17 de abril de 2013

Nova compacta premium com sensor APS-C: Ricoh GR

   A Ricoh sempre criou câmeras diferentes e o fato de ter sido adquirida pela Pentax não mudou isso, a prova é o lançamento da nova Ricoh GR com sensor APS-C se tornando uma concorrente direta da Nikon A, inclusive usando uma objetiva com a mesma distância focal fixa. Não confundir com a série GR digital que a Ricoh mantém há alguns anos com sensores medindo 1/1.7 de polegada.
Vejam o detalhe do botão "effects" na lateral
   A Ricoh GR é equipada com sensor CMOS de 16.2 MP (APS-C*); sua objetiva cobre distância focal de 28mm com abertura f/2.8 e macro de 10cm; não possui estabilização; sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos, incluindo modo bulb; modo contínuo de 4fps; possui controles manuais e produz arquivos RAW; o alcance do flash é de até 5.4 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som mono; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 290 fotos por carga.
Visual limpo até demais

   A fabricante chama atenção para o diafragam de 9 lâminas capaz de produzir um efeito bokeh com maior perfeição e a ausência do filtro anti-aliasing gerando maior nitidez porém pode ocorrere a presença do efeito moiré. Há também a presença de um interessante botão de efeitos em sua lateral, logo abaixo da alavanca de acionamento do flash pop-up.
um dial de controle para ISO é desperdício, poderia ser de abertura
   Opinião do blogueiro: É uma câmera parecidíssima com a Nikon A em suas especificações mas faltou divulgar a resolução total deste sensor para fazermos uma comparação melhor, porém, tudo indica que não deve ser muito diferente dos 16.9MP da concorrente. Possui um visual limpo demais, poderia ter mais teclas de atalho mas é uma câmera que deve agradar a usuários exigentes. O custo-benefício promete ser bem melhor que o da concorrência pois estará disponível em meados de maio ao custo de 800 dólares. Recomendada na data de hoje para quem procura uma compacta de alto desempenho sem se importar com a falta de zoom.

23 comentários:

  1. É uma pena que é complicado achar destas câmeras para comprar aqui no BR.

    off: Gostei muito do novo template! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que se os nossos vendedores que importam produtos entendessem de fotografia teríamos mais câmeras de qualidade como essa vendendo aqui no Brasil.

      E que bom que gostou! Minha namorada já queria fazer essa mudança há mais de um ano...

      Excluir
  2. Legal, mas entrei para comentar o novo visual do blog. Ficou excelente. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. ola boa tarde a um bom tempo encontrei seu site foto-facil na net e gostei muito acompanhei por um tempo, porem me afastei pq não pude comprar um maquina fotografica.
    hj porem estou com a necessidade de adquirir uma maquina fotografica para min, a principio estou precisando de uma camera para fazer um trabalho de analise ergonomica em uma empresa q eu trabalho, tenho q tirar fotos dos colaboradores trabalhando e fazer uma avaliação ergonomica da postura assumida por eles, nem sempre os colaboradores ficam parados alias eles na maioria das vezes estão em movimento, portanto preciso de uma camera q os cliques sejão rapidos, sofri demais esses dias com uma camera antiga aq demorava demais pra clicar, mas tb quero uma camera q para utilizar em viagens , e com a familia e no dia a dia.
    tenho interesse em uma superzoom, estou a dias namorando alguns modelos na net, entre eles a nikon l810, gostei muito dela acho q vai suprir as minhas necessidas, mas pela falta de conhecimento ficom em duvida em qual modelo, tem dezenas de opções q condundem cada vez mais o consumidor e quem não entende do assunto como eu, tem fuji, sony dsc-h100, samsung wb 100, olympus sp810,
    pretendo gastar no maximo 800 reais,
    esses dias vi um novo lançamento a nikon l820 mas vi num site americano pareçe q ainda não chegou ao brasil, nao tenho certeza chamou a atenção q ela filma em full hd e a q gostei a l810 filma so em hd 720
    então meu amigo peço ajuda em qual camera vc me indica, com sua experiencia.
    agradeço muito sua atenção e estou aguardando.

    Erik Prates.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você relata que precisa de uma câmera para trabalhos um pouco mais elaborados, nenhuma câmera das que você citou irão atender suas necessidades. Você precisa de câmeras mais avançadas que tenham controles manuais e aqui você irá perceber que câmera grande não é sinônimo de câmera boa, te indico a Canon SX240 que é mais portátil e possui todos os recursos que você necessita, recursos esses que inexistem nas câmeras que citou mesmo elas sendo grandes e chamando atenção pelo seu porte.

      Aqui na lojinha do blog tem a SX240 por 699,99 reais se não tiver onde comprar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. rodrigo obrigado pela atenção pelo jeito vc é um cara muito bacana pq para responder tantas perguntas de tantas pessoas diferentes,
      bom mas acho q me expressei mal as fotos q eu estou tirando profissionalmente não precisam de tanto recurso não é para um laudo ergonomico, a unica coisa q preciso é rapidez no clic
      mas o vc acha entre essas maquinas,
      uma eu vi na sua loginha e gostei dela é a canon sx500 gostei dela, porem o juro do cartão ta puxado
      qual vc me indica entre essas cameras.
      nikon l810, samsung wb100, sony cyber-shot h100,olimpus sp810,e a canon sx500 com ressalva para o auto juro na loginha, as outras eu compro em 12x sem juro no cartão.

      Excluir
    3. esqueci de colocar entre as cameras tb olhei no site da panasonic o modelo:

      panasonic lumix DMC LZ20LB K 699,00 reais o que vc acha entre essa e os outros modelos q te falei

      Excluir
    4. Se você precisa de rapidez nos cliques então precisa de controles manuais, a câmera não iá fazer isso sozinha por você. A SX500 não é tão boa quanto a que indiquei. Procure sempre pelas câmeras de menor resolução, megapixel demais só atrapalha nesse tipo de câmera e câmera grande nem sempre é sinônimo de câmera boa, você só citou câmeras grandes de altas resoluções que não irão te ajudar no que precisa.

      Nenhuma das câmeras que você citou são indicadas para o que procura, a não ser as Canon SX500 e Panasonic LZ20 e dou preferência pela SX500 por possuir uma qualidade óptica um pouco melhor mas ressalto que são piores do que a SX240 em qualidade de imagem.

      Excluir
    5. rodrigo olha eu te enchendo o saco aq denovo

      o que vc acha de uma Câmera Panasonic Lumix Fz-47 Full Hd 3d+ Bolsa+16gb+tripe por

      R$ 789,99

      gostei muito dela e acho q o preço não ta muito caro e tb ta dentro do meu orçamento e ela tem lentes leica e tb controles manuais e tb modos automaticos oq vc acha?

      Excluir
  4. eu acho que meu comentário que fiz agora pouco saiu,por isso irei postar novamente

    gostei do novo visual do site

    uma dica pra postagens futuras rodrigo,mas vai depender da quantidade de pessoas querem participar,é o povo enviar opiniões de câmeras e lentes,pra quem tá indeciso em uma certa câmera ou lente ver a opinião de quem te elas,no caso das câmeras as pessoas que desejam participar enviaram opinião delas,falando dos seus pontos positivos e negativos e de preferencia com fotos,vc pede pro pessoal que quer participar enviar o email,e se depois de 1 mês ou mais(vc quem decide) tiver muita gente querendo participar disso aí sim vc começa a postar os reviews do pessoal,como falei isso iria ajudar muito pra quem tá pensando em comprar uma certa câmera mas tá em duvida,isso é apenas um sugestão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do novo visual!

      E essa sua sugestão já me foi dada mas ninguém nunca se interessou a fazer, se vocÊ quiser ser o primeiro fique à vontade, farei com satisfação!

      Excluir
  5. rodrigo enviei minha review da sx240 pra esse email rodrigo.jordy@gmail.com pode ter algum erro fiz esse review agora e as fotos tb foram tiradas agora pouco

    ResponderExcluir
  6. Olá, encontrei seu blog hoje e tb estou a procura de uma câmera para uso familiar, festas e viagens, encontrei uma promoção da Panasonic DMC-LZ20LB, por 399,00, vale a pena, faz fotos boas com um colorido bacana?
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, faz boas fotos. Ficarão melhorea inda se aprender a usar o modo manual.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  7. Obrigado Rodrigo pela resposta, na verdade eu sempre confiei muito na marca Sony para tudo, mas para cameras estou vendo que não são os melhores, eu estava olhando a H100, mas quando vi o preço desta resolvi pesquisar, a H100 está em torno de 699,00, entre as duas você levaria qual pra casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Panasonic é melhor e possui controles manuais completos para quem quer aprender a fotografar.

      Excluir
  8. Olá Rodrigo, obrigado por sua indicação, vou sim querer aprender a fotografar, ela deve chegar na sexta, agora uma outra dúvida, sobre as pilhas, quantos mais amperes melhor? ou existe um limite para não danificar a camera?
    Abraço e mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Existe um limite até porque não existe pilha com mais de 2800mah, estas são falsas. Pilhas e carregadores Sony são muito bons, recomendo.

    ResponderExcluir
  10. então esta camera suportará pilhas de 2800mah sem problema?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails