5 de abril de 2013

Novas câmeras à prova d'água Fuji e Nikon

   As câmeras à prova d'água estão cada vez mais resistentes e não é só à água, estão protegidas contra vários tipos de intempéries. As câmeras apresentadas aqui são bons exemplos disso mas, infelizmente, a mesma evolução não acontece na qualidade de imagem. São usadas resoluções muito altas, salvo algumas exceções como uma das câmeras que falarei aqui.
Fuji XP200 disponível nas cores amarela, azul, preta e vermelha
   A Fuji XP200 é equipada com sensor CMOS de 16.4MP (1/2.3 de polegada*); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 28-140mm com abertura f/3.9-4.9 e macro de 9cm; possui estabilização pelo sensor; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO 100-6400; modo contínuo de 10fps; possui wi-fi e faz fotos em 3D; o alcance do flash é de até 3.1 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 300 fotos por carga.
   Resistências: 15 metros de profundidade; 2 metros de choque; -10ºC de temperatura; poeira.
Design robusto e emborrachado
   Opinião do blogueiro: Possui a mesma lente da XP60, criticada por ter um macro muito ruim, mas possui uma bateria mais durável e seus vídeos possuem som estéreo. O wi-fi é um importante item adicional mas talvez o GPS seja algo mais útil para este tipo de câmera. Estará disponível a partir de 30 abril ao custo de 300 dólares. Na data de hoje não está recomendada, há opções melhores a esse preço.
   * A Fuji não divulga a resolução total de seus sensores.
Nikon S31 disponível nas cores amarela, azul, branca, marrom e rosa
   A Nikon S31 é equipada com sensor CCD de 10.1MP (1/2.9 de polegada com 10.3MP de resolução total); sua objetiva com 3x de zoom cobre distância focal entre 29-87mm com abertura f/3.3-5.9 e macro de 5cm; possui estabilização apenas digital; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO 80-1600; modo contínuo de 1.5fps; o alcance do flash é de até 3.5 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato AVI e som mono; seu monitor LCD mede 2.7 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 260 fotos por carga.
   Resistências: 5 metros de profundidade; 1.2 metro de choque; -10ºC de temperatura; poeira.
Totalmente simples de mexer, câmera indicada para qualquer pessoa
   Opinião do blogueiro: Essa câmera é uma grande sacada da Nikon, tudo bem que tem um sensor de câmeras de celular mas ela é ideal para passeios em família, inclusive com crianças que manuseiam a câmera super simples e fácil de mexer. Totalmente recomendada na data de hoje e já está disponível no exterior por míseros 120 dólares.
Nikon AW110 disponível nas cores azul, laranja, prata, preta e uma versão camuflada
   A Nikon AW110 é equipada com sensor CMOS de 16MP (1/2.3 de polegada com 16.8MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 28-140mm com abertura f/3.9-4.8 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/1500 e 4 segundos; sensibilidade ISO 125-3200; modo contínuo de 8fps; o alcance do flash é de até 5.2 metros; faz fotos em 3D e possui wi-fi, GPS, altímetro, barômetro e bússola eletrônica; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 250 fotos por carga.
   Resistências: 18 metros de profundidade; 2 metros de choque; -10ºC de temperatura; poeira.
Muitos botões e uma interessante alavanca vertical para controle de zoom
   Opinião do blogueiro: Câmera super resistente e ideal para esportes de alto risco devido à quantidade de informações que ela fornece, seguindo os passos de outras câmeras deste tipo das concorrentes Panasonic e Pentax. Ao custo de 330 dólares, já está disponível no exterior e é mais uma opção neste nicho e está recomendada para os praticantes de esportes de alto risco. Em alguns países foi lançada a versão AW110s que é idêntica exceto pelo fato de não mostrar mapas na tela.

55 comentários:

  1. Uma câmera como essa Nikon, mas com um sensor de 1/1.7" ou 2/3" de 10 ou 12MP, com uma opção de exposição manual e RAW seria uma mão na roda. Os departamentos de markenting das empresas devem ter uma boa justificativa mercadológica para seguirem os moldes atuais. Infelizmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única razão que vejo é que câmera de pouca resolução não vende, o público que entende disso ainda é pequeno demais. Acho que poderiam implementar, pelo menos, exposição manual e RAW que não devem acrescentar nada ao valor da câmera, ou muito pouco.

      Excluir
  2. Dentre as opções existentes hoje no mercado, em câmeras a prova d`agua, qual você compraria?
    Existe diferença significativa entre a aw100 e aw 110 da Nikon?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, talvez seja necessário acrescentar, que já possuo uma câmera muito boa. Comprei este ano uma Nikon, D5100 e gostaria de uma a prova d`agua em razão de uma viagem que farei mês que vem para a Polinésia Francesa e não teria como deixar de registrar este momento, já que gostamos de praticar scuba. Então seria uma câmera mais complementar, apenas para os registros embaixo dagua.

      Excluir
    2. Pensei em gastar no máximo, algo na faixa de 200-250 dolares.

      Excluir
    3. As únicas diferenças são o monitor OLED da AW110 que é bem melhor que o LCD da AW100 e o modo contínuo que passou de 3 para 8fps. Tecnicamente, em qualidade de imagem, não muda absolutamente nada de uma pra outra.

      Independente disso, as duas estão acima do seu orçamento e há opções muito melhores que elas para a faixa de preço citada como a Panasonic TS4 que é infinitamente superior a esses modelos da Nikon em tudo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Obrigada pelas respostas Rodrigo! E entre a TS4 e TS25 você nota muita diferença? Vale a pena investir um pouco mais na TS4? Vejo algumas qualidades em uma, outras em outra, mas achei estranho o fato de a TS25 ter 16.0MP e a TS4 ter 12.
      Obrigada!

      Excluir
    5. Faz diferença mas já adianto que a TS25 irá te agradar bastante. A Panasonic tem optado por fazer uma linha mais básica e outra mais avançada na maioria de suas séries de câmeras, por isso na TS4 tem o sensor de 12MP que é melhor.

      Excluir
    6. 12mp é melhor que 16mp? Mas em termos de colorido e definição de imagem, muita diferença? Elas são full hd?

      Excluir
    7. Com sensores de mesmo tamanho, menos é mais. Quanto menor a resolução, melhores são as câmeras, diferente do que a mídia tenta colocar na cabeça das pessoas. Leia uma explicação sobre isso aqui: http://www.foto-facil.com/2011/05/densidade-de-megapixels.html

      Só a TS4 faz vídeos em Full HD.

      Excluir
  3. Oi Rodrigo, tudo bem? olha só, Sou Geografa e to sempre viajando, subindo descendo montanha. ja tenho uma Nikon D-90, mas to sentindo a necessidade de uma camera pequena, que possa levar a qualquer lugar. Esse tipo de camera pra mim é perfeita. Só que to vendo muitos modelos no mercado e estou meio confusa. Sou "Nikonzeira" sempre tive Nikon e estava disposta a comprar uma Aw-110 ou Aw-100 ainda estavou pesquisando as diferenças entre uma e outra. Porémmmm, vi seus comentarios sobre as cameras da panassonic. Qual a melhor nessa categioria da panassonic? E qual vc acha melhor as da panassonic ooou as da Nion? Te agradeço desde já. Thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as Nikon só possuem alta qualidade nas reflex, não tem o mesmo desempenho nas suas compactas que são muito ruins, isso é inexplicável.

      Nessa categoria recomendo a Panasonic TS4 pois ela possui controles manuais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Hummm entendi! Vou ver as configurações da Panasonic TS4. Brigada mesmo!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, parabéns pelo blog, tenho lido mts coisas por aqui.
    Me da uma luz por favor. Entre a panasonic TS25 e a Olympus TG810, o qure vc recomenda? A pana está mais barata.; Mas posso pagar a diferença se a 810 for melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vá de Panasonic pois acho ela levemente superior, no máximo estão no mesmo nível.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo , eu tenho uma panasonic , uma nikon e uma canon aquatica , em termos de qualidade pra mim nenhuma se equipara ou chega perto das nikon , a nikon é superior a tudo , ajuda muito o GPS dela , wi-fi e qualidade das fotos .

      Excluir
  6. Boa tarde.
    Estou na dúvida quanto a panasonic ts4, ts5 e a fugi xp200 ou gopro hero 3, para uso em agua.
    se puder ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço a Go Pro a fundo então não posso opinar sobre ela, mas entre as 3 primeiras rcomendo a Panasonic TS4.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. A Go-pro é muito boa , tenho uma hero4 a qualidade das fotos impressiona e os videos em 4k , pra filmar embaixo da agua , dentro do carro , ou esportes radicais a go-pro é fenomenal , pra qualidade aquatica eu ainda prefiro longe a nikon ,

      Excluir
  7. Ola Rodrigo, Bom dia!

    Entao, vou mergulhar no proximo mes e estou com uma duvida enorme!!!

    Tenho visto todas as cameras "waterproof", de todas as marcas!! Mas acabei ficando entre a Nikon AW110, Fujifilm XP200 e a Panasonic TS4. Fiquei meio assustada com os comentarios da Nikon (varias pessoas contando que em menos de 5m a camera parou de funcionar!). Eu preciso de uma camera que sera exclusivamente para dentro d'agua. Me ajuda por favor!!!

    Obrigada pela atençao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como reclamação de falta de vedação vai acontecer em qualquer modelo de qualquer marca, vou fazer a indicação baseado apenas na qualidade de imagem e nessa quem ganha é a Panasonic TS4.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Lembre-se também que há um limite de tempo para a câmera ficar mergulhada, esta informação está nas primeiras páginas do manual de instrução de todas elas mas quase ninguém lê o manual e fica sabendo disso. Tenho certeza que a grande maioria das reclamações de falta de vedação é de pessoas que não respeitam esse limite de tempo.

      Excluir
    3. Obrigada pelas dicas Rodrigo!! Ajudou bastante, acho que vou ficar com ela mesmo! =D

      Excluir
  8. Boa noite Rodrigo,
    Eu e minhas dúvidas de novo... rs
    Vou comprar uma LX7 e agora queria uma outra máquina só para registrar momentos dentro da água, como no rafting e praia. Não queria gastar muito, então, estou na dúvida entre a TS25 e a TG630, qual vc recomendaria? Pode ser outra tb.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo qualquer uma das duas que são ótimas. Pra diferenciar da LX7 que é uma Panasonic, pegue a TG630 e verá que a Olympus também faz boas câmeras.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. Olá Rodrigo, vi seus comentários sobre as cameras e estou com uma dúvida, qual vc indica para usar na praia, tendo em vista que a agua do mar é mais danosa do que a agura doce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nenhuma recomendação específica já que nenhum fabricante se pronuncia em relação a esse caso então vão as recomendações de sempre: Panasonic da série TS e Olympus da série TG.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  10. Boa tarde Rodrigo, parabéns pelo site.. mt bom.. li mt, mas ainda to em dúvida, se puder me ajudar, , tava pra pegar uma Nikon aw100 usada, por R$600,00 , vi a Sony TF1 zerada em loja por R$544,00 e fiquei na dúvida... vi vc recomendando mt a Panasonic TS4, mas só achei por quase R$1000,00 o q fica acima do q pretendo pagar, Sou usuário básico mesmo.. to pegando uma câmera a prova de agua, pq perdi 2 por queda ou problema com agua rsrsrs, vc recomenda qual dessas duas q citei?? conhece alguma q seja parecida e tenha wi fi por essa faixa de preço? ( +/- 650), agradeço a ajuda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho visto muitas reclamações sobre essa TF1 entrar água, além de a qualidade das compactas Sony não ser muito boa, pegue essa Nikon mesmo pois com wi-fi nessa faixa de preço fica difícil encontrar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Valeu mesmo Rodrigo.. vou continuar acompanhando seu site.. abçs

      Excluir
  11. Boa tarde Rodrigo,
    Tenho uma Câmera Digital Nikon Coolpix P500 para tirar fotos do dia a dia e queria uma apenas para tirar fotos na praia e piscina, assim, não queria gastar muito. Estou quase fechando entre a Fuji XP50 e a Nikon Coolpix S31, qual é melhor? Ou vc indica outra nessa faixa de preços?
    Grato pelo auxílio.

