13 de abril de 2013

Lentes-espelho

   Alguns leitores mais ávidos por uma objetiva de longo alcance já devem ter se deparado com estas lentes um tanto estranhas, as chamadas mirror lenses, de comprimentos focais muito extensos chegando a passar dos 1000mm em alguns casos, mas em corpos bem mais curtos e de diâmetros bem largos. Isto se deve à ausência de vários elementos ópticos como vemos usualmente nas lentes padrão, quase não há vidros em sua estrutura interna mas há um jogo de espelhos como se pode ver no esquema abaixo:
Esquema mostrado no site Photozine
   Por serem lentes de custo muito baixo para as enormes distâncias focais encontradas, não dá pra ter resultados profissionais com estas lentes mas são excelentes opções para quem fotografa aves por hobby, por exemplo, como se vê na foto abaixo:
Desfoque perfeito/ Photozine
   Mas há enormes desvantagens nestas lentes e uma delas é a ausência de controle da abertura, ela é fixa, sendo impossível o controle de profundidade de campo. As aberturas mais comuns encontradas nestas objetivas são f/5.6 e f/8 mas este talvez não seja o maior dos problemas, vejamos na foto abaixo como fica o desfoque de fundo ao fotografar uma ave a 10 metros sem dar um close na face:
Desfoque estranho/ Photozine
   É preciso encontrar a distância correta para que não fique esse fundo feio (ou, no mínimo, estranho) e desviar a atenção do observador que deveria ser a ave. Agora o leitor deve estar curioso em relação aos preços, sim, eles são bem atraentes, com míseros 90 dólares dá pra encontrar lentes NOVAS como uma 500mm f/8 ou uma 900mm f/8 por 250 dólares.
Bower 800mm f/8
   A focagem é totalmente manual e tendo um bom tripé dá para fazer ótimos closes de aves e animais silvestres além de ser extremamente útil para astrofotografia. É preciso ressaltar que estas lentes possuem o encaixe T e é necessário um adaptador para a baioneta de sua câmera.

Fonte: Photozone

9 comentários:

  1. as 3 primeiras fotos não estão carregando!

    ResponderExcluir
  2. Poderia ter mais informações... mas mesmo assim, bom post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugira as informações que estão faltando para eu fazer uma postagem mais completa da próxima vez.

      Excluir
  3. E tem uma qualidade bem bacaninha, hein!!! Pelas grandes distâncias focais, com certeza é válido.

    ResponderExcluir
  4. Gostei. Qualquer hora, se der na cabeça poderia falar alguma coisa a respeito das lentes Sigma? A 500mm por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se tem lente-espelho da Sigma mas se tiver vou correr atrás da informação e postar aqui em breve, meu amigo.

      Excluir
  5. Bom post. Pelo preço, podem de fato valer bem a pena. Mas o fotógrafo não pode ter muita pretensão em fazer fotos nítidas com ela. Para astrofotografia, um telescópio refletor com 750mm de DF, f5 seria melhor. Mais nítido pelo mesmo preço, com o porém de ser BEM maior e requerer um tripé próprio.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails