14 de abril de 2014

Diferença entre CMYK e RGB

CMYK e RGB são padrões de cores, cada um deles deve ser usado para seu fim específico. CMYK é um padrão composto pelas cores ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preto (K). É o padrão das tintas e pigmentos. As impressoras caseiras, ou de grandes gráficas trabalham com esse padrão de cor, pois através delas, podemos obter todas as outras cores que precisarmos para imprimir. O mesmo acontece com outros tipos de tintas. Devemos usar ele nas impressões em geral, inclusive na revelação de fotos.
Imagem retirada do site http://estampaweb.com/
RGB é um padrão composto pelas cores vermelho (R), verde (G) e azul (B), que são as 3 cores da luz. Este padrão é ideal para visualização em meios digitais, pois a luz será decomposta nessas 3 cores, e assim, poderemos ver todas as outras milhares de cores na tela. Quando criamos um banner para um blog, ou editamos uma foto para postar no facebook, devemos usar o padrão RGB.

Quando transformamos uma imagem de RGB para CMYK, ou vice-versa, poderemos ter uma leve ou grande variação nas cores iniciais. Por isso é sempre bom ficar atento ao padrão de cor ideal para seu trabalho, para que o final não seja desatroso.

Mariana Souza - Blog - Fanpage

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

7 comentários:

  1. Tem o Adobe RGB também, que usa uma gama superior se comparado ao RGB, muitas câmeras tem ele nas opções, as cores nas fotos ficam um pouco mais saturadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse já é um outro assunto mais aprofundado que podemos abordar em outra ocasião, é uma boa ideia para postagens futuras.

      Excluir
  2. gostei... ótima dica para outros tópicos tbm

    ResponderExcluir
  3. Excelente explicação, muito simples e direta. Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mérito total da dona Mariana, minha esposa, autora do artigo. Meu envolvimento foi zero nesta postagem.

      Excluir
  4. Engraçado, perguntei para o rapaz do laboratório da fuji onde imprimo minhas fotos e ele disse que só imprime em RGB. Onde consigo impressão em CYMK???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o correto é toda impressão ser feita em CMYK em qualquer laboratório, não à toa as tintas de impressão são ciano, magenta, amarela e preta.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails