22 de abril de 2013

Evolução das câmeras digitais (Ano de 2002)

   Em 2002 vimos o surgimento da Samsung no mercado de câmeras digitais com as suas primeiras Digimax em um estilo bem parecido com o das câmeras à prova d'água. A Sony começava a usar mini CD como mídia de armazenamento das suas Mavica mas era questão de tempo que estas câmeras caíssem no ostracismo, a concorrência já tinha igualado e até superado as inovações que a Sony sempre trazia e a mantinham no topo da fotografia digital até então. Era o início do fim do reinado da Sony em um mercado que se tornava cada vez mais competitivo.
Samsung Digimax 130
   A Panasonic inaugurava a sua série de maior sucesso até hoje, a FZ, com uma câmera de 2 megapixels em um sensor minúsculo de 1/3.2 de polegada e 12x de zoom começando em 35mm (grande angular ainda era luxo nessa época) mas compensado com uma objetiva Leica com abertura f/2.8 em todo o seu zoom assim como a atual FZ200. Fui um dos poucos a lembrar na ocasião do lançamento da FZ200 que a abertura fixa em uma superzoom não era novidade.
Panasonic FZ1 lançada nas cores prata e preta
   A Konica lançava uma compacta com resolução de 5 megapixels que já era bem pavorosa para a época mas era um sensor medindo 1/1.8 de polegada e o atrativo maior era o macro de 6cm. Continuava grande o número de câmeras compactas com sensores dete tamanho. Seria uma compacta premium mas não tinha controles manuais neste modelo.
Konica Revio KD-500Z
   Na questão das reflex lançadas no ano de 2002 tivemos um modelo digno de nota que foi a Canon 1Ds, uma full frame com resolução de 11MP e sensibilidade ISO que ia até parcos 1250! E pensar que hoje em dia qualquer compactazinha bem mixuruca já tem ISO de, pelo menos, 1600.
Sony Mavica CD400
   Reparem que, desde as primeiras postagens desta série, o avanço tecnológico era bem lento. Toda questão envolvendo grande angular, resolução, zoom, macro e ISO demorava bastante a evoluir mas, a partir de 2003, o negócio começa a fluir mais rápido. A concorrência e a disputa por novos usuários começa a ficar mais acirrada e o consumidor começa a pagar por isso.

4 comentários:

  1. pra época essa Panasonic FZ1 era uma bela de câmera compacta,12x de zoom,abertura em toda zoom em f2.8,macro de 6cm...mas faltava o modo manual,mas que na época talvez não seria tão importante como hoje,além do sensor se menor que as compactas atualmente e a distancia começava já em 35mm perdendo a grande angular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas eram as tendências da época, essa série é legal pois vai mostrando as câmeras evoluindo até chegarem ao que são hoje. Aguarde as próximas matérias!

      Excluir
  2. Putz... eu tinha essa Digimax... 1.3 mp...ahhahhaha

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha visto esse post!!
    Que saudades dos tempos em que a tecnologia demorava a avançar... Antes ainda estivéssemos assim. 10 megapixels seria o máaaaaaaaaaaaaaaximo de resolução. Zoons de até uns 400, no máaaaaximo 500mm... abertura fixa em todos ou grande parte dos modelos... Poderiam ter evoluído só na tecnologia (e tamanho) do sensor e processadores.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails