28 de junho de 2012

Acessórios para câmeras Fuji e Sony

   Nesta postagem mostro a vocês dois acessórios bacanas para câmeras Fuji da série X e um para câmeras Sony NEX, alguns com preços proibitivos mas com ideias interessantes e bem úteis. Vamos primeiro ao da Sony que é de bastante utilidade e possui um preço até atraente pelo benefício que ele pode trazer.
Sapata acoplada a uma Sony NEX
   As câmeras do sistema NEX da Sony, com exceção feita à NEX7, não possuem sapata para flash e a conexão do pequeno flash externo que a Sony oferece (HVL-F20S) é feita através de uma porta de acessórios multiuso. Como este flash é de pouca potência, possui alcance de 20 metros, uma empresa chamada Shadow criou uma sapata de flash acoplável a esta porta. Mas atenção: O flash precisará de um radioflash para ser disparado pois a porta de acessórios não suporta flashes de alta potência. Custa 80 dólares.
O conversor nas versões preto e prata
   A câmera Fuji X100 é de uma qualidade que impressiona a qualquer um. Uma compacta com sensor APS-C mas limitada pela distância focal fixa de 35mm. Agora a Fuji lançou um conversor angular chamado WCL-X100 de 0.8x transformando a objetiva 35mm em uma grande angular de 28mm. É preciso atualizar o firmware da câmera para a versão 1.3 habilitando o uso do novo conversor. O salgado preço é de 350 dólares e vem nas cores prata e preta (esta para combinar com a edição especial black).
O cobiçado adaptador para usar as também cobiçadas objetivas da baioneta M
   E para dar mais luxo à já luxuosa série X da Fuji, ela criou um anel adaptador para as lentes da lendária série :M da Leica para a Fuji X-Pro1, ou seja, quem quiser poderá usar as espetaculares lentes Leica, Voigtlander, Carl Zeiss e Ricoh já criadas para o sistema M. Há algumas lentes que não irão funcionar com este adaptador e no site oficial da Fuji há esta lista mostrando quais lentes são compatíveis ou não com o adaptador. É preciso atualizar o firmware da câmera para a versão 1.10 e o adaptador custa 200 dólares.

25 de junho de 2012

Pentax LS465, uma câmera bem feminina

   Após o lançamento da câmera de criança, agora tem a câmera para mulheres que a Pentax lançou nos mercados europeu e asiático e ainda vem com 10 skins semelhantes àquelas que esta mesma fabricante já usou na série RS que já foi mostrada aqui nas chamadas Pentax Chameleon que tiveram duas versões e é uma das poucas câmeras desta marca que podem ser encontradas a venda aqui no Brasil.
A Pentax LS465 estará disponível nestas 3 cores
   A Pentax LS465 é equipada com sensor CCD de 16MP; sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 28-140mm com abertura f/3.9-6.3 e macro de 5cm; possui estabilização apenas digital; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO 64-6400; o alcance do flash é de 3.6 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato AVI; seu monitor LCD mede 2.7 polegadas em formato wide; e é alimentada por bateria com capacidade para 200 fotos por carga.
As dez skins inclusas no kit desta câmera
   Opinião do blogueiro: Não esperem grande qualidade de imagem em uma câmera como esta. Recomendada apenas para quem procura uma câmera mais estilosa.
Notem que o formato do LCD é na proporção 16:9, melhor que os 4:3

   Blogueiro de férias

21 de junho de 2012

Acessórios baratos para manutenção de câmeras

   Talvez fique faltando algum aqui pois há um vasto leque de opções de acessórios para manutenção e limpeza de nossas câmeras fotográficas. Alguns são bem baratos, indispensáveis, outros caros e alguns nem tão indispensáveis assim, e sempre os compro direto na China (para quem tem paciência de esperar), no site DX que possui um link direto aqui à direita.Vamos a eles.
Canetas de limpeza de vários tamanhos e formatos diferentes
   Caneta limpa-lentes: Também conhecida como lenspen, possui de um lado uma espécie de pincel retrátil macio para remover a poeira das lentes e do outro lado uma ponta de camurça revestida com carbono para remover marcas de impressões digitais. Com o tempo este carbono se desgasta e é necessário comprar outra caneta. Custa entre 3 e 5 dólares no DX
Atenção pois algumas flanelas mais arranham do que limpam
   Flanela: De preferência aquelas de microfibra que não soltam pelinhos, servem tanto para as lentes quanto para o monitor traseiro. Um pacote custa entre 1.50 e 3 dólares no DX mas quem usa óculos sabe que pode pegar de graça na ótica...
Bombinha de ar
   Bombinha de ar: Chamada de bombinha fuc-fuc para alguns, é usada para retirar o ar que fica dentro da câmera ao remover a lente, sujando o sensor, o espelho e o focusing screen. Qualquer limpeza mais elaborada como retirada de fungos, deve ser feita por técnicos especializados. Custa entre 3 e 6 dólares no DX.
Película de fácil aplicação, não tem cola e adere só com a pressão dos dedos
   Película de plástico: As câmeras já vem com uma película protetora no seu monitor LCD mas com o tempo se soltam. Dá pra comprar películas sobressalentes de acordo com o tamanho do seu LCD e estas, poserem mais grossas, não saem com facilidade. Apenas é preciso limpar bem com uma flanela para a sujeira não ficar por baixo da película. Custa entre 1 dólar e 1.50 cada unidade no DX.
O vidro possui uma superfície adesiva, cuidado para não aplicar errado
   Vidro protetor: Alternativa mais cara mas também mais segura para proteger o seu LCD, trata-se de um vidro no formato idêntico ao do seu LCD e é necessário o mesmo cuidado de limpar bem a superfície antes de colar o vidro. Custa entre 4 e 7 dólares cada unidade no DX.

   Há alguns kits que já vem com tudo isso, ou quase tudo, incluso. Usem também qualquer pano macio e limpo para limpar a superfície de sua câmera e deixá-la sempre com aparência de nova e sem riscos. Se tiverem mais alguma sugestão de utensílio de manutenção e limpeza, desde que não envolva procedimentos mais detalhados e complicados, é só avisar e aí começo a fazer uma segunda parte desta postagem.

Blogueiro de férias

Postagem sugerida pelo leitor Tony Coutinho

18 de junho de 2012

Ricoh CX6

   Esta postagem ficou engavetada desde o ano passado já que as câmeras da marca Ricoh não são comercializadas no Brasil mas há quem consiga comprar no exterior e o blog não poderia deixar passar esta beleza de câmera. Há alguns anos ela seria chamada de zuperzoom mas hoje pode ser considerada uma câmera de médio alcance. E como a repetição é uma das fórmulas de sucesso, a Ricoh vem mantendo as mesmas caractarísticas desde a primeira geração desta câmera.
A Ricoh sempre lança duas câmeras desta série por ano, com poucas diferenças entre elas
   A Ricoh CX6 é equipada com sensor CMOS de 10MPsua objetiva com 10.7x de zoom cobre distância focal entre 28-300mm com abertura f/3.5-5.6 e macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; possui modos de prioridades; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 8 segundos; sensibilidade ISO 100-3200; modo contínuo de 5 fps limitado a 999 imagens; o alcance do flash é de até 4 metros; faz vídeos HD com taxa de 30 fps em formato AVI e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para 260 fotos por carga.
Painel traseiro parecido com o de algumas Kodak, bem funcional
   Opinião do blogueiro: Tecnicamente é uma câmera superior à quase todas as suas concorrentes, seria uma candidata ideal para as Canon SX de pequeno porte e Panasonic ZS pois prioriza as coisas mais importantes em uma câmera e deixa penduricalhos de lado. Não possui modo manual mas os modos de prioridades estão lá, a captação de áudio é a melhor que existe pois são dois microfones frontais gerando som estéreo limpo. Além disso, possui uma janela de autofoco ao lado do flash que funciona como um rangefinder. Como custa cerca de 200 dólares, está mais do que recomendada.


   Blogueiro de férias

14 de junho de 2012

Mural de Maio 2012

   Chega mais uma galeria com fotos dos leitores aqui no blog e o nível, como sempre vem acontecendo desde o primeiro mural, vem sempre aumentando. O pessoal deve estar estudando e praticando bastante além de muita gnete que já entende muito do assunto tem se juntado a nós. Vale também a criatividade, mesmo que a foto não seja tecnicamente tão boa. Lembrando que as fotos da galeria são tiradas exclusivamente do nosso grupo no Flickr, basta se juntar a nós e suas fotos postadas lá poderão ser escolhidas.

Marin Jr. usando Canon SX30
Jericoacoara - CE - Brasil

Fernando Fon usando Canon SX40
CRW_2150.jpg

Vicenzzo Paiva usando Canon SX130
Untitled

Renam Brandão usando Canon S100
Pelos Arcos da Lapa

Marcio Fernandes usando Canon 50D + Sigma 10-20mm f/4.0-5.6
Untitled

Isa Maris usando Nikon P100
Untitled

André Bastos usando Canon T3i + Sigma 10-20mm f/4.0-5.6
Untitled

Dudu Maracatu usando Canon SX130
Rex cachorrão bobo

Deyse Batista usando Nikon D5100 + 18-55mm f/3.5-5.6
Marcha das Vadias - São Luís/MA

Marcio Rosse usando Panasonic FZ35
BOLINHA.

