25 de junho de 2013

Novas Fuji X-M1 e objetivas XF 27mm e XC 16-50mm

   Como se não bastasse a Fuji fazer as câmeras com design retrô mais lindas que existem atualmente, ela agora consolida seu sistema como um dos mais seguros e confiáveis. O uso do sensor baseado no mesmo que equipa a espetacular X-Pro1 sem o filtro "low pass" é uma grande prova disso, a Fuji segue o ditado "em time que está ganhando não se mexe". Mas isso foi apenas referente ao sensor, há algumas diferenças significativas que veremos agora.
As 3 versões desta linda câmera
   A Fuji X-M1 é equipada com sensor CMOS de 16.3MP (APS-C com resolução total de 16.5MP); possui 49 pontos de autofoco; sensibilidade ISO 100-25600; tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos, incluindo modo bulb de até 1 hora e sincronia de flash em 1/180; modo contínuo de 5.6fps limitado a 30 JPEG ou 10 RAW, e 3fps limitado a 50 JPEG ou 10 RAW; possui wi-fi; seu flash pop-up alcança até 7 metros em ISO 200 e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD inclinável mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 350 fotos por carga.
Os dials ficam todos no lado direito facilitando a operação
   Reparem que, diferente do que usualmente ocorre com as câmeras Fuji, desta vez ela fornece a informação da resolução total de seu sensor. Não que tenha feito tanta diferença assim (de 16.3 para 16.5MP) mas é a informação que deve ser levada em conta na hora de calcular a densidade de megapixels deste excelente sensor. Agora há um monitor LCD inclinável tornando esta câmera mais completa e os preços desta câmera que estará disponível no exterior a partir da última semana de julho são bem mais "reais" do que suas irmãs mais velhas: 700 dólares o corpo e 800 dólares o kit com a nova objetiva XC 16-50mm f/3.5-5.6 OIS que falarei ainda nesta postagem. A câmera estará disponível nas cores marrom/prata, preta/prata e totalmente preta.
Inclusão de monitor LCD inclinável foi providencial
   Opinião do blogueiro: Não tem como não elogiar esta câmera que traz um dos melhores (senão o melhor) sensor usado em câmeras mirrorless com um preço bem mais acessível. As especificações estão dentro da média e a lente 16-50mm que vem inclusa deve fazer diferença pois permite uma grande angular de 24mm incomum tanto em câmeras mirrorless quanto em reflex de sensor APS-C (a colega Helena lembrou bem que a Olympus OM-D EM-5 também possui uma lente do kit com essa grande angular mas em um sensor 4/3). Possui conversão de arquivo RAW na própria câmera; o wi-fi permite envio de fotos direto para um computador mas há a necessidade de baixar o aplicativo Fujifilm Camera Application para transferir dados para smartphones e redes sociais. Totalmente recomendada!
27mm f/2.8 pancake
   Além da nova câmera, foram lançadas duas objetivas, uma delas é a pancake XF 27mm f/2.8 (equivalente a 41mm) que possui abertura mínima f/16; diafragma circular de 7 lâminas; não possui estabilização; sua construção interna é de 7 elementos (1 asférico) em 5 grupos; a distância mínima de foco é de 34cm; o diâmetro de filtro é de 39mm; mede cerca de 6.1x2.3cm e pesa aproximadamente 78 gramas. Estará disponível nas cores prata e preta e custará 450 dólares.
Objetiva de kit que permite grande angular de 24mm
   A XC 16-50mm f/3.5-5.6 OIS (equivalente a 24-75mm) que possui abertura mínima f/22; diafragma circular de 7 lâminas; possui estabilização; sua construção interna é de 12 elementos (3 asféricos e 1 de extra baixa dispersão) em 10 grupos; a distância mínima de foco é de 30cm; o diâmetro de filtro é de 58mm; mede cerca de 6.2x6.5cm e pesa aproximadamente 195 gramas. Estará disponível nas cores prata e preta eainda não possui preço definido.
Usuários destas duas câmeras devem atualizar o firmware para completo funcionamento da objetiva XC 16-50mm
   O leitor mais atento deve ter percebido uma diferença na nomenclatura, pois todas as objetivas Fujinon para este sistema, até então, possuíam a sigla XF à frente e agora a 16-50mm traz a sigla XC. Isto deve ocorrer porque está é a primeira lente para este sistema sem anel de abertura, pois a Fuji X-M1 controla a abertura eletronicamente. Atenção usuários de Fuji X-Pro1 e X-E1: para habilitarem o controle eletrônico de abertura nestas câmeras é preciso instalar o firmware mais recente (2.05 para X-Pro1 e 1.06 para X-E1).

8 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaaaaaah, gracinhaaaaaaaaaaaaaaaassssss!!!
    Mas o que vc quis dizer com "a única lente de kit que permite uma grande angular de 24mm tanto em câmeras mirrorless quanto em reflex de senro APS-C"? A m.zuiko 12-50mm que vem no kit da OM-D tbém é equivalmente a 24mm.
    A não ser que eu tenha entendido errado a sua colocalção, rs.
    Mas AMEI essas Fuji aí.Vi isso ontem, através de um link que vc mesmo colocou na postagem de ontem.
    como agora estou investindo em olympus, não valeria à pena começar do zero (pelo menos não agora), mas pra quem tá pensando em adentrar no maravilhoso mundo das mirrorless, essa fuji com certeza é uma baita aquisição!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui eu que errei, Helena! Pensei que era 14-50mm a lente do kit da OM-D, vou mudar a informação. Valeu!

      Excluir
  2. A Fuji está andando a passos largos no mundo mirrorless. A escolha pelo sensor APS-C foi mais um acerto. Por mais que o sensor 4/3 tenha evoluído muito, não deixa de comprometer mais ainda o controle sobre profundidade de campo. E esse sistema X da Fuji tem conseguido lentes bem compactas, além da beleza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a distância focal, vale lembrar que a Sony lançou uma 16-50mm powerzoom junto com a NEX-6 no ano passado.

      Excluir
  3. Olá Rodrigo.
    Olha, andei vendo as postagens mas não comentado muito. Mas agora quero uma opinião.
    Vamos para os EUA em setembro http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com.br/ e vamos querer trazer algo de lá. Tenho a opção de comprar uma D90 aqui, mas o que sugere?
    Reflex, até 2 mil dolares.
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vai aos EUA então não compre nada aqui, deixe para comprar lá. Não conheço bem os trâmites da alfândega quanto a equipamentos comprados no exterior mas como você está acostumado a viajar saberá como proceder.

      Com 2 mil dólares pode comprar coisa muito boa e partindo do princípio que orá comprar uma Nikon, recomendo este kit: Nikon D7000 só o corpo e Tamron 18-270mm PZD. Com o resto do dinheiro compre uma bateria extra, filtros UV e polarizador Hoya de 62mm e creio que ainda assim não chegue aos 2 mil dólares.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails