27 de junho de 2013

As espetaculares Sony RX100 II e RX1R

   Se a Sony RX100 já foi (ainda é) uma câmera sensacional, imaginem sua sucessora com algumas atualizações muito bem-vindas? São apenas alguns penduricalhos, tecnicamente não mudou grande coisa na Sony RX100 II, mas pra que mudar o que deu tão certo? Pelo menos no que diz respeito à qualidade óptica da sua antecessora, a Sony apostou no jargão "em time que está ganhando não se mexe". O mesmo aconteceu com a Sony RX1R e, nesse caso, de forma mais conservadora ainda pois a Sony acertadamente não mexeu na estrutura da mais poderosa compacta de todos os tempos, a não ser por um pequeno detalhe que vocês verão...
Esteticamente quase nada mudou nas duas câmeras
   A Sony RX100 II é equipada com sensor CMOS de 20.2MP (1 polegada com 20.9MP de resolução total); sua objetiva Carl Zeiss Vario Sonnar T* com 3.6x de zoom cobre distância focal entre 28-100mm cm abertura f/1.8-4.9 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos, incluindo modo bulb; sensibilidade ISO 100-25600; modo contínuo de 10fps limitado a 12 imagens JPEG; o alcance do flash é de até 15 metros em ISO AUTO e possui sapata para flash externo; possui wi-fi e NFC, e produz arquivos RAW; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD e som estéreo; seu monitor LCD inclinável mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para até 350 fotos por carga. Estará disponível a partir do final de julho ao custo de 750 dólares.
Inclusão de monitor LCD inclinável era uma das poucas coisas que faltava à RX100 Mark II
   Opinião do blogueiro: Como se vê, os grandes atrativos são a inclusão de wi-fi nativo, sapata para flash externo e um monitor LCD inclinável. O primeiro é uma tendência no mundo atual de conectividade a todo momento, o segundo dá um ar mais profissional à câmera e condizente com a condição de compacta premium, e o terceiro pode ser uma necessidade em situações de ângulo desfavorável. A objetiva clara aliada ao sensor de 1 polegada prometem bom desempenho sob baixa luminosidade e maior facilidade para fotos com fundo desfocado. Foi mantido o anel de controle personalizável que também está se tornando uma tendência nas compactas premium. Vale lembrar que o macro de 5cm é muita coisa para um sensor de 1 polegada. Bola dentro da Sony! Recomendada na data desta postagem.
O anel personalizável de funções continua na RX100 Mark II
   A Sony RX1R é equipada com sensor CMOS de 24.3MP (Full Frame com 24.7MP de resolução total)sua objetiva Carl Zeiss Vario Sonnar T* possui distancia focal fixa em 35mm com abertura f/2.0 e macro de 25cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-102400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos incluindo modo bulb; modo contínuo de até 5fps; o alcance do flash é de até 6 metros e possui sapata para flash; produz arquivos RAW; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD e som estéreopossui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 270 fotos por carga. Estará disponível no final de julho ao custo de 2.800 dólares.
Talvez só falte um monitor LCD articulável à Sony RX1R 
   Opinião do blogueiro: As especificações são praticamente as mesmas da sua antecessora, há apenas uma única diferença que é a ausência do já famoso filtro "anti-aliasing". Para entender melhor do que se trata, há uma explicação bem simples aqui. De resto, mantiveram tudo que fez sucesso na primeira, e até agora única, compacta com sensor Full-Frame. Reparem no absurdo ISO 102400 que, por ser usado em uma câmera com sensor full-frame, deve resultar em imagens  bastante aceitáveis. Outra bola dentro da Sony, totalmente recomendada na data desta postagem para quem puder pagar por ela...
A robusta lente da RX1R com anéis de foco e abertura

25 de junho de 2013

Novas Fuji X-M1 e objetivas XF 27mm e XC 16-50mm

   Como se não bastasse a Fuji fazer as câmeras com design retrô mais lindas que existem atualmente, ela agora consolida seu sistema como um dos mais seguros e confiáveis. O uso do sensor baseado no mesmo que equipa a espetacular X-Pro1 sem o filtro "low pass" é uma grande prova disso, a Fuji segue o ditado "em time que está ganhando não se mexe". Mas isso foi apenas referente ao sensor, há algumas diferenças significativas que veremos agora.
As 3 versões desta linda câmera
   A Fuji X-M1 é equipada com sensor CMOS de 16.3MP (APS-C com resolução total de 16.5MP); possui 49 pontos de autofoco; sensibilidade ISO 100-25600; tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos, incluindo modo bulb de até 1 hora e sincronia de flash em 1/180; modo contínuo de 5.6fps limitado a 30 JPEG ou 10 RAW, e 3fps limitado a 50 JPEG ou 10 RAW; possui wi-fi; seu flash pop-up alcança até 7 metros em ISO 200 e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD inclinável mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 350 fotos por carga.
Os dials ficam todos no lado direito facilitando a operação
   Reparem que, diferente do que usualmente ocorre com as câmeras Fuji, desta vez ela fornece a informação da resolução total de seu sensor. Não que tenha feito tanta diferença assim (de 16.3 para 16.5MP) mas é a informação que deve ser levada em conta na hora de calcular a densidade de megapixels deste excelente sensor. Agora há um monitor LCD inclinável tornando esta câmera mais completa e os preços desta câmera que estará disponível no exterior a partir da última semana de julho são bem mais "reais" do que suas irmãs mais velhas: 700 dólares o corpo e 800 dólares o kit com a nova objetiva XC 16-50mm f/3.5-5.6 OIS que falarei ainda nesta postagem. A câmera estará disponível nas cores marrom/prata, preta/prata e totalmente preta.
Inclusão de monitor LCD inclinável foi providencial
   Opinião do blogueiro: Não tem como não elogiar esta câmera que traz um dos melhores (senão o melhor) sensor usado em câmeras mirrorless com um preço bem mais acessível. As especificações estão dentro da média e a lente 16-50mm que vem inclusa deve fazer diferença pois permite uma grande angular de 24mm incomum tanto em câmeras mirrorless quanto em reflex de sensor APS-C (a colega Helena lembrou bem que a Olympus OM-D EM-5 também possui uma lente do kit com essa grande angular mas em um sensor 4/3). Possui conversão de arquivo RAW na própria câmera; o wi-fi permite envio de fotos direto para um computador mas há a necessidade de baixar o aplicativo Fujifilm Camera Application para transferir dados para smartphones e redes sociais. Totalmente recomendada!
27mm f/2.8 pancake
   Além da nova câmera, foram lançadas duas objetivas, uma delas é a pancake XF 27mm f/2.8 (equivalente a 41mm) que possui abertura mínima f/16; diafragma circular de 7 lâminas; não possui estabilização; sua construção interna é de 7 elementos (1 asférico) em 5 grupos; a distância mínima de foco é de 34cm; o diâmetro de filtro é de 39mm; mede cerca de 6.1x2.3cm e pesa aproximadamente 78 gramas. Estará disponível nas cores prata e preta e custará 450 dólares.
Objetiva de kit que permite grande angular de 24mm
   A XC 16-50mm f/3.5-5.6 OIS (equivalente a 24-75mm) que possui abertura mínima f/22; diafragma circular de 7 lâminas; possui estabilização; sua construção interna é de 12 elementos (3 asféricos e 1 de extra baixa dispersão) em 10 grupos; a distância mínima de foco é de 30cm; o diâmetro de filtro é de 58mm; mede cerca de 6.2x6.5cm e pesa aproximadamente 195 gramas. Estará disponível nas cores prata e preta eainda não possui preço definido.
Usuários destas duas câmeras devem atualizar o firmware para completo funcionamento da objetiva XC 16-50mm
   O leitor mais atento deve ter percebido uma diferença na nomenclatura, pois todas as objetivas Fujinon para este sistema, até então, possuíam a sigla XF à frente e agora a 16-50mm traz a sigla XC. Isto deve ocorrer porque está é a primeira lente para este sistema sem anel de abertura, pois a Fuji X-M1 controla a abertura eletronicamente. Atenção usuários de Fuji X-Pro1 e X-E1: para habilitarem o controle eletrônico de abertura nestas câmeras é preciso instalar o firmware mais recente (2.05 para X-Pro1 e 1.06 para X-E1).

24 de junho de 2013

Leica X Vario, compacta zoom com sensor APS-C

   Na semana passada a Leica lançou a primeira câmera compacta com sensor APS-C e uma objetiva zoom. Até então todas as compactas com sensor APS-C possuíam objetivas de distância focal fixa, como as citadas no comparativo que foi ao ar na semana passada: Fuji X100s, Leica X2, Nikon A, Ricoh GR e Sigma DP1 Merrill. Agora perde-se a praticidade (não cabe no bolso) e ganha-se em versatilidade (aliando qualidade e zoom).
O design retrô inconfundível não poderia deixar de estar presentes na Leica X Vario
   A Leica X Vario é equipada com sensor CMOS de 16.2MP (APS-C com resolução total de 16.5MP); sua objetiva com 2.5x de zoom cobre distância focal entre 28-70mm com abertura f/3.5-6.4 e macro de 30cm; não possui estabilização; sensibilidade ISO 100-12500; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; modo contínuo de 5fps; fotografa em RAW; o alcance do flash é de até 16 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 30 fps em formato MP4 e som estéreo; e sua bateria é capaz de fazer cerca de 350 fotos por carga.
Reparem como a lente é bem extensa com dois grandes anéis de zoom e foco
   A Leica X Vario é chamada de Leica Mini M na nova nomenclatura adotada pela fabricante assim como a  Leica X2 é a Leica Micro M, a Leica D-LUX6 é a Leica Nano M e a Leica M propriamente dita mantém a mesma nomenclatura dentro de uma espécie de hierarquia. Atenção para a disposição dos controles manuais que facilitam tudo com dois dials dedicados, um para tempo de exposição e outro para abertura, além dos anéis de zoom e foco presentes na lente e um botão dedicado para ISO, ou seja, nada de acessar menu, tudo ao alcance de seus dedos. Ou dos dedos de quem pode chegar perto de uma câmera dessa...

O painel traseiro é bem limpo e não necessita de muitos botões já que usa-se muitos dials e anéis
   Opinião do blogueiro: Só pelo pioneirismo já vale muito a pena essa câmera, é a primeira compacta com sensor APS-C e objetiva zoom mas também tem a qualidade Leica que dispensa comentários. Agora ela faz vídeos, diferente da Leica X2 que é praticamente a mesma câmera mas com uma objetiva de distância focal fixa. Recomendada apenas para quem é rico e pode pagar a bagatela de 2.850 dólares!
   ERRATA: A primeira câmera compacta com sensor APS-C e objetiva zoom foi a Sony R1 no ano de 2005.
Vejam como fica a câmera com o protetor de couro
E o site The New Camera fez um apanhado dos caros acessórios oficiais para a já cara Leica X Vario, vale pela curiosidade. E acho que só pela curiosidade mesmo...

  • Parassol - 140 dólares
  • Grip de mão - 160 dólares
  • Bolsa de couro, cores marrom e preta - 240 dólares, cada
  • Protetor de couro, cores marrom e preta (envolve apenas a parte de baixo e as laterais, permitindo o uso da câmera com ele) - 140 dólares, cada
  • Alça de pescoço em couro, cores marrom e preta - 125 dólares, cada
  • Alça de mão em couro, cores marrom e preta - 110 dólares, cada
   Doloroso, não?

22 de junho de 2013

Workshop no Rio de Janeiro

O que todo fotógrafo precisa saber!


- Montagem de portfólio;

- O equipamento certo para cada tipo de evento (com Rodrigo Jordy do Foto Fácil );

- Usando as redes sociais a seu favor;

- Como montar seu estúdio ou escritório de fotografia;

- Direito autoral e uso de imagem (com Wagner Mendes, advogado e fotógrafo);

- Marketing para fotógrafos;



Dia:06/07/13

Horário: 9:00 às 14:30

Investimento: R$ 60,00


Local: Estúdio Bem - me - Quer - Unidade Tijuca
Rua Conde de Bonfim, 344 / 410 -  bloco 2 - Tijuca / RJ


VAGAS LIMITADAS!


Inscrições e informações: 21 - 7415.7569 / 8315.9394 / 2596.2579
ou através do nosso email: grandeangularfoto@gmail.com

19 de junho de 2013

Comparativo entre compactas com sensor APS-C

   Salvo a Sony RX1, que é uma exceção por ser a única compacta no mundo com sensor Full-Frame, estas são as 5 melhores câmeras compactas que existem no mercado. São muito caras, consideradas câmeras de nicho, para público bem reduzido, e não são nada versáteis, pois suas lentes possuem distância focal fixa mas termina sendo a combinação perfeita entre lente e sensor para uma qualidade fora do comum. As câmeras são Fuji X100s, Leica X2, Nikon A, Ricoh GR e Sigma DP1 Merrill*. Simplesmente a nata da fotografia digital em câmeras compactas.
Fuji X100s
Fuji X100s Leica X2 Nikon A Ricoh GR Sigma DP1
Resolução efetiva 16.3 16.2 16.2 16.2 15.4
Distância focal** 35mm 36mm 28mm 28mm 28mm
Abertura 2.0 2.8 2.8 2.8 2.8
Macro 10 cm 30 cm 10 cm 10 cm 20 cm
Sensibilidade ISO 100-25600 100-12500 100-25600 100-25600 100-6400
Modo contínuo 6 fps 5 fps 4 fps 4 fps 4 fps
Tempo de exposição máximo 30 segundos 30 segundos 30 segundos 30 segundos 30 segundos
Tempo de exposição mínimo 1/4000s 1/2000s 1/2000s 1/4000s 1/2000s
Vídeos Full HD 60 fps Não faz*** 30 fps 30 fps Não faz***
Número-guia flash interno 4.5 5.0 6.0 5.4 Não possui
LCD 2.8 polegadas 2.7 polegadas 3 polegadas 3 polegadas 3 polegadas
Capacidade da bateria 330 fotos 450 fotos 230 fotos 290 fotos 180 fotos

Leica X2
* A Sigma possui 3 câmeras compactas com sensor APS-C e a DP1 Merrill foi escolhida pois possui a distância focal mais adequada para o comparativo.
** A distância focal já é a equivalente a 35mm.
*** As Sigma DP1, DP2 e DP3 só fazem vídeos VGA com taxa de 30 fps, não fazem HD nem Full HD. A Leica X2 não faz nenhum tipo de vídeo.
Nikon A
   Os preços delas merecem um parágrafo a parte pois algumas delas possuem valores estratosféricos, as mais baratas (Sigma DP1 e Ricoh GR) custam módicos 800 dólares! A Nikon A custa 1100 dólares, a Fuji X100s custa 1300 dólares e a Leica X2 custa "apenas" 2 mil dólares.
Ricoh GR
   Reparem nas particularidades de algumas câmeras: a Fuji X100s possui uma lente com ângulo muito fechado, porém é a mais clara com abertura f/2.0 e é a única que faz vídeos Full HD com taxa de 60fps. A Sigma DP1 é a única que não possui flash interno, só faz vídeos VGA e seu ISO só vai até 6400. A Leica X2 possui uma lente com ângulo muito fechado e um macro muito limitado de 30cm, mas sua bateria é capaz de absurdos 450 cliques com uma única carga e não faz vídeos. Ricoh GR e Nikon A são as que mais se aproximaram de um padrão, são bem parecidas e com especificações dentro de uma média, sem ressalvas. Nenhuma delas possui estabilizador óptico.
Sigma DP1 Merrill
    Agora que já sabem quais são as melhores câmeras compactas do mercado, estão esperando o que para irem às compras? Já aviso que os preços delas raramente baixam...

17 de junho de 2013

Pentax Q7, compacta premium com lentes intercambiáveis

   A Pentax já havia lançado em 2011 a Pentax Q e em fevereiro deste ano a Pentax Q10 que, na prática, são a mesma câmera mas a Q10 possui 100 opções de personalização de cores e elas possuíam o tradicional sensor de câmera compacta medindo 1/2.3 de polegada. Agora a empresa japonesa lança mão de um sensor mais robusto, com 1/1.7 de polegada, como a maioria das compactas premium mas com a mesma baioneta Q usada anteriormente. Isto deve acarretar algumas discrepâncias pois o fator de corte muda, diminui o alcance o favorece os ângulos mais abertos, é importante observar isso na hora de comprar as objetivas. Mas não aqui no Brasil, né? Afinal a Pentax nos esqueceu completamente...
Pequena Pentax Q7 e sua lente que parece um brinquedo/Imaging-Resource
   A Pentax Q7 é equipada com sensor CMOS com 12.4MP de resolução (1/1.7 de polegada com 12.76MP de resolução total); possui estabilização no sensor; produz fotos nas proporções 3:2, 4:3, 16:9 e 1:1 além de arquivos RAW; sensibilidade ISO 100-12800; o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos incluindo modo bulb; modo contínuo de até 5fps limitado a 5 imagens ou 1.5fps limitado a 100 imagens; o alcance do flash é de até 7 metros em ISO 200 e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som mono; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 250 fotos.
As 120 combinações possíveis de cores da Pentax Q7/Ephotozine
   Atenção para a distância focal e equivalência em 35mm das lentes para os modelos Q10 e Q7:

  • Pentax 01 Standard Prime 8.5mm f/1.9 /47mm /39mm
  • Pentax 02 Standard Zoom 5-15mm f/2.8-4.5 /27.5-83mm /23-69mm
  • Pentax 03 Fisheye 3.2mm f/5.6 /17.5mm /15mm
  • Pentax 04 Toy Lens Wide 6.3mm f/7.1 /35mm /29mm
  • Pentax 05 Toy Lens Telephoto 18mm f/8.0 /100mm /83mm
  • Pentax 06 Telephoto Zoom 15-45mm f/2.8 /83-249mm /69-207mm
  • Pentax 07 Mount Shield Lens 11.5mm f/9.0 /63mm /53mm
Kit com a Pentax Q7 e as sete objetivas disponíveis/Akihabara News
   Opinião do blogueiro: Muitos acham estranho uma câmera tão pequena, com senor também pequeno e lentes igualmente pequenas intercambiáveis mas a verdade é que esse negócio faz muito sucesso no Japão. Todo tipo de sistema de lente intercambiável faz sucesso por lá e o foco da Pentax é bem esse, o problema é que, apesar de tudo, esse sistema não é barato. Acredito que nunca vai chegar ao Brasil, mas se chegasse eu recomendaria pois existe um adaptador para se usar as grandes objetivas da baioneta K das reflex Pentax nesta camerazinha.
Adaptador para uso de objetivas da baioneta K nas câmeras do sistema Pentax Q
   A Pentax Q7 pode ser personalizada e há 120 combinações de cores disponíveis no site da Pentax. Ela estará disponível no mercado a partir de agosto ao custo de 500 dólares com a objetiva 02 Standard Zoom. O adaptador para uso de objetivas da baioneta K custa 250 dólares.

14 de junho de 2013

Pentax K50 e K500 a caminho

   A Pentax usou, nestes lançamentos recentes, uma estratégia que ilustra bem e simplifica a diferença entre uma câmera reflex de entrada e uma de nível intermediário, lançou as duas ao mesmo tempo e com as mesmas especificações, mas com uma diferença crucial: uma delas possui selamento contra respingos, poeira e baixas temperaturas, e a outra não. Isso facilita bastante para percebermos que nem sempre uma câmera de nível superior te dará uma melhor qualidade de imagem mas uma melhor condição de trabalho, algo que diferencie o uso profissional do amador.
As 120 opções de personalização da Pentax K50
   As Pentax K50 e K500  são equipadas com sensor CMOS de 16.3MP (APS-C com 16.5MP de resolução total); possuem 11 pontos de autofoco; possuem estabilização no seu sensor; o tempo de exposição varia entre 1/6000 e 30 segundos com sincronia de flash a 1/180; sensibilidade ISO 100-51200; modo contínuo de até 6fps limitados a 30JPEG e 8 RAW ou 3fps em JPEG ilimitados e 10 RAW; fazem vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som mono; o alcance do flash é de até 12 metros em ISO 100; seu monitor LCD  mede 3 polegadas; e são alimentadas por bateria com capacidade para cerca de 480 fotos por carga mas pode ser adquirido separadamente um adaptador para 4 pilhas AA com capacidade para até 1250 fotos.
Pentax K50 segue o padrão tradicional de design da marca
 A Pentax K50 pode ser personalizada no site da fabricante com 120 combinações de cores, o que já vem se tornando uma marca registrada. Estará disponível a partir de julho ao custo de 700 dólares/corpo, 800 dólares/kit com 18-55mm e 880 dólares/kit com 18-55mm e 50-200mm e as duas objetivas incluídas nestes kits possuem o mesmo selamento do corpo. A Pentax K500 também estará disponível a partir de julho na cor preta ao custo de 600 dólares/kit com 18-55mm e 700 dólares/kit com 18-55mm e 50-200mm. Não há personalização de cor, a princípio, para a K500.
Característica cor verde no botão dedicado a vídeos
   Opinião do blogueiro: Como reflex de entrada, a Pentax K500 me parece à frente da concorrência. Tivesse a Pentax um mínimo de representatividade no Brasil, certamente seria recomendada a todos que querem ter seu primeiro contato com uma reflex, mas não é bem assim. Bem, recomendada a quem pode comprar no exterior as lentes e acessórios para ela. A K50 não tem tanta folga assim, a concorrência é pesada mas os preços são atraentes e por ser selada e já conter estabilização no corpo briga de gual para igual e é também recomendada a quem pode comprar com frequência no exterior.

12 de junho de 2013

Samsung S4 Zoom, o primeiro smartphone com zoom óptico

   Depois da Samsung Galaxy Camera que era uma câmera com smartphone embutido, agora ela investe no contrário: um verdadeiro smartphone com uma câmera acoplada, a Samsung S4 Zoom. Uma câmera mesmo, com zoom óptico e tudo! A base do aparelho é uma mistura do smartphone Galaxy S4 Mini e da câmera Samsung WB30F com uma única diferença: a troca do sensor CCD por um CMOS e, consequentemente, os vídeos passam de HD para Full HD. Conta com sistema operacional Android 4.2.2 (Jelly Bean), conexões wi-fi, 3G, 4G, NFC, GPS, GLONASS, bluetooth e infravermelho, além de memória interna de 8gb expansível por cartão micro SD.
Na frente é um smartphone comum da Samsung
   As especificações da Samsung S4 Zoom: é equipada com sensor CMOS de 16.2MP (1/2.3 de polegada com 16.6MP de resolução total); sua objetiva com 10x de zoom cobre distância focal entre 24-240mm com abertura f/3.1-6.3; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-3200; o alcance do flash é de até 3.5 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som estéreo; a tela AMOLED mede 4.3 polegadas e a bateria é de 2330mAh.
Atrás revela-se uma câmera compacta como a Samsung WB30F
   Mais um diferencial deste aparelho é o acionamento de zoom por meio de um anel ao redor da lente, bem prático e melhor do que o acionamento por botões ou alavancas da maioria das compactas convencionais. Não há informações oficiais de preços e o Samsung S4 Zoom deve estar disponível no mercado a partir de julho na Rússia e no terceiro trimestre nos EUA.

Fonte: Meio Bit

10 de junho de 2013

Nova objetiva Canon EF-M 11-22mm

   O sistema mirrorless da Canon foi o último a ser apresentado e ainda está engatinhando no mercado, esta é a apenas a terceira objetiva criada para este sistemas, as outras são a básica 18-55mm f/3.5-5.6 e a pancake 22mm f/2.0. Todas elas, inclusive essa que irei falar hoje, são dotadas do novo sistema de focagem STM que possui motor passo a passo. Neste sistema já há uma objetiva zoom básica, uma prime e, agora, uma super grande-angular. Ainda não há nenhuma tele mas é possível que surja até o fim do ano para tornar este sistema (que até agora não mostrou grandes atrativos em relação à concorrência) um pouco mais completo.
É a única lente atual da Canon com diâmetro de 55mm para o filtro
   A Canon EF-M 11-22 f/4.0-5.6 IS STM (equivalente em 35mm a aproximadamente 18-35mm) possui abertura mínima f/22-32; diafragma de 7 lâminas; possui estabilizador de 3 pontos; sua construção interna é de 12 elementos em 9 grupos; a distância mínima de foco é de 15cm; o diâmetro do filtro é de 55mm; mede cerca de 6.1x5.8cm e pesa aproximadamente 220 gramas. Só foi anunciada na Europa com previsão de disponibilidade para julho ao custo de 380 libras/450 euros.

6 de junho de 2013

Leica X2

   Todos sabemos que a Leica é a maior grife atual da fotografia e, por isso mesmo, suas câmeras são absurdamente caras. A qualidade óptica de suas lentes é inquestionável mas, ainda assim, seus preços são desproporcionais. E a câmera que mostrarei hoje aqui não é diferente, é excepcional mas o custo dela é fora da realidade para meros mortais como o blogueiro que vos escreve.
Várias edições especiais da Leica X2
   A Leica X2 é equipada com sensor CMOS de 16.2MP (APS-C com resolução total de 16.5MP); sua objetiva é de 36mm com abertura f/2.8 e macro de 30cm; possui estabilização apenas digital; sua sensibilidade ISO 100-12500; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; modo contínuo de 5fps; fotografa em RAW; o alcance do flash é de até 2 metros e possui sapata para flash externo; não faz vídeos; e sua bateria é capaz de fazer 450 fotos por carga.
Controles de abertura e ISO por meio de dials
    Alguns itens já chamam logo a atenção como o macro de 30cm que poderia ser justificado pelo sensor grande mas a concorrência possui um macro superior, aliás, bem superior. Não faz vídeos, se bem que eu acho que câmera fotográfica pra fazer foto mesmo, vídeo é paliativo. E o desempenho absurdo da bateria de 450 fotos por carga, é espantoso.
Controles simples mas que devem dar a agilidade necessária para cliques rápidos
   Opinião do blogueiro: câmera recomendada apenas para quem quer (e pode ter) uma Leica. Não é nada versátil pois sua lente de 36mm possui um ângulo muito fechado e o macro de 30cm é um destaque negativo. A falta de estabilização óptica não chega a ser um problema pois trata-se de uma câmera leve e sem zoom. O custo é de 2 mil dólares.

4 de junho de 2013

Mural maio/2013

   Início de mês sempre tem aqui no blog uma galeria com fotos dos leitores enviadas no mês anterior e de todas as galerias até hoje, posso garantir que esse foi o mês mais difícil. Haviam umas 20 fotos em condições de fazer parte da galeria mas eu peço sempre que deixem os dados EXIF na foto, é uma forma de avaliar e escolher as fotos e muitas não tinham esses dados, o que terminou facilitando um pouco mais a escolha. Para sua foto ter chance de fazer parte da galeria basta apenas enviar suas fotos para o nosso grupo no Flickr, mais nada!

Aldo Alighieri usando Canon T4i + 18-135mm
Folia no Rio
Composição interessante com os violões em círculo

Guto Queiroz usando Canon 5D Mark II + 24-105mm
IMG_5004
Momento perfeito do surfista comandando a onda

Bruno Neptuno usando Nikon D3100 + 18-55mm
This is Rio - Leblon - Brazil
Vista maravilhosa da cidade do Rio contemplada por vários felizardos

Raphael Mendes Motta usando Canon G12
Amsterdam
Ponto de fuga e bela iluminação nessa paisagem

Marcelo Carvalho usando Sony HX9
Centro de Tradições Nordestinas, carinhosamente chamada de "Feira dos paraíbas"_Rio de Janeiro
O espaço mais nordestino do Rio de Janeiro

Marcelo Seixas usando Canon 7D + 24-70mm
Série "Bailarinas Outdoor"
Momento incrível em que as pernas formam uma linha como se fossem uma só

Bruno Acosta usando Canon T3 + Sigma 10-20mm
Em algum lugar de Bom Jardim da Serra SC.
O destaque aqui vai para o céu estrelado

Gláucia Guarino usando Sony HX1
Volterra, Italy, 2013.
Aparência de foco soft deu um toque especial à foto

Fmanta usando Nikon P520
Nikon P520
Problema social do nosso país

GuilhermeGMP usando Sony HX30
Brasa ember
Aqui a luz foi bem trabalhada, sem estourar

Foto mais votada na Fanpage do blog: André Bastos usando Canon T3i + 18-135mm
Sem título

Segundo lugar na fanpage do blog: Santini Iskra usando Canon T3 + 18-55mm


   Estatísticas e curiosidades do mural:

  • Das 12 fotos na galeria, 7 foram feitas com câmeras reflex e 5 com câmeras compactas
  • A marca mais usada foi a Canon (7 vezes), seguida por Sony (3 vezes) e Nikon (2 vezes)
  • O modelo de câmera mais usado (e único repetido) foi a Canon T3 ( vezes)
  • O único modelo de lente repetido foi a Canon 18-135mm
  • Duas fotos internacionais, a do Raphael na Holanda e da Gláucia na Itália
  • Primeira vez que tem close de carvão em brasa
  • Já vi esse cachorro antes...

Related Posts with Thumbnails