Bruno Acosta usando Canon T3 + 50mm f/1.8
Mirante da serra do rio do rastro

Características e curiosidades da galeria:

  • Das 11 fotos, em 8 delas foram usadas câmeras Canon, em duas foram usadas Nikon e em uma foi usada Panasonic.
  • Das 11 fotos, em 7 delas foram usadas câmeras compactas e em 4 foram usadas câmeras reflex.
  • Pela primeira vez foi usada uma objetiva Sigma nas fotos do mural.
  • E a objetiva Sigma já foi logo a mais usada da galeria, a 10-20mm f/4.0-5.6 foi usada duas vezes.
  • Pela primeira vez temos duas fotos com cachorros fazendo poses engraçadas.
  • O único modelo de câmera repetido foi a Canon SX130, duas vezes.
  • O blogueiro entra em um período de duas semanas de férias. Durante este período pode ser que os comentários e perguntas, tanto aqui como no e-mail, twitter e facebook levem um pouco mais de tempo para serem respondidos mas, como sempre fiz, todos serão respondidos.

8 de junho de 2012

Canon lança nova reflex de entrada T4i

   Demorou alguns meses além do usual mas a Canon lançou, enfim, sua primeira reflex de entrada em 2012. Acredito que seus dois modelos atuais de entrada estejam sendo um sucesso de vendas para justificar esse atraso mas a verdade é que tem algumas boas novidades, principalmente para quem gosta de usar reflex para fazer vídeos.
T4i com a nova objetiva 18-135mm e o detalhe do LCD móvel
   A Canon T4i é equipada com sensor de 18MP; possui 9 pontos de autofoco; faz fotos nas proporções 3:2, 16:9, 4:3 e 1:1; sensibilidade ISO 100-25600; fotômetro de -5 a +5; tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos e sincronia com flash de 1/200; modo contínuo de 5fps limitado a 30 imagens; seu flash possui alcance de 13 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; possui monitor LCD móvel e sensível a toque de 3 polegadas e viewfinder com 95% de cobertura; e é alimentada por bateria com capacidade para 550 fotos por carga.
Ausência de controle giratório traseiro tira um pouco da agilidade da câmera
   Nas especificações, a novidade fica por conta do monitor com tecnologia touchscreen mas o grande avanço foi nos vídeos que agora contam com totais controles manuais e autofoco contínuo usando de uma nova tecnologia de autofoco híbrido contando também com novas objetivas que usam este novo sistema chamado STM, são as objetivas 18-135mm e uma pancake 40mm. Sua construção é de aço inox e policarbonato com fibra de vidro.
Microfones na parte de cima da câmera podem não captar um áudio totalmente limpo
   Opinião do blogueiro: É uma ótima câmera, continua com o sensor que é uma das fórmulas de sucesso da Canon e traz novidades que, para alguns não passam de um penduricalho mas para outros, representa um passo a mais para se consolidar como melhor opção em reflex de entrada frente a concorrência. O modo contínuo deu uma melhorada, conta com novas proporções de imagem, e a Canon adere aos filtros de efeitos incluindo um interessante P&B granulado. Os valores iniciais são de 850 dólares, o corpo; 950 dólares com a 18-55mm; e 1.200 dólares com a18-135mm contendo o novo sistema STM.

7 de junho de 2012

Curso básico de fotografia no Rio de Janeiro/Junho 2012


logo preta
   Curso Básico de Fotografia 

Aulas  práticas  e  apostila

Aulas  aos sábados de 9:00 às 13:00 – início 30 de junho   de 2012.

1ª aula (30/06) –  Sala de aula (no Centro);
2ª aula (07/07) – Parque Lage;
3ª aula (14/07) – Urca (Praia Vermelha);
4ª aula (21/07) – Forte de Copacabana;
5ª aula (28/07) – Jardim Botânico.

      Investimento: R$ 110,00 (a vista)  ou  2X de R$ 65,00 (entrada +cheque pré)

Inscrições:
Solicite ficha de inscrição e número da conta para depósito bancário através do email:

Conteúdo das aulas: Câmeras – Sensor – Objetivas – Modos de Prioridades – Obturador - diafragma – Iso – Fotometria –  Flash – Balanço de Branco – Composição – Filtros  
Informações:
21- 7415.7569 /  8315.9394 / 2596.2579

6 de junho de 2012

Enfim uma câmera Sony de sensor grande, a RX100

   Finalmente a Sony resolveu fazer uma câmera compacta de sensor grande, estava faltando ela entrar nesse nicho para acirrar a concorrência. Ela tinha tudo para vir forte já que entraria por último sabendo o que deveria fazer ou não e inovou, trouxe um sensor de tamanho CX semelhante ao usado nas mirrorless Nikon 1 e só isso já a põe a frente de toda a concorrência, exceto a Canon G1x. Mas a Sony continua insistindo em altíssimas resoluções e com isso fez uma ótima câmera mas perdeu uma excelente oportunidade de fazer "A câmera".
O flash pop-up da RX100 é no estilo das NEX
   A Sony RX100 é equipada com sensor CMOS de 20MP; sua objetiva Carl Zeiss com 3.6x de zoom cobre distância focal entre 28-100mm com abertura f/1,8-4.9 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos incluindo modo bulbsensibilidade ISO 80-25600; modo contínuo de 10 fps limitado a 10 imagens; o alcance do flash é de até 6.3 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 60 fps em formato AVCHD e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para 330 fotos por carga.
Detalhe para o anel de função customizável ao redor da lente
   Lógico que, desta vez, por se tratar de um sensor de 1 polegada isso não irá afetar tanto a qualidade de imagem mas é sabido que o público deste tipo de câmera é o mais entusiasta, o que sabe o que faz com a câmera e sabe que não são necessários 20MP numa câmera como esta. A Canon fez uma compacta com sensor maior e só colocou 14MP, acertou a mão. Uma RX100 com 12MP iria destruir toda a concorrência mas a Sony não pensa assim.
Faltam botões e controles giratórios, não é uma câmera muito ágil
   Opinião do blogueiro: Louvável atitude da Sony em trazer uma câmera de sensor grande ainda mais com atrativos como uma objetiva Carl Zeiss (de verdade) bem clara de f/1.8, modo bulb visto em poucas compactas até hoje, um ISO absurdamente alto de 25600 e um flash de bom alcance mas, como sempre, peca na alta resolução e este é o maior defeito desta câmera. A bateria dura razoavelmente bem, 330 fotos e é outro ponto positivo. Outra maravilha é um pequeno anel de controle customizável ao redor da lente. Acho que só faltou um macro de 1cm mas isso passa a ser irrelevante diante de tanta coisa boa. Recomendada pois o valor de 650 dólares é inferior aos 800 dólares da Canon G1x que passa a ser sua principal concorrente.

4 de junho de 2012

Câmeras a prova d'água da Panasonic para 2012

   Finalizando a série de postagens de câmeras a prova d'água, deixei a que considero a melhor por último. Este ano a Panasonic volta a fazer duas câmeras deste tipo, assim como havia feito há 3 anos. E, diferentemente de outras fabricantes, com uma vantagem substancial de uma para outra, fazendo que cada modelo seja indicado para grupos distintos de usuários.
Design relativamente simples da TS20 em 4 cores disponíveis
   A Panasonic TS20 é equipada com sensor CCD de 16MP; sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 25-100mm com abertura f/3.9-5.7 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/1300 e 8 segundos; sensibilidade ISO 100-6400; modo contínuo de 1.3 fps ilimitado; o alcance do flash é de até 4.4 metros; faz vídeos HD com taxa de 30 fps em formato MP4 e som mono; seu monitor LCD mede 2.7 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para 250 fotos por carga.
Painel traseiro padrão da Panasonic
   Opinião do blogueiro: Esta é uma câmera comum, não tem nada diferente das concorrentes. A resolução de 16MP pode fazer com que ela fique até atrás de outras boas opções. Não recomendada.
   Resistências: 5 metros de profundidade; 1.5 metro de choque; -10º C de temperatura.
Design mais robusto da TS4 com a cor prata em vez da vermelha
   A Panasonic TS4 é equipada com sensor CCD de 12MP; sua objetiva Leica com 4.6x de zoom cobre distância focal entre 28-128mm com abertura f/3.9-5.7 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; possui modo manual; o tempo de exposição varia entre 1/1300 e 60 segundos; sensibilidade ISO 100-6400; modo contínuo de 3.7 fps limitado a 6 imagens; o alcance do flash é de até 5.6 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 60 fps em formatos MP4 e AVCHD e som mono; seu monitor LCD mede 2.7 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para 310 fotos por carga.
TS4 vista de cima com a indicação de GPS e botão dedicado a vídeos
   Opinião do blogueiro: Esta é a melhor câmera a prova d'água lançada este ano pelo simples fato de possuir modo manual. Além disso possui a objetiva Leica, um sensor de 12MP já testado com sucesso em muitas outras câmeras (o único capaz de fazer vídeos Full HD por enquanto) e faz fotos 3D em 2MP. Possui GPS, bússola eletrônica, altímetro e barômetro com todas as informações necessárias na tela para prática de esportes de alto risco. Se tem algum ponto fraco é a ausência de uma grande angular de 24 ou 25mm. Altamente recomendada.
   Resistências: 12 metros de profundidade; 2 metros de choque; -10º C de temperatura.
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