    ResponderExcluir
  12. Perdão, esqueci da Panasonc Lumix, DMCTS20PBR. Essas três que falei estão na mesma faixa de preço aqui no Brasil e as encontro a pronta entrega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a Panasonic TS20, é a melhor das 3 que citou.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  13. Rodrigo,
    Efetuei a compra da Panasonic.
    Valeu mesmo pelo auxílio, abraços!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde amigo, achei esse tópico sobre máquinas a prova dagua e gostei muito, parabéns!!!
    Agora a minha dúvida, vou ser bem genérico, na sua opinião, qual a melhor câmera a prova dagua com o ator até uns 1500. Vi vc comentando da Panasonic, eu tava pensando em pegar uma nikon aw110. Vi que existe modelos mais novos como as citadas acima (ts 2, ts20...) tava de olho na ts5 da Panasonic. O que vc me indicaria?

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você tem um bom orçamento vou te recomendar logo o que existe de melhor, pelo menos na teoria, neste tipo de câmera. É a Olympus TG1 (ou a nova TG2), as outras marcas tem um nível muito alto de reclamações, não que a Olympus não tenha mas é em menor número.

      Que bom que está gostando do conteúco do blog, e qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  15. Ola Rodrigo queria sua ajuda..Quer uma maquina a prova de agua mas que tabm tire boas fotos a noite principalmente. Vc recomenda a Xp 200 neste caso? ou qual seria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Câmera à prova d'água que possibilite boas fotos à noite só Olympus TG1 e TG2.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  16. O unico problema da Olympus e o preço, aqui so encontro a Tg2 e ainda custa muito. Vou apostar na panasonic q vc me falou. obrigado. abçs

    ResponderExcluir
  17. O unico problema da Olympus e o preço, aqui so encontro a Tg2 e ainda custa muito. Vou apostar na panasonic q vc me falou. obrigado. abçs

    ResponderExcluir
  18. Oi, comprei uma finepix x150. Logo quando li o manual nao gostei pelo fato que nao posso mergulhar com ela, teria que entrar pelas escadas na piscina?! com alto cuiado..
    Eu queria uma boa maquina aquatica, que eu possa mergulhar com ela, que seja mais forte e com boa imagem debaixo de agua.
    Alguma sugestao?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso é com qualquer câmera à prova d'água, fique tranquila, pois existe uma diferença grande de pressão e mergulhar direto poderia ser um "choque" para ela. Para mergulhar teria que usar um desses cases aquáticos. Existem muitos pequenos cuidados com essas câmeras que a maioria não respeita e a câmera termina parando de funcionar em poucos dias.

      Cases aquáticos são caros e vou ser sincero, não sei se existe algum bom que vede a câmera de verdade aqui no Brasil, os bons são muito caros. Sobre a qualidade de imagem, se comprasse o case, poderia ser qualquer compacta Canon ou Panasonic pois estas são as melhores.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  19. Tem alguma sugestão de alguma camera aquatica de boa qualidade de imagem e que seja conhecida por ser resistente?
    Eu moro na europa, entao nao é assim tao caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olympus TG1 ou TG2, são as que mais confio e que possuem boa qualidade. Mas não mergulhe de uma vez com ela, respeite todas as condições impostas pelo fabricante no manual. E mesmo assim não é garantia de que irá durar muito tempo, isso é com qualquer câmera à prova d'água.

      Excluir
    2. Vi o preço, é por volta de 200€..
      Estava mais interessada em uma que fique por volta de 120€.
      A marca lumix é boa, ou a nikkon?

      Excluir
    3. Acho Lumix melhor, principalmente se for a TS4, a melhor de todas.

      Excluir
    4. entre o preço que posso dar tem estas marcas:
      -NIKON COOLPIX S32
      -PANASONIC DMC-FT 25
      -ROLLEI Sportsline 99.

      Excluir
  20. Respostas
    1. Não sou fã das Fuji à prova d'água.

      Excluir
    2. Vou refletir e ver se encontro a olympus tg1 ou tg2.
      Obrigado:)

      Excluir

Related Posts with Thumbnails