18 de julho de 2014

Evolução das câmeras digitais (Ano de 2012 - compactas)

   Vocês se lembram que na última matéria desta série eu escrevi que estava começando uma metamorfose na fotografia digital após alguns anos de marasmo tecnológico? Pois bem, o ano de 2012 foi tão repleto de novidades (e a maioria delas muito boas) que tive que dividir essa matéria em duas partes, uma com as compactas e outra com as câmeras de lentes intercambiáveis, e ainda assim as matéria ficaram grandes.
Pentax VS20 e seus dois botões de disparo
   A Pentax anunciou uma câmera que trazia até uma boa novidade, mas para o público-alvo errado: uma câmera compacta com botão de disparo vertical, como se houvesse um grip vertical nela. A ideia seria muito bem aceita se não tivesse sido introduzida em uma câmera compacta totalmente automática e com poucos atrativos. A Pentax VS20 era uma superzoom de pequeno porte com 20x de zoom e possuía um sensor CCD de 12 megapixels.
A Nikon S30 e sua aparência de brinquedo
   Essa aqui eu já achei uma excepcional ideia e o bom é que ela hoje já está em sua terceira versão, sinal de que fez sucesso e agradou ao público. A Nikon S30 é uma câmera à prova d'água super simples e bem pequena, com aparência de câmera de brinquedo e parece que foi intencional, é uma câmera destinada a famílias com crianças que costumam usar a câmera. De facílimo manuseio e custo muito baixo para uma câmera à prova d'água, achei essa uma jogada sensacional da Nikon. Esta câmera possui 3x de zoom e um sensor CCD de 10 medindo 1/3 de polegada, comumente usado em smartphones.
Samsung Galaxy Camera e seu imenso monitor LCD
   A Samsung ousou, como de costume, e lançou um híbrido de smartphone e câmera com quase todas as funcionalidades de um dispositivo móvel dotado de sistema operacional Android em 3 versões: wi-fi, wi-fi + 3G e wi-fi + 4G. Eu disse quase todas as funcionalidades porque ele não servia para telefonar para alguém, mas todas as funções de conectividade com internet e redeso sociais esavam lá. A Samsung Galaxy Camera possui 21x de zoom, um sensor de 16 megapixels e um monitor LCD gigante de 4.8 polegadas.
A Nikon S800c tem mais jeito de câmera do que o modelo anterior
   A conectividade deu o tom na fotografia digital em 2012 e a Nikon também aderiu ao sistema Android. Com uma câmera de funcionamento mais simples, não sendo tão parecida com um smartphone, a Nikon S800c possui 10x de zoom, um sensor com 16 megapixels de resolução e um grande monitor OLED touchscreen de 3.5 polegadas.
A Panasonic FZ200 era a mulher superzoom lançada até aquele momento
   A Panasonic surpreendeu a todos com uma superzoom de abertura constante f/2.8, algo que não se via há muitos anos e não se esperava ver novamente. A Panasonic FZ200 repetiu o sucesso da consagrada série FZ com uma lente Leica super clara (para os padrões de uma superzoom, principalmente em tele) com 24x de zoom e um aclamado sensor de 12 megapixels em uma época em que a guerra dos megapixels estava chegando ao seu auge.
Sem dúvida a Sony RX100 era a melhor câmera de bolso que existia
   Mas 2012 também foi o ano das compactas premium e tivemos 3 verdadeiras joias neste ano, começando com a Sony RX100. Com um arrojado sensor de 1 polegada com 20MP de resolução e uma verdadeira Carl Zeiss com 3.6x de zoom cabendo incrivelmente no bolso, foi uma das câmeras de maior sucesso dos últimos anos mesmo com um preço não muito acessível. Qualidade de imagem no seu sentido mais puro.
Uma das compactas mais compeltas que já vi, a Canon G1x peca no seu tamanho
   A Canon também havia surpreendido com uma nova série de compactas premium e um sensor gigantesco de 1 polegada e meia. A Canon G1x foi apenas o estopim de uma revolução na fotografia digital, em uma época em que as câmeras digitais perdiam cada vez mais espaço para os smartphones era preciso que as fabricantes de câmeras pensassem em algo diferente e a Canon foi a primeira delas. Com 14MP e 4x de zoom, era compacta só no nome, não era tão portátil quanto o modelo do parágrafo anterior mas também trazia consigo uma qualidade de imagem acima da média com um custo-benefício surpreendentemente muito bom.
Além de tudo que está escrito aí embaixo, a Sony RX1 ainda é linda
   Mas a estrela de 2012 foi, sem dúvida, a Sony RX1. Uma compacta Full-frame! Com 24 megapixels e uma objetiva de 35mm, se tornou a vedete da chamada fotografia de rua (prefiro evitar estangeirismos de fácil tradução como street photography). Com uma Carl Zeiss de causar inveja a qualquer câmera, era uma câmera que poderia até ser usada profissionalmente pois sua qualidade de imagem é absurda e indiscutível.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

4 comentários:

  1. A faca de morte das câmeras da Sony, é o seu preço, não apenas na câmera, mas nos acessórios principalmente, Tenho uma NEX-3, e até hoje convivo com seu kit em perfeita harmonia, mas futuramente, quero comprar uma lente fixa pra ela, só preciso me preparar para o seu preço rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque aqui no Brasil só lojas oficiais (salvo raras exceções) vendem lentes e acessórios para Sony. Infelizmente o mercado brasileiro (tanto os comerciantes quanto os consumidores) só enxergam Canon e Nikon e isso prejudica muitas pessoas. Eu mesmo queria muito abandonar as reflex e partir para mirrorless, mas para mim fica inviável pagar tão caro em sistemas pouco populares aqui no Brasil.

      Excluir
  2. Rodrigo, me desculpe se não for pertinente perguntar aqui, mas essa oferta de última hora está me tentando, e não tive a quem perguntar senão a vc. O que vc acha dessa oferta e dessa camera? Eu posso colocar lentes (tele) nela? http://www.shoptime.com.br/produto/110152232/camera-digital-fuji-finepix-x100-12.3mp-c-lente-objetiva-fujinon-de-23mm-cartao-sd-4gb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A câmera é excepcional mas ela não troca de lente, é uma compacta com distância focal fixa, recomendada para profissionais que preferem ter uma câmera menor e mais leve.

      Sobre a loja não posso dar uma palavra sequer, está nas regras do blog.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails