9 de janeiro de 2014

Lançamentos Canon na CES 2014

   Nem a Canon escapou de fazer parte da obsolescência programada que as fabricantes promovem todos os anos. Ela criou mais uma subcategoria inflacionando o mercado da ssuperzoom de pequeno porte, em compensação não trouxe um monte de lançamentos inúteis como as concorrentes. E também trouxe uma real novidade este ano, algo raro nesta semana de CES 2014.
Design padrão das Canon ELPH, outrora SD
   A Canon ELPH340 é equipada com sensor CMOS de 16 megapixels (1/2.3 de polegada com 16.8 MP de resolução total); sua objetiva com 12x de zoom cobre distância focal entre 25-300mm com abertura f/3.6-7.0 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; sensibilidade ISO 100-3200; modo contínuo de até 10.5fps; seu flash possui alcance de até 4 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som mono; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 190 fotos por carga.
Painel traseiro padrão de todas as compactas Canon com botão dedicado a vídeos
   Opinião do blogueiro: Não é muito diferente do que já foi lançado anteriormente pela Canon, de vantagens vejo o macro de 1cm, os vídeos em um formato mais amigável como o MP4 e as conexões wi-fi e NFC que a Canon passou a adotar este ano. Estará disponível em março nas cores lilás, prata e preta ao custo de 200 dólares. Recomendada pois o preço parece justo para uma câmera de boa qualidade de imagem (em comparação à concorrência) e conectividade com redes sem fio e outros dispositivos móveis.
O design terminou ficando muito parecido com o de algumas Panasonic ZS
   A Canon também criou uma nova série de superzoom de pequeno porte com a Canon SX600, vejam o que escrevi sobre ela no Fotografia-DG: http://www.fotografia-dg.com/canon-sx600/
Reparem no controle deslizante de função em vez de um dial
   Opinião do blogueiro: Achei desnecessária essa câmera quando já temos as séries SX2xx e SX1xx. Não recomendada pois, além do wi-fi e NFC, não tem nada de diferente das outras séries então que incluam essa conectividade nas próximas câmeras da séries já existentes. Estará disponível em fevereiro nas cores bramca, preta e vermelha ao custo de 250 dólares.
Pequena mas é a maior câmera da série N da Canon
   Também tivemos uma câmera surpreendente, muito surpreendente que foi a Canon "Story Camera" N100. Acompanhem a matéria escrita por mim este link: http://www.fotografia-dg.com/canon-story-camera-n100/
Reparem na lente traseira, não a confundam com um viewfinder
   Opinião do blogueiro: Se repararem bem nas especificações notarão que é uma Canon S120 com câmera traseira e penduricalhos estilo "instagram", ou seja, é uma compacta premium com funções de câmera de um smartphone com direito a lente clara, wi-fi e NFC (e até modo manual segundo o site oficial da Canon). É uma câmera polêmica, não sei como o consumidor irá se comportar em relação a ela. Acho um exagero usar um sensor de 1/1.7 de polegada para uma câmera dessas mas é a forma que a Canon encontrou para combater o alto crescimento de vendas de smartphones em detrimento das câmeras compactas. Pela primeira vez fico em dúvida sobre recomendar uma câmera ou não porque o público para ela é muito amplo mas o fato de usar um sensor grande terminou a encarecendo. Estará disponível em meados de maio nas cores branca e preta ao custo de 350 dólares.

Siga a fanpage do Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

8 comentários:

  1. Uma Canon S120 custaria mais ou menos 1000 reais no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mais ou menos isso, mais pra mais do que pra menos rsrs. Pelo menos esse é o preço da S110.

      Excluir
  2. O que eu não entendo é porque as vezes lançam câmeras com gravação em mono, qual a dificuldade em se fazer stereo ou existe alguma coisa em mono que eu não conheço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos dias de hoje, com tanta coisa sendo inventada pra colocar na câmera, realmente também acho inaceitável o microfone mono.

      Excluir
  3. Pra mim, o mais lamentável de tudo, é a guerra dos megapixels... Pena terem acabado os 12 mpx da canon. acredito que até a SX60hs já venha com os infelizes 16 mpx.
    E tava vendo que provavelmente vai rolar uma canon com 100x de zoom... :-o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se os 100x de zoom vem esse ano mas acho que de 2015 não passa. E os 16mp também são inevitáveis, temos que admitir que as pessoas que sabem a verdade são uma minoria muito pequena, as fabricantes precisam vender e o que vende é megapixel. :/

      Excluir
  4. Amigo, ate R$ 800,00 qual camera a prova d'agua vc me recomenda?
    Obrigado. Parabens pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer Panasonic da série TS ou Olympus da série TG.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails