6 de setembro de 2012

O retorno da Pentax às superzoom com a X5

   Não me lembro de a Pentax ter lançado outra superzoom depois da X90 no início de 2010 e como já faz bastante tempo, as mudanças são muitas. O sensor, infelizmente, é o mesmo que já foi utilizado em outras compactas sem sucesso pois gerava uma qualidade de imagem muito baixa com muitos ruídos. As expectativas não são das melhores apesar de ser uma marca que continua fazendo câmeras reflex muito boas, parece que sofre do mesmo mal da Nikon.
Disponível nas cores preta e prata
   A Pentax X5 é equipada com sensor CMOS de 16MP (1/2.33 de polegada com 16.4MP de resolução total); sua objetiva com 26x de zoom cobre distância focal entre 22.3-580mm com abertura f/3.1-5.9 e macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/1500 e 4 segundos; possui controles manuais; o alcance do flash é de até 11.5 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato AVI e som mono; possui monitor LCD inclinável de 3 polegadas; é alimentada por 4 pilhas AA com capacidade para 500 fotos por carga. Preço inicial de 280 dólares.
Não se iludam com o anel ao redor da objetiva, parece não servir para nada
   Vale lembrar que as câmeras Pentax possuem 3 tipos de estabilização, a normalmente usada que é pelo sensor, a digital que deve ser evitada ao máximo (ao máximo = sempre) e a estabilização chamada Pixel Track que me parece ser uma estabilização digital menos agressiva. Relatos de usuários afirmam que o efeito prático não é muito bom então ficamos só com a estabilização pelo sensor mesmo que já é grande coisa.
LCD inclinável e viewfinder letrônico com ajuste dioptral
   Opinião do blogueiro: O sensor CMOS de 16MP das compactas Pentax já deu mostras de ser muito ruim e infelizmente não deve ser diferente nesta câmera. O que chama atenção nesta câmera são a grande angular de 22.3mm superando por muito a de 22.5mm da Nikon P500 (na prática é igual), a altíssima autonomia de suas 4 pilhas AA e o LCD inclinável. Não recomendada, na data desta postagem, pela baixa qualidade do seu sensor.

6 comentários:

  1. aaah, gente, que pena...
    pra lançar porcaria, era melhor ficar quieta. se quer mexer com o mercado, TRAGA SUAS REFLEX PARA O BRASIL, PENTAX!!!!! Garanto que ganha muuito mais do que ficar lançando câmera medíocre...

    ResponderExcluir
  2. Estou numa indecisão a um mês quase :)

    Quero uma superzoom e todas tem o lado bom e ruim :(
    Qual vc pegaria?

    Sony Cyber-shot DSC-HX200V:
    Videos em 60fps, panorâmica alta qualidade automático, Fotos 3D, memoria interna 105mb, flash até 12metros e a que tem mais efeitos em fotos. Ruim: muitos megas para sensor pequeno

    Canon Sx40: Câmera lenta pena pouca qualidade, LCD gira melhor para gravar videos caseiros o resto é parelho com a sony.
    Ruim: 24fps em câmera lenta perde qualidade, panorâmica unica no pc, não tem 3D e poucos efeitos. (considerada a melhor marca)

    Panasonic Lumix DMC-FZ150: Que une o que uma tem de bom e a outra tem só não gosto muito da marca :(

    Qual a ordem de escolha você pegaria????

    ResponderExcluir
  3. Quero para tirar foto em família, fotos a noite,
    eventos, festas, carros, praia.

    Uma maquina para toda hora

    Obs: Não é para fotos profissionais de estudio.
    Não importa o preço mas queria a melhor delas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não adianta eu dizer qual eu pegaria pois câmera é uma escolha pessoal e nós (provavelmente) temos diferentes prioridades ao escolher uma.

      Das 3 que citou, Canon SX40 e Panasonic FZ150 possuem melhor qualidade de imagem disparada em relação à HX200. Baseando-se em qualidade de imagem ficaria entre estas duas que estão no mesmo nível, assim como a Panasonic FZ47 também está no mesmo nível. Mas se você não gosta da marca Panasonic não adianta te empurrar ela, vá de SX40 então que é uma excelente câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Eu compraria essa camera. Olha as fotos que ela faz http://www.pentax.jp/english/products/x-5/ex/. Onde acho para comprar no Brasil Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se guie por fotos de site de fabricante. Acredite, essas compactas Pentax atuais são horríveis. E não encontra no Brasil, a Pentax nos abandonou completamente.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails