30 de janeiro de 2014

Câmeras Olympus para todos os gostos

   Ano passado a Olympus passou por uma grave crise envolvendo inclusive denúncias de fraude, e isso culminou na decisão da alta cúpula pelo fim das suas câmeras compactas. Aparentemente estavam se referindo apenas às suas compactas de bolso devido a uma mudança no panorama geral do mercado fotográfico. E parece que isso fez bem ao que restou da Olympus, temos boas novidades com a Olympus TG850 à prova d'água com uma super grande angular, a superzoom Olympus SP100 com controles manuais e a belíssima mirrorless Olympus OM-D E-M10.
O design já conhecido das Olympus à prova d'água inspira confiança
   A Olympus TG850 é equipada com sensor CMOS de 16MP (1/2.3 de polegada com 16.8 MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 21-105mm com abertura f/3.5-5.7 e macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO 125-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; o modo contínuo é de até 7fps na resolução total; o alcance do flash é de até 4 metros em ISO 1600; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD inclinável mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 300 fotos por carga. Estará disponível no exterior em março nas cores branca, prata e preta ao custo de 250 dólares.
   Resistências: 2.1 metros de queda; 10 metros de profundidade; -10ºC de temperatura; 100kgf de pressão
A Olympus TG850 é a primeira à prova d'água a receber o monitor LCD articulável
   Opinião do blogueiro: Logo de cara percebemos a grande novidade que é a grande angular de 21mm, algo ainda muito incomum mas que timidamente vem se tornando uma tendência. A segunda novidade é o monitor LCD móvel que é inserido em uma câmera à prova d'água pela primeira vez. Outro ponto que chama atenção é o macro de 1cm que combinado a essa grande angular de 21cm é a combinação perfeita para fotografar pequenos motivos. É uma câmera recomendada na data de hoje pois o visual das Olympus subaquáticas sempre passou confiança e a impressão de serem realmente seladas.
A robusta SP100 traz o "eagle eye" logo abaixo do flash
   A Olympus SP100, também chamada de Eagle Eye, é equipada com sensor CMOS de 16MP (1/2.3 de polegada com 16.8 MP de resolução total); sua objetiva com 50x de zoom cobre distância focal entre 24-1200mm com abertura f/2.9-6.5 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 125-6400; o tempo de exposição varia entre 1/1700 e 30 segundos; possui controles manuais; o modo contínuo é de até 7fps na resolução total; o alcance do flash é de até 19 metros em ISO 3200; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas e há um viewfinder eletrônico; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 330 fotos por carga. Estará disponível no exterior em março na cor preta ao custo de 400 dólares.
Finalmente os controles manuais estão de volta às superzoom de grande porte da Olympus
   A Olympus SP100 Eagle Eye é digna de figurar numa eventual postagem da série "Aevolução das câmeras digitais" relativa ao ano de 2014 pois conta com um inédito dispositivo abaixo do flash chamado de Indicador de Ponto Integrado, e o que ele faz? Funciona como uma espécie de mira laser de um rifle mostrando com mais nitidez uma projeção do que a área central da lente está captando. Outra novidade é o retorno dos controles manuais depois de muitos anos às superzoom de grande porte da série SP, isso é algo que realmente agrega valor, como diria lá o cara do camarote.
Nesta imagem dá pra ver melhor o "eagle eye"
   Opinião do blogueiro: Apesar de não estar no mesmo nível de Canon e Panasonic em qualidade de imagem, eu coloco a Olympus à frente de todas as outras e isso é algo considerável quando estamos falando de marcas do naipe de Nikon, Sony e Fuji. A lente é relativamente clara em relação às suas concorrentes diretas e o macro de 1cm é algo que deve ser levado em conta. Talvez esteja faltando um LCD móvel, esse seria seu principal ponto fraco, mas no geral é uma câmera e muito boa e está recomendada na data de hoje. É mais uma concorrente e isso é muito bom pra chacoalhar o mercado.
Lindíssima Olympus OM-D E-M10 também está presente em uma versão totalmente preta
   A mirrorless Olympus OM-D E-M10 também foi lançada e vocês podem ler a matéria que escrevi sobre ela no Fotografia-DG. O sistema Micro 4/3 sempre foi um dos meus preferidos e esta pequena grande câmera (pequena no tamanho e grande na qualidade) me faz pensar que se eu morasse no exterior poderia muito bem comprá-la. A gradativa redução de tamanho e peso das lentes para estes sistemas começou a fazer estes sistemas se tornarem mais atraentes que as câmeras reflex para quem fotografa por hobby. Infelizmente esses sistemas parece que nunca vão "pegar" aqui no Brasil e isso termina ficando restrito a quem tem facilidade para comprar no exterior, o que não é meu caso. Se fosse, eu já teria abandonado a reflex há muito tempo.
Cheia de botões e acesso direto aos controles manuais, essa câmera promete muito
   Opinião do blogueiro: São 81 pontos de autofoco, é muita coisa. Possui vários dials e controles de acesso direto aos comandos de exposição evitando o uso de menus dando total agilidade a esta câmera. O já tradicional design retrô de muitas das mirrorless Olympus dá um toque especial a estas câmeras. Totalmente recomendada na data de hoje, para quem quer deixar as reflex de lado.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

12 comentários:

  1. Parabéns novamente pelo seu bom trabalho. Acho a parte "Opinião do Blogueiro" muito importante para ajudar os leitores a tomar uma decisão baseada na experiencia de quem gosta e entende do assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marc. Mas grande parte dessas opiniões são baseadas em teoria já que é impossível testar a maioria das câmeras, apesar de eu já ter uma base do funcionamento e qualidade de cada marca.

      Excluir
  2. Com o grande impacto que as câmeras dos smartphones exerceram sobre as câmeras compactas, acho que teremos cada vez mais compactas de respeito. E até nesse quesito as marcas se comportam parecido com os segmentos superiores: enquanto Canon e Nikon parecem focar nos já consolidados modelos G e P, respectivamente, buscando talvez compactas de sensores maiores, como G1X e Coolpix A, as outras marcas tentam atrair o público com novidade em cima de novidade. Seria muito interessante se pudéssemos ver em números se as vendas estão evoluindo em consonância com as novidades apresentadas. É sempre bom termos opções para escolher. E quanto a estarmos no Brasil, quem sabe as outras marcas não façam como Sony e Fuji que chegaram com vontade e preços competitivos no mercado nacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí, só falta os preços ficarem justos de verdade.

      Excluir
  3. Olá Rodrigo, muito obrigado por seus conselhos! Tenho realmente dificuldades mexer com meu câmara digital....apaga-se sozinho, não é prático! Encontrei um site de descontos http://www.festcupom.com.br/ com o qual poderia comprar um novo, mas estou bastante triste... esse foi um presente de aniversário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber o quanto pode investir para poder te indicar algo de acordo.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  4. Ola estou a pensar numa câmara à prova de agua e gostei da Olympus TG2 o que você acha? Acha que vale a a diferença de preço em relação a essa nova a TG850? Ou espero que essa saia para venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a TG2 mesmo, tem um sensor melhor que o da TG850.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. A TG2 será mesmo a melhor escolha ou aconselha outra marca ou modelo, muito obrigado pela ajuda.

      Excluir
    3. O que acha da Panasonic FT5/TS5? Desculpa tanta pergunta.

      Excluir
    4. A TS5 é boa se souber usar controles manuais, se for para usar no automático é melhor a TG2 mesmo.

      Excluir
    5. Muito obrigado Rodrigo graças à sua ajuda vou comprar a TG2 muito obrigado.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails