3 de setembro de 2014

Transforme seu smartphone em uma mirrorless ou superzoom com 30x de zoom

   Parece que a Sony tomou gosto por estes módulos que transformam qualquer smartphone em uma câmera digital cheia de recursos e zoom óptico, mas desta vez a coisa foi além. Agora você é capaz de inserir 30x de zoom óptico em seu dispositivo móvel ou até mesmo um enorme sensor APS-C, o mesmo usado na maioria das câmeras destinadas a uso profissional. É verdade que o investimento não é baixo e não sei até que ponto isso valeria a pena, no segundo é ainda pior pois seriam três elementos: um smartphone, um módulo e ainda uma lente. E não é nada muito pequenininho...
Sony QX30
   O módulo Sony QX30 é equipado com sensor CMOS de 20.4 megapixels (1/2.3 de polegada com 21.1 MP de resolução total); sua objetiva Sony G com 30x de zoom cobre distância focal entre 24-720mm com abertura f/3.5-6.3 e macro de 5cm; o tempo de exposição varia entre 1/1600 e 30 segundos, com sincronia de flash a 1/160; sensibilidade ISO 80-3200, expansível até 12800; modo contínuo de até 10fps limitado a 10 imagens; possui estabilização; possui conectividade wi-fi e NFC; não possui flash; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MP4 e som estéreo; possui slot para cartões Micro SD e Memory Stick Micro; e é alimentado por bateria com capacidade para cerca de 200 imagens por carga. Este módulo equivale à câmera Sony HX50.
Um pequeno milagre é feito no seu smartphone ao acoplar este acessório com sensor APS-C
   O módulo Sony QX1 é equipado com sensor CMOS de 20.1 megapixels (APS-C com 20.4 MP de resolução total); possui 25 pontos de autofoco; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos, com sincronia de flash a 1/160; sensibilidade ISO 100-16000; modo contínuo de até 10fps limitado a 10 imagens; não possui estabilização; fotografa em RAW; possui conectividade wi-fi e NFC; possui flash embutido de número-guia 4; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som estéreo; possui slot para cartões Micro SD e Memory Stick Micro; e é alimentado por bateria com capacidade para cerca de 440 imagens por carga. Este módulo equivale à câmera Sony A5000.
Ao lado do botão de disparo fica a alavanca de controle do zoom no módulo QX30
   Estes acessórios possuem controles manuais de exposição e conectam-se manualmente a qualquer smartphone com sistema operacional Android ou iOS via wi-fi, mas se o dispositivo móvel for dotado de NFC a conexão é automática e muito mais rápida. É necessário baixar o aplicativo PlayMemories Mobile na Play Store ou iTunes. Os dois módulos possuem bateria própria e também seu próprio slot para cartão de memória. O QX1 ainda possui um flash embutido.
Esquema de montagem do módulo QX1
   Opinião do blogueiro: Como diria o rei do camarote, estes módulos agregam valor aos vossos smartphones, mas a que preço? O QX30 custa 350 dólares e o QX1 custa 400 dólares. E no caso do QX1 ainda tem as lentes já que só o módulo não faz foto alguma. Ou seja, será que vale a pena esse gasto todo para ter melhor qualidade de imagem em um dispositivo móvel? Não acredito que o público dos smartphones seja o mesmo que queira um sensor APS-C ou ou 30x de zoom óptico. Pelo menos não a estes preços. Não recomendados.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

14 comentários:

  1. Adorei o post,me tira uma duvida,qual você indica a sony hx300 ou a h400?Em sua opnião qual a melhor entre as duas?Ou outra nessa faixa de valores com melhor qualidade?Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a escolha for restrita a esses dois modelos a HX300 é muito melhor pois possui uma lente de maior qualidade, mas nessa categoria de câmera a Sony seria uma das minhas últimas opções de recomendação. As melhores câmeras na categoria das superzoom são Panasonic, Canon e as Fuji da série HS.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  2. Rodrigo qual a melhor Câmera Nikon p 530 ou sony hx300? As duas estão o mesmo preço. A câmera será utilizada penas em festas e viagens e no modo automático, visto que não entendo de fotografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja a P530, mas nenhuma destas duas é a melhor nessa categoria. E para usar no automático termina sendo um gasto desnecessário, visto que há câmeras automáticas de qualidade semelhante e mais baratas, como a Nikon L830.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  3. Fala Rodrigo!
    Como se trata de um "produto" novo, ficamos desconfiados se vale a pena..
    Custo, versatilidade, qualidade, ou seja, o custo benefício..
    Até tinha gostado da Qx1 mas li acima que precisa das lentes ainda...humm, aí a brincadeira sai cara!!
    Mas gostei de saber que temos mais uma opção, e com zoom muito bom, fora a qualidade da foto!
    Vamos esperar e ver se os preços caem...

    Só pra se ter uma idéia, qual câmera digital compacta poderia ser comparada?
    Abraço Rodrigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O módulo de 30x de zoom é a Sony HX50, esqueci de colocar isso na matéria, e o módulo APS-C é a Sony A5000. Os módulos correspondem exatamente a estas câmeras.

      Excluir
  4. Rodrigo, e daria para usar as lentes Tamron e Sigma nessa Qx1??
    Pra ficar mais em conta a brincadeira?!
    Abç!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se forem as destinadas para o sistema mirrorless da Sony (antigo NEX, agora Alpha) e são muito poucas as lentes destas duas fabricantes para este sistema.

      Excluir
    2. Rodrigo, acredito serem estas..

      http://www.jessops.com/online.store/categories/products/sony/18-200mm-f3-5-6-3-oss-lens-for-nex-77698/show.html

      http://www.jessops.com/online.store/categories/products/sony/55-210mm-f4-5-6-3-oss-for-nex-sel55210-82734/show.html

      Se forem, estou fora, embora gostei do sistema, usa o telefone, joga, navega e pra certas fotos, usa o sistema, e manda pro flickr, whatsapp, face, e-mail...
      Valeu!

      Excluir
  5. Rodrigo, Qual seria a melhor câmera nestas condições (automático)? Pretendo comprar nos Eua em viagem próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra usar no automático recomendo gastar o menos possível já que, se comprar câmeras mais caras, não irá explorar o máximo que elas permitem e só irá gastar dinheiro à toa. A que possui melhor qualidade de imagem e longo alcance entre as automáticas é a Canon SX400.

      Excluir
  6. Já tinha visto seus comentários Rodrigo acerca deste lançamento da Canon. Ela fotografa bem em ambientes com baixa luminosidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é igual a uma câmera de bolso, apenas possui o corpo maior. Com pouca luz usando câmeras automáticas não tem como exigir muito do equipamento, é usar o modo P, subir o ISO até onde for preciso e se acostumar aos ruídos, mas pelo menos não perde a foto.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails