15 de setembro de 2014

A primeira compacta do mundo com sensor 4/3 é a Panasonic LX100

   Nem bem o mundo da fotografia começou a se acostumar ao sensor de 1 polegada surgindo como alternativa (e resposta) ao crescimento da venda de smartphones, e a Panasonic resolve (mais uma vez) brincar com os concorrentes e anuncia a primeira compacta do mundo com sensor medindo 4/3 de polegadas. Neste caso, entendam como compacta aquela câmera com objetiva própria e fixa ao próprio corpo, sem opção de troca. A Panasonic LX100 é a responsável por mais um verdadeiro rebuliço no mercado da fotografia e ainda tem gente que acha que os japoneses da Panasonic não sabem fazer câmera. Em pleno 2014 isso ainda existe!
Câmera bem robusta, não deve caber no bolso mas é o preço que se paga pela nova  tecnologia
   A Panasonic LX100 é equipada com sensor CMOS de 12.8MP (4/3 de polegada com 16.84MP de resolução total); sua objetiva Leica com ~3.13x de zoom cobre distância focal entre 24-75mm com abertura f/1.7-2.8 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 200-25600 (expansível até 100); o tempo de exposição varia entre 1/16000 e 60 segundos, incluindo modo bulb de até 120 segundos; modo contínuo de até 11fps na resolução máxima; produz arquivos RAW e possui wi-fi e NFC integrados; vem com flash clip-on de número-guia 7 e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD ou MP4 e em resolução 4k com taxa de 30fps em formato MP4, ambos com som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas e visor eletrônico; e é alimentada por bateria com capacidade para 360 fotos por carga.
Vários aneis e dials deixam esta câmera com bastante agilidade para fotógrafos mais experientes
   Repleta de dials e aneis de controle, a Panasonic LX100 torna-se a principal concorrente da Canon G1x quando falamos de tamanho de sensor. O coração da câmera da concorrente ainda é maior mas nós já sabemos do que os sensores 4/3 são capazes, mas reparem que este sensor sofre um corte: a equivalência de distância focal não bate com o fator de corte de 2x comum aos sensores 4/3, não se usa toda a área do sensor nesta câmera. O fator de corte nesta câmera seria algo em torno de 2.2x, nada que afete tanto a qualidade de imagem, mas na prática não é um 4/3 como conhecemos.
O painel traseiro é quase idêntico ao de outras câmeras da série LX
   Opinião do blogueiro: O que dizer desta câmera que mal conheço e já considero pacas? Dizer que eu gostaria de ter uma já virou clichê aqui no blog e também evidencia que sou um blogueiro pobre, o melhor é exaltar suas qualidades e esse macro de 3cm em um sensor deste tamanho é algo absurdo, por essa eu não esperava. A velocidade de 1/16000 alcançada com obturador eletrônico é outro grande atrativo. A conectividade não foi esquecida com wi-fi e NFC integrados. Câera totalmente recomendada na datad e hoje para quem pode desembolsar os 900 obamas.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

14 comentários:

  1. Impressionante o trabalho dos engenheiros da Panasonic/Leica na ótica desta câmera! Levando-se em consideração a grande abertura máxima e o bom range focal, conseguiram um conjunto relativamente compacto para um sensor grande. Se há poucos anos era algo inimaginável, acredito que dentro de poucos anos veremos outras surpresas nesta direção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante o quanto eles conseguem surpreender, desde a FZ200 com abertura constante sem precisar aumentar a lente. Nossos conceitos em fotografia vem sendo revistos todos os anos, em boa parte graças à Panasonic/Leica.

      Excluir
  2. É uma pena que o sensor sofre um corte e dos 16 mp passa para os 12 mp (apesar de não perder qualidade). Porém a caríssima PowerShot G1 X II, ainda tem uma menor densidade de pixel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que também não entendi o corte de 16 para 12MP, vou começar a pesquisar alguma razão para isso.

      Excluir
    2. Acho que a razão é a distancia focal. Se mantesse toda a area do 4/3 micro terços, teriam que cosntruir uma camera maior e com lentes maiores. Com o crop, se consegue distancia focais compativeis com lentes como a 18-55

      Excluir
    3. É verdade, o fator de corte termina sendo de aproximadamente 2.2x. Provavelmente não afeta a a qualidade de imagem, mas aí o preço já fica um pouco alto demais.

      Excluir
  3. Por essas e outras sou cada vez mais fã da Pana....!!

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo!
    "e esse macro de 3cm em um sensor deste tamanho é algo absurdo"
    Posso considerar que é uma ótima escolha para fotos macro então? Ou não?!
    Uso muito esse tipo de foto!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porque nunca vi um macro nesse nível em um sensor tão grande. Pensando em macro parece ser mesmo a melhor opção.

      Excluir
  5. Não entendi ainda a razão para tanto espanto se já está há muito tempo no mercado a linha Sony-NEX com sensor maior e compacta também.Tenho um amigo que tem uma NEX 3 e é fabulosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque essa postagem se refere a uma câmera genuinamente compacta e não uma câmera de sistema compacto, com lentes intercambiáveis, como as NEX.

      Excluir
    2. Concordo com Rodrigo, a Sony Nex não é compacta, é uma câmera com sensor APS e que usa lentes intercambiáveis, só é menor por não possuir espelho como as dslr, as Nex são outra categoria de câmera, eu tinha uma Nex F3 e posso dizer que o sistema de foco dela é péssimo e ainda mais em baixa luz.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails