11 de outubro de 2012

Evolução das câmeras digitais (Ano de 1997)

   Ano de 1997, entram em ação as marcas Nikon, Epson, Fuji e Agfa, cada uma com suas particularidades. A Nikon traz câmeras de distância focal fixa com formato semelhante ao de gravadores de voz; a Epson aposta no tradicional, câmeras digitais com a aparência das câmeras de filme que ainda dominavam o mercado; a Fuji, vanguardista como sempre, trouxe um modelo que inspirou as compactas premium atuais; e a Agfa inovou totalmente com um painel móvel muito interessante.
Agfa 1280 e seu estilo projetor de imagens
   Uma das tendências da época era os sensores muito pequenos de 1/3 de polegada mas a Fuji e a Olympus resolveram dar uma esquentada nisso e lançaram mão de sensores de 2/3", era o início de uma guerra tecnológica muito bem-vinda para o desenvolvimento da fotografia digital visto que a qualidade de imagens ainda era muito, muito pobre em relação às câmeras de filme. Outra tendência foi a grande maioria de câmeras alimentada por 4 pilhas AA, as exceções foram um modelo da Epson que utilizava apenas 2 pilhas e um modelo da Fuji e um da Canon que usavam bateria. E esta câmera Canon merece um parágrafo à parte.
Nikon 100 e seu estilo gravador de voz
   A Canon Powershot 350 tinha um formato, que seria um pouco mais para a frente, o padrão das Mavica. Possuía um monitor LCD inclinável mas o seu grande atrativo estava na objetiva de distância focal fixa em 42mm de abertura f/2.8 pois era a primeira a alcançar um macro de 3cm. Nunca havia se chegado a uma distância de foco tão curta, talvez venha daí a sua hegemonia em macro até hoje. Ela também começava a tornar mais popular o cartão de memória Compact Flash, bem menor que o Smartmedia usado pela maioria das câmeras da época.
Canon 350 e seu estilo Mavica
   As Olympus D-500L e D-600L também merecem um parágrafo exclusivo. Foram elas que começaram a moldar o formato do que hoje são as superzoom, como se fossem minicâmeras reflex. A D-600L, inclusive, ultrapassava a barreira de 1 megapixel (assim como a Fuji DS300) se tornando a câmera de maior resolução do momento. Estas câmeras da Olympus também contavam com o absurdo tempo de exposição de 1/10000!
Olympus D600L e seu estilo "De volta para o futuro"
   Provavelmente, a Fuji DS300 era a melhor câmera desta época pois possuía sensor com o dobro de tamanho do padrão da época e a Fuji ainda trazia muitas outras inovações, dentre elas, a sensibilidade ISO 400. Não sei como era o nível de ruído das fotos com este ISO mas, com certeza, causou frisson entre os fotógrafos mais entusiastas, tinha até disco de seleção de controles manuais e sapata para flash. Nesta época, Nikon e Fuji eram parceiras e havia muita troca de tecnologia entre elas.
Fuji DS300 e sua irmã Nikon Fujix/Foto de Jarle Aasland
   No próximo capítulo desta série pretendo falar das tendências que surgiram no ano de 1998 na fotografia digital. Percebam que, por se tratar de novidade, a fotografia digital passava por muitas mudanças em um espaço muito curto de tempo. Era a busca de uma identidade em uma tecnologia ainda não muito popular.
Epson PhotoPC 500 e seu estilo câmera de filme

6 comentários:

  1. Muito bacana!!! Vc fez uma pesquisa e tanto pra escrever essa série, hein!!! Muito bacana!
    Nikon e Fuji juntas... que curioso, hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu até sabia de uma parceria antiga delas com a Fuji fabricando reflex e usando objetivas Nikkor mas isso aí da foto, eu juro que nem imaginava...

      Excluir
  2. Olha, sei que não tem a ver com a postagem, mas só queria informar que acabei de votar no seu blog, ok?
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Adorei ler a evolução das câmeras. Como dizemos aqui no sul: "Bah! Tri legal" ;D
    Já votei no seu blog.
    Abs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails