27 de setembro de 2012

Novas reflex Pentax K5 II e K5 IIs

   Agora virou moda as fabricantes lançarem dois modelos de reflex semelhantes sendo uma delas com ausência de algum filtro fazendo com qu seja própria para algum nicho específico da fotografia e foi a vez de a Pentax fazer isso com a sua K5 II. Neste caso, a K5 IIs não possui o filtro anti aliasing evitando o indesejável efeito moiré em algumas situações, caso idêntico ao das Nikon D800 e D800e. E paga-se mais pela ausência de um filtro! Vamos às especificações que são todas comuns às duas câmeras.
Pentax K5 II possui corpo bem robusto
   As Pentax K5 II e K5 IIs são equipadas com sensor CMOS de 16.3MP (APS-C com 16.9 MP de resolução total); possuem 11 pontos de autofoco; possuem estabilização pelo sensor; fazem fotos apenas na proporção 3:2; sensibilidade ISO 80-51200; fotômetro de -5 a +5; tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos incluindo modo bulb e sincronia com flash de 1/180; modo contínuo de 7fps; seu flash possui alcance de até 13 metros; fazem vídeos Full HD com taxa de 25fps no formato AVI e som mono; seu monitor LCD mede 3 polegadas e possui viewfinder com 100% de cobertura da visão; são alimentadas por bateria com capacidade para 980 fotos por carga. Estarão disponíveis a partir de 15 de outubro no exterior custando 1200 dólares o corpo da K5 II, 1300 dólares o corpo da K5 IIs, 1350 dólares a K5 II + 18-55mm e 1550 dólares a K5 II + 18-135mm.
Dial de exposições com as várias opções que só a Pentax possui
   As especificações são praticamente idênticas às da antecessora Pentax K5, só perderam o microfone interno estéreo, agora só capta o som em mono mas há entrada para microfone externo. A grande mudança é o novo sensor de foco SAFOX X com uma tecnologia avançada de rastreamento de foco em movimento.  Possui também GPS opcional. Este lançamento fez o preço da K5 despencar, o que ela o consumidor a pensar duas vezes antes de adquirir esta nova versão.
Senti falta de um LCD móvel mas há controles em abundância
   Opinião do blogueiro: Sinceramente, mudar apenas o sensor de foco (tudo bem que parece fazer grande diferença) é muito pouco para uma câmera que estará custando cerca de 350 dólares a mais que sua antecessora quando começarem as vendas. Por que não incluir um LCD móvel, uma sensibilidade ISO maior, uma bateria mais durável, ou diferentes proporções de fotografia como 16:9, 4:3, etc.? Algo além do sensor de foco que justificasse o alto preço em relação à anterior. Não recomendadas na data desta postagem, é preciso esperar abaixar o preço para valer a pena.

9 comentários:

  1. Estas Pentax são boas mesmo? não se vê muito delas nem no flickr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Pentax não tem o mesmo marketing de Canon e Nikon mas, particularmente, alguns modelos dela são até melhores que os das marcas mais famosas.

      Excluir
  2. Algumas observações tardias:

    1. No caso da Nikon D800E, salvo engano, não é ausência de filtro, mas existe uma espécie de "contrafiltro" que anula o anti-aliasing. Então, você teria uma peça a mais e não a menos. Deve ser o mesmo caso da Pentax.

    2. A depender do tipo de fotografia que se faz o sistema de foco é muito importante, pois pode ser a diferença entre fazer ou perder uma grande foto. LCD móvel numa câmera desse nível reduziria bastante a robustez inerente à Pentax K-5 (quase comprei uma dessas, mas acabei optando pela Nikon D7000 por questão de disponibilidade de itens dentro do sistema). Se vale a diferença de preço, aí é outra história.

    ResponderExcluir
  3. Estou com muita vontade de comprar essa maquina, mas o que até agora não me fez comprar foi o fato de eu não conhecer alguém que tenha uma dslr da pentax e me diga se ela é resistente. Por isso, se alguém souber se essa é uma maquina que da pouco trabalho, isto é, não quebra muito, por favor me diga, pois só falta isso para que eu a compre ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se só tá faltando isso pra comprar nem precisa de alguém que tneha ela, as reflex Pentax são tão resistentes quanto as de qualquer outra marca. Reflex foi feita pra durar muito tempo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Brigado rodrigo! Meu pai vai ao eua nesse mês, aí daqui pro fim desse mês eu já to com ela e uma lente 50mm f1.8, e outra pra zoom a qual ainda não sei o modelo.

      Excluir
    3. Garanto que é ótima aquisição, amigo. Se me permite mais sugestões, traga logo uma bateria extra (mesmo que seja genérica, não vejo problemas nisso) pois acessórios Pentax são muito difíceis de encontrar aqui.

      Excluir
    4. Bem lembrado rodrigo, trarei com certeza! Obrigado pelas sugestões!

      Excluir
  4. Uma lente fantástica para a Pentax K-5 IIs é a PENTAX 31mm /1,8 AL Limited.
    Qualidade de imagem profissional.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails