6 de junho de 2013

Leica X2

   Todos sabemos que a Leica é a maior grife atual da fotografia e, por isso mesmo, suas câmeras são absurdamente caras. A qualidade óptica de suas lentes é inquestionável mas, ainda assim, seus preços são desproporcionais. E a câmera que mostrarei hoje aqui não é diferente, é excepcional mas o custo dela é fora da realidade para meros mortais como o blogueiro que vos escreve.
Várias edições especiais da Leica X2
   A Leica X2 é equipada com sensor CMOS de 16.2MP (APS-C com resolução total de 16.5MP); sua objetiva é de 36mm com abertura f/2.8 e macro de 30cm; possui estabilização apenas digital; sua sensibilidade ISO 100-12500; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; modo contínuo de 5fps; fotografa em RAW; o alcance do flash é de até 2 metros e possui sapata para flash externo; não faz vídeos; e sua bateria é capaz de fazer 450 fotos por carga.
Controles de abertura e ISO por meio de dials
    Alguns itens já chamam logo a atenção como o macro de 30cm que poderia ser justificado pelo sensor grande mas a concorrência possui um macro superior, aliás, bem superior. Não faz vídeos, se bem que eu acho que câmera fotográfica pra fazer foto mesmo, vídeo é paliativo. E o desempenho absurdo da bateria de 450 fotos por carga, é espantoso.
Controles simples mas que devem dar a agilidade necessária para cliques rápidos
   Opinião do blogueiro: câmera recomendada apenas para quem quer (e pode ter) uma Leica. Não é nada versátil pois sua lente de 36mm possui um ângulo muito fechado e o macro de 30cm é um destaque negativo. A falta de estabilização óptica não chega a ser um problema pois trata-se de uma câmera leve e sem zoom. O custo é de 2 mil dólares.

11 comentários:

  1. Poxa Rodrigo, que câmera cara, e nem faz vídeo. Macro de 30 centímetro, mesmo se eu tivesse condições eu não pagaria acho um absurdo esse valor pra essa câmera.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, conheci seu blog hoje e já li bastante... muito bom, parabéns!
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta, quero comprar uma canon para registrar uma viagem especial. estou perdida em duvidas entre a praticidade da compacta sx260 e o otimo zoom da sx500. a contar que estou encontrando a sx260 a 1200 reais e a sx500 a 1100 a dúvida só cresce rs... o que vc me diz???
    desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem a SX260 (ou a SX240 se não fizer questão do GPS) é bem melhor que a SX500. Agora, se o longo alcance da SX500 é mais importante ou não, só você mesma pode responder.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Muitissimo obrigada...
      Sua dica foi será muito bem aproveitada, acho que a sx240 vai me atender melhor além de ser mais em conta também. Como o objetivo e registrar apenas a viagem, ou seja, pessoas e lugares a qualidade da imagem me atrai mais que o alcance. Obrigada, vou explorar mais seu blog. abraços

      Excluir
  3. A única Leica que me atrai hoje em dia é a M, caso eu tivesse grana sobrando. Há também a série S de médio formato que parece ser excepcional. Mas, quando parte para as compactas, a Leica parece estar apenas querendo vender a sua grife. Para mim, a maior limitação da X2 não é nem os 36mm fixos, pois é uma distância focal bastante versátil para uma lente fixa, mas sim os 1/2000 de velocidade máxima de obturador - isso limita muito o uso de grandes aberturas. Acho que a Fujifilm x100s, por exemplo, é uma melhor opção e mais em conta para quem busca uma câmera desse tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então espere que já tem um comparativo quase pronto entre essas compactas com sensor APS-C, em alguns dias deve ir ao ar aqui no blog.

      Excluir
  4. Vc pode me tirar uma dúvida? Qual a melhor câmera: nikon D3100 OU t3i da canon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas estão no mesmo nível, no final das contas vai valer mais a ergonomia de cada uma, a posição dos controles, com qual você se adaptar melhor. Seria bom poder testar as duas juntas e ver qual fica melhor na sua mão.

      A Nikon D3100 tem algo que pode ser considerado desvantagem que é a falta de motor de foco. Com isso, se você quiser fazer foco automático terá que usar lentes com seu próprio motor de foco mas acho bem mais interessante aprender a fazer foco manual, independente de qual lente esteja usando.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Pois é, fiz um comparativo com essas compactas sem zoom mas por enquanto não dá pra colocar no ar, falta apresnetar mais uma aqui no blog :p

      E pensar que tem gente que gasta uma fortnua nisso...

      Excluir

Related Posts with Thumbnails