22 de outubro de 2012

Segunda geração de câmeras Lytro

   Há aproximadamente um ano surgiu no mercado uma câmera diferente de tudo que já se viu anteriormente, tratava-se da Lytro. Esta câmera é capaz de fazer fotos sem precisar focar, o foco é ajustado depois que a foto já está pronta e maiores detalhes sobre ela podem ser vistos na postagem que fiz ano passado sobre ela, alguns meses após seu lançamento. As especificações dos modleos atuais continuam exatamente os mesmos, com o LCD aumentando de 1.46 para 1.52 polegada.
Agora são 5 cores disponíveis, senti falta de uma laranja
   Agora foi anunciada uma segunda geração desta câmera e a primeira diferença é a presença de controles manuais de exposição como ISO, tempo de exposição e filtro ND. A abertura do diafragma é fixa em f/2.0 já que esta câmera possui uma profundidade de foco plena, ou seja, todos os planos serão focados. Ainda continua com pouquíssimos botões e estes controles manuais são acessados via touchscreen. Os únicos controles disponíveis fora do toque na tela são o botão liga/desliga, o botão de disparo e controle deslizante de zoom.
Continua o mesmo format de lanterna quadrada
   A segunda, e talvez maior diferença, é que agora o aplicativo de edição de foco das imagens também roda em Windows, diferentemente da época do lançamento da primeira Lytro em que só era possível utilizar em computadores Mac. Mas há restrições, é preciso que seja um Windows 7 versão Home, Pro ou Ultimate de 64 bits com um processador Intel Core 2 Duo (ou equivalente) e, pelo menos, 2gb de memória.
Controles de tempo de exposição e ISO
   A terceira novidade são as cores rosa e verde que se juntam às cores azul e cinza na versão de 8gb de memória interna. A versão com 16gb de memória continua sendo apenas na cor vermelha. A cor rosa só está disponível na loja virtual Target.  Os preços continuam os mesmos do ano passado: 400 dólares para as versões com 8gb de memória interna e 500 dólares para a versão com 16gb de memória.
Controle do filtro ND auxiliando na exposição
   Opinião do blogueiro: Continua sendo uma câmera para preguiçosos mas, dessa vez, pelo menos tem alguns controles manuais o que a torna bem mais aceitável do que a versão anterior. Para quem dispõe destas quantias (400 e 500 dólares) para brincar com fotografia, está recomendada.

5 comentários:

  1. Estou tentando decidir a câmera que vou comprar e adorei seu blog, mas ficou difícil de decidir. Gostaria de uma câmera compacta, para levar em viagens, que tenha possibilidade de ajustes manuais. Havia escolhido a Panasonic ZS10 mas li aqui que não tem um bom sensor. A ZS20 é melhor? Por 850 reais é uma boa escolha ou há outra melhor nessa faixa de preço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ZS20 usa o mesmo sensor da ZS10, na Panasonic a melhor opção é a ZS15. Nessa faixa de prçeo tem as Canon SX240 e SX260.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  2. Essa câmera é estranha, acho que não compraria.

    ResponderExcluir
  3. E as imagens, será que melhoraram? Lembro que as da primeira geração eram bem emergenciais, com qualidade próxima à de foto de celular...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca vi grande coisa nessas fotos, acho que estão na mesma. É só pra quem não quer ter trabalho mesmo em focar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails