10 de setembro de 2012

Evolução das câmeras digitais (Ano de 1996)

   Agora que já sabemos das valiosíssimas contribuições de Sony e Kodak para a criação das câmeras digitais, vamos saber como a concorrência aproveitou esse novo nicho que se abriu. Vamos começar a perceber como estas câmeras começaram a ser concebidas e foram evoluindo com o passar dos anos. Quais as tendências da época citando as especificações técnicas de alguns modelos bem antigos a partir do ano de 1996.
Canon Powershot 600
   A Canon, após lançar várias câmeras reflex digitais de vídeo estático e outras câmeras de formato semelhante a um discman como a RC-260, trouxe a Powershot 600 equipada com um sensor de 1/3 de polegada com resolução de 0.5 megapixels; objetiva sem zoom de 50mm com abertura f/2.5 e macro de 10cm; sensibilidade ISO 100; uma memória interna de apenas 1mb que comportava entre 4 e 15 imagens mas aceitava cartões PCMCIA. Imaginem que esta câmera nem possuía um LCD para liveview, tudo era feito através do viewfinder como na era do filme.
Olympus D200L
   A Olympus lançou dois modelos: D200L e D300L com 0.3 e 0.8 megapixels, respectivamente; objetiva sem zoom de 36mm com abertura f/2.8 e macro de 20cm; sensibilidade ISO 100 e 130, respectivamente; memória interna de 2 e 6mb respecitvamente mas não havia slot de expansão de memória, era só aquilo mesmo; e eram alimentadas por 4 pilhas AA. As duas possuíam o viewfinder mas havia a novidade do monitor LCD que media 1.8 polegadas.
Olympus D300L e seu monitor LCD
   Depois foi a vez da Casio, com inovações, lançar a QV-300 equipada com um sensor de 0.3 megapixels; objetiva com 2.3x de zoom cobrindo distância focal de 47-106mm com abertura f/2.6-8.0 e macro de 7cm; sensibilidade ISO 120; memória interna de 32mb (bastante para a época); era alimentada por 4 pilhas AA; e possuía um enorme (para a época) monitor LCD de 2.5 polegadas causando frisson à época. Foi a primeira câmera a usar dispositivo de visualização ao vivo.
Casio QV-300 e seu design mais arrojado
   Reparem que não existia compacta com grande-angular, zoom era artigo de luxo e capacidade de armazenamento também. Era preciso fotografar e descarregar rapidamente se quisesse fazer mais fotos. Na próxima postagem falarei sobre algumas câmeras do ano de 1997 e gostaria de agradecer à Canon e Casio por manterem generosos bancos de dados de seus produtos mais antigos.

6 comentários:

  1. Olá Rodrigo,
    Gostaria de uma indicação de loja virtual estrangeira...Porém de confiança. Pois quero
    comprar esse mes uma SZ-1.

    Olhei na amazon.com($299) e ebay($323). Tem mais opções?
    Dicas de frete?
    Uma camera compacta costuma cair na receita e ter que pagar os impostos?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o que eu sei sobre receita e impostos está aqui, é oficial: http://meiobit.com/71280/isencao-fiscal-de-cameras-a-grande-midia-errando-feio/

      Mas tudo depende de interpretação, continua tudo muito subjetivo. As outras lojas virtuais estrangeiras que conheço são B&H e Best Buy mas não sei nada sobre frete, nada sobre comprar nessas lojas. Nunca me arrisquei devido às várias interpretações diferentes que os fiscais podem ter, depende do humor do cara no dia.

      Excluir
  2. Adorei! Aguardando a próxima parte!! Serão qtos artigos ao todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar enxugar ao máximo pra não passar de 10 senão fica chato. Vou tentar fazer em 8, mas já tem 5 escritas.

      Excluir
  3. AH, bacana!! Depois vê se anima a publicar lá no MF!

    ResponderExcluir
  4. Já que você tem mais intimidade com o pessoal podia publicar o primeiro pra ter uma aceitação melhor (sabe que isso influencia), depois eu publicava o restante...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails