19 de julho de 2014

Evolução das câmeras digitais (Ano de 2012 - lentes intercambiáveis)

   Dando sequência à matéria anteriro desta série, continuo falando das câmeras lançadas no ano de 2012 mas agora é a vez das que utilizam lentes intercambiáveis. Houve o surgimento de novos sistemas mirrorless e também foi um ano marcado pelo lançamento de câmeras reflex da mesma marca em duas versões, graças à nova moda de retirar filtros dos sensores.
A Canon 60Da era uma 60D com um filtro alterado e custando 500 dólares mais cara
   A primeira câmera desta segunda parte da matéria nada mais é do que uma nova versão da Canon 60D. A Canon 60Da possui apenas um filtro infravermelho modificado para capturar uma frequência específica que favorece a astrofotografia, e só por isso essa câmera custava 500 dólares a mais que o modelo original! Continuava com o mesmo sensor APS-C de 18 megapixels e monitor LCD móvel da irmã mais velha.
Poderosa e imponente Nikon D800
   A Nikon anunciou uma renovação muito aguardada entre suas câmeras Full frame, a Nikon D800 que veio em dose dupla, com uma irmã gêmea chamada Nikon D800E e isso se deveu à retirada do filtro anti-serrilhado (chamado de low pass ou anti-aliasing) que a tornou mais cara. Com a espantosa resolução de 36MP, prometia brigar de igula para igual até com as médio-formato. A diferença de preço entre elas fica em 300 dólares.
A robusta Pentax K5 II também tev sua irmã gêmea no dia do lançamento
   Outra marca que usou do mesmo artifício da Nikon foi a Pentax quando anunciou o lançamento da Pentax K5 IIs que não era nada além de uma Pentax K5 II sem o já citado filtro anti-serrilhado. Carros-chefes da marca entre as câmeras com sensor APS-C, possuíam corpo selado contra intempéries e a diferença de preço entre elas era de apenas 100 dólares.
Canon 1D C usando uma lente de cinema
   Neste ano de 2012 a Canon ousou lançando uma câmera reflex especialmente para videografia, a Canon 1D C que fazia vídeos na resolução 4K e fazia um belo conjunto comas lentes para cinema da Canon. Com sensor Full-frame de 18 megapixels e um corpo bastante robusto, é uma câmera muito cara e dedicada apenas a profissionais que trabalham com vídeos.
A Leica M-Monochrom foi um verdadeiro fetiche fotográfico
   Mais uma câmera que era apenas uma versão modificada de outra já existente, a Leica M-Monochrom é exatamente o que o nome diz: monocromática. Acreditem se quiserem, a Leica teve a ousadia de criar uma câmera digital capaz de caputar imagens apenas em preto e branco, o que parece loucura para os dias de hoje. Com sensor Full-frame de 18 megapixels, era uma versão da famosíssima Leica M9. Câmera para muito poucos pois custava 8 mil dólares só o corpo...
Canon EOS-M é bonitinha mas ordinária
   A Canon enfim entrou no ramo das mirrorless no ano de 2012, mas foi de forma inssossa que era melhor nem ter entrado. A Canon EOS M, com sensor APS-C de 18MP e nova baioneta EF-M, parece ter sido lançada apenas por obrigação, somente para não ficar de fora. Tanto que não vingou até hoje, raramente se ouve falar no sistema mirrorless da Canon, mas ele existe, acreditem! Mas a prova de que o sistema é meio marginalizado pela própria fabricante é o fato de ter até hoje apenas 4 lentes oficiais disponíveis.
Para o meu gosto o design da Pentax K-01 é bem estranho
   A Pentax optou por uma inovação um tanto bizarra no design, mas apostou em manter a baioneta de suas câmeras reflex. Isso quer dizer que não será preciso lançar novas lentes exclusivamente para o seu sistema mirrorless, mas eventualmente ocorrerá o problema de lentes grandes demais em um corpo relativamente pequeno para elas, mas a fabricante vem criando novos modelos de suas levíssimas objetivas pancake. O sensor da Pentax K-01 é um APS-C de 16 megapixels.
Belas câmeras e qualidade acima da média, assim a Fuji vem construindo a boa reputação de seu sistema mirrorless
   Para encerrar com o que aconteceu de melhor no ano de 2012, na minha modesta opinião, o início do sistema mirrorless da Fuji. Nesta época ainda era um sistema apenas promissor, cheio de incertezas e desconfiança, mas o tempo mostraria que este talvez fosse o melhor sistema mirrorless em questão de qualidade de imagem. Este modelo em si, o Fuji X-Pro1, nem foi tão empolgante mas o que se viu depois foi a glória da Fuji com modelo bonitos e de qualidade incrível, um sistema altamente competente. No início apostou-se em muitas lentes de distância focal fixa, mas agora mais objetivas zoom estão surgindo e outros fabricantes já produzem lentes também para este sistema. O sensor era um APS-C de 16MPe o sistema e a baioneta se chamariam simplesmente X.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

8 comentários:

  1. ola Rodrigo. parabéns pelo site, tem me ajudado muito.
    estou entrando na área de filmagens para internet e pertenço adquirir uma dslr e lentes para este fim. a câmera que me está atraindo é a70D... gostaria de saber sua opinião sobre ela e recomendações sobre quais lentes adquirir ao menor custo (mas com benefício =)possível.
    já agradeço a atenção.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre a 70D com a objetiva 18-135mm que já vem incluída no kit e já terá uma lente bastante versátil e de boa qualidade. Essa câmera é uma das melhores para vídeo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  2. Oi Rodrigo!

    Caí de paraquedas aqui no seu blog e tenho AMADO tudo que tenho lido!
    Quando fui aos Estados Unidos trouxe uma Canon SX40 que foi paixão a primeira vista e que tem me atendido muito bem desde então, mas como não pensei a longo prazo e depois de algumas idas a shows, percebi que ela não havia sido "a melhor escolha para essas ocasiões".
    Estou usando o seu site como referência na busca de uma compacta "perfeita". Pequena no tamanho, mas ao menos grande (ou perto disso) em qualidade. Se você tiver algumas sugestões, agradeço!
    E no mais, parabéns pelo trabalho! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua presença aqui no blog e que bom que o conteúdo está lhe agradando.

      Preciso que você me diga o quanto pode investir agora e se irá comprar no Brasil ou no exterior, fico no aguardo.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo!

      Eu - sinceramente - acho que investiria até 550 dólares (até 1200 reais) em uma câmera, mesmo sendo uma compacta porque foi o valor que eu paguei na minha SX 40 há 2/3 anos atrás e achei justo, rs.

      As chances de eu comprar fora são bem altas, mas se eu encontrasse algo satisfatório aqui pelo país, compraria sem maiores problemas :)

      Obrigada pelo retorno!

      Excluir
    3. Se você pode comprar fora então você VAI comprar fora, pois as melhores câmeras custam muito caro aqui e muitas delas nem chegam ao Brasil, suas chances são muito melhores.

      Com 550 dólares você pode comprar as duas melhores câmeras de bolso que existem: Canon G1x e Sony RX100. A G1x é melhor mas não é exatamente de bolso, é um pouco grandinha e gordinha. Mas a qualidade destas duas superam de longe qualquer superzoom.

      Não consegue encontrar estas câmeras aqui no Brasil por 1200 reais, teria que desembolsar quase 50% a mais. E uma opção mais barata seria a Fuji XQ1, estas são as 3 melhores compactas que existem, na minha opinião.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  3. Rodrigo, estou querendo investir em uma camera DSLR, é basicamente para fotos do blog e video do youtube, atualmente tenho uma compacta e sinto suas limitações. Estou em duvida entre a nikon d5200 e canon t5i. O que você me aconselha? ou me aconselha algum outro modelo?
    Beijos da Vick
    www.vickneumann.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a T5i, já que sua intenção é fazer vídeos. Ou então, se um LCD móvel não for tão necessário, a Canon SL1 que é mais barata e possui os mesmos recursos dela seria uma ótima opção.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails