12 de setembro de 2012

Sony RX1, primeira compacta Full Frame

   A Sony dá mais uma prova de que as fabricantes vem tentando de tudo para ter um diferencial no mundo das compactas, as mudanças vem aos montes e a última foi essa de colocar um sensor Full Frame em um corpo compacto de objetiva fixa. Este sensor é exatamente o mesmo da reflex A99 lançada no mesmo dia e que terá uma postagem aqui no blog posteriormente. A garantia de altíssima qualidade é a união deste sensor a uma objetiva Carl Zeiss Sonnar super clara. Artigo de luxo!
Sony RX1 é a joia mais preciosa do momento, no real sentido da palavra
   A Sony RX1 é equipada com sensor CMOS de 24.3MP (Full Frame com 23.7MP de resolução total); sua objetiva possui distancia focal fixa em 35mm com abertura f/2.0 e macro de 14cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos incluindo modo bulb; modo contínuo de até 5fps; o alcance do flash é de até 6 metros e possui sapata para flash; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD e som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 330 fotos por carga. Estará disponível em meados de dezembro a módicos 2.800 dólares.
Legítima Carl Zeiss Sonnar com aneis de foco e abertura
   É uma compacta completa, cheia de controles giratórios praticamente eliminando a necessidade de usar menu para os controles manuais que estão presentes também nos vídeos, incluindo um anel de abertura ao redor da objetiva, abertura essa que vai de f/2 até f/22, ótimo para quem procura grande profundidade de foco e sente falta disso em compactas. Gera arquivos RAW, possui modo para HDR automático, fotos panorâmicas, etc. As fotos com desfoque devem ser especialmente interessantes devido ao obturador de 9 lâminas aliado ao sensor enorme. É um marco na fotografia digital por ser a primeira compacta full frame da história.
Usando-se o controle giratório do painel traseiro se tem total controle da exposição sem uso do menu
   Opinião do blogueiro: É uma câmera sem defeitos, alguns diriam que a falta de zoom pode ser um defeito mas, se com distância focal fixa já custa esse absurdo, imaginem com zoom, por mínimo que fosse? O macro de 14cm é muita coisa para esse tipo de câmera, vale ressaltar que é difícil conseguir isso em câmeras reflex, mesmo nas objetivas de distância focal mais curta. Recomendada apenas para quem tem dinheiro sobrando, rico mesmo. Não duvido que esta câmera chegue ao Brasil custando 10 mil reais.

17 comentários:

  1. Parabéns pra Sony! Tirando o preço estratosférico seria uma perfeita substituta para minha NEX-3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, lógico que quando começaram os rumores já se imaginava que seria caro mas eu juro que esperava pouco mais da metade desse valor. Me enganei feio!

      Excluir
  2. wow! não deve vender muito, por motivos óbvios, hehe... mas pelo menos mostra que a sony tá investindo sério na fotografia.
    ah, pelo que eu vi na internet, só essa lente sonnar já custaria os olhos da cara...

    ResponderExcluir
  3. Linda, mas definitivamente um mimo; afinal, complicado justificar três milhas verdes por uma câmera com objetiva fixa, não? Claro que, com um sensor desse tamanho e abertura 2.0, deve fazer umas fotos com bokeh excelente.
    Um dia, vamos reencarnar ricos assim, de modo a "comprar apenas para experimentar"... rsrsrs
    Ótimo post, como de costume.

    ResponderExcluir
  4. è claro que o publico alvo, para o comercio dessa camera é os da classe A

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente... com esse preço compra uma DSLR top mais um lente clara e vamos aprender a fotografar...rsrsrsrs...

    Caro demais... Isso é para gente que compra pelo preço... Está caro então é bom....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que foi feita pra não vender, incrível. Esse público já é cativo da Leica hehe

      Excluir
  6. De cara vai precisar comprar uma lente com maior abertura. 35mm? Macro de 14cm??
    Olha a obsolescência programada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o macro de 14cm, é bom lembrar que pra uma full frame é uma aproximação muito boa mas a objetiva fixa é muito pouco pelo preço que custa.

      Excluir
  7. Éeee! Eu fico aqui assim > O_O Até q enfim a Sony fez uma obra prima! pena q só dá pra Xeque Árabe comprar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha mas também tem a RX100 com um preço mais acessível. Ainda cara mas não é nenhum sonho impossível como essa RX1.

      Excluir
    2. É diferente essa RX 100 nada a ver com a RX1

      Excluir
  8. comprei uma paguei 7200 aqui no Brasil é um absurdo dos absurdos mais a bichinha é um show

    ResponderExcluir
  9. o cuidado que temos que ter com a RX1 é sua lente de imediato compre um filtro UV e um polarizador, a sua abertura que achei pequena 49mm. e já está saindo a RX1 RII 42MP 4K outra monstruosidade

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails