trabalhoso mas o resultado é muito superior, essas de um clique só fazem fotos muito feias e se você prioriza qualidade de imagem é melhor deixar isso de lado.

      Excluir
    6. Muitíssimo obrigada, Rodrigo.
      Vou anotar os dois modelos e chegando lá vejo qual encontro primeiro. Um amigo já tinha me falado dessa Samsung.
      Vou pesquisar mais sobre o lance da panorâmica e ver se consigo deixar a preguiça de lado, rss
      Abç e, mais uma vez, obrigadão!
      Kelly

      Excluir
    7. Oi Rodrigo,
      Eu de novo, tudo bem?
      Andei pesquisando e encontrei a Canon SX700 por uns 100 dólares de diferença, o que me chamou atenção foi o recurso wi-fi, o zoom e o corpo. Mas sou leiga, não tenho noção real.
      Minha pergunta é, comparando com a SX170 ou a WB350, vale pagar um pouco mais?
      Abç

      Excluir
    8. Se estes itens forem interessantes a você vale a pena sim, 100 dólares é pouca diferença.

      Excluir
    9. Gostei da praticidade do wi-fi, mas minha preocupação é a qualidade da máquina. Meu interesse principal continua sendo boas fotos, inclusive em ambientem com pouca luz. Eu encontro isso na SX700?

      Excluir
    10. Sim, pode ficar tranquila. Em câmeras compactas, comprar Canon ou Panasonic é qualidade garantida. Faço questão de indicar apenas câmeras que possuam boa qualidade de imagem, qualquer câmera que você citar já vou fazer a ressalva se eu achar que não serve.

      Excluir
    11. Poxa, Rodrigo, muito obrigada mesmo!!
      Espero que você tenha muito sucesso em sua vida. Valeu por todo carinho e dedicação. :D

      Excluir
    12. Obrigado pelo carinho. Depois que estiver com a câmera em mãos poste aqui suas impressões. Gosto desse feedback dos leitores.

      Excluir
    13. Olá Rodrigo,
      Acabei comprando a WB350. Ainda não tive tempo de explorar o potencial da máquina, a viagem foi uma correria, mas estou muito satisfeita com a câmera. O zoom é ótimo!! Agora quero estudar com calma, quem sabe não me aventuro no mundo da fotografia. :)
      Muito obrigada, mais uma vez!
      Abç Kelly

      Excluir
    14. Que bom que está gostando. Bons cliques!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails