24 de dezembro de 2012

Evolução das câmeras digitais (Ano de 1999)

   Estamos no ano de 1999, o ano anterior marcou o início de uma supremacia da Sony com sua marca Mavica oferecendo novidades muito interessantes como objetivas claras mesmo em 400mm e macro de 1cm. Neste ano começa a ocorrer uma pequena pausa no avanço tecnológico, parece que as compactas haviam chegado a um limite para aquela época e as demais fabricantes que ficaram para trás começavam a copiar o que tinha dado certo na Sony. As tendência de objetivas bem claras com abertura f/2.0, presença de viewfinder do tipo túnel (com enormes erros de paralaxe) e ausência de grande angular permaneciam.
Nikon D1/Foto do site Steve's Digicams
   Com o marasmo das compactas que haviam estagnado momentaneamente, os olhos dos fabricantes começavam a se voltar para as reflex digitais. A Kodak continuava desenvolvendo seus módulos digitais para corpos analógicos Nikon mas a própria Nikon inicia neste ano a sua série de reflex digitais com a D1. Enquanto isso, a Minolta lançava uma reflex com sensor de 1/2 polegada, a RD3000 com uma aparência bastante peculiar e utilizava objetivas Vectis.
Minolta RD3000, suas lentes, flashes e acessórios/Foto do site PC Watch Impress
   A Nikon D1 alcançava o altíssimo ISO 1600 para a época e o absurdo obturador capaz de fotografar 1/16000 de segundo. Tanto a Nikon D1 quanto a Minolta RD3000 utilizavam o inovador cartão de memória Compact Flash que era bem menor que as mídias disponíveis na época que eram os disquetes de 3 1/2 polegadas, cartões PCMCIA e Smartmedia. As câmeras da época iam cada vez mais chegando perto do que são hoje em dia.

 

13 comentários:

  1. Rodrigo...

    Estou querendo comprar um lente clara... só estou na dúvida entre a 35mm ou a 50mm... Como minha máquina não é Full Frame - é uma D3100, acredito que a 35mm acabe sendo mais útil, pois eu poderia tirar foto com uma resolução mais alta e depois fazer o recorte da foto, caso necessário... O que acha?

    ResponderExcluir
  2. olha só o visorzinho da nikon, hehe. muito bacana!
    uma pena os fabricantes não terem continuado a usar lentes claras. Se nunca tivessem parado, seria algo hoje bem acessível. mas aí fica nessa de um ou outro modelo como as FZ200 da vida sendo lançados com essas características (dentro das SZ), e quem quiser, tem que desembolsar uma pequena fortuna.

    Ao Bruno... não sou o Rodrigo, mas se eu fosse comprar, sem dúvidas pegaria a 35mm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem propenso a isso mesmo... Devo viajar aos EUA em 2013... Provavelmente comprarei por lá...

      Excluir
  3. A cinquentinha é uma ótima lente, muito boa para retratos. Mas se vc quiser fotografar um grupo de pessoas em uma sala, por exemplo, vai ser mais complicado. A 35mm já te dá mais liberdade pra isso, e ainda se sai bem no retrato.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto da serie "evolução das câmeras" . Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails