6 de janeiro de 2014

Superzoom à prova d'água e muito mais

   Já virou tradição: todo ano, a primeira postagem do blog sobre câmeras traz superzoom Fuji. Mas há novidades já que este ano parece que a Fuji resolveu dar uma diminuida no número de lançamentos, sem aquele monte de câmeras sem sentido, e um destes lançamentos é à prova d'água! Os modelos são Fuji S8600, S9200, S9400W e S1.
Percebam como o compartimento da lente está mais estreito nela do que nas antecessoras
   A Fuji S8600 é equipada com sensor CCD de 16 megapixels (1/2.3 de polegada com 16.44 MP de resolução total); sua objetiva com 36x de zoom cobre distância focal entre 25-900mm com abertura f/2.9-6.5 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 8 segundos; sensibilidade ISO 100-6400; modo contínuo de até 8fps; possui flash pop-up com alcance de até 6 metros em ISO AUTO; faz vídeos em HD com taxa de 30fps em formato AVI e som mono; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por 3 pilhas AA com capacidade para cerca de 410 fotos por carga.
   
Painel traseiro bem limpo e sem um viewfinder
   Opinião do blogueiro: O fato de usar sensor CCD deixa esta câmera com especificações bem modestas em relação às suas concorrentes, talvez não haja mais espaço para câmeras assim no mercado atual. Recomendada apenas para quem é pouco exigente e não quer ter nenhum comprometimento com alta qualidade. A seu favor o fato de ser um pouco menor e mais leve que as demais de sua categoria. Estará disponível nas cores branca, preta e vermelha a partir de março no exterior ao custo de 230 dólares.
S9200 e S9400W são bem mais robustas que a irmã menor
   As Fuji S9200/S9400W são equipadas com sensor CMOS de 16.2 megapixels (1/2.3 de polegada com 16.79MP de resolução total); sua objetiva com 50x de zoom cobre distância focal entre 24-1200mm com abertura f/2.9-6.5 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/1700 e 8 segundos; sensibilidade ISO 100-12800; modo contínuo de até 10fps; possuem flash pop-up com alcance de até 7 metros em ISO AUTO; fazem vídeos em Full HD com taxa de 60fps entrelaçados em formato MOV e som estéreo (máximo de 29 minutos); seu monitor LCD mede 3 polegadas e há um viewfinder eletrônico; e são alimentadas por 4 pilhas AA com capacidade para cerca de 500 fotos por carga.
Parece um anel funcional ao redor da lente mas é apenas um grip
   A única diferença entre a Fuji S9200 e a Fuji S9400W é a presença de wi-fi embutido na segunda câmera. Ambas estarão disponíveis nas cores branca, preta e vermelha a partir de março no exterior e custarão respectivamente 330 e 350 dólares.
Painel traseiro bem limpo mas traz um controle giratório
   Opinião do blogueiro: O fato de não ter aumentado a resolução é louvável, 16 megapixels está bom demais. Para quem gosta de zoom, os preços (pelo menos em dólares) estão excelentes para 50x, e 20 dólares a mais pelo wi-fi embutido não são nada. Muitos não gostarão do fato de serem alimentadas por pilhas, mas a verdade é que há muitas vantagens nisso, basta ver que a enorme maioria das câmeras alimentadas por pilha possuem maior autonomia do que as alimentadas por bateria. Por fim, a ausência de controles manuais totais sempre será um problema nessa série S da Fuji. Recomendadas para quem procura alcance super longo a um custo razoavelmente bom.
Fuji S1 possui ranhura para encaixe de anel adaptador e controle lateral de zoom
   A Fuji S1 é equipada com sensor CMOS de 16.4 megapixels (1/2.3 de polegada com 16.8 MP de resolução total); sua objetiva com 50x de zoom cobre distância focal entre 24-1200mm com abertura f/2.8-5.6 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos; sensibilidade ISO 100-12800; modo contínuo de até 10fps; possui flash pop-up com alcance de até 8 metros em ISO AUTO; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV e som estéreo (máximo de 15 minutos); seu monitor LCD móvel mede 3 polegadas e há um viewfinder eletrônico; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 350 fotos por carga.
Monitor LCD completamente móvel é sempre muito útil nesse tipo de câmera
   Opinião do blogueiro: Está nitidamente um nível acima das outras superzoom apesar de ter os mesmos 50x de zoom de duas delas. Outros atrativos da Fuji S1 são a resistência a água e poeira (não é uma câmera para mergulho mas aguenta ser usada debaixo de chuva); produz arquivos RAW; e possui wi-fi embutido. Recomendada com a ressalva do problema já usual dos controles manuais totais (ou da ausência deles), é preciso ver na prática se o controle de abertura é total ou não.

Siga a fanpage do Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

25 comentários:

  1. Acho que o sensor da S1 é 2/3, não?
    Lançamento interessante. Pena que Fuji não me inspira mais confiança em termos de qualidade de imagem. Pelo menos, não as compactas. Acho que a mirrorless eu encararia fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É 1/2.3 mesmo, se fosse 2/3 creio que uma lente de 50x ficaria grande demais. Em compactas realmente a gente fica com um pé atrás (ou os dois rsrs), mas a Fuji vem fazendo um excelente trabalho com suas mirrorless, me arrisco a dizer que são as melhores do mundo, o que a X-M1 faz é um espetáculo, é nível de full frame.

      Excluir
  2. Oi, preciso de uma ajuda, meu orçamento é até 800,00 reais. Pelo que já li aqui você indica Panasonic e Olympus. Cheguei em pensar em importar a TG-1, porém como esta em cima da hora acredito que nao chegue a tempo, minha viagem é 21/04, conhece algum site que venda estes modelos mais legais para o Brasil e que chegue rapido?? Nesta faixa com menor quantidade de MP localizei estas, qual vc acredita ser a melhor opçao para fotos embaixo d'agua (vou para o nordeste e o foco é tirar de corais, nao sou profissional e nao vou fazer mergulhos profundos, apenas snorkel), caso tenha outra sugestao nesta media de valores ficaria também muito feliz... Muito Obrigada!
    OLYMPUS STYLUS TOUGH 6000, 10MP - R$ 772,94
    Câmera Canon PowerShot D20, 12.1MP - R$ 823,90
    Nikon Coolpix S31, 10MP - R$ 469,17
    Olympus TG-610, 14MP - R$ 562,05
    Panasonic TS20, 16MP - R$ 560,25
    Panasonic TS25, 16MP - R$ 483,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontrou vários modelos muito bons, nem precisa da TG1. Recomendo a TS25.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta!!! Vou pegar a TS25 então!!!

      Excluir
  3. Será que essa S1 é melhor que a canon SX50

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem não acredito que seja. Apesar de a Fuji ter criado câmeras espetaculares na sua série X, nas superzoom ela continua devendo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Olá, tô muito interessada em comprar uma superzoom e prezo pela qualidade da imagem. Vou utilizar muito também a filmadora, então gostaria de uma que além da qualidade de imagem nas fotos, tivesse também nos videos. Quero tirar fotos de pássaros, animais selvagens, insetos, da lua, paisagens, fotos caseiras também... Enfim, tudo hahaha.
    O problema é que andei pesquisando muito e ainda não consegui achar a câmera perfeita para atender minhas necessidades.
    A primeira que me deu maior interesse foi a Nikon coolpix p900, com seu zoom lindo de 85x. O problema é a qualidade da imagem, não sei se é bom. Depois vi a Canon sx60hs, mas pelo que vi peca na qualidade de imagem também, sendo melhor a sua antecessora sx50, não é? Além dessas, a Nikon p600 e a p610 também me interessaram, principalmente a p610 por possuir sistema duplo de estabilizaçao. Depois, dei uma olhada nas Fuji: S1 e Sp200 e Sp400w, gostei por serem resistentes a água e a poeira. Só não muito as duas últimas, por serem com pilha.
    Enfim, são tantos fatores à considerar que já estou ficando louca à procura da câmera certa.
    Se você puder me ajudar, ficaria super agradecida! Vou investir até uns 2000, ou um pouco mais se for necessário. Quero uma que possa ser minha companheira por muitos anos hahaha Pelo menos até eu ter dinheiro pra comprar outra!
    Desde já agradeço!

    Renata M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então já vou começar te dando uma notícia ruim: nenhuma superzoom possui boa qualidade de imagem, a não ser a Canon G3x mas aí já estamos falando de 4 ou 5 mil reais pois faz parte de outra categoria de câmera, chamada compacta premium. Entre as superzoom normais não dá para priorizar qualidade de imagem, infelizmente.

      Quando compramos uma câmera, qualquer câmera, opta pelo longo alcance ou pela qualidade de imagem, pois os dois não andam juntos. As melhores superzoom são as Panasonic, mas a empresa abandonou o Brasil e não tem mais câmera dela aqui para vender. O que resta é a Canon, são as menos piores e como a SX50 é quase impossível de encontrar nas lojas, acho que a melhor opção é a SX60 mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  5. Então, você sabe se a diferença da SX50 pra SX60 é muito grande?
    Por que ta tão difícil encontra-lá nas lojas?
    Eu tô pensando em pegar a SX60 mesmo, mas se a SX50 for bem superior a ela, gostaria de continuar procurando ou esperar chegar nos estoques, sei lá...
    Faz tempo que ela está em falta, você sabe?
    Quero aproveitar essa semana, o Black Friday e pegar um desconto se tudo der certo...
    Não vou me arrepender se pegar a SX60 né?
    hahaha Desculpa as 329382923 perguntas, mas preciso mesmo saber se vale a pena, afinal são 2 mil né. E obrigada por me responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão grande assim a diferença, mas eu diria que ela é bem perceptível para usuários muito exigentes e que já possuem algum parâmetro de comparação. Está difícil de encontrar porque é normal uma câmera após 2 anos de idade sumir das lojas, é o máximo de tempo que uma câmera dura hoje em dia, salvo raras exceções. E ela não vai voltar, só irá encontrar usada, se encontrar. Se optar por uma Nikon ai ser quase a mesma coisa, se for uma Sony aí a qualidade já cai mais um pouquinho. A melhor é a Panasonic mas aconteceu o que já citei na outra resposta.

      Creio que não irá se arrepender comprando a SX60 mas é preciso entender que as superzoom hoje em dia estão mais ou menos no mesmo (baixo) nível, a qualidade caiu acentuadamente nos últimos anos e aos poucos esse tipo de câmera está sendo deixado de lado. Não dá pra exigir enrome qualidade de uma câmera que possui um sensor do tamanho de uma unha, ela não faz nada que uma câmera de bolso não faça, fora o longo alcance, é bom que isso fique bem entendido.

      E continue fazendo quantas perguntas forem necessárias, é função primordial do blog informar e ajudar cada leitor a encontrar a câmera correta.

      Excluir
    2. Você ta dizendo que a única vantagem dela sobre as câmeras de bolso é o zoom?
      Olha, na verdade eu me interessei por esse tipo de câmera, além do longo alcance, por ela ser de fácil manuseio. Já que pelo que eu andei pesquisando é bem difícil mexer em uma câmera com controles manuais e sobretudo, o custo de ter uma câmera com lente fixa também... Nao tenho como comprar diversas lentes para diferentes tipos de fotos. Por isso optei pela superzoom, já que com ela da pra tirar fotos variadas e o zoom me agradou muito pra tirar fotos da lua, por exemplo. Enfim, só queria saber se existe alguma câmera com lente fixa e melhor qualidade de foto que faça fotos variadas também. E nessa faixa de preço também. Qual você me indicaria?
      Ou fico com a SX60 mesmo?

      Excluir
    3. Não é difícil mexer em controles manuais, mas é preciso estudar um pouquinho e praticar. Eu sempre acho que é melhor ter os controles manuais e não usar do que um dia precisar e não ter, mas se você prefere mesmo uma câmera que apenas aponte e dispare sem maiores preocupações, há câmeras de longo alcance mais baratas do que a SX60.

      Não acho que vale a pena comprar uma SX60 ou qualquer outra câmera desse tipo para ficar só no automático, você termina pagando mais caro por recursos que não irá usar. E você só obtém o máximo de qualidade de uma câmera se usar o controle manual, se usar só no automático aí mesmo é que ela fica igual a uma câmera de bolso, ou até pior já que quanto maior o alcance da lente menor é a nitidez. Isso é uma questão física, não tem como mudar, não dá par exigir de uma lente com 40, 60, 80x de zoom que ela possua a mesma nitidez de uma lente com 3 ou 4x de zoom.

      Existem as Nikon da série L, as Sony da série H e a Canon SX400 que possuem longo alcance e são totalmente automáticas. Mas todas elas possuem um alcance menor que a SX60. Não sei o quanto seria importante ter 65x de zoom para você, mas com 30x eu garanto que já dá pra fazer ótimas fotos da lua, eu fazia com 20x na minha antiga SX1 numa boa.

      Infelizmente longo alcance e qualidade de imagem não andam juntas, você opta por uma ou por outra e as superzoom estão mais ou menos no mesmo nível, as que possuem modo manual te oferecem os controles que permitem que suas fotos fiquem um pouquinho melhores caso saiba manuseá-los, mas continua não dando para exigir grande coisa. O nível de qualidade de imagem das superzoom não fica acima das câmeras de bolso.

      Não sei se é o seu caso mas aqui no Brasil muita gente acha que por serem câmeras grandes são melhores que as de bolso. Não era mais para estar acontecendo esse tipo de confusão, mas aqui no Brasil tudo é mais complicado, não é todo mundo que tem acesso às informações corretas mas eu sigo tentando mostrar aos leitores as armadilhas que as câmeras digitais proporcionam.

      Excluir
  6. Na verdade, eu pensei que fossem melhores porque vi em um site sobre fotografia que elas estão entre as câmeras de bolso e as profissionais, mas realmente o sensor delas não agrada muito. Agora eu to muuuuuito confusa.
    Já tenho em mente (graças a você) que o melhor à fazer é comprar uma com controles manuais e com o tempo me aperfeiçoar pra tirar fotos melhores e ter mais experiência pra mexer nela. Realmente, só depende de estudo e prática.
    Então, eu devo comprar uma DSLR né?
    De verdade, são muitos modelos e marcas... Se você pudesse citar alguns, com um bom custo benefício e uma boa opção, eu agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito complicado, mas eu passei por tudo isso quando comprei minha primeira câmera e entendo o que você tá passando. O seu perfil não é de DSLR, é de superzoom, pois você já disse que gosta de zoom e ao usar uma DSLR deve abrir mão disso. Você só precisa ficar ciente das limitações de uma compacta (entendendo que uma superzoom não passa de uma compacta pelos motivos já citados). É hora de pesar na balança os prós e contras de ter uma uma superzoom ou uma DSLR.

      Infelizmente aqui no nosso país ficamos presos a esses dois tipos de câmeras, existe uma infinidade de câmeras compactas premium entre elas mas que jamais serão comercializadas no Brasil, as melhores compactas nunca verão para cá, ficamos privados disso.

      Marcas aqui também ficamos presos a Canon e Nikon. Não vende Olympus, Panasonic, Fuji, nada aqui. De vez em quando ainda aparece alguma Sony e só. Se você optar por DSLR pode ficar nas mais simples que elas já são milhares de anos-luz melhores do que as superzoom, como Canon T5 e Nikon D3300. Mas pense direitinho nos prós e contras, veja se realmente é esse o caminho que deve tomar. Você ganha muito em recursos e qualidade, mas perde em praticidade e versatilidade.

      Excluir
    2. Sim, tá me dando tanta dor de cabeça encontrar a câmera certa que tô quase desistindo! hahaha Mentira, quero comprar amanhã ou depois, mas não sei qual!
      Na verdade, eu não conhecia as superzoom, apenas depois que comecei a pesquisar e me interessou muito o zoom e por ser mais prática. Só que depois que você disse que a qualidade da imagem é como uma de bolso, fiquei desiludida com elas. Mas ainda estou na dúvida.
      O problema é, se eu pego uma DSLR, eu vou conseguir tirar boas fotos? Depois de um certo tempo, acho que até consigo aprender sim... Mas eu pretendo fazer muitas fotos nesse Natal e final de ano e ficaria decepcionada se não conseguisse por falta de experiência. Outro problema é eu só poderia gastar com lentes daqui um tempo e isso me deixaria limitada a única lente que vem na câmera né?
      O que você acha desse kit promocional que a Canon está fazendo: http://www.loja.canon.com.br/combo-camera-eos-black-week-t5-premium-kit-com-tripe-1899.aspx/p ??
      Será que as superzoom são tão ruins assim? haha

      Excluir
    3. Então, o kit é bem legal e tá com um preço muito bom mas essa lente 18-55mm não tem estabilizador. Pode ser que em outra loja você encontre este kit pouca coisa mais caro mas com estabilizador na lente, se a diferença for pequena vale a pena pagar a mais pela estabilização.

      Sobre fazer boas fotos: sim, melhores que as superzoom? Com certeza, mesmo sem experiência alguma pois o modo automático estará lá para usar quando quiser. Só que câmera não faz milagre então, em certas situações, é bem provável que irá rolar uma certa decepção. Mas se colocar na cabeça que praticando e desvendando os mistérios da câmera você irá melhorar bastante, acho que vale a pena.

      Excluir
  7. Estou quase decidida a pegar uma superzoom mesmo, mesmo sabendo que não é a melhor opção pra obter melhor qualidade.
    É que eu tenho quase certeza que vou ficar totalmente perdida com uma DLSR na mão. É muitas funções, controles, botões... Acho que não tô pronta pra tudo isso ainda.
    O problema é que comprar uma ''boa'' superzoom, compensa pegar uma DLSR de entrada e isso me irrita profundamente, porque eu sei que poderia estar pagando o mesmo preço por algo melhor.
    Mas outro problema de pegar uma DLSR, é que eu ficaria limitada a única lente que vem na câmera por muito tempo, já que eu não tenho como comprar diversas lentes pra diferentes tipos de foto agora.
    Ah sei lá, eu to muuuuito confusa e indecisa ainda, pra falar a verdade. (Já sou uma pessoa indecisa e isso tá acabando comigo, de vdd) Não pensei que fosse dar tanto trabalho quando pensei em comprar uma câmera de qualidade hahah
    Pensei também em pegar uma DSLR e junto uma lente 75-300 pra fazer um alcance maior, só que sei lá. Eu não sei, sério. Se ao menos eu pudesse pegar a panasonic FZ70, ficaria muito contente. Não tem algum site confiável, nada, onde eu ache ela ainda? Tenho uma amiga que mora fora, mas se eu pedisse pra ela, até chegar pra mim... já teria passado muitas coisas importantes que quero registrar :/
    Outra coisa que andei vendo também é sobre a vida útil do obturador. Ele acaba rápido nas superzoom?

    Olha, no momento eu busco uma câmera prática e que me de fotos com cores reais, principalmente de paisagens e pôr do sol, inclusive pra filmar. Sei que to enchendo muito o saco aqui, mas preciso de ajuda e ráaaapido! Fiquei até agora tentando saber o que fazer e nada :((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas superzoom o obturador é eletrônico, não tem um ciclo de vida útil estimado, pode quebrar no primeiro clique como pode quebrar só após 200 anos. É a mesma questão de sorte ou azar de qualquer aparelho eletrônico.

      Infelizmente, cada vez mais as lojas estão presas a Canon, Nikon e Sony. A Panasonic não fornece mais câmeras para nenhuma loja no Brasil, encontrar em alguma loja será um enorme golpe de sorte e a FZ70 nem é tão boa assim, boas são as FZ200 e FZ300.

      Minha opinião: se você não fizer tanta questão do longo alcance e tem vontade de aprender a fotografar compre uma DSLR. Se faz questão do longo alcance e sabe das limitações de uma superzoom, tem opções mais baratas como Canon SX520 ou SX700, mesmo que com metade do alcance dessas que você procura. A qualidade destas câmeras é a mesma, todas usam o mesmo sensor.

      Excluir
    2. Sabe, acho que o melhor a fazer no momento é pegar uma superzoom mais barata mesmo, assim não me sinto mal por pagar tão caro em algo que não tem tanta qualidade. E deixo pra pegar minha DSLR mais pra frente, com mais confiança e quem sabe consigo algo lá fora... Com mais calma. Assim não tem como eu me arrepender de nada, no momento hahah
      Então, tava olhando a Canon SX520 e ela ta por 699,00, já a SX700 não achei... Qual a diferença das duas?

      Excluir
    3. É a decisão mais sábia. Basicamente a diferença entre as duas é o tamanho, são duas câmeras quase iguais, só que uma é de bolso e a outra possui um corpo grande com um alcance um pouco maior.

      Excluir
  8. E só mais uma pergunta: O que você acha da Nikon L830 e L840? Me parece que as cores da imagem com a Nikon ficam mais vivas, não? Mas acho que a L830 tá em falta também né? Gostei muito dessas duas, o que achei ruim são as pilhas. Achei a L840 por 1100. E to em dúvida entre ela, a Nikon P530 (achei por 1200) e a Canon SX530 (por 1100 também), achei as fotos um pouco melhores que as dá SX520, mas mesmo assim continuo achando as cores mais vivas com a Nikon L840. Só que ainda teria que arrumar um carregador de pilhas e pilhas recarregáveis e o cartão de memória. Qual dessas você acha melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Nikon da série L tradicionalmente sempre foram muito ruins, as piores câmeras da Nikon, mas confesso que nunca parei para olhar as fotos das L830 e L840 após tantos anos de câmeras ruins. Mas como elas são totalmente automáticas e você demonstrou interesse em usar controles manuais, acho que não seriam uma boa ideia.

      Já as outras estão naquele bolo que eu falei antes, estão praticamente no mesmo nível com a Canon um pouquinho superior por tradicionalmente ser melhor nesse tipo de câmera. Não avalie apenas a cor, tem o problema do alto ruído que essas câmeras proporcionam quando estão em baixa luminosidade, é aí que as outras marcas ficam atrás da Canon e da Panasonic.

      Excluir
  9. Bom, acabei comprando a Nikon P530. O que você acha dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não era a melhor das escolhas, tradicionalmente a Canon sempre foi melhor que a Nikon nesse tipo de câmera. Mas como eu já falei antes, estão todas praticamente no mesmo nível, certamente você não se decepcionará e terá a oportunidade de tentar aprender a usar os controles manuais para depois avaliar se precisa de uma DSLR ou se a qualidade da superzoom irá agradar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails