27 de abril de 2013

Panasonic LF1 mostra que 2013 é o ano das compactas premium

   Está ficando cada vez mais difícil escolher uma compacta premium como próxima aquisição, e essa dificuldade é muito bem-vinda! Durante anos (principalmente entre final de 2009 e início de 2011) este mercado permaneceu estagnado com poucas opções e inovações mas agora há uma fartura, uma enorme variedade não só de modelos de câmeras mas também de novidades e a Panasonic lança uma segunda linha de câmeras premium para se juntar à sua já consagrada série LX.
Design elegante, semelhante ao da Sony RX100
   A Panasonic LF1 é equipada com sensor CMOS de 12.1 MP (1/1.7 de polegada com 12.8 MP de resolução total); sua objetiva Leica com 7.1x de zoom cobre distância focal entre 28-200mm com abertura f/2.0-5.9 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 250 segundos; modo contínuo de 10fps; possui controles manuais, wi-fi e NFC, produz arquivos RAW e fotos em 3D; o alcance do flash é de até 7 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD (ou 30fps em formato MP4) e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 250 fotos por carga.
Anel multi-função ao redor da objetiva
   Conta com recepção wi-fi e a tecnologia NFC que conecta automaticamente a câmera a qualquer dispositivo móvel dotado da mesma tecnologia apenas ao enconstá-los um ao outro. O que pode atrapalhar um pouco é a falta de um monitor sensível a toque para a digitação de eventuais descrições em fotos enviadas diretamente para a grande rede mas este passa a ser um problema pequeno diante de tanta tecnologia e qualidade envolvidas nesta câmera. Ainda possui um viewfinder eletrônico para quem gosta de fotografar como se fosse com uma DSLR e um anel multi-uso ao redor da lente para controlar zoom, abertura, tempo de exposição, ISO e outros penduricalhos.
Novo viewfinder digital com cobertura de 100% da visão
   Opinião do blogueiro: Me parece ser a compacta premium mais completa atualmente no mercado por ter uma faixa de zoom relativamente ampla, modo RAW e conexão wi-fi. O ultra-mega longo tempo de exposição de 250 segundos (sem ser modo bulb) já vem se tornando rotina nas câmeras desta categoria da Panasonic desde a atualização de firmware da LX5. A abertura do diafragma, o macro e a duração da bateria estão dentro de limites muito aceitáveis para uma câmera deste porte, o que tornam uma câmera teoricamente sem defeitos ou falhas aparentes. Estará disponível no exterior a partir de 28 de junho nas cores branca e preta ao custo de 500 dólares. Amplamente recomendada na data desta postagem.

20 comentários:

  1. Respostas
    1. ''o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 250 segundos'' bem legal esse tempo de 250s,bem que a canon deveria seguir os passos da pana e lançar nos futuros modelos tempo de exposição próximo a esses,as vezes os 15s do limite das compactas não adianta muito,já em relação a falta de modo bulb,acho que não vale a pena nas compactas,enquanto não tiver o controle parecido com das dslr,pois nesse modo quando fosse parar a longa exposição as vezes iria balança a câmera prejudicando a foto

      achei esses $500 um pouco caro,pois uma canon t3 com lente 18-55mm custa esses $500 e uma t3i com a lente 18-55mm custa $650 e qualidade dessas 2 dslr é bem superior a esse panasonic lf1,mas claro que gosta de câmera compacta e qualidade boas das fotos essa deve servi

      Excluir
    2. Concordo com a questão do modo bulb, em compactas termina sendo até meio desnecessário.

      Já o valor de 500 dólares é um padrão para praticamente todas as compactas premium, elas sempre possuem esse valor inicial e depois os preços caem. Repare que, proporcionalmente, é a mesma diferença de preço entre uma compacta premium e uma reflex básica aqui no Brasil.

      Excluir
  2. sem querer coloquei como responder a RVBecker

    ResponderExcluir
  3. Velho... vc e teu Blog me ajudaram a comprar uma Câmera em 2010, na época comprei uma Panasonic Superzoom Fz-35... curti muito a câmera... agoro quero dar um passo a mais.. comprar uma de gente grande e quites de lentes e tal... escuto muito bem da D5100... mas escuto tbm que reclamam do video... e ae qual vc indica?!?! ou post aqui do blog!!
    VALEU!!

    PS: desculpe comentar aqui... não achei nenhuma sessão aqui do Blog com pedidos e sugestões!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A D5100 é muito boa e os vídeos parecem ser bem satisfatórios, vale ressaltar que câmeras fotográficas apenas quebram o galho nos vídeos, não dá pra ficar exigindo muito delas.

      Uma única sessão de pedidos e sugestões ficaria gigantesca aqui no blog e difícil de pesquisar, por isso é só usar a caixa de pesquisa do blog no lado esquerdo para encontrar o que procura.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Olá!
    Primeiramente parabéns pelo blog! Mesmo leigo, sou curioso pra caramba com relação a fotografia e normalmente minhas consultas me trazem a esse endereço! =]

    Como não achei nenhuma sessão mais apropriada, vou te pedir uma ajuda por aqui mesmo. Se for possível, eu ia agradecer pra caramba.
    Eu tenho uma viagem marcada pro fim do ano de lua de mel. É lugar de praia, e pelo que eu vi, o filtro polarizador ia dar um "up" e tanto nas fotos! Por ser uma ocasião especial..acho que poderia valer a pena. Mas daí surge a dúvida: por se tratar de alguém totalmente leigo no assunto, gostaria de ter o menor investimentos possível (na faixa de 500, um pouco mais ou menos) e ter uma câmera que fosse possível o uso desse filtro.

    Só existe essa possibilidade em câmeras semi profissionais e nessas compactas premium? Me indicaria alguma solução mais em conta pra leigos no assunto?

    Tenho pesquisado sobre adaptadores de filtros pras compactas e ainda não achei nada de fácil entendimento, e nem viáveis pra essas câmeras digitais mais simples.

    Enfim, fico no aguardo e agradeço desde já!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, o que eu posso dizer é que esse filtro não é tão importante assim, dá pra fazer fotos boas tranquilamente com ele. Até porque, se não souber usar o filtro, as fotos podem terminar ficando piores e o filtro jogado em um canto. Com 500 reais você consegue uma Canon SX150 que dá conta do recado, aumentando um pouquinho o orçamento já dá pra pegar uma SX240 que dá um salto enorme de qualidade.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Então, pela sua experiência, essas duas câmeras que citou seriam o suficiente pra fazer fotos legais em ambientes de praia ainda que nas mãos de leigo em fotografia, e sem o filtro?

      Obrigadão pela ajuda Rodrigo!

      Excluir
    3. Use os modos de cena de acordo com cada situação e as fotos devem ficar bem satisfatórias. Se puder aprender a usar o modo manual já muda bastante, fica bem mais fácil de acertar.

      Excluir
    4. Rodrigo Jordy, concordo plenamente, por causa do blog comprei um canon sx240, e aprendi usar modo manual, além de fotos de qualidade, quase não se precisa usar flash, o que tem deixado minhas fotos bem mais reais,,,Valeu.

      Excluir
    5. A intenção é essa, depender cada vez menos do flash e outros artíficios parendendo a usar corretamente a exposição.

      Excluir
  5. Rodrigo se fosse para comprar uma compacta premium hoje qual voce compraria ?
    Fuji x-20, Panasonic LX-7, ou alguma outra ?
    Obrigado
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de mencionar a RX100 ou a Ricoh GR Premium.

      Obrigado

      Excluir
    2. Essa é a pergunta que eu não respondo, primeiro porque realmente não sei, é muita coisa pra se levar em conta (e como não tenho dinheiro pra comprar uma, ainda não parei pra analisar rsrs). E segundo, porque câmera é algo bem pessoal, a melhor pra mim pode não ser a melhor para você e talvez minha resposta possa influenciar os leitores a comprar uma câmera que seria boa para mim mas não para eles.

      Mas repare no que falei sobre a LF1: me parece ser a compacta premium mais completa atualmente, já é uma pista...

      Excluir
    3. Blza.. é que a LF1 só chega no final de junho !
      Abraço

      Excluir
    4. Dê uma olhada na Canon G1x, ganha de todas pelo tamanho do sensor menoas das que possuem objetivas com distância focal fixa como Nikon A e Sony RX1.

      Excluir
  6. Ta aí uma boa camera... boa abertura, bom zoon, boa qualidade optica, bom sensor, bons penduricalhos... se fosse a prova d'água ou pelo menos bem selada contra poeira, soltaria foguetes! Minha FZ 47 ta um bagaço...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog! Facilita muito a vida de pessoas interessadas em fotografia.Principalmente iniciantes como eu.

    Estou interessado em adquirir uma maquina digital compacta(se possível compacta premium)de no máximo 800 reais. E queria saber qual a melhor opção no mercado hoje.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa faixa de preço as melhores são Canon SX240 e Panasonic ZS15. Não tem como conseguir uma compacta premium neste valor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails