18 de fevereiro de 2014

Novas superzoom Sony para 2014

   Como já se tornou uma tendência, a Sony também possui duas linhas de câmeras superzoom de grande porte e isso ficou mais claro com o lançamento simultâneo de 3 câmeras neste segmento, uma da sua linha top e outras duas da sua linha mais, digamos, básica. Esta linha mais básica possui a característica de possuir controles manuais semelhantes aos das Fuji série S (só se trabalha com uma abertura mínima e máxima em cada passo de zoom, sem intermediárias) e não havia modos de prioridades, mas isso está mudando como lerão nos próximos parágrafos. E a Sony aparentemente deu um basta na guerra dos megapixels, deve ter percebido que se chegou a um limite máximo aceitável.
Sony H300 com 35x de zoom a um custo relativamente baixo
   A Sony H300 é equipada com sensor CCD de 20.1 megapixels (1/2.3 de polegada com 20.4MP de resolução total); sua objetiva com 35x de zoom cobre distância focal entre 25-875mm com abertura f/3.0-5.9 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-3200; o tempo de exposição varia entre 1/1500 e 30 segundos; o modo contínuo é de até 0.8fps; o alcance do flash é de até 8.8 metros em ISO AUTO; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som mono; possui monitor LCD de 3 polegadas; modo manual; e é alimentada por 4 pilhas AA com capacidade para cerca de 350 fotos por carga.
Dial com poucos modos disponíveis sugere controle manual apenas parcial
   Opinião do blogueiro: Vemos pela foto acima que o dial dela possui apenas o modo manual e não os de prioridades, isso leva a crer que ela não possui controle manual total seguindo o exemplo de suas duas antecessoras. Neste caso, podemos encontrar opções melhores na mesma faixa de preço que é de 220 dólares, com controles manuais totais. Na data de hoje, não recomendada.
Curioso a Sony não colocar a lente de maior alcance na sua câmera principal
   A Sony H400 é equipada com sensor CCD de 20.1 megapixels (1/2.3 de polegada com 20.4MP de resolução total); sua objetiva com 63x de zoom cobre distância focal entre 24.5-1550mm com abertura f/3.4-6.5 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-3200; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; o modo contínuo é de até 0.71fps; o alcance do flash é de até 8.8 metros em ISO AUTO; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som mono; possui monitor LCD de 3 polegadas; modo manual; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 300 fotos por carga.
Importante mudança: a inserção dos modos de prioridades nesta série
   Opinião do blogueiro: Nesta câmera vemos os modos P/A/S/M no dial e isso pode indicar que há um modo manual total, com todas as aberturas disponíveis para uso. O zoom de 63x é algo absurdo e o custo está relativamente baixo, são 320 dólares. Recomendada, na data de hoje, para quem quer um longo alcance sem precisar pagar por uma top de linha da Sony.
Mantido o anel de controle de foco/zoom super suava das suas antecessoras
   A Sony HX400 (cuidado para não confundir com a H400) é equipada com sensor CMOS de 20.4 megapixels (1/2.3 de polegada com 21.1MP de resolução total); sua objetiva com 50x de zoom cobre distância focal entre 24-1200mm com abertura f/3.4-6.5 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-3200, expansível até 12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos; o modo contínuo é de até 10fps limitado a 10 fotos; o alcance do flash é de até 8.5 metros em ISO AUTO; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD e som estéreo; possui monitor LCD inclinável de 3 polegadas e viewfinder eletrônico; possui wi-fi e NFC integrados; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 300 fotos por carga.
Das 3 lançadas, a HX400 é a única a possuir monitor LCD inclinável
   Opinião do blogueiro: Essa é a superzoom mais avançada da Sony, possui todos os benefícios de um sensor CMOS como os vídeos Full HD e o modo contínuo mais rápido e ainda possui uma genuína lente Carl Zeiss Vario Sonnar T* que confere a esta câmera uma qualidade de imagem superior. Porém, com esta resolução de 20MP e o custo de 500 dólares, ela não está recomendada. Há opções melhores e custando até menos, contando ainda com os benefícios de wi-fi e NFC integrados.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

60 comentários:

  1. Boa tarde,
    Qual opções você sugere pelo preço da H300?
    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canon SX510. Além de possuir melhor qualidade de imagem, tem mais recursos. Talvz seja hoje a superzoom de melhor custo-benefício atualmente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Muito obrigada, Rodrigo!
      A qualidade de imagem das duas câmeras é equivalente?

      Excluir
    3. Não, a SX510 é bem melhor. Não tem comparação, essas câmeras da Sony com muitos megapixels são muito ruins.

      Excluir
    4. Bom dia. Observando-se apenas que a Canon não possui viewfinder, o display possui resolução inferior e é fixo e o zoom é de 30x contra 50 da Sony, entre outras caracteristicas. Isso faz diferença em algumas situações, como fotografia de pássaros, por exemplo. Abraços,

      Excluir
    5. Vai depender do que o usuário prioriza em uma câmera. Se necessita de 50x de zoom então 30x não serão suficientes, é quase metade, a diferença é grande demais. A questão do display com resolução inferior é estritamente pessoal, não faz diferença alguma na hora da captura. O viewfinder é muito bom quando a luminosidade é muito alta e o LCD fica quase impossível de enxergar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  2. Rodrigão, parece que houve um engano nas especificações da HX400. Com 50x de zoom ela cobre 24-1200mm.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpa, meu amigo. Eu terminei repetindo a informação da H400, peço perdão e vou corrigir imediatamente.

      Excluir
  3. Rodrigo, eu gostaria de saber quais são as 3 melhores câmeras super zoom hoje, na sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como listar apenas 3, mas posso te indicar dois comparativos que fiz no final do ano passado para que você mesmo possa chegar a essa conclusão:

      http://www.foto-facil.com/2013/12/as-melhores-superzoom-de-2013.html

      http://www.foto-facil.com/2013/12/as-melhores-superzoom-de-bolso-de-2013.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Me desculpe mas a Sony é muito melhor em relação ao zoom e a estabilidade da imagem. A diferença mesmo é que uns curtem Sony e outros Cannon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão de opinião, como você mesmo diz. Mas já fiz testes suficientes pra perceber que atualmente a qualidade das superzoom Sony está muito, muito baixa. Na minha opinião.

      Obrigado pelo seu depoimento.

      Excluir
  5. Removi o comentário anterior porque fiz uma das perguntas proibidas inadvertidamente. Só li o "Leia antes de comentar!" depois de comentar. Mas mais vale corrigir um erro tarde do que nunca. :)

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,
    Gosto de fotografar aves e quero comprar uma câmera fotográfica, mas as dúvidas são muitas. Se me puder ajudar ficarei muito grato.
    1- Que tipo de câmera, de entre as superzoom, é mais indicado para esse?
    2- A Sony 63 x zoom é boa? Quando é que este modelo chega ao Brasil?
    3- Qual o melhor modelo da Nikon com superzoom?
    4- Já testou as Fujifilm superzoom? A qualidade é tão boa quanto as Sony ou Nikon?
    5- Das três marcas qual a que tem melhor assistência técnica no Brasil?
    Obrigado.
    Ludgero
    João Pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Costumo indicar alguns modelos Canon, Panasonic e Fuji.

      2 - Não é boa, praticamente nenhuma compacta Sony é boa já que a fabricante usa a estratégia de encher suas câmeras de megapixels para chamar atenção, mas isso é péssimo para a qualidade das câmeras.

      3 - Acho que é a antiga P100, mas acredito que as lançadas este ano (P530 e P600) finalmente possam superá-la após anos de péssimos lançamentos.

      4 - As Fuji da série HS são muito boas, as da série S nem tanto. As série HS estão muito a frente de Sony e Nikon, as da série S ficam abaixo.

      5 - Provavelmente é a Sony pois essa tem assistência técnica autorizada em todo o Brasil, já as marcas dedicadas a fotografia normalmente só tem assistência técnica em SP e limitadas a um ou dois postos de atendimento apenas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  7. Olá, boa noite, gostaria de saber sua opinião. O que você acha da Nikon Coolpix 600?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada aqui: http://www.foto-facil.com/2014/02/nikon-surpreende-com-novos-lancamentos.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. Olá boa noite, a lente desta câmera é 18-55mm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lente 18-55mm existe apenas para câmeras reflex, neste tópico aqui só foi falado sobre câmeras compactas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. Rodrigo, estou muito em dúvida entre:

    Canon SX520HS

    Canon SX510HS

    E, esta Sony.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que a SX520 piorou em qualidade de imagem em relação à SX510. E nenhuma dessas Sony conseguem chegar próximas às Canon nesse tipo de câmera, então recomendo a SX510 mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  10. Rodrigo estou entrando nesse mundo de fotografia, vou de cabeça mas sou leigo em tudo, procuro minha primeira câmera mas quero um superzoom qual vc indica estava pensando nessa Sony HX400, oq vc recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo Canon SX50, Panasonic FZ200 e Fuji HS50.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  11. Rodrigo,

    Sou amante da fotografia, mas não sou profissional nem semi profissional. Minha camera quebrou (nikon cooolpix portatil).

    Atualmente estou com a Nikon waterproof aw 120 e com a camera do smartphone Sony Xperia z3.

    Como esse smartphone tem a camera mto bom, pensei em migrar para uma camara "grande" para fazer frente e me abrir opções.

    Cheguei ao nome da P600 nikon e cheguei nos seus comentarios de que não aconselhava muito devido a imagem ficar um poco tremida quando ampliada.

    Isso é uma coisa que me incomoda, eu tiro fotos e vejo numa tv de 75 polegadas e sinto que algumas ficam tremidas, ou então quando dou zoon no pc;

    Gostaria da sua opinião sobre essas 3 duvidas:

    *O wifi é mto necessario pra mim pois fotografo em viagens,

    1) Nikon p600 (migrando pra camera grande)

    2) Smart Câmera NX Mini Samsung Preta (continuando com portatil)

    3) Nenhuma opção e fotografar no Sony Z3 smartphone

    4) Outra opção que vc me indicar

    Grande abraço!

    Bruno/Marilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar é preciso definir prioridades, não tenho como te indicar nenhuma câmera antes de você me fornecer esses dados. Vamos partir do princípio de que câmera grande não necessariamente quer dizer câmera boa e que o tamanho do sensor influencia diretamente na qualidade da câmera (quanto maior o sensor melhor a qualidade de imagem).

      A P600 possui um sensor do tamanho do seu Z3, além de ser exatamente o mesmo da sua AW130. Ou seja, possui qualidade de imagem idêntica à da AW130 e está no mesmo nível da Z3, com alguma diferença pouco perceptível. Enquanto a NX Mini possui um sensor de 1 polegada, maior que todos esses.

      Enfim, procura qualidade de imagem? NX Mini, ou quem sabe as NX300 e NX3000 que possuem um sensor maior ainda e, consequentemente, maior qualidade de imagem. Procura longo alcance? P600 ou alguma superzoom das marcas Canon e Panasonic que considero superiores às Nikon, como Canon SX50 ou Panasonic FZ200.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  12. Rodrigo, gosto de suas dicas objetivas! Por isso, vou ser objetivo: preciso de uma superzoom(30x ou superior) com lente clara(2.8), controles manuais(que me permitam fazer fundo desfocado) e fotos panorâmicas até R$ 1.000,00. Dá pra encontrar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez consiga encontrar a Panasonic FZ70 nessa faixa de preço. Fora ela, só câmeras ruins como Sony HX400 e Samsung WB2200 ou muito caras como Nikon P900 e Fuji HS50.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo, fiquei interessado na Panasonic FZ70. Mas não é uma Canon ou Nikon, né... Posso comprar sem medo?
      Outra coisa: com as características acima mas com a lente mais escura, quais você indicaria até R$ 1.000,00? Obrigado!

      Excluir
    3. Pode ficar tranquilo quanto a isso, só no Brasil se tem essa ideia totalmente errada de que Canon e Nikon são as melhores. Até porque em compactas a Nikon nunca conseguiu se destacar, acho que nunca se interessou então sempre houve 3 ou 4 marcas acima dela nessa categoria. A Panasonic já é a melhor nessa categoria de câmeras há, pelo menos, uns 5 anos.

      Outras câmeras que posso indicar são Canon SX50 e Panasonic FZ200. Lembrando que foto panorâmica toda câmera faz, sempre se fez panorâmicas do modo convencional em compactas, não há nenhuma digital compacta que não faça mas se você quiser aquela panorâmica fácil criada pela Sony então só a Sony mesmo irá te agradar.

      Excluir
    4. Pensando no custo x benefício, o que acha da Canon SX510 HS? Indicaria outras semelhantes à ela? Obrigado!

      Excluir
    5. Muito boa, das câmeras de grande porte é uma ótima opção.

      Excluir
  13. Estou indo ao Paraguai amanhã. Se o dinheiro der, vou pegar uma Panasonic FZ70. Se ficar ruim de grana, pego uma Canon SX510 HS, apesar de ser mais limitada. É uma boa pedida? Agradeço a paciência e continue nos presenteando com suas observações!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Rodrigo, muito bons seus artigos.
    Estou querendo comprar uma câmera super zoom, que tenha controle manual para fazer fundo desfocado. E também que possibilite fotos em movimento (pássaros voando, pessoas pulando, cachoeira). Qual você me recomenta até uns R$ 1200,00?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, obrigado pela presença no blog.

      Recomendo a Canon SX50 que dá para fazer tudo o que você citou, mas há um pequeno problema: o fundo desfocado é mais difícil de conseguir em câmeras deste tipo pois elas possuem um sensor muito pequeno.

      É preciso seguir algumas regras básicas como usar muito zoom, deixar o motivo a ser fotografado distante do fundo, usar aberturas mais altas ou simplesmente usar o modo macro para fotografar pequenos objetos próximos à lente. Com um sensor pequeno a profundidade de campo é muito alta e prejudica o efeito de fundo desfocado.

      Veja se realmente uma superzoom é necessária para o tipo de foto que pretende fazer pois com esse dinheiro dá pra comprar uma câmera DSLR que produz este efeito de forma muito mais fácil, porém a lente que a acompanha não tem nem 1/10 do alcance de uma superzoom.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo, consigo fazer, nesta máquina SX50, as configurações manuais para desfocar o fundo?

      Excluir
    3. Consegue, mas como eu disse antes não é fácil, você vai precisar reunir todas as condições que eu citei. Nem depende tanto dos controles manuais e sim de reunir todas as condições citadas.

      Entenda que uma superzoom não passa de uma câmera de bolso em relação à sua qualidade de imagem, devido ao seu sensor minúsculo, daí a dificuldade em conseguir o fundo desfocado. Tendo paciência e treinando bastante, você consegue.

      Excluir
    4. Boa noite, mais uma vez obrigada pela atenção e ótimas explicações. Pesquiseu a câmera que me indicaste, realmente muito boa, mas está com o valor um pouco acima do que pretendo gastar. Tenho receio em investir em uma DSLR nesse momento, por isso procuro uma com algumas funções manuais, para que eu possa explorar mais nesse fascinante mundo da fotografia.
      Dei uma olhada na Sony H400 e gostei bastante do preço, em torno de R$ 900 a R$ 1000. Minha pergunta é a seguinte: conseguirei explorar os recursos dela para fazer fotos conforme te questionei anteriormente? Tiro geralmente durante o dia.
      Fico no teu aguardo.
      Grande abraço.

      Excluir
    5. A qualidade da H400 é muito baixa, não recomendo. Nessa categoria de câmera só recomendo Canon ou Panasonic, ou alguma Fuji da série HS que está difícil de achar. Pra comprar uma mais barata é melhor a Canon SX510 ou a SX700 e abrir mão um pouco desse longo alcance que não vai ajudar em nada. Quanto mais zoom essas câmeras tem, menos nítidas são as fotos.

      Excluir
    6. Bom diaaaaa Rodrigo!!! Estou pesquisando as maquinas que me indicaste. Também encontrei a Nikon Coolpix P530 com um bom preço. O que tua acha? É uma boa câmera para eu começar a explorar o mundo da fotografia?

      Excluir
    7. Não, só recomendo mesmo as que eu citei na resposta anterior. Nas outras eu acho que paga-se muito para pouco desempenho.

      Excluir
  15. Obrigada Rodrigo. Vou analisar o custo benefício das câmeras que me indicaste e depois publico aqui o resultado
    Agradeço muito a tua atenção e esclarecimentos.
    Até mais!!!! =)

    ResponderExcluir
  16. Olá! Estive pesquisando duas câmeras: a Canon SX60 HS e a Panasonic FZ1000 - Vou usar para Filmar pequenos eventos. Preciso que tenham entrada para microfone externo para gravar palestras estudos durante a filmagem. Vou usar também para tirar fotografias de aproximação de pequenos objetos eletrônicos, Também vou precisar de Zoom eventualmente. Tirar fotografias de produtos para propaganda em panfletos impressos. Se possível que possua adaptador para flash externo. Que fotografe com qualidade razoável em ambientes de baixa luminosidade. Que eu possa filmar movendo a câmera sem borrar as imagens no filme. Saberia me dizer qual dessas 2 câmeras acima teria um resultado final de qualidade de imagem dentro destes parâmetros de uso? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A FZ1000 é infinitamente superior à SX60, não tem nem comparação, é melhor em tudo e com larga vantagem. Só é difícil encontrar flash externo para esta câmera, terá que comprar um genérico e regular manualmente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  17. Oi Rodrigo, estou a procura da minha primeira câmera com controles manuais e melhor qualidade de imagem para futuramente fazer um curso e aprender mais sobre fotografia, que amo, especialmente com uso criativo... Mas no momento não posso investir muito mais que 1mil. Estive lendo suas opiniões assim como outros sites de análise de câmeras, além da pesquisa de preços. Meu uso será mais para eventos caseiros, viagens e o aprendizado mais avançado. Para o valor que tenho para investir e a frequencia de uso que terei, depois de muito pesquisar achei que uma superzoom que me possibilite recursos manuais e automaticos seria mais conveniente já que não terei como investir em lentes por enquanto. De acordo com essas infos, qual maquina e custo beneficio vc me recomendaria? Estive vendo as seguintes ofertas: Canon Sx510 por 799, Canon Sx50 por 950 e sem muita certeza a Samsung NX3000 por 1.199. Desde já agradeço por ser tão prestativo com todos que aqui recorrem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A NX3000 é muito superior às outras duas que você citou, não cabe nem comparação entre elas já que são dois tipos totalmente diferentes de câmera. Se você não sentir falta de longo alcance então te indico a NX3000 mas preste atenção aos preços pois sempre tem loja fazendo promoção dela e não é difícil encontrá-la por menos de 1000 reais, já vi gente comprando até por 700 reais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  18. Obrigada Rodrigo, o que atrapalha a minha aquisição da Nx é justamente o preço pois ja pesquisei muito todos os dias e só encontro de 1.200 pra cima... Como vou viajar em 20 dias, gostaria de ja ter a câmera na viagem. Em relação as canon sx50 e sx510, em relação a qualidade de foto, controles manuais, estabilizador e o custo que falei, qual recomendaria?

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo, boa noite.
    Comecei a ler seu blog hoje e fiquei espantando com a quantidade de informações e tanta sabedoria e dicas, parabéns pelo trabalho.
    Bem, gostaria de tirar algumas dúvidas, vamos a elas:

    Sou meio teimoso e ainda tenho esperança na Sony, não sei o porque, talvez o que me chame a atenção é o Zoom de 63x e pelo que li nos seus artigos quando mais Mega Pixel pior é a imagem? Fiquei surpreendido com o zoom da câmera da sony de 63x.
    Não compreendi essa situação.
    Achei algumas câmeras em "promoção":
    Sony DSC-H400 por R$790,00 reais.
    Canon PowerShot SX400 IS por R$594,00 reais.
    Câmera Samsung Smart WB350F por R$495,65 reais.
    Estou querendo fazer aquisição de uma câmera semiprofissional e no valor máximo de R$800,00 reais. Quero uma câmera que tire fotos de objetos/animais em movimento, que tenha um zoom bacana, imagem ótima, que não seja de pilha, que possua estabilizador de imagem, foto panorâmica e que possua uma flash bom.

    Sugere algumas das câmeras citadas a cima ou tem outras sugestões, quais são as opções que você sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para compreender melhor a questão da resolução terá que ler estes dois textos aqui:

      http://www.foto-facil.com/2010/01/maior-resolucao-maior-qualidadesera.html

      http://www.foto-facil.com/2011/05/densidade-de-megapixels.html

      Por isso sempre vou recomendar as câmeras de menor resolução quando se tratar de câmeras com sensores pequenos como as superzoom. Das que citou recomendo a Samsung pois é a que oferece mais recursos, como controles manuais totais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Olá Rodrigo! Andei dando uma lida nos seus textos, e gostaria de pedir-lhe uma ajuda.
    Quanto está custando mais ou menos uma Canon SX510HS? Porque eu dei uma pesquisada, e só achei uma loja, e por mais de R$1000! Achei caro, contando com o fato de que já vi sua antecessora (SX520HS) por R$800.
    Gostaria de uma câmera com fotos de boa qualidade, sem muito ruído em situações com baixa iluminação, um bom zoom e modo manual, para aprender a fotografar e manipular abertura e velocidade. Me apaixonei pela SX510HS, mas acho que o preço ainda deve estar meio salgado para meu orçamento. Tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX510 já saiu de linha e como a procura continua grande, quem a tem está metendo a mão mesmo. Não vale a pena, apesar de ser uma das melhores superzoom no mercado.

      Fotos sem ruído com baixa iluminação usando uma superzoom é impossível, isso você terá que abrir mão. Vá na SX520 mesmo ou veja se encontra algum modelo da Panasonic de 12 megapixels.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo, novamente. Gostaria de uma opinião.
      Então, achei uma Canon sx510hs por R$450, nova. E uma Canon sx50hs por R$500, só que usada. Qual valeria mais a pena?

      Excluir
    3. As duas estão muito boas, é até difícil escolher. Você precisa testar a SX50 pra ver se tá tudo em perfeitas condições, se puder fazer isso e comprovar que está tudo ok é a melhor opção. Mas se a pessoa for de longe e você não tiver como testar é melhor ir no certo do que no duvidoso, pega essa SX510 que tá bom demais.

      Excluir
    4. Pior que não vai ter como testar. Mas então, vou de sx510hs. Obrigada pela dica!

      Excluir
  21. Boa tarde Rodrigo, da para desfocar o fundo com a camera H400 ? ou é preciso comprar uma lente ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não é fácil mas dá para desfocar o fundo. É preciso seguir uma série de regras e situações para que isso aconteça. Não é preciso comprar uma lente pois ela é uma câmera compacta e toda compacta já possui sua lente fixa presa ao corpo, não se encaixa nenhuma outra lente nela.

      No entanto, se sua intenção principal for fazer fotos com fundo desfocado não recomendo essa câmera, é melhor comprar uma DSLR que é mais apropriada para isso.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  22. boa noite Rodrigo, antes de mais obrigado pela ajuda e partilha e parabens pelo blog!
    depois de ler todos os comentários como leigo na matéria que sou, se tinha duvidas, continuo com duvidas daí perguntar diretamente, neste momento para uma superzoom qual recomendaria?
    estou de olho na canon sx60 , (mas ha quem diga que a sx 50 é melhor, confirmas?) e de olho na p900(aqui por Portugal não esta fácil de encontrar, mas tenho a opcçao da p600, que me dizes desta?), e alem destas qual recomendarias?
    e ja agora se me puderes desfazer uma curiosidade, 65x de zoom corresponderia a que distancia em quilómetros?
    obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Susana, em primeiro lugar confirmo que a SX50 é melhor que a SX60, sem dúvidas. Ainda consegue encontrá-la à venda? Aqui no Brasil sumiu.

      Em câmeras compactas (incluindo as superzoom) a minha indicação sempre vai ser pelas de menor resolução pois estas câmeras possuem sensores muito pequenos que não comportam grandes resoluções interferindo negativamente na qualidade das imagens, por isso a Canon SX50 fica à frente de todas essas. Mas você deve encontrar com alguma facilidade as Panasonic, estas são melhores ainda, principalmente as FZ200 e FZ300 (a FZ70 nem tanto). As Nikon não estão entre as minhas preferidas neste tipo de câmera, não as recomendo.

      E não existe um cálculo exato para definir quantos quilômetros cabem em 65x de zoom porque existem muitas variáveis que devem ser levadas em conta, é um cálculo bastante complexo e impreciso e em fotografia não se usa muito isso. Levamos em consideração a distância focal em vez do zoom.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails