29 de abril de 2014

TIPA Awards 2014

   Todos os anos a TIPA (Technical Image Press Association) realiza uma votação entre a mídia especializada para eleger o que houve de melhor no ano anterior na fotografia e o anúncio dos vencedores este ano foi na cidade de Vancouver, no Canadá. Como já afirmei em outras vezes, as escolhas parecem um pouco políticas em alguns segmentos para agradar marcas A e B, mas no final das contas a grande maioria das escolhas termina sendo muito justa.
Design interessante e eficiente do flash pop-up garantiu um prêmio à Samsung WB50
Câmeras compactas

Superzoom: Panasonic ZS40 - Discordo bastante desta escolha, teve tanta coisa legal lançada ano passado nesse segmento. Houve grandes novidades e foram todas ignoradas.

À prova d'água: Nikon 1 AW1 - Mais uma vez discordo completamente, pois a Nikon 1 AW1 não é uma compacta, é uma mirrorless e há a premiação das mirrorless como veremos mais adiante. Achei esta escolha fora do contexto.

Expert: Canon G1x Mark II - Realmente é uma câmera espetacular e talvez seja realmente a melhor se excluírmos as câmeras de distância focal fixa, que são câmeras para um público bem restrito.

Geral: Samsung WB50F - Mais uma vez a Samsung leva este prêmio e me parece justo, o design inovador com um flash inclinável sem ser pop-up é inédito em compactas.
O simpático sistema OM-D conquista um merecido prêmio
Câmeras mirrorless

De entrada: Olympus OM-D E-M10 - Apesar de estar acima das PEN acho justo que esta câmera tenha sido agraciada com um prêmio. Talvez esteja na subcategoria errada apenas.

Avançada: Samsung NX30 - Sinceramente, não consigo enxergar nada de mais no sistema NX da Samsung, a não ser o fato de todas atualmente terem wi-fi integrado. Talvez esta fosse a subcategoria correta da câmera anterior.

Expert: Fuji X-T1 - Prêmio justíssimo, é uma câmera que faz muito bem tudo o que promete e o sistema X da Fuji, como um todo, é muito bom.

Híbrida foto/vídeo: Panasonic GH4 - Essa foi barbada já que foi uma câmera fotográfica realmente projetada para vídeos. Merecidíssima escolha.

Profissional: Sony Alpha 7R - Na minha opinião, outra barbada. Quem seria capaz de desbancá-la já que foi a primeiras mirrorless Full-frame? Nem a irmã gêmea A7 anunciada no mesmo dia.
A primeira mirrorless Full-frame mereceu o prêmio conquistado
Câmeras reflex

De entrada: Nikon D3300 - Nesta subcategoria as coisas andam muito equilibradas e qualquer que fosse a escolha seria acertada. O prêmio fica em boas mãos com esta câmera.

Avançada: Canon 70D - Acho que é uma câmera que ganha mais pela inovação. É uma ótima câmera, mas tem os seus problemas, pequenos ajustes que serão melhorados na sua sucessora.

Premium: Nikon Df - Essa foi uma escolha totalmente política mas, paradoxalmente, completamente acertada. Em meio a tantas câmeras acima da média lançadas nesta categoria, como deixar esta máquina espetacular sem um prêmio? Tinha que levar algum!

Expert: Pentax K-3 - Um monstro de câmera, merecidíssimo prêmio até pela mágica que faz com o filtro AA simplesmente ligando e desligando-o.

Profissional: Nikon D4s - Essa também me pareceu barbada. Apesar da concorrência de peso, acredito que esta câmera tenha sido realmente a melhor reflex Full-frame de 2013.
Linda Nikon Df conquistou um prêmio em uma categoria que parece ter sido criada apenas para ela
Objetivas

Mirrorless de entrada: M. Zuiko 14-42mm f/3.5-5.6 EZ - É apenas uma das várias lentes criadas para formarem o kit deste tipo de câmera muito compactas. Subcategoria muito equilibrada.

Mirrorless prime: Zeiss Touit Series - Aqui resolveram premiar toda a série Zeiss Touit, provavelmente pela tentativa de desenvolver lentes de qualidade ainda não vista em sistemas mirrorless.

Mirrorless expert: Fujinon 10-24mm f/4.0 R - Super grande angular de respeito para um sistema que também impõe muito respeito. Escolha acertadíssima.

Reflex de entrada: Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC - Esta marca sempre se destacou neste tipo de objetiva e com uma nova atualização o que já era bom se tornou melhor. Boa escolha.

Reflex expert: Tamron SP 150-600mm f/5.0-6.3 - Conseguiu o prêmio devido à sua versatilidade sem ser absurdamente cara. Acho que também foi uma escolha acertada.

Reflex profissional: Canon 200-400mm f/4L Extender 1.4x - Quando esta lente foi anunciada ficou difícil imaginar que ela não fosse escolhida a melhor, os resultados são impressionantes e ainda conta com teleconversor embutido.
Flash da marca Nissin surpreende e ganha prêmio dedicado a flashes compactos
Outras categorias

Iluminação portátil: Nissin i40 - Não conheço os flashes desta marca, mas é um flash com número-guia 40, iluminador LED, funciona em TTL com os principais sistemas e possui um custo relativamente baixo.

Dispositivo móvel: Sony QX - Simpatizo bastante com estas lentes com sensor embutido e achei justa a escolha, grande inovação da fabricante.

Aplicativo: Photosmith 3 - Não posso opinar já que raramente faço fotos com dispositivos móveis e sequer as edito. Mas fica a dica para quem quiser usá-lo.

Impressora: Epson Expression Photo XP-950 - Também não posso opinar, mas conhecemos a excelência Epson em impressões fotográficas.

Software: DxO ViewPoint 2 - É o segundo ano seguido que um software desta empresa consegue este prêmio, mas como não uso não opinar.

Inovação em imagem - Canon Dual Pixel CMOS AF - É a inovação que fez a Canon 70D ganhar um prêmio TIPA e realmente é uma revolução na focagem automática, foi merecido.

Design - Sigma DP Quattro - Prefiro que vocês vejam a foto abaixo e tirem suas próprias conclusões...
Esta foi a câmera vencedora do prêmio dedicado a design
   Na minha opinião, a Nikon foi a grande vencedora pois ela conseguiu prêmios muito importantes dentro da categoria reflex. Vocês podem conferir a relação completa dos vencedores deste ano e dos anos anteriores neste link: http://www.tipa.com/english/index.php

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

8 comentários:

  1. Respostas
    1. A superzoom foi logo a primeira da lista, a Panasonic ZS40. Achei bem controversa essa escolha.

      Excluir
  2. Acho que os pontos de questionamento acabaram ficando na sessão de compactas mesmo. A Sony RX10, apesar do preço, acho que poderia ter sido a escolha de superzoom. E, também a presença da Nikon AW1 entre as compactas.

    Quanto aos softwares da DxO, uso o Optics Pro e o Filmpack. São excelentes. Imagino que o Point of View deve ser tecnicamente muito bom também. A conversão de RAW do DxO é melhor que o da Adobe. Porém, como usuário iniciante, sinto falta do suporte em termos de material didático disponível como existe para Lightroom e PS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que cabia a Sony RX10 até no lugar da Canon G1x Mark II, porque a G1x apesar de ter melhorado já não era mais nenhuma novidade.

      Excluir
    2. O que será que a Panasonic está aprontando com sua linha de superzoom mais conhecida?
      Tradicionalmente, a japonesa apresenta um novo "carro-chefe" mais ou menos em julho. Pois bem, a esperada sucessora da FZ200 não veio em 2013 e ainda por cima a concorrência pegou pesado com esse negócio de range focal grande e abertura contínua, com a belíssima Olympus Stylus 1 e a fenomenal Sony RX10. Desde então, apenas uma "atualização" na gama inferior da linha FZ, com range focal monstruoso, mas sem o mesmo apelo (e qualidade) da irmã mais velha... Será que teremos o mesmo sensor da LX7; será que teremos um sensor ainda maior (2/3, à la Fuji X-S1, ou ainda maior...); será que a FZ200 é a última de sua espécie?

      Excluir
    3. O tempo de espera nos faz pensar que vem algo "grande" por aí.

      Excluir
  3. Só pra contar: vi a Nikon Df "pessoalmente" na semana passada e confirmei o que já imaginava vendo-a por fotos: se tivesse uma, passaria mais tempo admirando-a do que a usando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Ela é uma câmera mais bonita do que funcional.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails