17 de setembro de 2012

Canon SX50, S110 e G15

   Quem é rainha nunca perde a majestade. Talvez a Canon tenha pensado nisso quando lançou este pacotaço de novas compactas, apesar de nenhuma das 3 câmeras já serem lançadas com status de imbatíveis. São 3 ótimas câmeras, o que quer dizer que a Canon continua brigando no pelotão de frente nas três principais categorias de câmeras compactas sem precisar tocar na resolução. Isso porque nem cito a obra-prima Canon G1X. E qual outra fabricante consegue isso hoje em dia?
Canon SX50 é a primeira câmera a contar com 50x de zoom e alcançar distância focal de 1200mm
   A Canon SX50 é equipada com sensor CMOS de 12MP (1/2.3 de polegada com 12.8MP de resolução total); sua objetiva com 50x de zoom cobre distância focal entre 24-1200mm com abertura f/3.4-6.5 e macro de 0cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; modo contínuo de até 13fps; possui controles manuais e gera arquivos RAW; o alcance do flash é de até 5.5 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 24fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD móvel mede 2.8 polegadas e possui viewfinder eletrônico; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 315 fotos por carga. Preço incial de 480 dólares e lançamento previsto para outubro no exterior.
Excelente LCD móvel foi mantido mas a abertura é um ponto fraco
   Opinião do blogueiro: 1200mm é muita coisa, e não dá nem pra dizer que isso será prejudicial pois estou imaginando uma melhor nitidez e qualidade final em troca da péssima abertura. A adesão do RAW é um grande benefício que fez muita falta na sua antecessora. O ótimo LCD móvel foi mantido e um ponto fraco desta câmera é o flash de baixíssimo alcance em relação às suas concorrentes diretas. Recomendada na data de hoje mas o pessoal que comprar no Brasil precisa ter paciência pois chegará aqui bem cara.
Canon S110 disponível nas cores preto e prata
   A Canon S110 é equipada com sensor CMOS de 12MP (1/1.7 de polegada com 13.3MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 24-120mm com abertura f/2.0-5.9 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-12800; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; modo contínuo de até 10fps; possui controles manuais, wi-fi embutido e gera arquivos RAW; o alcance do flash é de até 7 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 24fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas e é sensível a toque; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 200 fotos por carga. Preço incial de 450 dólares e lançamento previsto para outubro no exterior.
A S110 possui tecnologia touchscreen mas não abandonou os botões
   Opinião do blogueiro: A grande novidade desta câmera em relação à sua antecessora é a adesão de um LCD com tecnologia touchscreen e, principalmente, o wi-fi embutido que ainda permite que se use a função GPS usando os dados de um smartphone com sistema iOS ou Android via aplicativo Canon CameraWindow. Fora estas duas novidades, é igual à S100 que já era uma excelente câmera. Recomendada na data de hoje.
Dial frontal e viewfinder óptico dão um aspecto mais sério à Canon G15
   A Canon G15 é equipada com sensor CMOS de 12MP (1/1.7 de polegada com 13.3MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 28-140mm com abertura f/1.8-2.8 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 15 segundos; modo contínuo de até 10fps; possui controles manuais e gera arquivos RAW; o alcance do flash é de até 7 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 24fps em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas e possui viewfinder óptico; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 350 fotos por carga. Preço incial de 500 dólares e lançamento previsto para outubro no exterior.
Muitos dials e controles giratórios fazem da G15 uma câmera muito ágil
   Opinião do blogueiro: Aqui houve uma troca, perde-se o LCD móvel mas ganha-se o viewfinder óptico sumido há muito tempo das compactas. O uso do viewfinder em vez do LCD pode causar uma gigantesca economia de bateria elevando a capacidade de 350 para 770 fotos tendo, inclusive, uma autonomia maior do que a grande maioria das câmeras movidas a pilha. A grande angular de 28mm já deveria ter sido deixada para trás e esse é um ponto fraco da G15 mas, de qualquer jeito, a abertura f/1.8-2.8 torna esta câmera recomendada no dia de hoje. Não dá pra desprezar a excelência da série G de muitos anos.

158 comentários:

  1. Agora que estava pensando em comprar um sx40 me lançam a sx50. O que sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembre do que escrevi na opinião do blogueiro, essa câmera vai vir muito cara e será preciso ter paciência pra comprar ela aqui no Brasil. Talvez o preço dela só estabilize lá pro meio do ano de 2013. Não sei se vale a pena esperar tanto.

      Excluir
    2. É que posso pedir para amigos trazerem pra mim dos EUA. O preço dela lá é igual a sx40 aqui.

      Excluir
    3. Neste caso, traga a SX50. a promessa é de que seja uma boa câmera.

      Excluir
    4. Rodrigo, entre a sx50 e nikon d3100, qual das duas vc indica?

      Excluir
    5. Como se tratam de duas câmeras totalmente diferentes, e para propósitos diferentes, não tenho como indicar uma sem saber qual uso ela vai ter. Preciso saber se é uma câmera para hobby ou trabalho, se você prioriza longo alcance ou qualidade de imagem, se pretende ter uma câmera para todo tipo de foto ou uma que precise de uma lente diferente para cada ocasião.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    6. Desculpe nao ter especificado. Bem, quero pra trabalho(e nas hrs vagas um hobbysinho né?!hehe)nao preciso d longo alcance mas uma boa qualidade d imagem...

      Excluir
    7. Então pode ser a Nikon D3100, mas há a Canon T3 que possui qualidade de imagem semelhante e não há o problema de ausência de motor de foco permitindo que você faça autofoco com qualquer lente que encaixe diretamente nela.

      Mas saiba que, para trabalho, essa é só a ponta do iceberg. O investimento em equipamento e em conhecimento não acaba nunca, vai sempre precisar acrescentar ou trocar alguma coisa. Para trabalho é preciso ter tudo em dobro pra não passar sufoco, mas isso você vai adquirindo aos poucos, com calma.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    8. Eu andei lendo sobre a d3100 e a t3...ambas nao fazem foto macro?! É um recurso q m fará bastante falta! Agora complicou!!

      Excluir
    9. Não é bem assim, câmeras reflex não foram feitas pra fazer o macro que você conhece das compactas. O macro que elas fazem é diferente mas é preciso lentes caras, que custam de 1500 reais pra cima, só para profissionais da área.

      Se você quer trabalhar com fotografia vai ter que abrir mão dessas coisas que só compacta faz. Ou, se tiver como, compra uma reflex pra trabalho e uma compacta só pra macro que não custa muito.

      Excluir
    10. Ok. Agora estou compreendendo! Mt obg msm Rodrigo! tenho aprendido mt aki com vc!!
      Entao indo pelo q vc falou eu deveria comprar a t3 q ja daria pra iniciar os trabalhos ne?

      Excluir
    11. Sim, já daria mas só inicialmente, porque esse não é o equipamento ideal para quem quer trabalhar. Com o tempo precisará adquirir outro mais robusto e deixar essa T3 como câmera reserva. E ainda tem lentes, flash externo, mais um monte de coisa, esse é só o iniciozinho mesmo.

      Excluir
    12. Pois é! Investir nisso não é nada facil!...mas veja so, um amigo m ofereceu uma 60d por 2mil !
      lente 18-135mm e tds os itens d fabrik ainda embalados. menos d 2 anos d uso. otimo estado! oq m diz? estou quase fechando negocio com ele!

      Excluir
    13. ...e ele ainda m ofereceu um parcelamento!

      Excluir
    14. Se esse parcelamento não envolver juros pode ser uma boa opção, mas se entrar juros aí já vai estar o preço de uma 60D nova com essa mesma lente.

      Excluir
    15. Olá Rodrigo! ...no fim akbei comprando uma t3i! mt boa a camera!!até agora estou gostando mt!
      mas estou com uma duvida...ja procurei por ai mas as infos sao meio sem jeito...bem queria saber se ha diferença em usar na t3i(ou qualquer dslr)um micro SD com adaptador? é a msm coisa q usar um sdhc normal?

      Excluir
    16. Não é o mais indicado pois os MicroSD nunca são específicos para fotografia, mas pode usar sim.

      Excluir
    17. Os micros suportam a filmagem com um dslr?

      Excluir
    18. Classe 6 suportam HD e classe 10 suportam Full HD.

      Excluir
  2. Vix Rodrigo, não vi muita empolgação sua com essa Sx50, e esse exagero de 50x... queria ver a foto com o zoom no máximo. E agora, na teoria, desta vez vc acha que a canon perde feio para a FZ200 da panasonic?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, certamente perde mas ainda tenho minhas reservas com uma objetiva f/2.8 em toda extensão sem precisar aumentar o tamanho dela. Tá me cheirando a artifício digital.

      Excluir
  3. Panasonic FZ 200... nada se compara. Fato isto.

    ResponderExcluir
  4. Então Rodrigo, acho digno em um post futuro, quando você tiver a oportunidade de testar a fz200 dar a consolidação da teoria, ou não! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época em que eu vendia câmeras era mais fácil testar mas hoje em dia fica possível. Se eu tiver a oportunidade farei sim.

      Excluir
  5. Boa tarde, Rodrigo! Li nesse post que você fez (http://goo.gl/U9Fow) que a Panasonic ZS15 seria rival direta da Canon SX230hs. Depois de muita indecisão, estou quase decidida em comprar a SX230hs apesar de 1.299 ficar apertado pra mim, mas acredito (e espero, rs) que vá valer a pena. Mas vejo que você indica bastante as câmeras da Panasonic também. O que você acha da ZS15 em relação a Canon SX230hs? Gostaria de tirar fotos principalmente em shows, que são ambientes fechados, com pouca luz. Não achei este modelo da Panasonic nas lojas virtuais que estou acostumada a pesquisar, ele já saiu de linha? E pra finalizar, você acha que a SX230hs é uma boa escolha pro que quero ou me indicaria uma opção?

    Desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não saiu ainda de linha, é que Panasonic é um pouquinho mais difícil de encontrar mesmo. As duas possuem uma qualidade de imagem muito semelhante, pra mim é difícil escolher uma melhor, eu iria na mais barata.

      Lojas especializadas em fotografia costumam vender estas câmeras entre 600 e 900 reais, esse preço de 1300 reais é de compacta premium.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  6. Ia excluir a outra pergunta que havia lhe deixado, porque fiz essa de um modo mais completo com minhas dúvidas, mas você acabou de responder aquela, rs. Desculpe. De qualquer forma, espero que possa me responder novamente.

    ResponderExcluir
  7. E você indicaria alguma loja como essas que eu possa comprar? Só conheço essas lojas comuns de compras. O modelo SX230hs da Canon não achei por menos de R$ 1.250 reais. Se encontrasse-a num preço mais em conta, por menos que seja, já ia ajudar bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só conheço as lojas do RJ, na revista Fotografe Melhor tem vários anúncios de dezenas de lojas de SP. E lojas virtuais você pode se informar nos fóruns de fotografia pois não costumo comprar online então não sei quais são as confiáveis.

      Excluir
    2. Melhor loja para compra de cameras é a UNICOSHOP!
      Excelentes preços!sempre compro as minhas por lá!
      abraços!
      Adoro seu blog Rodrigo!

      Excluir
    3. OrangeMix encontrei com bons preços

      Excluir
  8. Achei a G15 por U$440,00 no Paraguay. Entre essa e a G12, qual vale mais a pena, a G12 achei por quase o mesmo valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a G15 tem uma lente bem mais clara mas perdeu o LCD móvel. O que é mais importante pra você: a lente mais clara ou o LCD móvel?

      Excluir
    2. A qualidade da Foto, simples assim!

      Excluir
    3. Nesse caso são semelhantes, não há grandes diferenças apesar de estar se usando um novo sensor. Nessa categoria de compactas premium é muito difícil diferenciar por qualidade de foto já que quase todas estão no mesmo nível, é caso de ler as especificações de cada uma e ver qual mais agrada.

      Excluir
    4. Comprei minha G15 e estou realizada. Ainda não aprendi a usá-la com propriedade, mas só no modo automático ela já fez fotos incríveis para os meu antigos padrões, heheheh. Comprei no PY por U$440,00. Inicialmente tentei comprar a G12, mas ela já está, segundo os vendedores de vááárias ojas "fora de linha", só tinham a G15.

      Excluir
    5. Ótima compra, parabéns! A G12 agora só tá disponível nos países que vendem refugo, tipo o Brasil e mesmo assim já tá difícil encontrar...

      Excluir
    6. Jamile e Rodrigo, o visor ótico, viewfinder, da G15 li que é muito pequeno, que ficou pior do que a G12 ! e que não exibe nenhuma informação (exposição, velocidade, ISO, compensação, bracketing), nem sequer de focagem, só emite um bip (sem aparecer um ponto luminoso de foco certo). Você confere? Porque sou daqueles que máquina tem que ter visor, não tela. Pois permite fazermos melhor composição, permite diminuir interferências de luzes e movimentos em volta da gente, etc. etc. Não à-toa, os modelos mais caros vêm com visor, independentemente de virem com tela lcd.
      Como só poderia comprar sem ver a máquina, tenho que pergutnar isso tudo, além de vasculhar por mil e um sites. Você antes não tentou Rivera, divisa do RS com Uruguai? (Receio por tudo que venha do Paraguai, mas talvez seja exagero meu).

      Excluir
    7. Rodrigo, voce, por acaso, andou verificando o mecanismo de assinatura por email? Pois pela primeira vez recebi um comentário no meu email, no meu outro email tb. do GMail. Se sim, me explica o que aconteceu, e qual email eu devo sempre registrar ao postar comentário, pergunta, quem sabe até alguma dica pro pessoal.

      Excluir
    8. Os viewfinders da série G são todos ópticos, não são os eletrônicos da maioria das compactas que são miniaturas do que se vê no LCD. Estes ópticos não trazem mesmo nenhuma informação, é apenas a imagem do que será fotografado. A série G sempre foi assim.

      Sobre o mecanismo de assinatura, não conferi nada. Apenas perguntei a outros assinantes se eles estavam com algum problema, talvez você mesmo tenha habilitado algo que estava desativado. Vou ver se mudo o mecanismo de comentários, deixar algo mais acessível a todos.

      Excluir
    9. Sobre o viewfinder é exatamente oq o Rodrigo falou. É igual as câmeras Kodak do passado que é só a imagem e pronto, sem nenhuma informação.

      Sobre os e-mails, eu também nunca recebo nada, até por isso a minha demora em responder, entrei por acaso agora e vi teu comentário, mil desculpas.

      Excluir
    10. grato, Jamile, pelo comentário no blog FotoFacil. E me tranquilizou saber que a falha de não receber posts deve ser do blog do Rodrigo, mesmo. Não encontrei seu email no seu blog.
      Te convido a umas fotos analógicas, com as limitações de revelação e cópias, scaneamentos, e as minhas, claro, no blog humbertohpc.wordpress.com . São fotografias do cotidiano, principalmente de Porto Alegre onde vivi quae metade de minha vida até agora,, hoje moro em Recife, onde nasci. Não são fotos turísticas, são de pessoas principalmente, quenão percebem nem a mim, nem a máquina, se perceberam, eu coloco uma legenda. Lá dentro tem meu email ao final de um texto de blá-blá-blá.
      até,
      Humberto

      Excluir
  9. Boa noite, Rodrigo!

    O meu grande interesse são em fotos macros, por isso queria a G12, mas então veio a S100. Mas agora temos a G15 e também a S110.

    Em termos de qualidade de foto, a G15 supera a S100 e a S110?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sensor das 3 é o mesmo então a qualidade de imagem teoricamente é a mesma. A diferença fica por conta das lentes, as S100 e S110 permitem um ângulo mais aberto mas a G15 tem macro de 1cm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Estou na duvida entre comprar entre as três apresentadas, gosto de tirar fotos de família e fotos casuais e em eventos com festas durante o dia e durante a noite, qual seria a melhor escolha??

      Excluir
    3. Aí precisa definir suas prioridades já que são 3 câmeras totalmente diferentes. Se prioriza zoom é a SX50, se prioriza qualidade de imagem fica entre a G15 e a S110 e há também muitas idferenças entre as duas mas a qualidade de imagem é a mesma.

      O fato é que para extrair o máximo de qualquer uma destas 3 câmeras é preciso aprender a usar os controles manuais, senão de nada adianta.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  10. boa noite, estou com a mesma duvida do Rodrigo,
    quero comprar uma camera na faixa de 1500 reais e encontrei a g12 e g15 nessa faixa de preço, não sei qual das duas devo comprar. Qual vc indicaria? Existe alguma melhor que essas duas nessa faixa de preço ? Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Em qualidade de imagem elas são bem semelhantes mas há duas grandes diferenças: a G12 possui monitor móvel e a G15 possui uma lente mais clara. Compare as especificações de cada uma e veja qual te agrada mais. E não se esqueça das concorrentes, leia o comparativo de compactas premium pois pode ter alguma mais interessante para você.

    ResponderExcluir
  12. Poise, estou nesse dilema, essas duas que eu comentei foram indicada por um amigo meu que curte fotografia. Eu estou começando agora nesse tema e estou super animado, mas infelizmente não possuo conhecimento suficiente para analisar tao profundamente e perceber as vantagens de cada uma, sendo assim, na sua opinião, nessa faixa de preço ( ate 1500 ) e sendo compacta, qual vc poderia me indicaria?

    PS: não sou seguidor de marca nenhuma e busco qualidade de imagem.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Se puder esticar seu orçamento até 1700 reais então a Canon G1x é a escolha definitiva mas se 1500 reais for o limite, dê uma olhada nas Panasonic LX5 e LX7.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rodrigo, eu achei melhor as fotos da LX5 em relação a LX7, tô certo ?

      Excluir
    2. Aí é opinião pessoal, não posso dizer se tá certo ou errado. O certo é que são duas excelentes câmeras!

      Excluir
  14. Olá, sempre me entusiasmei por fotografia de cães mas sempre que me aproximava as posições deles mudava. Comprei a sx50 da Canon e sinceramente estou satisfeito. Meus olhos leigos ficam espantados com as fotos. Lógico que não posso comparar com a qualidade de uma DSRL mas pra aprender a usar o manual e talvez posteriormente partir pra uma profissional. Estou muito contente.

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma SX50 novinha para vender, na caixa, sem nota fiscal. Qualquer dúvida manda pelo e-mail: mineirom7@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Vou pro EUA semanaque vem , fico confuso com tantos comentarios canon sx50, panfz200,nikond5100, g15...
    AFINAL qual vcs indicam preciso uma para usar no esporte boa definição e excelente zoom. podem me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se procura excelente zoom então fica restrito a Canon SX50 e Panasonic FZ200. A SX50 prioriza o longo alcance e a Panasonic FZ20 prioriza a lente mais clara e nítida, dessas duas você tira a câmera que mais se adequar ao seu perfil.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  17. Olá,gostei da pagina, Bem tenho um 'probleminha' como visor da canon sx50, quando quero ver pelo visor não consigo, ja apliquei o modo AV e continua... ajude pfv! :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pressione o botão display quantas vezes forem necessárias até a imagem aparecer no visor. Recomendo que leia o manual inteiro da sua câmera, mais de uma vez se necessário, para conhecer todos os detalhes dela.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  18. Olá Ricardo, obrigada por sua atenção.
    Gostei muito da s110 e da g15, elas são melhores e mais avançadas que a sx 240 que vc recomendou né....Tenho maior interesse na canon s110 .vc acha que vale a pena? para fotos de animais e comida....? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada por sua atenção Rodrigo, da rua já lí sua resposta e já comprei minha primeira canon modelo S110 .
      Você me ajudou muito, pois eu estava muito perdida e se não encontrasse seu blog e com um conteúdo tão bom, tudo que eu lí aqui, provavelmente não teria escolhido essa. Valeu mesmo. Uma ótima semana . Abraços

      Excluir
    2. Que bom que o blog tem sido útil a você, volte sempre que precisar!

      Excluir
  19. Tem muita diferença entre a qualidade de imagem da G15 e SX50? E pra fotos noturnas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, há uma boa diferença por causa do tamanho do sensor. E isso se agrava nas fotos noturnas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Oi Rodrigo, trabaho com maquiagens e preciso de uma câmera que pegue os detalhes de um olho com "gliterr", sombras com brilho, micro brilhinhos essas coisas, que tenha também foco automatico e desfoque para dar aquele efeito bonito na foto...nnao precisa ser nada mega profissional. Vc acha que a G15 atende a isso ? Ou vc me recomendaria a Rbel T3i ?

    aguardo ansiosamente sa resposta, parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo nem a G15, nem a T3i. Acho que há outras opções com custo-benefício melhor para você. Mas antes preciso saber mais algumas coisas: uma lente com 3x de zoom dá conta de tudo que pretende fazer, estou certo? E está disposta a estudar pelo menos os princípios básicos da fotografia, para não ficar dependendo apenas do automático e saber se virar quando ele não funcionar. Acredite, em muitas vezes ele não vai funcionar.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. O meu caso é o mesmo que o da Renata Davies...
      Qual câmera vc indica nesse caso?
      Quero uma com LD móvel pq também pretendo tirar auto retratos.
      Estou quase optando pela FZ200 da Panasonic já olhei várias outras como a Sx50 da Canon e a G15, não sei qual escolher. Qual a sua dica como profissional?

      Excluir
    3. Bem, eu não sou profissional mas acho que posso ajudar. Não acredito que haja necessidade de um longo alcance então acho que a G15 seria o ideal para você.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  21. caramba. é lógico que. a t3i.luta máquina olhe os forum na net ela é uma ótima câmera de entrada

    ResponderExcluir
  22. eu tinha uma compacta sony hx1,por muito tempo era minha preferida pelo zoom que ela tinha 24x com lente g 2,8, não. coestante,quer dizer a abertura da lente mudava com o zoom. da que senti a necessidade de algo que pudesse trocar de lente. e usar. flashexterno, aí parti pras. dsr. e fui. feliz,vc encontra nos sites de leilão. tipo o ml estas cameras usadas bem barato,como amanhã. depois vc com certeza irá comprar outra. não tem problema que seja usada. hoje estou com uma full frame. 5d mark 2, mas já sonho com uma 6d

    ResponderExcluir
  23. Rodrigo veja se estou com o raciocínio certo

    Entre sx280 e s110 a s110 e melhor (esta e uma evolução da s100) e entre a g15 e a g1x a g1x e melhor

    A s110 e menor e para viagens e mais pratica mas a g1x e melhor que a s110

    Faz sentido?


    Agora se quero me aperfeiçoar em foto vale a pena a g1x ou vale a pena pegar a s110 e mais tarde comprar uma dslr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, faz sentido tudo o que escreveu.

      A S110 possui praticamente os mesmos recursos da G1x, mas a diferença de qualidade é bem grande e na G1x há muitos botões que funcionam como atalhos e agilizam o uso dela sem precisar de menus como a S110.

      Talvez não seja necessário uma DSLR.

      Excluir
  24. Estou mesmo com muita vontade de comprar a g1x mesmo que acima do meu orçamento rs, a s110 pareceu ser ótima opção pela portabilidade ...estou bem na duvida...a g15 parece ser intermediária nos dois quesitos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, essas são as 3 melhores compactas da Canon e a G15 é uma intermediária entre elas. Mas com a mesma qualidade de imagem da S110, o que muda são as formas de acessar os controles manuais, é uma câmera muito mais ágil que a S110.

      Excluir
  25. Para quem viaja bastante a s110 tem mais portabilidade há muita perda ou vc recomenda?

    Indiquei seu blog para outras pessoas, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo todas as câmeras que você está em dúvida, são todas ótimas no que se propõem a fazer. Só falta mesmo você decidir qual lhe será mais útil. O que eu posso garantir é que terá uma câmera de muita qualidade, seja qual for a sua escolha, e lembre-se sempre que S110 e G15 possuem a mesma qualidade de imagem por possuírem o mesmo sensor, e que essa qualidade é superior a de qualquer compacta que já usou antes.

      Excluir
  26. Puxa vou decidir com mais propriedade agora
    Muito obrigada pelas dicas e continuarei acompanhando e indicando seu blog

    ResponderExcluir
  27. Oi Rodrigo,

    Decidi pela S110, aí um amigo que esta iniciando em fotografia me indicou na mesma faixa de preço a Nikon coolpix p520 , qual sua opiniao a respeito desta camera?

    Obrigada

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São câmeras completamente diferentes, a S110 é uma compacta premium (pois possui um sensor maior) e a P520 é uma superzoom, só isso já faz a S110 ser melhor. Além disso ainda tem a qualidade óptica da Canon que sempre foi melhor que a da Nikon em compactas e a resolução exagerada da P520 que causa ruído excessivo na foto. Em qualidade de imagem a P520 fica muito atrás, não dá pra comparar.

      Excluir
  28. Rodrigo, tudo bem? Sou super leiga em foto, mas com 2 filhos queria poder tirar fotos mais bacanas com profundidade, enfim, mas precisava desses efeitos com uma câmera portátil e que ainda fosse rápida! Um amigo me recomendou a G15, mas aí fuçando por aqui, achei a S110. Você acha que vou ter o mesmo resultado gastando um pouco menos e com uma câmera mais leve? Obrigada, Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, terá os mesmos resultados pois ambas possuem o mesmo sensor que é o que define a qualidade de imagem da câmera, mas terá que aprender a usar os controles manuais. Independente de qual câmera usar, quanto mais avançada ela for mais os resultados só aparecerão conforme o uso dos controles manuais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  29. Oi Rodrigo, so mais uma duvida, em ambientes com pouca luz a S110 tem bom desempenho?

    ResponderExcluir
  30. A s100 perde muito com relação a s110? E entre a sx240 e a s100 qual e melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem não perde nada, talvez seja até melhor. E também é melhor do que a SX240.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  31. Infelizmente comprei a s110 na Orangemix e cai em uma fraude. Entrei com processo no Procon e provavelmente terei que entrar nas pequenas causas. Fica a dica para os leitores. Vou comprar a maquina em uma loja confiavel e só encontrei no Brasil a s100 vou nela então.

    ResponderExcluir
  32. Vc diz que talvez seja até melhor a s100 que a s110...por que?
    Obrigada mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resolução menor, é possível que ela tenha um desempenho igual ou melhor em situações de baixa luminosidade.

      Excluir
  33. A S100 é melhor que a S110? Depois de ler todos os comentários, desisti da G15.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desempenho das duas deve ser bem parecido, mas pode ser que a S100 possua menor ruído nas situações de baixa luminosidade. Mas a G15 está no mesmo nível de qualidade delas além de ser uma câmera mais completa.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  34. Olá Rodrigo. Eu tenho a Canon SX50 e quero comprar uma similar. Vou para um intercâmbio no exterior e quero trazer boas fotos, mas deixarei a SX50 aqui no Brasil com meus pais. Não faço questão que o visor seja móvel e não sei utilizar muito as funções desta câmera. Na verdade o que mais gosto nela é que, mesmo sem ser uma boa fotógrafa, ainda sou capaz de fazer boas fotos. Tem alguma que você me indicaria? Alguma antecessora dela?! Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A antecessora é a SX40, difícil de encontrar mas você pode conseguir a SX510 que está uma categoria abaixo dela, porém mantendo a mesma qualidade de imagem. Ou, se quiser experimentar uma outra marca, recomendo a Panasonic FZ47, quase tão boa quanto a sua.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  35. Rodrigo

    Eu tenho uma s100 e minha irmã vai para os EUA e quero aproveitar a oportunidade paracomprar uma segunda câmera. Qual vc indica? G1x? G15? Uma dslr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se continuar com a S100 não vejo vantagem em comprar uma G1 ou uma G15 que são câmeras da mesma categoria. Precisa ter algo que a complemente, uma reflex se quiser aprimorar seus conhecimentos ou uma compacta de longo alcance. Mas você sabe melhor o que complementaria sua câmera, ter duas da mesma categoria é que acho desperdício. O que acha?

      Excluir
  36. Vc tem razão, neste caso qual vc me indica? Eu vou continuar com a s100 e queria uma para complementar....me indica uma?

    ResponderExcluir
  37. Meu marido tem uma j1 da Nikon.... Acha que vale a pena ter uma dslr ou uma compacta de longo alcance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então acho que uma compacta de longo alcance, como uma Canon SX280 valeria a pena, assim juntando suas câmeras com a do seu esposo já teria câmeras para qualquer situação. Ou uma SX50 se preferir uma câmera de grande porte.

      Excluir
  38. Só queria aproveitar a oportunidade da viagem da minha irmã, pois nao e sempre que podemos comprar por 1/3 do valor né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro, qual o seu orçamento? Qual o máximo que pode investir agora?

      Excluir
  39. O que e uma compacta de longo alcance? Superzoom e isso ?

    ResponderExcluir
  40. Acabei de ver a sx50 e com bastante zoom, tem boa resolução? Achei bacana e esta 340 dólares, muito bom!

    ResponderExcluir
  41. Além da sx50 tem outra? Esta e a melhor de longo alcance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem e com todo esse alcance não tme nenhuma outra melhor que a SX50, tem a Panasonic FZ200 que talvez tenha qualidade superior mas tem metade do alcance.

      Excluir
  42. Que legal! To vendo no site bacana! Longo alcance e Superzoom? Vale a pena ter esta terceira lá oportunidade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, uma superzoom possui um longo alcance e, ao meu ver, a SX50 é a melhor em qualidade com todo esse alcance.

      Excluir
  43. Obrigada! Como sempre me ajudou muito! Vou pedir a sx50

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma ótima escolha.

      Sempre que precisar é só chamar.

      Excluir
  44. A sx50 tem modo automático e manual tb?

    ResponderExcluir
  45. Só mais duas perguntas, acha que tendo a sx50 será complementar as demais então vale a pena ter esta terceira?

    ResponderExcluir
  46. E se vc indicasse uma dslr qual vc indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a SX50 complementa se você procura ter um alcance maior. Você precisa primeiro definir o que te faz falta em uma câmera, o que você precisa e não tem com as duas que já possui. As duas câmeras que já possui são muito boas e provavelmente uma DSLR não te ajudaria em nada pois já tem a Nikon J1 que faz bem o papel da DSLR.

      Excluir
  47. Sim, eu já decidi pela sx50 pelas suas dicas, a minha duvida e se realmente compensa comprar a terceira câmera pensando na oportunidade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é uma questão pessoal, só quem pode decidir se essa oportunidade é boa é você mesma, a única coisa que eu posso fazer é indicar uma câmera de acordo com a sua necessidade.

      Excluir
  48. Quanto a dica da dslr e para minha irma! Eu gosto da j1 mas certamente vc tem dicas melhores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo indicar sempre a Canon T3 pois é o melhor custo-benefício que existe.

      Excluir
  49. Sempre indico seu blog parabéns pelo seu profissionalismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço sua presença no blog. Mas não sou profissional, não ganho absolutamente nada com o blog, a intenção aqui é só ajudar mesmo, tem até um link de doação do lado direito para quem puder dar uma contribuição ao blog já que não tenho como mantê-lo sozinho.

      Excluir
  50. Obrigada novamente Rodrigo vou contribuir sim!

    ResponderExcluir
  51. Olá, Rodrigo!

    Qual câmera seria melhor indicada para situações de baixa luminosidade: G15 ou S100/S110? E pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A G15 pela lente mais clara. Principalmente ao se usar o zoom onde a diferença entre elas se acentua.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  52. Rodrigo, vc indicou a sx50 tem outra que tenha qualidade superior que tenha longo alcance mas não tanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, a Panasonic FZ200. Se preferir uma câmera de pequeno porte tem as Canon SX240/260/270/280.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  53. Da Canon de grande porte mais alguma?

    ResponderExcluir
  54. Entre a sx50 e a sx510 qual vc indica? Qual a diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença se dá mais pelo zoom mesmo, já que as duas possuem o mesmo sensor e a qualidade de imagem deve ser bem semelhante. Hoje não tem custo-benefício melhor do que a SX510 nessas câmeras de grande porte já que a grande maioria possui uma qualidade bem baixa, poucas se salvam.

      Excluir
  55. Rodrigo, estou interessada uma câmera compacta premium para fotos de viagens (paisagens, pessoas, monumentos e etc) mas também gostaria de boa qualidade em ambientes com pouca iluminação. A G15 parece uma boa opção para os meus objetivos, mas gostaria do visor móvel. Existe alguma câmera semelhante com visor móvel? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem a G12 que é a antecessora dela mas está bem difícil de achar. Também tem as Nikon P7100, P7700 e P7800 além da Olympus XZ2 que a considero com uma qualidade superior a das Nikon. Não são fáceis de achar, mas dê uma garimpada pela net que poderá encontrá-las.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  56. Ola Rodrigo estou pensando em comprar uma t3i que vem com a lente 18/55 e penso em comprar a lente 75/300 pra ter um zoom um pouco melhor com um valor baixo, como não conheço nada de lentes pois nunca usei esse tipo de maquinas tenho dúvidas se seria as melhores opções com menor custo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço uma opção bem melhor do que a 75-300mm que é a 55-250mm, um pouco mais cara porém tem estabilizador de imagem que é muito importante nesse tipo de lente.

      E se você comprar uma T3 em vez da T3i consegue manter praticamente a mesma qualidade de imagem (em alguns casos é até melhor) e consegue salvar muitos reais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  57. Oi Rodrigo,

    Minha irmã foi comprar nos EUA a canon sx50 e o vendedor falou que estava saindo de linha pois dava alergia, e ela não comprou isso e sério? Achei tão estranho!

    ResponderExcluir
  58. Respostas
    1. Nunca ouvi falar sobre tal alergia. A SX50 está saindo de linha simplesmente porque já foi lançada há um ano e meio, está quase na hora de sair uma sucessora, isso é absolutamente normal.

      Não recomendo a P520, recomendo as Panasonic da série FZ.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  59. Olá Rodrigo, estou em dúvida entra algumas câmeras, é apenas para hobby, viagens, mas que precisam de fotos bacanas.
    As câmeras que tenho visto são canon:G15, t3, t3i. e nikon d3100 e d5100 (sei que já saíram sucessoras a elas, mas é o que cabe no meu orçamento). Seria possível indicar qual melhor câmera ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como citou câmeras de categorias diferentes, primeiro é preciso defiir qual tipo de câmera irá usar. Uma compacta como a G15 que já está pronta para qualquer tipo de foto ou uma reflex como as outras 4 que trocam de lente e cada lente é destinada para um tipo de foto diferente?

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Desculpe a demora, É exatamente essa dúvida que tenho em mente, usar uma compacta ou usar uma reflex ?! Para uma viagem o que é mais interessante usar ?

      Excluir
    3. Se fosse pelo tamanho e lente, o kit a compacta já é bom, porém consigo realizar os ajustes manuais tão rápido quanto numa reflex ? iso, abertura, velocidade ?

      Excluir
    4. Em uma compacta premium como a G15 consegue sim.

      Excluir
  60. ola Rodrigo, parabens pelo blog
    olhando essas duas cameras:
    Canon Powershot S110, preço na zamax: 779 com cartao 32 gb
    Canon SX270 HS, preço na zamax: 729 com cartao 32 gb
    qual vc acha melhor?
    o objetivo eh fotografar como hobby, em passeios, etc, priorizando uma imagem bacana e sendo um camera mais discreta para guardar.
    o q me diz?
    outra coisa: eh de suma necessidade pegar um cartao de memoria classe 10? ou os cartoes normais ja sao confiaveis para cameras.
    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S110 indiscutivelmente melhor, vale muito mais do que está custando. Cartão classe 10 é só para quem precisa muito de modo contínuo e vídeos Full HD, um classe 6 já tá de bom tamanho se você quiser fazer vídeos Full HD, senão pode ser um comum mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  61. Olá Rodrigo! Parabéns pelo blog!
    Estou querendo trocar minha câmera e reduzi minhas opções à canon sx50, lumix fz70 e lumix fz200. Preciso pra tirar fotos do meu filhote, então me parece importante ter um zoom de qualidade e com boa estabilização e que tire fotos de crianças em movimento sem borrar demais. Uma coisa que me preocupa é a abertura de 3.4 da canon. Isso não prejudica nas fotos de lugares escuros ou nas fotos à noite? Qual seria a melhor opção?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre as que citou a Panasonic FZ200 é a melhor opção. Sabendo usar os controles manuais nada irá atrapalhar, mas se fotografar apenas no automético nada irá ajudar já que são câmeras com sensores muito pequenos.

      Talvez você não precise de tanto zoom e tem câmeras muito melhores no mesmo preço da FZ200 como as Canon G15/G16/S110/S120, Panasonic LX7/LF1, Fuji XQ1, Nikon P7700/P330, entre outras.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  62. Boa tarde. Sou um grande frequentador de shows de rock e estou à procura de uma câmera para tal. Gostaria de uma câmera compacta, com boa qualidade de imagem e filmagem em full HD. Posso gastar até 1300 reais e tenho um conhecido que pode me trazer dos EUA (sei que cameras compactas de qualidade são escassas no Brasil). Após muita pesquisa, cheguei à Canon S120. A minha dúvida é: essa câmera fará diferença no meio do ''povão'' nos shows, com provável baixa iluminação, ou ela é boa demais para esse fim? Qual câmera seria melhor para este caso? Obrigado desde já e desculpe o incômodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A S120 é um pouco melhor do que as compactas comuns mas está longe de resolver o problema da baixa iluminação. Já que pode trazer dos EUA (e essa sempre será ireefutavelmente a melhor opção) o que acha de comprar uma câmera mirrorless? Elas são pequenas e você não necessariamente precisa ficar trocando de lente, a do kit deve lhe servir muito bem. Neste caso a melhora em ambientes com baixa luminosidade será bastante sensível.

      Se a resposta for positiva te indico modelos mirrorless, se for negativa lhe indicarei compactas melhores que a S120 e fico aguardando aqui sua resposta.

      Excluir
    2. Eu cheguei a pesquisar algumas mirrorless, chegando à Samsung NX mini. Mas acredito que as lentes deixarão a câmera muito "grossa", impossibilitando-a de caber em um bolso de calça. Alem de eu ter um pouco de medo de a lente cair por causa de algum esbarrão durante um show (estou errado?). Entendo que estou a procura de algo praticamente impossível (uma câmera excelente que caiba num bolso), mas é isto que eu quero rsrsrs. Acredito que a S120 ou outras compactas seriam mais apropriadas para o caso, nao concorda?

      Excluir
    3. Não, não é impossível, só é cara rsrs. Mas nos EUA, com seu orçamento, você comprar uma Sony RX100 que é muito melhor que a S120. Ou a Fuji XQ2 que é um pouco melhor que a S120. Já aqui no Brasil, só tem a S120 mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. A que couber no seu orçamento. A primeira versão custa 500 dólares, não sei se consegue as outras duas dentro do que se propõe a pagar mas a primeira já é boa demais.

      Excluir
  63. Você pode me indicar outra câmera com qualidade semelhante (ou pouco inferior) e com tamanho ainda menor que as rx100/s120/xq2?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails