21 de fevereiro de 2014

Sigma DP Quattro

   A Sigma novamente rebatiza sua série de câmeras compactas DP com o nome Quattro (antes Merrill), mas mantém o conceito de três câmeras com distâncias focais fixas: a Sigma DP1 Quattro com 19mm, a Sigma DP2 Quattro com 30mm e a Sigma DP3 Quattro com 50mm. Sâo câmeras caras e com algumas características peculiares que tornam seu uso bastante específico, não recomendadas ao usuário comum, mas possuem o sensor Foveon de 3 camadas que busca alcançar o mesmo resultado dos filmes em termos de fidelidade de cor (coisa que a fotografia digital ainda não consegue com seus sensores de matriz Bayer) devido ao seu arranjo diferente de pixels que não necessita de filtros. E o design delas ficou um tanto estranho...
A princípio parece apenas uma câmera mais larga do que o normal...
   Como a Sigma DP2 Quattro é a única mostrada em detalhes no site oficial da fabricante, vou usar as especificações dela como base para as três, pois há poucas diferenças: equipada com sensor CMOS de 29 megapixels (APS-C com 33MP de resolução total); possui objetiva com distância focal equivalente a 45mm (28mm na DP1 e 75mm na DP3); possui abertura f/2.8 (abertura mínima f/16) e faz macro de 28cm (20cm na DP1 e 22.6cm na DP3); possui 9 pontos de autofoco; não possui estabilização; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; não possui flash integrado (mas há uma sapata para flash externo); não faz vídeos; possui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por bateria sem capacidade definida.
...mas na verdade é uma câmera de design bizarro
   Como puderam ler, são câmeras sem estabilizador, não fazem vídeos e possuem uma abertura que hoje já é superada por outras compactas, são realmente câmeras de uso muito específico. Havia um problema de alto ruído (para os padrões de sensores APS-C) no antigo Foveon que deve ser diminuído com o novo arranjo de pixels 1:1:4 (1 pixel vermelho, 1 pixel verde e 4 pixels azuis). A fabricante afirma que serão geradas imagens com resolução de 39MP (???) e arquivos RAW de 14 bits, e este arranjo também permitirá um processamento mais rápido já que os arquivos serão muito grandes.
Esquema do novo arranjo de pixels deste sensor Foveon
   Um ponto interessante destas câmeras é que elas produzirão imagens nas proporções 4:3, 3:2, 1:1, 16:9 e também o 21:9 que é o formato de cinema. Entre os acessórios disponíveis estão um flash compacto de número-guia 14 que funciona em TTL e um viewfinder óptico. E todas elas possuem anel de foco ao redor da objetiva, o que era de se esperar.
Unidade de flash TTL que pode ser usada nas câmeras da série DP
   Ainda não há preço definido de nenhuma destas três câmeras, mas para ter uma noção do que vem por aí saibam que as Sigma DP1, DP2 e DP3 da série Merrill (anterior a esta) estão custando em torno de 900 dólares nos EUA, este preço reforça que são realmente câmeras para poucos. E certamente é uma câmera para aparecer na série "Evolução das câmeras digitais" quando eu escrever sobre o ano de 2014.
Não parece ter uma boa pegada
   Opinião do blogueiro: Estas câmeras são verdadeiras incógnitas, fica difícil afirmar qualquer coisa com este sensor totalmente reformulado. A promessa é de manter a fidelidade de cores das duas séries anteriores e, se não resolver, pelo menos diminuir o problema de ruído. Também há outro problema que é a duração de bateria, a autonomia era extremamente baixa. Enfim, precisamos esperar testes reais e também os detalhes das DP1 e DP3.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

6 comentários:

  1. A única palavra que encontro para defini-la, é BIZARRA, hehe. Que treco esquisito.
    É... eu agora tenho sonhado com uma Sony RX1. Única forma de eu ter uma FF. Acho que daqui a alguns anos pego uma de segunda mão.

    ResponderExcluir
  2. Uma das cameras mais FEIAS que se tem notícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranha. Dá pra fazer uma bela (ou feia) competição com algumas outras bizarrices tecnológicas que foram sendo lançadas ao longo dos anos.

      Excluir
  3. Olá, Rodrigo!Td bem?
    Conheci o seu blog indicado por uma amiga e adorei. Não entendo muito de fotografia, mas adoro o assunto. Eu tenho um blog e gostaria de saber que tipo de câmera você indicaria para que eu consiga fotografar minhas maquiagens. Estava pensando naquelas que o visor da parte de trás vira para que eu possa me ver, já que não tenho muita habilidade!Vc recomenda alguma?
    Muito obrigada e parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, fazia tempo que as maquiadoras não apareciam aqui no blog, pensei que tinham me esquecido rsrs. Preciso saber o quanto pode investir no momento para indicar algo de acordo, o que tiver de melhor dentro do seu orçamento.

      Fico no aguardo.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails