19 de setembro de 2014

Canon SX60 com 65x de zoom

   Por ser uma câmera superzoom enfatizei no título o que realmente importa ao público-alvo deste tipo de câmera, mas o que realmente chama atenção nela são os 21mm de grande angular que a tornam uma excelente pedida para fotografar paisagens, ainda não é o que a concorrência já fez antes mas acredito que a qualidade óptica da objetiva Canon compense um pouco isso. A verdade é que a Canon SX60 procurou uma boa alternativa para se destacar e diminuir a vantagem que a Panasonic possui sobre ela nesta categoria de câmera.
Monitor LCD móvel é uma característica dessa linha de câmeras da Canon
   A Canon SX60 é equipada com sensor CMOS de 16.1MP (1/2.3 de polegada com 16.8MP de resolução total); sua objetiva com 65x de zoom cobre distância focal entre 21-1365mm com abertura f/3.4-6.5 e macro de 0cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; modo contínuo de até 6.4fps; possui controles manuais e gera arquivos RAW; o alcance do flash é de até 5.5 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxas de 30 ou 60fps em formato MP4 e som estéreo, além de vídeos em câmera lenta de até 240fps e efeito miniatura de até 6fps; seu monitor LCD móvel mede 3 polegadas e também há um viewfinder eletrônico; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 350 fotos por carga (480 no modo ECO).
Reparem na nova posição do controle giratório entre o botão de disparo e o dial de modos de exposição
   Um fato importante é que a Canon SX60 é a primeira compacta desta marca a possuir entrada para microfone externo e conta com dois motores de foco especiais para eliminar ruídos indesejáveis no áudio, inclusive ao acionar o zoom, quando o usuário estiver fazendo vídeos. Essa combinação de microfone extero e motores especiais podem resultar em um som muito mais limpo. Para finalizar, conta com wi-fi integrado e NFC, além de um botão dedicado a compartilhamento de imagens.
O painel traseiro perde o controle giratório e ganha um botão dedicado a compartilhamento de imagens
   Opinião do blogueiro: A lente continua muito escura, e esse vem sendo um ponto fraco já há alguns anos nesta linha da Canon. O belo trabalho do processador DIGIC 6 permitindo vídeos em formato MP4 é um grande atrativo desta câmera. O viewfinder que muitos usuários sentem falta está lá, mesmo sendo eletrônico. E o comprimento focal de 1365mm, mesmo sendo bem menor que o de algumas concorrentes, é muito extenso e permite inúmeras possibilidades. A Canon SX60 começará a ser vendida em dezembro ao custo de 550 dólares, mas este preço ainda vai cair e se tornará um bom custo-benefício. Recomendada mas é preciso aguardar uma queda de preços.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

96 comentários:

  1. A Panasonic FZ 70 mesmo 1 ano mais velha ainda ganha em vantagens em relação a SX60. Incrível a traseira que a Canon está tomando em relação a concorrência, sem contar esse design que esta horrivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é meu sentimento também, Pedro.

      Acredito que a Canon poderia retomar a série SXx que só teve a SX1, para brigar com a FZ200, em vez de criar um monte de SX6xx e SX7xx que são mais do mesmo.

      Excluir
  2. Boa tarde Rodrigo !
    Eu esperava mais, depois da SX 510 ter sido melhorada aos olhos da versão anterior, eu acreditava que a sucessora da SX 50 teria algum diferencial,além de um zoom maior que já era esperado, wi-fi,que já integra boa parte das câmera de pequenas e médias compactas, e o NFC,a novidade da entrada de microfone é bem vinda , mas como foi dito aqui, é pouco perante a grandeza da empresa e o segmento que está máquina atua.
    Pois tínhamos uma ideia inicial que a sucessora da SX 50 poderia permitir a ela brigar de igual com certas concorrentes, eu não comprei ela e não me arrependo, pois comprei a a FZ 200 e ela atende bem minhas necessidades, apesar de ter procurado muito a recomendada FZ 47,na época já havia saído de linha, foi uma pena ter conhecido este espaço tarde demais.
    Não sei se fiz um bom negócio em optar pela FZ 200, no lugar da Canon, mas não me arrependo acho que é uma boa máquina e gosto da qualidade da lente que me oferece boas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é uma câmera empolgante. É uma boa câmera mas para a Canon, ser boa é muito pouco. Acho a escolha pela FZ200 bastante acertada.

      Excluir
  3. Oi, Rodrigo.
    No seu comentário da SX60, ao referir ao viewfinder, vc diz "mesmo sendo eletrônico". Pergunto este tipo de visor tem algum "porém" em relação ao óptico, que, por ex. na G16 só alcança 85%.
    Pergunto pq o eletrônico de câmeras como FUJI x30 e a novíssima LFPanasonic, parece q teem 100% de alcance. E é um recurso q me interessa, por isto busco informação.
    Oba.

    ResponderExcluir
  4. Retifico: LX 100 Panasonic (não LF, conf. postei).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque o óptico é sempre melhor, mas como não é possível ter visor óptico nessas compactas com 100% de visão então tem que ser eletrônico mesmo, que é apenas uma réplica do LCD. E tem 100% de visão também na SX60.

      Excluir
  5. É, a única coisa que achei legal nessa câmera, foram os 21mm. De resto, nada de mais.

    ResponderExcluir
  6. Creio que essa camera tenha um público específico, o de fotógrafos de aves. O processador DIGIC 6, os 1365mm e os arquios RAW, para mim já justificam bastante a aquisição desta camera. 1365mm óticos em 650g não é para qualquer um!!!! Fotografo aves e possuo uma Canon 100-400mm L IS que pesa 1380g + minha 50D que pesa 822g, só aí já dá 2,2kg, junto com meu 580 EX II já vai para 2,5kg!!! Isso tudo no braço no meio do mato umas 5hs seguidas!! Creio que a SX60HS seja um lançamento relevante para sua proposta. Demais especificações para mim é desnecessário, pura "perfumaria" das modernidades. rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  7. Ola, gostaria de comprar uma camera e estou na duvida entre a sx510 e a sx60. Não me importo nem com a diferença de preço, nem com zoom e vídeos. Uso a camera comente para fotos familiares, de viagens e paisagens. Só me importo com a qualidade das fotos e o wi-fi. Qual delas seria melhor? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SX510 é melhor, pela menor resolução que possui gerando menos ruído.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. Oi Rodrigo! qual seria a superzoom com a melhor qualidade de imagem e maior zoom possiveis? seria a fz200 com os somente 24x de zoom? eu gostaria de uma co no minimo uns 35x de zoom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor é mesmo a FZ200, mas se você procura mais zoom então a Canon SX50 é a melhor pedida. O problema é que tá quase impossível encontrá-la, então fica como alternativa a SX60 que é um pouco pior mas é o que sobrou no mercado.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. Rodrigo, tudo bem? Estou na duvida entre as marcas Canon e Panasonic. Acho as câmeras super zoom tem lentes muito escuras. Procuro uma máquina que tenho qualidade de fotos noturnas (pois de dia é fácil) e um Zoom razoável. Não precisa ser 40, 50 ou 60 de Zoom e sim um pouco (tipo entre 10 e 20) e uma qualidade boa de fotos noturnas. Tem alguma da linha Panasonic ou Canon que indica? Pensei na G7X da Canon, porem esta muito difícil encontrar. Sei que ele tem pouco zoom (cerca de 5) mas que as qualidades das fotos dessa máquina são boas. Pode me indicar uma boa nessas características que citei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as câmeras entre 10 e 20x de zoom, além de estarem sumindo do mercado, possuem as mesmas lentes escuras das câmeras de 40, 50 e 60x de zoom. Está ocorrendo uma mudança muito grande nas câmeras compactas: ou você escolhe uma superzoom ou parte para uma compacta premium como a G7x e abre mão do longo alcance.

      E no Brasil é cada vez mais difícil encontrar qualquer coisa que não seja superzoom ou DSLR. Enfim, o mercado fotográfico aqui está minguando e nos deixando sem opções. Não conheço nenhuma loja aqui no Brasil que venda compacta premium.

      Excluir
  10. Não entendi porque vs sugere a sx50 ao inves da sx60 dizendo que esta ultima eh pior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai entender quando ler estes textos que escrevi anteriormente:

      http://www.foto-facil.com/2010/01/maior-resolucao-maior-qualidadesera.html

      http://www.foto-facil.com/2011/05/densidade-de-megapixels.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. RODRIGO - Ok então neste caso devo comprar a sx50 mesmo sem wireless, com menor zoom ja que outros itens de qualidade a sx50 seria melhor. Ou indicaria outra Não sou profissional mas queria uma maquina com bom zoom mas com boa qualidade e facilidades
      Grato pela paciencia

      Excluir
    3. Só que tá difícil de encontrar a SX50 né?? Não acho em lugar nenhum... Acho a SX60 uma boa máquina, mas a SX50 parecia ser suficiente para mim.
      Rodrigo, estou a procura da minha primeira máquina semi-profissional, tinha escolhido a SX60 (por falta da 50), recomendas outra?
      Meu foco é viagens (me preocupo com o peso tb), paisagens, hobby, etc.

      Excluir
    4. Aqui no Brasil a gente termina ficando sem opção: se não for Canon, ou é Nikon ou é Sony, tá difícil achar uma marca melhor, neste caso vá de Canon mesmo.

      Eu não sei o quanto você precisa do longo alcance, mas se o peso te preocupa então a Samsung WB350 dá conta do recado.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    5. Duas coisas me chamam a atenção na SX60 que não encontro nas concorrentes: sapata para flash; e tela giratória. Acho que seria interessante ter a sapata, não?
      Haveria outra forma decente para usar flash se não for com a sapata?

      Excluir
    6. Particularmente não acho interessante usar flash externo em uma superzoom porque além de flash ser um acessório muito caro, as superzoom possuem sensores muito pequenos e isso dificulta muito a leitura correta da luminosidade local, com um flash externo isso termina sendo piorado. O flash embutido na câmera termina sendo o suficiente para uma superzoom.

      Excluir
    7. Humm.. e o que você acha da Nikon P530? Algo pró, algo contra?

      Excluir
    8. Estão todas mais ou menos no mesmo (baixo) nível, não tem muito que tirar nem por em comparação entre elas, apenas a Canon tem uma tradição de fabricar superzooms melhores que a Nikon.

      Excluir
  11. Rodrigo to na duvida qual camera comprar. Não tenho intenção de trabalhar com fotografia, no entanto sou amante da fotografia modo manual. Não tenho intenção de comprar lentes de alta distancias, são fotos do cotidiano mesmo por isto estou pesquisando sobre as super zoom. Mas o preço de uma Canon SX60 tá o mesmo preço de um Nikon DSLR 3200. O que você sugere ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle, se você procura por uma câmera de alcance muito longo terá que pagar quase o preço de uma DSLR mesmo, mas se você se contentar com 30x de zoom tem a Canon SX510 (ou as sucessoras SX520 e SX530) que custam menos de 1000 reais.

      Se a intenção for usar controles manuais independente do longo alcance, tem a Samsung WB350 que custa menos de 500 reais e mesmo assim possui 21x de zoom.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  12. Olá Rodrigo, gostei muito desta sua materia (e de outras!) e espero que vc possa me ajudar. Estou em dúvida sobre dois modelos de camera, a Canon SX60HS e a Sony DSC HX400v. Esta ultima é quase carta fora do baralho pelo que já li... Meu perfil é para fotos de familia, paisagens e alguns vídeos. Meu interesse é em uma máquina que entregue fotos de boa qualidade, nitidas, claras e com saturação de cores mais proxima a realidade. Percebi que as duas opções tem sensor pequeno, então além de me apontar a melhor entre estas duas gostaria muito de uma indicação além. Pretendo investir algo em torno de 2000 reais. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você procura longo alcance acima de tudo parece ser a melhor opção, só não espere mais do que estas câmeras podem aparentar ser já que elas possuem a mesma qualidade de imagem de uma câmera de bolso.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Não ficou claro para mim, mas me parece que vc indica a canon, correto. Para meu uso posso muito bem abrir mão de longo alcance. Uma aproximação de 10 a 15x está para lá de bom para mim. Meu interesse e mesmo na qualidade da foto (principalmente com pouca luz) e para isto precisaria de uma câmera com sensor maior, correto? Vc poderia me indicar algumas?

      Excluir
    3. Era da Canon mesmo que eu estava falando, me desculpe por ter comido as palavras.

      Sim, precisa de um sensor maior principalmente quando você toca no assunto "pouca luz". Pode ser uma Canon T5 ou Nikon D3200, as mais baratas câmeras DSLR do mercado. Mas usar câmeras deste tipo exigem, pelo menos, conhecimento básico dos parâmetros de exposição como abertura de diafragma, tempo de exposição (ou velocidade do obturador) e ISO. Nada difícil, mas requer um pouco de estudo e bastante prática.

      Excluir
  13. Oi Rodrigo! bem legal seu texto. Quero comprar uma camera para trabalhar com filmagens de festinhas e eventos e fotos para fotolivro e bookdigital. Mas estou com muita em qual camera comprar. Me interessei pela canon sx60 pq ela grava em camera lenta e tem entrada para microfone externo. Mas também gostei da canon sx530. porem a 530 nao tem entrada para microfone. Qual vc acha melhor e tem mais alguma outra camera q tbm tem entrada para microfone externo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristiane. Se for para uso profissional nenhuma destas câmeras que você citou servem, pois elas são todas amadoras. Você deve optar por câmeras DSLR e as câmeras que possuem o mínimo necessário que você precisa são Canon T5i ou SL1 ou Nikon D3200.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  14. Opa Rodrigo, boa tarde! A discussão sobre câmeras está tão boa que resolvi aproveitar e tirar umas dúvidas. Eu estou estudando comprar uma Panasonic Lumix Fz70, pois tive uma Fz47 que perdi num assalto. O que pode me dizer sobre essa câmera pela sua experiência? Já li as especificações técnicas dela e muito me interessou o zoom, a distância de 13,5 m do flash e o macro a 1 cm. Eu gosto muito de fazer fotos de paisagens e macro de pequenos animais, e a FZ47 não permitia uma distância tão boa, mas no zoom era incomparável em sua época. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo sempre permanecer com a marca se gostou dela. A FZ70 será uma boa substituta para sua companheira. Tenha apenas em mente que as compactas de hoje em dia não possuem a mesma qualidade de outrora, caiu um pouquinho.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  15. Se você não é fotógrafo profissional, e quer fotografar a familia em viagens e brincadeiras, aproveita e compre um smartphone fera, que você vai ser mais feliz, esse negócio de fotografia, é um poço sem fundo,é até uma maldade!
    Eu por exemplo , fui todo empolgado começar com fotografia por laser, tinha uma panasônic 100, comprei uma Canon sx 520, fui gravar video com ela e decobrir que não dá para colocar microfone externo, quando ponho ela no tripé e falo, o som fica horrivel com o microfone dela! Dai pensei! vou escolher outra camera que usa microfone externo, escolhi a canon sx 60 hs, nessa brincadeira lá se foram R$ 3.000 embora,agora eu 2 câmeras e nao consigo fotografar dentro de um buffet infantil ao anoitecer ou quando apaga a luz para cantar parabéns, eu me sinto um palhaço com a câmera na mão.
    Ai você descobre que tem que comprar um flech para câmera, ai vem a questão, qual flech? O resultado disso é: vai comprando isso, aquilo e no final você vai descobrir que nada sabe e gastou um horror de dinheiro, sendo que tudo está no seu smartphone do dia a dia, sai dessa, a menos que vá viver de fotografia, talvez focado você consiga desenrolar essa carretel que é a fotografia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o seu caso não pode ser levado como regra. O problema é que você já começou comprando errado e, por falta de conhecimento ou indicação errada, quando comprou a segunda câmera cometeu o mesmo erro.

      É por isso que criei esse blog, porque fiz uma escolha errada (senti na pele o que você viveu) e depois comecei a estudar bastante sobre equipamentos para nunca mais passar por isso e também ajudar pessoas a não sentirem isso na pele.

      Sei que fotografia é algo caro (principalmente no Brasil), mas com conhecimento e indicações certas você consegue comprar o equipamento certo sem precisar gastar rios de dinheiro.

      Excluir
    2. Beatissi, cometi o mesmo erro. Após ler muito sobre câmeras - meu objetivo é vídeo - optei por essa pela entrada de microfone e pelo silêncio da lente (pois a T5i é mais barulhenta) e rapidez do foco. Tenho uma Sony Wx100 e a minha grande decepção foi que a Sony tem imagem melhor, captação do som melhor, foco melhor, dura mais a bateria e é do tamanho de um cartão de crédito. Ou seja contunuo usando a Sony e vi que era feliz e não sabia.
      Ou seja, foi a pior compra que já fiz.
      Melhor é usar o celular mesmo ou uma compacta de boa qualidade.

      Excluir
  16. Oi Rodrigo, tudo bem?
    Pretendo comprar uma câmera superzoom, na faixa de uns dois mil reais, e apesar de eu não ter conhecimento sobre câmeras, gostei da Canon SX60 (zoom 65x). Meu objetivo é fotografar imagens da natureza, principalmente animais, e nesse caso o zoom é importante. Como sempre estou no mato e tal, já perdi a oportunidade de fotografar muita coisa interessante. Não trabalho com fotografia, então não quero nada profissional, mas gostaria de ter fotos boas que de pra postar ou até revelar.
    Acha que a SX60 atende meu objetivo? Ou tem alguma sugestão de outra marca/modelo?
    Vi a Sony Cyber-shot DSC-H400 (zoom 63x), mas não gostei muito. A Canon SX60 é melhor que ela?

    Obrigado, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX60 é realmente melhor. Apenas não espere dela mais do que as comuns câmeras de bolso podem te oferecer em qualidade de imagem, pois neste quesito elas são a mesma coisa.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo, boa noite!
      Depois que te mandei a mensagem acima, descobri que tem uma câmera da Nikon que tem zoom de 83x (modelo Coolpix P900). Tirando a parte do zoom, que é maior, em relação ao restante (qualidade das fotos, etc.) ela está no mesmo nível da Canon SX60?

      Excluir
    3. Não tem como manter o mesmo nível com uma lente tão extensa, mas se você procura o máximo de alcance não deve deixar a pequena perda de nitidez te influenciar.

      Excluir
  17. Bom dia, Rodrigo.
    Estou analisando para adquirir minha primeira camera , para fografar natureza, animais, especialmente passaros a longa distancias, sou iniciante não sou fotografa, mas sou bióloga e as fotos podem agregar valor ao meu trabalho. Então qual dessas que estou na duvida vc indicaria, considerando peso, qualidade valor, custo beneficio rs. Canon SX50 ou a SX60.....mas a SX60 está quase o mesmo valor da Nikon P900, que essa ultima que eu estava mesmo alucinada por ela, mas depois de pesquisas percebi que posso começar com uma mais acessível....o que me diz ? OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há quase diferença alguma da SX50 para a SX60, se a diferença de preço for muito grande não justifica pagar mais caro na SX60. Pode comprar a mais antiga que orá lhe atender.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Certo...pra fechar rs..entre a Canon SX 50 ou 60....E A NIKON P900?
      Pois não a SX50 da Canon, quase não está encontrando no mercado e a SX60 E NIKON P900 achei pouca diferença no preço. Continuo com dúvida. Abraço. Obrigada pelo Blog

      Excluir
    3. Se a diferença de preço for pequena e você prioriza o longo alcance então vá na P900.

      Excluir
  18. Olá Rodrigo,parabéns por este ótimo blog.
    Estou começando no mundo da fotografia e spotter e exatamente por isso preciso de muito zoom.(possuo uma nikon L120 21X).
    Pensava em adquirir uma SX60 ou a P900,ou seja,até uns R$3.000.
    Queria a sua opinião:
    é possível com uma T5i,fazer fotos de aviões a 11.000 metros de altitude,com uma lente de 55-250mm e editando a foto(crop, para aproximar a aeronave?
    Isto eu consigo com o zoom da sx60,mas queria aproveitar e comprar uma DSLR.
    Se não, o que eu preciso para tal proeza,nesta faixa de preço?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério, eu que te agradeço pela presença no blog.

      No seu caso teria que ser uma superzoom mesmo, pois com todo recorte que fizer em uma DSLR vai faltar nitidez em comparação que a superzoom pode fazer. Acho que se você precisa de longo alcance prioritariamente é melhor ir na P900.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado Rodrigo e um grande abraço.

      Excluir
  19. me ajuda ai, tenho uma sx 60 canon não estou conseguindo tirar foto preto e branco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver o manual em português procure em efeitos de imagens ou filtros criativos. Se não tiver pode baixar aqui mesmo na aba de manuais de instruções do blog.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Valeu Rodrigo! Deus abençoe Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  21. Bom Dia Rodrigo consegui, tudo ok, muito obrigado pela ajuda! Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Rodrigo, bom dia

    Estou querendo comprar uma camera, mas para hobby mesmo, estava querendo comprar a Canon SX60 HS, porém ví que nos comentários você fala bem da Panasonic FZ200, quais as diferenças entre elas e qual seria o melhor custo/benefício ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quanto as duas estão custando no Brasil, mas no exterior a FZ200 é bem mais barata então o custo-benefício da FZ200 fica incomparavelmente melhor.

      As principais diferenças em favor da FZ200 são a lente mais clara e a resolução mais adequada ao tamanho do sensor. Mas se você procura longo alcance pura e simplesmente então é melhor a SX60.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Em relação ao zoom, não ligo muito os 24x da FZ200 estaria de bom tamanho,eu vi um video mostrando o zoom com a fz200 e achei ótimo, no Brasil a fz200 esta custando 1589,00 e a sx60hs está custando 1845,00 e p bom que a loja parcela sem juros :)

      Muito obrigado pelas dicas

      Excluir
  23. Olá Rodrigo, a um tempo atrás vc me ajudou com sua opinião. Ela foi tão boa que recorro a ela novamente. Seguinte, o que vc acha de uma Sony Alpha Nex-c3k? Um amigo está vendendo uma con pouco uso, menos de 2000 cliques,lente sony SEL1855,flash e os acessórios que vinham na caixa. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima câmera mas só posso recomendar a compra dependendo de quanto ela está custando.

      Excluir
  24. Olá. Entrei nessa página na procura de opiniões sobre a Canon Powershot SX60HS, depois de uma rápida procura no "cameraversuscamera", já que não estendo quase nada de foto. Como já tive boas experiências com a Canon e não tão boas com outras marcas conhecidas achei que tinha encontrado o que queria, por um preço que poderia pagar. Pelos comentários fiquei em dúvida. Será que alguém poderia me dar alguma dica? Acho que não quero demais, hehehe.
    1) Conseguir tirar fotos das crianças nos aniversários sem as caras ficarem todas tremidas.
    2) Que a foto saia quando aperto o botão e não duas horas depois, quando todo mundo já desmanchou o sorriso porque ouviu o clique.
    3) Fotografar pequenos animais, como pássaros e esquilos a distância sem perder a nitidez.
    4) E, claro, fotos de família, especialmente em ambientes fechados sem ficar tudo fosco e escuro (afinal, uma máquina tem que fazer isso, não?)
    Obrigada pela ajuda!
    Ah! Claro! Sem precisar trocar as pilhas a cada 5 fotos! Bateria relativamente duradoura e recarregável! :)
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana, obrigado pela presença no blog.

      Vou tentar responder detalhadamente cada d[uvida sua:

      1) Depende mais do fotógrafo do que da câmera, é preciso aprender a usar o modo manual e saber configurar a velocidade correta para cada tipo de foto. Nesse caso será preciso usar velocidades rápidas de disparo. No automático a câmera força uma exposição mais longa e borra tudo, com qualquer câmera será assim.

      2) Isso só se resolve com câmeras do tipo DSLR, as mais simples custam pouca coisa a mais que a SX60 mas aí você abre mão desse longo alcance dela, é como se você trocasse versatilidade por qualidade e recursos.

      3) Mais uma vez depende mais do fotógrafo do que da câmera, é preciso saber manusear o foco e quanto mais longe e/ou mais escuro estiver, mais difícil fica o foco. Isso também é regra para qualquer câmera.

      4) Sim, uma máquina tem que fazer isso se o fotógrafo souber fazer, a câmera possui as ferramentas mas no automático nada disso funciona. Talvez você pense que basta ter uma câmera boa/cara para conseguir as fotos que quer, mas na prática é bem diferente.

      Vale ressaltar que a Canon SX60 (e todas as outras superzoom no mesmo estilo dela) são câmeras apenas grandes, em qualidade de imagem são absolutamente iguais às câmeras de bolso. A diferença é que algumas possuem o modo manual (caso da SX60) e aí vai depender de ter um bom fotógrafo para operar estes controles e conseguir as fotos que não se consegue com uma câmera de bolso.

      Sobre a relação pilha/bateria peço que leia este artigo aqui: http://www.foto-facil.com/2011/03/camera-pilha-ou-bateria-eis-questao.html

      O problema é que hoje quase não se fazem mais câmeras a pilha, ficamos reféns das baterias e aí é torcer pra não ficar obsoleta.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigada pela sua atenção. Espero que não me chame de chata, hehehe. Entendo muito pouco de foto porque certa vez tive uma máquina muito boa, mecânica (daquelas de filme) da Pentax. Vou persistir com algumas dúvidas: quando você diz que depende do fotógrafo eu até tenho esperanças, o problema é a máquina ser toda automática e não te dar nenhuma chance de resolver o problema (pelo jeito esse é um ponto a favor desse modelo!). No momento estou dependendo apenas do meu celular (que não é grande coisa) e fotos que fogem do muito óbvio estão sendo perdidas. No caso dos pássaros, por exemplo, consigo lindas manchinhas coloridas. Nessa faixa de preço (uns R$1800?), essa máquina é uma boa opção? Não consegui entender se o zoom de 65x é digital. Nesse caso não é vantagem nenhuma, não? Obrigada de novo!

      Excluir
    3. O zoom de 65x é totalmente óptico, usando o digital chega-se a 260x se não me engano mas o resultado é desastroso. Acredite, com 65x você consegue fazer uma foto nítida da lua bem grande, só para citar um exemplo. Se você procura longo alcance ela é uma boa opção sim.

      Excluir
  25. Rodrigo, bom dia. Estou pensando em comprar essa Canon SX60, gostaria de começar a mexer com controles manuais, você acha que essa é uma boa opção para começar?
    Estava vendo umas DSLRs, porém elas são um pouco mais caras e não existem muitas opções que já vem com WIFI integrado, o que pra mim é um diferencial. Vi a possibilidade de colocar adaptador de wifi, talvez essa seja uma boa opção.
    Além disso, vi que você falou acima que as fotos com a SX60 quando em ambiente fechados não ficam tão boas. Qual configuração da câmera que tenho que observar para que tais fotos fiquem boas? Sensor? Qual é o tamanho ideal?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX60 é uma ótima câmera dentro do que se propõe a fazer. Vai depender muito do que você espera de uma câmera. O que eu sempre digo, para que fique o mais claro possível, é que a SX60 e qualquer outra superzoom deste tipo são iguais a simples câmeras de bolso em qualidade de imagem. Então em qualidade de imagem ela não será nada diferente do que você já conhece, isso precisa ficar bem claro para não gerar dúvidas na hora de comprar.

      Então, em ambientes fechados as fotos ficarão do mesmo jeito que você já sabe, com o uso de controles manuais melhora bastante mas nem sempre resolve o problema. Para resolver precisaria de uma DSLR, mas aí entra o problema do wi-fi e adaptadores nem sempre causam o efeito esperado. Câmeras DSLR com wi-fi custam bem caro e talvez não valha a pena um investimento tão alto.

      Infelizmente no Brasil não chegam 80% das boas câmeras que existem no mundo todo, então ficamos presos a dois mundos: compactas e DSLR. Ou é 8 ou 80, os vários meios-termos que poderiam resolver seu problema só existem no exterior. Então minha recomendação é pela Canon T5, se optar por uma DSLR, ou pela SX60. E ainda há uma opção mais barata que seria a Canon SX700 ou SX530 se o longo alcance da SX60 não for tão necessário assim.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  26. Bom tarde Rodrigo. Parabéns pelo excelente trabalho! Gostaria se possível de uma ajuda para minha decisão. Tenho uma Canon SX20 que uso para fotografar minhas viagens (amadoramente) e gostaria de trocá-la por um modelo mais moderno. Nesta linha sei que encontro a SX60 porem tb li sobre a SX530 que alem de ter um custo mais baixo, ser mais leve e tambem ter um zoom poderoso parece fazer fotos bem bacanas e ainda a fuji finepix S9800 com caracteristicas parecidas e com disparo mais rapido (pelo que entendi). Na proxima semana viajarei para fora do Brasil e poderei ter acesso a modelos e marcas diferentes daqui. Qual seria sua opinião? Grato. Tadeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tadeu, obrigado pela presença no blog.

      Trocar uma superzoom por outra mais atual hoje em dia é perder qualidade e não ganhar nada além de zoom. Se você procura por um alcance mais longo então pode trocar por uma SX530 ou SX60, mas hoje com as resoluções muito altas a qualidade caiu.

      As superzoom Fuji são bem ruins se você comparar com as Canon, a queda de qualidade seria maior ainda. Mesmo que possa comprar no exterior eu poderia te indicar a Panasonic que é minha preferida, principalmente a FZ300, mas não vai mudar coisa em relação à SX20 que é ótima.

      Minha opinião é: fique com sua câmera, trocar só se você tiver muita necessidade de um alcance mais longo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  27. Respostas
    1. Ótima câmera para quem procura longo alcance independente de qualidade de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  28. Olá, sou policial e estou precisando de uma câmera para investigação, onde tenha um zoom razoável e mantenha uma boa qualidade da rosto das pessoas. Também é importante qualidade durante a utilização no período noturno.
    Obs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, obrigado pela presença no blog.

      Não dá pra exigir muita nitidez dessas câmeras quando se fotografa no escuro, mas elas cumprem bem o papel de fotografar de longe. Apenas saiba que quanto maior o zoom menos nítida fica a foto, principalmente no escuro. Não dá para fazer milagre.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  29. Olá Rodrigo , boa noite! Eu viajo muito e tenho um irmão que adora sports aquáticos ( surf, Kite surf ) estou pretendendo comprar uma câmera que além de conseguir pegar ele dentro da agua, fique com uma imagem legal (nada super profissional ) mas que fique nítido e que dê pra pegar as manobras. Por favor me dá uma dica:)
    Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a imagem fica legal? Ao menos nítida ? :D Obrigada

      Excluir
    2. Tem que entender que não dá pra fazer milagre com 30, 40, 50, 60x de zoom. Fica nítida na medida em que a lente suporta. Como você não quer nada profissional tenho certeza que esta câmera irá te atender bem. Ela faz muito bem o que se propõe a fazer.

      Excluir
  30. Rodrigo,me ajuda,por favor!!!Kkkkkk
    Em maio eu montei um plano para comprar uma câmera,e no inicio de março,terei orçamento para isso.
    Pretendo investir por volta de 2000 reais.
    Enfim,iria comprar a Nikon P610,mas por produzir arquivo RAW eu decidi comprar a Canon SX60HS.Quero tirar fotos da natureza,do céu,de aviões e de eventos de família.
    Essa câmera vale o investimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joelma, faz muito tempo que não uso compacta dessas marcas. Na época que eu usava, a Canon era bem superior e acredito ser difícil algo ter mudado de lá para cá. Se você quer fazer fotos à longa distância é sim um bom investimento. O certo é que a Panasonic está à frente dessas duas mas, infelizmente, não vende mais no Brasil.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  31. Boa tarde, devo ter excluído sem querer um filtro criativo da minha Canon Sx60, pois ele simplesmente sumiu, tem como recuperar um filtro? Como?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei não tem como excluir filtro criativo nem qualquer outra função da câmera. Talvez esteja procurando no local errado, pode ser que o que procura esteja no modo de cenas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  32. Boa noite Rodrigo, encontrar seu blog foi a minha salvação, entretanto minhas dúvidas aumentaran em relação a qual máquina escolher. Estou pesquisando arduamente diversos modelos que possam se encaixar em meu perfil, preciso de uma câmera para fotografar animais e a natureza em geral, sendo assim um bom zoom será muito bem vindo, mesmo não precisando de um extraordinário. Meu foco é fotografia, mas como farei um bom investimento (dependendo do equipamento) quero poder gravar bons vídeos a 1080p 60fps com som estéreo, gostei muito da SX530, mas infelizmente não grava vídeos em 60fps, mesmo assim é a que eu mais cogito comprar pelo custo-benefício, também pesquisei os seguintes modelos Nikon P610, a Nikon L840 e a própria SX60. Peço desculpas se me extendi demais, mas é sou leigo em fotografia e tenho medo em me frustar com o equipamento que irei comprar, além dessas que eu citei, quais poderiam me atender em sua opinião? Muito obrigado, e sua resposta será de grande valia para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, quanto maior a mensagem melhor para mim pois assim fico sabendo exatamente o que o leitor procura. No seu caso acho que a SX60 não irá te frustrar em nada. Nikon P610 e Canon SX530 ficam como boas alternativas. Esqueça por completo a Nikon L840, a série L fica muito abaixo dessas outras citadas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Muito obrigado, só gostaria de saber se há outras opções interessantes, mesmo sabendo da carência do mercado brasileiro. A estabilização funciona bem em zoom máximo na SX60?

      Excluir
    3. Funciona muito bem dentro de um limite físico, pois é bem difícil manter estabilidade com 65x de zoom. Ela faz o que é possível com resultados satisfatórios.

      Excluir
  33. Boa noite amigo! Por favor me ajude! Comprei uma SX 60 e quero fazer entrevistas com ela, numa distância de no máximo 5 metros. Qual o microfone você indica, e sem fio é melhor, se for qual? Te agradeço! Penso no custo beneficio, por causa da grana mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa eu vou ficar devendo, como meu foco é somente fotografia não entendo nada de microfones, não faço ideia de qual seria bom. Tente o site HDSLR, lá eles poderão te ajudar.

      Excluir
  34. Boa noite Rodrigo. Gosto de gravar fotos e vídeos da natureza em geral. Pássaros, paisagens e todo tipo de animais, e também dentro de mata fechada na Amazônia,Mas pra isso preciso de zoom. Qual destas tu recomendas, sem perder qualidade da imagem. Hx400v..... Sx60.....P900.....ou T5i com lente 55-250

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você procura zoom então vá de P900, mas não tem como não perder qualidade de imagem. Zoom e qualidade de imagem não andam juntos, à medida que você aumenta zoom é absolutamente normal perder qualidade.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  35. Bom dia Rodrigo! Tenho uma câmera Canon SX60, e tenho muita dificuldade em tirar fotos com o fundo desfocado. Você sabe uma melhor maneira de faze-lo ou se seria possível comprar uma lente que complemente a canon? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, realmente não é fácil desfocar o fundo com uma superzoom devido ao minúsculo sensor que elas possuem. Leia atentamente e siga as regras descritas neste artigo que você deve conseguir: http://www.fotografia-dg.com/qual-o-segredo-para-desfocar-o-fundo-de-uma-foto/

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  36. Boa tarde, Rodrigo. Tenho pesquisado bastante qual o melhor modelo de câmera que satisfaça as minhas necessidades mas fiquei com a impressão que a câmera que procuro não existe hehehe. Tenho conhecimentos bem básicos de fotogtafia e no momento nao tenho intenção de fotografar profissional. Sou praticante de trekking e costumo fazer trilhas de vários dias, quero usar a câmera pra fotografar durante as trilhas e aí vem meu dilema: preciso de um equipamento razoavelmente leve já que minha mochila costuma pesar em torno de 15kg sem água e equipamento fotográfico, ter uma câmera com bom zoom e que faça fotos macro seria interessante pra fotografar animais e plantas. Minha ideia inicial seria uma superzoom já que ela conseguiria satisfazer esses itens mas, pelo que li a respeito, elas não conseguem fazer boas fotos em ambientes mais escuros (o que acontece com frequência no meio da mata mais fechada) e não consigo fazer fotos de longa exposição. Tem alguma câmera que consiga satisfazer todas essas necessidades sem que eu precise carregar kg de equipamento fotográfico? Espero que vc consiga me ajudar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fran, realmente a câmera que você procura não existe, vai ter que abrir mão de algo. Existe uma alternativa, provavelmente vai encontrar apenas no exterior, que atende ao máximo possível suas exigências: a Panasonic ZS200 ou TZ200. É o mais próximo do que você procura pois possui um sensor grande o suficiente para fotos com baixa luminosidade, 15x de zoom e um macro de 3cm. Melhor que essa, no seu caso, eu desconheço.

      Excluir
  37. Oi Rodrigo,
    Tenho uma SX60 faz tempo, e realmente as fotos com pouca luz em lugares fechados não ficam boas, lendo os comentários vi que a Panasonic Fz47 me parece boa pra isso, se não for essa me indique outra, essa fz47 hoje consigo comprar por menos de 500 reais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sergio. Não vai encontrar outra melhor nessa faixa de preço, mas a diferença não é muito gritante em cenários com pouca luz, talvez nem perceba grande melhoria mas, no geral, a FZ47 é um pouco melhor sim

      Excluir

Related Posts with Thumbnails