6 de dezembro de 2012

Comparativo com as 6 melhores superzoom de bolso de 2012

   A expressão "de bolso" foi modo de falar já que elas não necessariamente cabem no bolso, são bem gordinhas mas são de pequeno porte e mais discretas de usar. Facilmente confundidas com compactas comuns, acredito que muita gente usa estas câmeras e não sabem que elas possuem praticamente os mesmos recursos das superzoom grandes erradamente chamadas, às vezes, de semiprofissionais. Para esta comparação selecionei câmeras com alcance de, pelo menos, 360mm e que possuam controles manuais: Canon SX240, Fuji F800, Panasonic ZS15 e ZS20 e Samsung Galaxy Camera e WB150.


Canon SX240*
Fuji
F800**
Panasonic ZS15
Panasonic ZS20
Samsung Galaxy
Samsung WB150
Resolução efetiva
12.1
16.0
12.1
14.1
16.1
14.2
Zoom óptico
20x
20x
16x
20x
21x
18x
Grande angular
25 mm
25 mm
24 mm
24 mm
23 mm
24 mm
Tele
500 mm
500 mm
384 mm
480 mm
483 mm
432 mm
Abertura em GA
3.5
3.5
3.3
3.3
2.8
3.2
Abertura em tele
6.8
5.3
5.9
6.4
5.8
5.8
Macro
5 cm
5 cm
3 cm
3 cm
5 cm
5 cm
Sensibilidade ISO
100-3200
100-12800
100-6400
100-6400
100-3200
80-3200
Modo contínuo
10.3 fps
11 fps
10 fps
10 fps
4 fps
3 fps
Tempo exp. Mínimo
1/3200
1/2000
1/4000
1/2000
1/2000
1/2000
Tempo exp. máximo
15 segundos
8 segundos
15 segundos
15 segundos
16 segundos
16 segundos
Modo RAW
Não
Sim
Não
Não
Não
Não
Vídeos Full HD
24 fps
30 fps
30 fps
60 fps
30 fps
30 fps
Alcance do flash
3.5 metros
3.7 metros
6.4 metros
6.4 metros
6.2 metros
3.3 metros
Wi-fi
Não
Sim
Não
Não
Sim
Sim
LCD
3.0 fixo
3.0 fixo
3.0 fixo
3.0 touch
4.8 touch
3.0 fixo
Capacidade bateria
230 fotos
300 fotos
260 fotos
260 fotos
300 fotos***
270 fotos

   Nesta categoria há muita variação nas especificações e fica difícil demais apontar uma câmera que se sobressaia às outras, esta questão fica totalmente a cargo do usuário.

* As especificações da Canon SX260 são idênticas com o acréscimo do GPS
** As especificações da Fuji F770 são idênticas com a troca do Wi-fi pelo GPS
*** A duração da bateria da Samsung Galaxy Camera é apenas uma estimativa

42 comentários:

  1. e na qualidade de imagem, qual ganha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, as Canon e Panasonic ficam bem à frente das outras. Sem preferência por uma ou outra.

      Excluir
  2. Excelente post, Rodrigo!

    Ontem uma amiga me falou de uma SZ da Fuji na promoção em um site e me pediu uma opinião. Na hora, eu disse a ela que pelo mesmo valor poderia comprar algo mais interessante. Voltei aqui no comparativo e, em seguida, fui pesquisar a Samsung WB150. E não é que encontrei por um preço ainda menor que a Fuji! R$ 569,00 já com um cartão de 8Gb. Ela comprou, claro! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal, ganhou dos dois lados: no custo e no benefício!

      Excluir
    2. Rodrigo, tive a oportunidade de usar a Samsung WB150 e olha, valeu muito a compra. A câmera tem muitos recursos que agradam o público teen, especialmente, o feminino, por conta do estilo dos filtros e molduras. ;)

      Aqui a opinião de quem usou a câmera por um dia.

      Prós:

      - Uma compacta que não cabe no bolso, mas tem um tamanho confortável ainda assim (mas em bolsos grandes cabe bem);
      - Muitos recursos pra quem gosta de brincar com as imagens: 14 filtros criativos para fotos, 11 para filmagem (alguns são os mesmos dos disponibilizados para foto);
      - Panorâmicas vertical e horizontal bem fáceis de usar;
      - Editor de imagens (possibilita usar os filtros criativos depois do clique e fazer ajustes de brilho, contraste, saturação e olhos vermelhos);
      - O modo Wi-Fi funcionou perfeitamente (não testei o envio de 2 ou mais fotos). Além do compartilhamento nas redes sociais e envio das fotos por e-mail, é possível ainda conectar a câmera a um smartphone para que se possa pré-visualizar e capturar imagens (neste caso é necessário instalar o aplicativo);
      - Além do case, a câmera vem com um cartão micro SD + adaptador de 8gb classe 4, ambos Samsung;
      - Câmera com menu bastante intuitivo de fácil acesso, muito fácil de usar.

      Contras:

      - A de cor branca tem um acabamento fosco e levemente áspero, o que facilita o acúmulo de sujeiras, se não tiver cuidado pode ficar com manchas;
      - Achei a posição do dial um pouco incômoda (muito próximo do botão disparador);
      - O ajuste do foco manual usando as setas direcionais não foi uma boa ideia (que fosse pelo menos através de um anel giratório em volta das setas como na G12, ou joystick como na FZ35);
      - Botões de toque duro;
      - O acesso ao teclado alfanumérico é através das setas direcionais e o botão ok (O que torna a ação demorada e cansativa. Uma tela touch seria muito mais adequada);
      - A bateria só carrega na câmera;
      - A rosca onde vai o tripé é de plástico (o que exige cuidado dobrado para não danificar e impedir o uso seguro do equipamento).

      Bem, no geral posso dizer que, ainda assim, é uma câmera muito boa. Gostei bastante da qualidade das imagens. Então, quem não se incomodar com os contras aqui listados, tiver interesse em aprender a usar controles manuais e ainda desfrutar de uma porção de recursos, vale a pena investir numa dessas.

      Postei algumas fotos de teste no flickr: http://www.flickr.com/photos/viviande/sets/72157632363683771/

      Excluir
    3. Nossa, te agradeço demais! Sempre quis que os leitores me dessem informações tão precisas assim. Realmente, o que achei muito incômodo é o fato de a bateria carregar só na própria câmera, os outros contras dá pra aturar.

      Sinceramente? É minha próxima superzoom! Já estava querendo mesmo me desapegar da marca Canon e, de quebra, ainda vou me livrar da enorme e pesada SX1. Sua opinião basta para que ela seja a minha escolhida.

      Excluir
    4. Não precisa agradecer, meu amigo! É o mínimo que podia fazer por você que é sempre tão prestativo e pelo FF que eu acompanho desde o nascimento. Sempre que tiver a oportunidade de testar um equipamento venho aqui deixar algumas informações.

      Fiquei muito feliz em ter te ajudado a escolher a próxima câmera (Eu também gostei da WB150 e confesso, pensei duas vezes antes de devolvê-la à dona...rsrsrs).

      Abraço!

      Excluir
  3. Rodrigo,já que o quadro não faz detalhamento sobre qualidade de imagem, a Wb150f tem boa qualidade?não consegui achar fotos no flickr ou em outro lugar.. e o preço dela está ótimo 569,00. Por esse valor vc sabe me dizer se tem alguma compacta com controles manuais com qualidade superior a samsung (nao precisa ser superzoom) Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem a Canon SX150 que deve estar praticamente no mesmo nível mas em recursos fica atrás, tanto que não a coloquei no quadro.

      Excluir
  4. Mas a qualidade de imagem da samsung é boa, ou deixa a desejar?Da pra fazer fotos bacanas nítidas com os recursos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro da faixa de preço dela é boa. Lógico que se puder investir um pouco mais terá as Panasonic ZS ou as Canon SX que são melhores, mas sabendo usar os controles manuais faz fotos ótimas com qualquer câmera.

      Excluir
  5. Rodrigo, essa ZS 20 também tem o esquema de diminuir a resolução e aumentar o zoom?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Tem sim, e eu desconfio que quase todas as compactas hoje em dia tem isso. Já vi isso em câmeras de várias marcas, é que algumas fazem alarde sobre isso e outras não.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou prestes a comprar uma câmera e não consigo me decidir entre a Panasonic ZS15 e a Canon SX240. Qual sua opinião?
    Quero uma câmera para viagens e fotos familiares, com panorâmica, modo manual e uma boa imagem.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São semelhantes, equivalentes em qualidade de imagem, não tem uma melhor que a outra. Compare as especificações das duas e veja se tem algo nelas que salte mais aos seus olhos, e se não conseguir decidir vá na mais barata que encontrar então. Elas são o que existe de melhor nessa categoria.

      Excluir
    2. Obrigada!
      Sabes se existe alguma diferença entre a panorâmica de cada uma? E tem alguma de manuseio mais simples?

      Excluir
    3. Como não faço panorâmicas não sou a pessoa mais indicada para responder isso mas, pelas informações nos sites, a Panasonic parece ter um modo mais "amigável".

      Excluir
    4. Ok, muito obrigada mesmo!
      Acho que vou de Panasonic, não tanto pela câmera (fiquei realmente dividida), mas achei um vendedor mais confiável pela internet e com preço bacana ;)

      Excluir
    5. Não irá se arrepender, é uma ótima escolha!

      Excluir
    6. Prefiro a Fuji F800 muito mais poderosa em qualidade e bateria!

      Excluir
  8. Boa noite a todos! Parabéns pelo blog, estou me apaixonando pela fotografia e encontrar blogs como esse esclarecem muitas questões!!! Estou seriamente em dúvida na compra da minha câmera: uma canon sx 240 está na mira, principalmente pelos controles manuais e pelo tamanho, mas acabo ficando balançada com algumas da linha superzoom da fuji, bem mais baratas... O que vcs me aconselham?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o típico caso do barato que pode sair caro pois as Fuji possuem uma qualidade mais baixa e, se o interesse for aprender a fotografar, elas não possuem controles manuais completos e impedem o aprendizado pleno.

      Não costumo recomendar as Fuji série S, que devem ser as que você se refere, pois não se paga tão mais caro pra ter coisa bem melhor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. Oi Rodrigo! Obrigada pela resposta e pela atenção! Vc acha então que a Canon sx 240 é boa? Vi que ela é repleta de recursos, tem um zoom bom, sensor CMOS (acho q é melhor q CCD), controles manuais, indice de fps no modo continuo acima da média.. enfim.. Tem alguma outra que vc indicaria pra quem quer um zoom potente e liberdade nos controles manuais pra começar a aprender fotografia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora ela tem todas essas do quadro acima, recomendo todas elas mas se gostou da SX240 então é uma ótima opção, sim.

      Excluir
  10. Olá Rodrigo, estou querendo adquirir uma maquina que me possibilite fotos de qualidade tanto de dia quanto a noite, com um razoavel para o dia, depois de tanto ler os seus post, que por sinal me ensinaram muito e agradeço por eles, gostaria que me indicasse qual seria a melhor entre a sx240, z15, z20 e a samsung wb150, visto que todas tem controles manuais, e uma duvida essa fuji f800, se enquadraria nesta questão de qualidade?
    Grato
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessas aí eu destaco a SX240 e a ZS15. A Fuji F800 chega perto dessas em qualidade mas ainda não compete em condições de igualdade pois o sistema que promete redução de ruído na Fuji só funciona em um modo automático.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Ok, Obrigado pela ajuda, depois de me inteirar com seu site nestas duas ultimas semanas,, peguei algumas maquinas de amigos e tirei fotos que eles nem acreditava que é possível,,, tah de parabens pelo site, vou ver qual das duas tem menor preço e partir pra uma delas! Mais Antes Uma ultima Duvida a SX260 seria melhor que a SX240 ou a além do Gps, na pratica não teria diferença nenhuma, pois queria um bom zomm e a zs15 tem zoom um pouco menor!

      Valeu!!

      Excluir
    3. É só o GPS mesmo, não tme mais nada de diferente da SX260 pra SX240.

      Excluir
    4. Beleza, então já achei. Vou de SX240.
      Valeu

      Excluir
  11. Fala Rodrigo, o que vc acha da SX 280, vou pra EUA e tô pensando em compra-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada aqui: http://www.foto-facil.com/2013/03/canon-sx270-e-sx280-cada-vez-mais.html

      Excluir
  12. Olá Rodrigo, acompanho seu trabalho aqui ja faz algum tempo. Me foi muito útil na época para escolher minha camera uma lumix fz35. Venho mais uma vez pedir sua ajuda. Preciso comprar uma camera para os meus pais, eles fazem viagens para praias etc. Por isso pensei em uma superzoom de bolso. Fiquei entre a canon sx240 e a samsung wb150. Por mim ficaria com a canon, no entanto sei que eles só irão usar no modo automático, vc acha que justifica pagar 200 reais a mais para o perfil deles, ou acha que a samsung no modo automatico tem fotos equivalentes. Agradeço a atenção e parabenizo o seu trabalho . Allan Stephan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não justifica pois a qualidade da WB150 é bem aceitável.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo, mas uma vez obrigado pela dica. Outra opção tentadora tb apesar de ser uma camera mais antiga seria sx130. O que acha, ou ainda ficaria com wb150? Para esse perfil acha a melhor opção mesmo ou sugere alguma outra?

      Excluir
    3. Aí a coisa muda, se você consegue encontrar a SX130 é bem melhor, vale a pena investir nela.

      Excluir
  13. Obrigado Rodrigo, acabei comprando a samsung mesmo pela facilidade de achar e pelo fato de ser para os meus pais. Talvez se fosse para mim iria atras de uma canon sx130. No final das contas acho que foi uma decisão acertada pois tenho certeza que só irão usar no modo automático.
    valeu pela ajuda. Continue fazendo esse belo trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Rodrigo, primeiramente, sou novo aqui no seu blog e estou muito feliz de ter o encontrado. realmente é muito bom, profissional e atencioso o seu trabalho. Parabéns.
    Agora vamos pras dúvidas, que são o que fazem o blog funcionar pelo visto...rs
    Estou indo pros EUA em fevereiro e pretendo comprar uma superzoom, só não sei se de bolso ou não, já que essas de bolso nem sempre cabem no bolso né, mas tenho preferência pelas de menor tamanho.
    Vi suas comparações das superzooms e entendi que as Panasonic e as Canon parecem ser melhores, pois quero começar a aprender a tirar fotos no manual.
    Bem, depois disso tudo, Qual vc me indicaria??
    Pana FZ15, FZ20, FZ200, Canon SZ240, SX50 ou FujiHS30? Como peguei todas das listas de 2012 mas já estamos fechando 2013, existe alguma novidade que vc me indique?
    Obrigado e um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem as Panasonic FZ200 e Canon SX50 se destacam, agora é preciso definir se o mais importante seriam os 50x de zoom da SX50 ou a lente mais clara da FZ200.

      Qualquer duvida é só retornar.

      Excluir
  15. Olá.. Considerando o custo-benefício, o que vc me diz a respeito das opções: Canon Powershot A2500 (R$179,00); Samsung ST150 (299,00); Samsung ST77 (299,00); Samsung Smart WB30F (299,00).. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a Canon sempre será melhor que a Samsung e tá muito mais barata, fica fácil concluir que a A2500 é disparado o melhor custo-benefício dessa lista.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails