13 de fevereiro de 2014

Novas Canon T5 e Canon G1x Mark II

   Sei que vai continuar a existir aquela confusão "é T3 ou T3i?", mas a Canon anunciou o lançamento de sua mais nova reflex de entrada e assim a confusão apenas vai mudar de número: "é T5 ou T5i?". Bem que poderiam ter mantido a nomenclatura da SL1 que a diferenciava bem da outra reflex de entrada, mas parece que a Canon criou uma terceira subcategoria de entrada. É o que tem pra hoje...
Design padrão das reflex de entrada Canon
   A Canon T5 é equipada com sensor CMOS de 18 megapixels (APS-C com 18.7MP de resolução total e 1.6x de fator de corte); possui 9 pontos de autofoco (ponto central cruzado); possui sensibilidade ISO 100-6400 expansível até 12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos com sincronia de flash em 1/200; modo contínuo de até 3fps limitado a 69 arquivos JPEG, 6 RAW ou 4 RAW+JPEG; seu flash pop-up alcança até 9.2 metros em ISO 100; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som mono limitados a 29 minutos e 59 segundos; possui monitor LCD de 3 polegadas (em formato 4:3) e viewfinder óptico com 95% de cobertura da visão; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 600 fotos por carga.
Parte superior praticamente idêntica à antecessora
   A Canon T5 aparentemente não traz novidade alguma, mas como substituta da T3 (que é uma câmera já com 3 anos de idade) tem algumas importantes diferenças como a resolução de 18 megapixels e inclusão de vídeos Full HD. Continua não fazendo limpeza automática do sensor e manteve seu ponto forte que é a bateria de carga bastante durável.
A única diferença em relação à T3 é a posição do botão para vídeo
   Opinião do blogueiro: É uma câmera destinada ao usuário iniciante, que quer dar os primeiros passos com uma câmera reflex ou serve como segunda câmera para fotógrafos profissionais. É bastante básica e seu preço sugerido de 550 dólares ratifica isso. Como ainda se encontra a T3 com facilidade no mercado, só estará recomendada quando esta sair de circulação.
Um providencial grip lateral foi adicionado
   E como diria aquele antigo comercial dos anos 90, daquela falida emissora de tv: "mas não é só isso". Também foi anunciada a poderosa Canon G1x Mark II! É uma compacta tão respeitada que ganha mais destaque até do que uma reflex de entrada. E muita coisa mudou em relação à sua antecessora apesar de eu achar que a Canon ainda poderia mter sido mais ousada mas, não dá pra reclamar muito.
Dois aneis de controle multiuso ao redor da lente
   A Canon G1x Mark II é equipada com sensor CMOS de 12.8 megapixels (1.5 polegada com 15MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 24-120mm com abertura f/2.0-3.9 e macro de 5cm; possui sensibilidade ISO 100-12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 60 segundos; modo contínuo de até 5.2fps; seu flash pop-up alcança até 6.8 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som estéreo, além de vídeos em time-lapse e miniatura; possui monitor LCD inclinável e sensível a toque de 3 polegadas (em formato 3:2); wi-fi e NFC integrados; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 240 fotos por carga.
O monitor agora é inclinável e não totalmente articulável como antes
   Opinião do blogueiro: Muita coisa mudou mas nem tudo foi para melhor, antes o LCD era totalmente articulado e agora é apenas inclináevel, e perdeu o viewfinder que agora deverá ser adquirido separadamente. Agora o que melhorou: os vídeos agora são em MP4 e é possível fazer time-lapse; possui wi-fi e NFC; grande angular de 24mm muito bem-vinda; reparem que há um duplo anel de controle aumentando ainda mais a agilidade desta câmera; e, principalmente, a lente mais clara com abertura f/2.0 em GA. Talvez não seja o bastante para aplacar a concorrência que acordou e tentou todo tipo de alternativa nos últimos meses, mas é fato que o que já era bom conseguiu melhorar. Totalmente recomendada na data de hoje. Estará disponível ao custo de 800 dólares a partir do mês de abril.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

39 comentários:

  1. Faaaala Rodrigão!!!

    Uma dúvida de nikonzeiro: qual o significado desse EOS nas câmeras da Canon?

    Abração,
    Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo! A sigla quer dizer Electro-Optical System e se refere ao sistema eletrônico implantado pela Canon em 1987. Foi ali que começou a acontecer aquilo que te lfaei um dia, de a Canon mudar a baioneta fazendo o pessoal comprar tudo de novo enquanto a Nikon manteve a baioneta anterior apenas criando as novas lentes com motor de foco.

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber qual a melhor câmara pra viagens, festas, amador mesmo.. a Canon DSLR EOS Rebel T3 ou Nikon DSLR D3100 ? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas estão absolutamente no mesmo nível, no final das contas a escolha é bem pessoal. Se puder ir a alguma loja, testar as duas e ver qual te agrada mais será a melhor coisa que pode fazer. O que importa é que são duas ótimas câmeras e com custo-benefício muito bom.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. A D3100 é mais robusta e pelo menos faz filmes em Full-HD com 2 MPX a mais.

      Excluir
    3. Na verdade a T3 é maior e mais robusta, tanto em altura quanto largura e profundidade, o que não seria necessariamente uma vantagem, já que há pessoas que preferem câmeras menos robustas. E a diferença também é muito pequena.

      Excluir
  3. Rodrigo,

    A Canon G1x Mark II possui ajuste de foco e zoom no anel de lente ou aquelas ranhuras diferenciadas são meramente um aspecto estético ?

    Max Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ranhuras são dois aneis de controle multiuso, conforme coloquei na legenda da segunda foto da G1x Mark II. O anel externo é contínuo (ideal para foco manual) e o interno possui estágios como se fosse um antigo anel de abertura, e é o usuário quem vai definir que funções que eles irão desempenhar.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Provavelmente sim mas é pouco perceptível, nada que se deva levar em consideração.

      Excluir
  5. E neste anel interno eu consigo configurar para controlar a distância focal, como se eu tivesse girando o anel da lente de uma DSLR/Mirroless ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o zoom só é controlado pelo anel ao redor do botão de disparo.

      Excluir
  6. Tem fabricante se mexendo pra sua linha de entrada nao ficar atrás da D3300 da Nikon.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rodrigo!
    Gostaria de comprar uma câmera fotográfica, mas não farei, sem antes consultá-lo.
    Após muita pesquisa fiquei na dúvida entre 5 modelos.
    Canon T5i / Canon T3i / Canon Rebel SL1 (todas com lente 18-55mm)
    Nikon D3200
    Sony RX100
    Não sou profissional, MAS... sou apaixonada por fotografia e bem chata na busca pela foto perfeita.
    Minha prioridade seria a qualidade da imagem, em seguida, a rapidez entre uma foto e outra (acho que seria a fps?), pois tenho uma modelo de 5 anos de idade.
    O zoom não é fator decisivo na escolha.
    Geralmente faço fotos em aniversários, casamentos e fotos de amigos e da família ao ar livre, em viagens ao Rio Paraná e litoral do Paraná.
    Como pretendo praticamente "casar" com a câmera fotográfica, gostaria de acertar na escolha, por isso, se puder dar sua sugestão e indicar uns 3 sites seguros para compra, agradeço muitíssimo.
    Grande abraço e obrigada pela atenção que dedica aos seus seguidores.
    Erika Patricia Teixeira (Te adicionei no facebook).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua seleção de câmeras foi muito boa, ótima eu diria, mas antes precisamos primeiro definir qual tipo de câmera você vai ter para depois escolhermos o modelo, ok?

      As 4 primeiras que citou são aquelas câmeras reflex, grandes e pesadas, possibilitam a troca de lente e como zoom não é fator decisivo seria uma ótima opção para você. Mas você cita também a Sony RX100 que é uma compacta premium, ótima qualidade de imagem sem o tamanho e peso das reflex, me parece que esse é seu tipo de câmera, pelo uso que vai ter.

      Já te indico a RX100 pois foi a que citou, há uma com qualidade de imagem superior que é a Canon G1x mas ela é um pouco maior e mais pesada e isso pode ser um ponto compra. Qualquer uma das duas será uma escolha acertadíssima. Mas fique atenta, se quiser extrair o máximo que estas câmeras podem lhe oferecer é preciso aprender a usar os controles manuais e abandonar o modo automático.

      Sobre lojas, não indico nenhuma por vários motivos: não tenho muita experiência comprando online (e nem em lojas físicas pois já faz algum tempo que não compro nada de fotografia), procuro manter uma isenção aqui no blog para não favorecer loja A ou B (a não ser as que porventura anunciarem aqui no blog), e por não ganhar nenhum centavo com o blog também não vou promover loja alguma a troco de nada, afinal, nenhuma loja promove o blog de graça, né?

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Ainda vale a penas a aquisição de uma T3, encontrei por pouco mais de R$1.400 no portal web de uma conhecida loja de departamentos ? Esse preço tá caro para um reflex lançada em 2011 ?

      Excluir
  8. Eu particularmente não me adaptei às câmeras DSLR devido ao tamanho das mesmas. Prefiro câmeras menores como as mirrorless por exemplo. Além de mirrorless tive uma Sony RX100, que eu adorava devido a sua portabilidade e a qualidade de imagem que ela entregava. Daí não tive dúvidas e parti para a Sony Rx1, com sensor full-frame e com um tamanho bem compacto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu depoimento, Fabiano. Você é a prova de que existe vida além das reflex e de Canon e Nikon, aqui no Brasil ficamos muito presos a isso e deixamos de perceber câmeras incríveis.

      Fique à vontade para retornar sempre que quiser.

      Excluir
  9. Ola Rodrigo, estava pronto para comprar uma canon t3i, quando cheguei na loja notei que tinha uma t5, apenas t5 com o preço mais baixo, fiquei na duvida e não comprei nada, hehehe. Me responda por favor, hoje qual vale mais a pena comprar, não em valores mais sim em qualidade de fotografia, a t3i ou t5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem são semelhantes, já que os sensores são os mesmos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Nem melhor nem pior, se os sensores são os mesmos então a qualidade de imagem teoricamente é a mesma.

      Excluir
    3. E em relação a fotos em movimento, qual das duas capta melhor?

      Excluir
    4. Aí depende da habilidade do usuário, não da câmera. Aprendendo a usar os controles manuais e selecionando o tempo de exposição correto, tanto faz qual das duas câmeras é usada.

      Excluir
  10. Meu irmão tem uma t3 e comprei uma t5 mas a qualidade da foto da t3 sem flash está muito superior à minha t5, tem como configurar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sensor da T3 é um pouco melhor, mas a diferença deveria ser bem pequena. Já testou fazer as mesmas fotos em configurações idênticas nas duas câmeras?

      Excluir
  11. Sim, tentei, parece que na T3 entra mais luz e o contraste fica melhor. A foto da T5 fica mais escura e como estou acompanhando o crescimento da minha filha de 2 meses não gostaria de ficar usando flash. As fotos com a T3 ficaram ótimas. Vou esperar um dia mais claro para ver se melhora a qualidade na T5.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rodrigo tudo bem?

    Já estive aqui pesquisando e gosto sempre de ler suas publicações e discussões. Escolhi minha câmera com base nos seus comentários e avaliações e gostei muito! Tenho uma panasonic FZ40, adoro ela!!rs...é meu xodó!rs

    Mas, estou querendo investir em uma nova câmera, primeiro porque tenho feito algumas viagens e estou cada vez mais apaixonada por fotografia, e segundo, porque estou pensando em partir para o lado profissional e fotografar em formaturas e outros eventos e penso que a qualidade das fotos de uma câmera "profissional" comparadas com a minha são muito melhores! Estou certa?

    Vi uma "promoção", uma câmera canon T3 (sensor de 12.2 megapixels) com lente 18-55mm e ainda uma lente 75-300mm, o kit ainda vem com alguns acessórios como bolsa e cartão de memória, o valor era de R$2300,00. Não tenho idéia se isso é caro ou vale a pena! Pode me dar uma opinião?

    Abraços e obrigada sempre!!
    Alessandra

    ResponderExcluir
  13. Ah...esqueci de dizer...não sou profissional!! Nunca tive uma câmera reflex! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente este preço você deve ter visto em alguma grande varejista, está um pouco caro. Em lojas de fotografia e vendedores autônomos ela custa em média 1300 reais e a lente 75-300mm, por enquanto, é dispensável. Recomendo só pegar com a lente 18-55mm e certifique-se de que ela possua a sigla IS que significa estabilizador de imagem. É comum no Brasil alguns vendedores e lojas incluírem a lente sem estabilizador nos kits das câmeras.

      Estes acessórios (bolsa, cartão de memória, etc.) normalmente é melhor comprar separado de marcas confiáveis. Pode sair um pouco mais caro mas essa é uma economia que não vale a pena.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo!

      Como sempre muito obrigada! Só a título de formação pra quem se interessar, esse kit, vi na loja on line da Canon mesmo. Quanto a sigla não sabia, ótima dica!! Não observei isso, mas observarei daqui pra frente!

      Obrigada novamente!
      Abraços,
      Alessandra

      Excluir
    3. Desculpe....*informação e não *formação!

      Excluir
  14. Olá Rodrigo
    Você saberia me informar se a canon t5i grava em mp4 também. O apenas em MOV
    Grato.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente MOV.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Entendi Rodrigo

      Muito obrigado pelo retorno.

      Sou professor e estou gravando umas vídeos aula e disponibilizando no youtube. Parece-me que esse formato é mais "pesado" por ter melhor qualidade não é isso?

      Mais uma vez obrigado.

      Excluir
    3. É mais pesado sim e a qualidade a mais existe, mas é pouca tendo em vista a falta de praticidade desse formato. Por isso que prefiro filmadoras ou câmeras compactas mais baratas para fazer vídeos.

      Excluir
    4. Estou entendendo.

      Uma última pergunta. Você recomendaria algum modelo em especial?

      Para nós lá do canal (Soluciona) o importante é o nosso quadro ficar bem claro e nítido pro aluno. Nós mesmos não nos preocupamos em ficar tão nítido assim não.

      Grande abraço e muito obrigado pelas dicas.

      Excluir
    5. Não sou especialista em vídeos mas acredito que seja bem mais fácil trabalhar em MP4, né? Essas câmeras DSLR não fazem em MP4, então procure por filmadoras Sony ou Panasonic, para vídeos as filmadoras são sempre as melhores opções.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails