27 de junho de 2013

As espetaculares Sony RX100 II e RX1R

   Se a Sony RX100 já foi (ainda é) uma câmera sensacional, imaginem sua sucessora com algumas atualizações muito bem-vindas? São apenas alguns penduricalhos, tecnicamente não mudou grande coisa na Sony RX100 II, mas pra que mudar o que deu tão certo? Pelo menos no que diz respeito à qualidade óptica da sua antecessora, a Sony apostou no jargão "em time que está ganhando não se mexe". O mesmo aconteceu com a Sony RX1R e, nesse caso, de forma mais conservadora ainda pois a Sony acertadamente não mexeu na estrutura da mais poderosa compacta de todos os tempos, a não ser por um pequeno detalhe que vocês verão...
Esteticamente quase nada mudou nas duas câmeras
   A Sony RX100 II é equipada com sensor CMOS de 20.2MP (1 polegada com 20.9MP de resolução total); sua objetiva Carl Zeiss Vario Sonnar T* com 3.6x de zoom cobre distância focal entre 28-100mm cm abertura f/1.8-4.9 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos, incluindo modo bulb; sensibilidade ISO 100-25600; modo contínuo de 10fps limitado a 12 imagens JPEG; o alcance do flash é de até 15 metros em ISO AUTO e possui sapata para flash externo; possui wi-fi e NFC, e produz arquivos RAW; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD e som estéreo; seu monitor LCD inclinável mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para até 350 fotos por carga. Estará disponível a partir do final de julho ao custo de 750 dólares.
Inclusão de monitor LCD inclinável era uma das poucas coisas que faltava à RX100 Mark II
   Opinião do blogueiro: Como se vê, os grandes atrativos são a inclusão de wi-fi nativo, sapata para flash externo e um monitor LCD inclinável. O primeiro é uma tendência no mundo atual de conectividade a todo momento, o segundo dá um ar mais profissional à câmera e condizente com a condição de compacta premium, e o terceiro pode ser uma necessidade em situações de ângulo desfavorável. A objetiva clara aliada ao sensor de 1 polegada prometem bom desempenho sob baixa luminosidade e maior facilidade para fotos com fundo desfocado. Foi mantido o anel de controle personalizável que também está se tornando uma tendência nas compactas premium. Vale lembrar que o macro de 5cm é muita coisa para um sensor de 1 polegada. Bola dentro da Sony! Recomendada na data desta postagem.
O anel personalizável de funções continua na RX100 Mark II
   A Sony RX1R é equipada com sensor CMOS de 24.3MP (Full Frame com 24.7MP de resolução total)sua objetiva Carl Zeiss Vario Sonnar T* possui distancia focal fixa em 35mm com abertura f/2.0 e macro de 25cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-102400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos incluindo modo bulb; modo contínuo de até 5fps; o alcance do flash é de até 6 metros e possui sapata para flash; produz arquivos RAW; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD e som estéreopossui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 270 fotos por carga. Estará disponível no final de julho ao custo de 2.800 dólares.
Talvez só falte um monitor LCD articulável à Sony RX1R 
   Opinião do blogueiro: As especificações são praticamente as mesmas da sua antecessora, há apenas uma única diferença que é a ausência do já famoso filtro "anti-aliasing". Para entender melhor do que se trata, há uma explicação bem simples aqui. De resto, mantiveram tudo que fez sucesso na primeira, e até agora única, compacta com sensor Full-Frame. Reparem no absurdo ISO 102400 que, por ser usado em uma câmera com sensor full-frame, deve resultar em imagens  bastante aceitáveis. Outra bola dentro da Sony, totalmente recomendada na data desta postagem para quem puder pagar por ela...
A robusta lente da RX1R com anéis de foco e abertura

12 comentários:

  1. Estas duas câmeras mostram que a Sony entende do riscado, mas prefere ficar "queimando o sensor" na linha de baixo com resoluções absurdamente absurdas (com o perdão da redundância). Tivesse uma grana sobrando, acho que investiria na RX100 pela versatilidade da lente de range variável e o sensor maior que a média da concorrência. Se bem que, a Canon G1X e aquela Leica X...
    O que importa é que se percebe uma coisa: quando muita gente apostava na morte das compactas pela sua repetição, eis que as fabricantes reinventam o setor de câmeras para fotógrafos amadores (avançados ou não) e a coisa fica interessante. Feliz de quem tem tantas opções a sua escolha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edinho, escrevi um artigo exatamente sobre esse seu último parágrafo para uma revista. Ficou muito grande pra colocar aqui no blog mas vou ver se consigo editar (o que acho muito difícil) ou colocar aqui em duas partes. Parece que chegamos a conclusões bem parecidas quanto a isso.

      Excluir
  2. Olá Rodrigo!
    Boa matéria essa, poderia sim colocar em duas ou três partes a matéria da revista?!
    Valeu!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar, senão coloco o link da matéria que saiu na revista na fanpage do blog no facebook.

      Excluir
    2. É isso aí! Compartilhe-o conosco!

      Excluir
  3. Belíssimas máquinas, Rodrigo. Mas a segunda, por 2,8 milhas verdes, acho que eu estou ficando mais pobre a cada dia que passa... rsrsrs

    No mais, gostaria de ter acesso ao texto a que você se referiu, mas não tenho Facebook. Você consegue publicar o texto ou o link aqui no seu blog?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, fiz uma pesquisa na fanpage do blog e, por unanimidade, preferiram esperar o link sair na revista. O problema é que não sei quando esse artigo será divulgado no site da revista, se demorar muito eu coloco aqui no blog mesmo.

      Excluir
  4. Olá Rodrigo, graças às dicas do seu blog adquiri uma Panasonic TS4 (só para usar em situações que precise de uma câmera a prova d'agua mesmo). Agora tenho um amigo que vai viajar para os EUA e iria pedir para ele trazer uma câmera mais top pra mim. Não queria uma DLSR por causa do tamanho, daí pensei em pegar uma RX100, mas o zoom dela é muito pequeno. Qual vc me indicaria? Que seja compacta e que tenha um zoom legal, mas com qualidade comparável à RX100. Desde já agradeço. Tenho aprendido bastante com seu blog, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que as compactas premium possuem essa alta qualidade justamente por causa do pouco zoom. Como os sensores são maiores, lentes com muito zoom seriam muito grandes e começam a perder nitidez. Nesse caso, não há opções com maior zoom.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  5. Desculpem a ignorância quanto a esta Sony Rx1r, ...seria possível trocar a lente para por uma UGA 16mm, ou pago os U$ 2800 e devo me contentar com a lente fixa 35mm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não é possível já que ela é uma compacta de verdade, apesar do sensor gigantesco, não troca de lente. O que deve dar para fazer é colocar um filtro wide angle que encaixe na rosca da lente, certamente a qualidade de imagem irá cair mas acho válido já que essa câmera tem qualidade de sobra.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails