27 de agosto de 2012

Novas superzoom Canon SX160 e SX500

   As câmeras foram lançadas dois dias antes desta postagem ir ao ar mas foram lançamentos tão insossos que não tive pressa alguma em falar delas aqui. Eu sempre vou bater na mesma tecla, se a Canon é a fabricante que mais se destaca em todos os segmentos que participa então tem obrigação de trazer produtos de qualidade para todo o seu público. Na teoria não vejo nada de bom no que vou falar aqui hoje, espero queimar a língua quando começar a ver o resultado prático.
O design não teve nenhuma mudança significativa em relação à antecessora
   A Canon SX160 é equipada com sensor CCD de 16MP (1/2.3 de polegada com 16.6MP de resolução efetiva); sua objetiva com 16x de zoom cobre distância focal entre 28-448mm com abertura f/3.5-5.9 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-1600; o tempo de exposição varia entre 1/3200 e 15 segundos; modo contínuo de até 2.8fps; possui controles manuais; o alcance do flash é de até 3 metros; faz vídeos HD com taxa de 25fps em formato MOV com som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por 2 pilhas AA com capacidade para até 380 fotos por carga. Preço inicial de 230 dólares.
O botão de acionamento do flash foi movido para o painel traseiro, na minha opinião é pior
   Opinião do blogueiro: Se só liberaram o ISO até 800 (minha compacta fabricada em 2007 era assim) é porque boa coisa esse sensor de 16MP não deve ser, já foi usado muitas vezes na série A mas ainda não conheço o efeito prático dele. O que essa câmera tem de bom é a presença dos controles manuais, macro de 1cm, é movida a pilhas e só. Muito pouco para quem até um ano e meio era a melhor opção a preço baixo. Não recomendada, na data desta postagem.
Design mais simples que o usual nas superzoom de grande porte da Canon
   A Canon SX500 é equipada com sensor CCD de 16MP (1/2.3 de polegada com 16.6MP de resolução efetiva); sua objetiva com 30x de zoom cobre distância focal entre 24-720mm com abertura f/3.4-5.8 e macro de 0cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-1600; o tempo de exposição varia entre 1/1600 e 15 segundos; modo contínuo de até 2.8fps; possui controles manuais; o alcance do flash é de até 5 metros; faz vídeos HD com taxa de 25fps em formato MOV com som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para até 195 fotos por carga. Preço inicial de 330 dólares.
Painel traseiro já bem tradicional da Canon com as teclas sempre nos mesmos lugares
   Opinião do blogueiro: Tem o atrativo dos 30x de zoom com um preço relativamente baixo, pelo menos no exterior. Fora isso, tecnicamente não tem nada de diferente em relação à SX160 e só irá valer a pena se for vendida a um baixo custo aqui no Brasil também. Recomendada, na data desta postagem, com a ressalva do seu custo.

257 comentários:

  1. Eu tenho uma canon sd550 que o ISO é de 50 a 400!!! e o sensor é um CCD de 1/1.8"!!!! 7MP.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo, vim te pedir um help de novo. A minha SX130 sempre gravou os vídeos com som e agora quando vou reproduzir na máquina está muda. No computador o som do vídeo toca normalmente. Já revirei ela e o manual mas não consegui mudar nada !!! Será que vc pode me ajudar ??? Obrigada desde já
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já fuçou todo o manual então é melhor levar a uma assistência técnica pois o alto-falante da câmera pode estar com defeito.

      Excluir
    2. Ok Rodrigo, mais uma vez obrigada pela sua atenção.

      Excluir
  3. Olá Rodrigo,

    Estava decidido em comprar uma Canon SX150 IS, até conhecer o blog no domingo, recomendando a Canon SX130 IS.
    Em sua opinião, devo aguardar para ver os resultados desta SX160 ou tentar encontrar uma SX130?

    Agradeço desde já.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre a SX150 pois a sucessora provavelmente será ainda pior. Ou invista um pouquinho mais em uma SX20, SX240 ou Panasonic ZS15.

      Qualque dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo,

      Assim como o Gustavo, estava pensando em comprar uma SX150 (principalmente pelo grande zoom e macro de apenas 1 cm - a princípio, estava relutante quanto à utilização de pilhas). Tenho pesquisado bastante sobre fotografia digital (amadora) e descobri seu blog há uns dois dias. Desde então tenho lido muita coisa por aqui e aprendido bastante. Percebi que em vários de deus posts você acaba recomendando a todos a SX130. Resolvi procurá-la nas lojas mas, por ser bem mais antiga (2010?), tá difícil de encontrar. Por isto, lhe pergunto: a SX150 é tão pior que a SX130?

      Li seu post sobre densidade de pixels e fiquei na dúvida sobre a diferença entre as duas câmeras. No seu post, você recomenda, no máximo, 35 MP/cm2. Difícil, hoje em dia, é encontrar uma câmera com 9-10 MP com características parecidas com as da SX130 e na faixa dos R$500-600. Na prática, existe muita diferença nos resultados obtidos pelas duas câmeras? A SX150 possui 50 MP/cm2 contra os 43 MP/cm2 da SX130...

      Em resumo: devido às similaridades e às particularidades de cada modelo (e à dificuldade de se encontrar no mercado modelos mais antigos), vale a pena comprar a SX150? Ou devo continuar minha saga por uma SX130?

      Muito obrigado!
      E parabéns pelo excelente conteúdo do blog!

      Excluir
    3. É uma pena essa alta dos megapixels, pode esquecer essa média de 35mp/cm² pois só as compactas premium conseguem uma densidade de megapixels como essa (até melhor) e custam muito caro. A SX150 é pior que a SX130 mas não tem outra melhor que ela nessa faixa de preço. Então, vá de SX150 pois a sucessora dela, a SX160, já é ainda pior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Canon só querendo se igualar aos piores... :-(
    Vai entender.
    Espero que a Panasonic não copie...

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodrigo,
    desculpe te incomodar perguntando uma coisa fora do assunto do post, mas eu to precisando de uma segunda opinião. Faz um tempo que quero muito comprar uma câmera, tava esperando pra juntar o dinheiro e tal, e agora me apareceu uma oportunidade de comprar uma Oly E-PL1 com a lente do Kit por 700 reais, mas fico na dúvida se devo pegar ou se espero mais um pouco e tento uma DSLR de entrada, um T3 ou D3100. Eu preferiria a Oly por causa do tamanho e praticidade, acho as Canikon muito grandes e chamam muito a atenção, mas o que me preocupa é que a PL1 já é antiga. Acha que vou ficar prejudicado se comprá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de ser antiga não é problema já que as PEN atuais continuam usando o mesmo sensor. O único problema é a falta de suporte a essa câmera aqui no Brasil, ninguém vende lentes e acessórios para ela aqui. Só recomendo se você tiver acesso a compras no exterior, caso contrário é melhor uma reflex mesmo.

      Excluir
  6. Aii Rodrigo tô até sem graça de te encher de novo mas eu vou...rs
    Eu falei com vc um tempinho atrás que a minha canon SX130 de repente parou de gravar os vídeos com som e o som só aparece quando passo no computador. Meu pai comprou uma também e aconteceu a mesma coisa, começou gravando e a gente conseguia ouvir pela máquina e agora ficou muda tb. Vc disse que podia ser defeito do alto falante mas não é muita coincidência ? Será que nós desativamos alguma coisa ? Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha não tem problema, o espaço é aberto para quantas vezes precisarem. Mas se desabilitaram alguma coisa, só o manual de instruções pode dar a resposta a vocês.

      Excluir
  7. A Canon tem piorado a cada lançamento dessa linha.

    As SX 100/110 eram muito boas. A SX 120 é muito boa também, apesar de ser ruim de video e não servir pra fotografar de pertinho.

    A Partir da SX 130, melhorou muito a gravação de videos, mas a lente piorou por ser mais escura e socaram megapixels no sensor...

    E depois da SX 130, cada vez mais frescura e menos qualidade... enfim, foi se o tempo dessa linha.

    Por sorte tenho a SX120.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Canon claramente opta por uma linha para vender mais e outra para mostrar qualidade, ainda é melhor do que aquelas que optam apenas por vender mais. Já que o povo não se conscientiza, ela se adapta ao mercado. Infelizmente, desse jeito, é preciso ter mais dinheiro pra conseguir algo de qualidade...

      Excluir
  8. Olá Rodrigo! Gostaria de comprar uma câmera a prova dágua. Tenho visto algumas e gostaria de uma opinião. Canon d10 — lumix ts4 — sony tx10. Ou alguma outra? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destas 3 recomendo a TS4 que é a única que possui controles manuais além da melhor qualidade óptica.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. A SX500 é recomendada? Eu tenho a SX230 já. Mais como gosto de superzoom, fiquei interessado e tambem muito interessado pelo macro de 0cm já que a minha sx230 é 10cm. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegou aqui no Brasil custando mais do que a SX40, não vale a pena mesmo. Melhor a Panasonic FZ47 até porque, na prática, o macro de 0cm termina não funcionando, é 1cm mesmo.

      Excluir
  10. Oi Rodrigo... Estou querendo muito comprar uma SX 500 por ser compacta... Acho as outras muito grandes... Minha dúvida é... A SX 500 é tão boa quanto a SX40?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chega nem perto da SX40 e nem é tão menor assim. Se procura longo alcance com portabilidade e qualidade de imagem recomendo a Canon SX240, ou a SX260 se sentir necessidade do GPS.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  11. Oi Rodrigo, estou precisando de uma ajuda. comprei uma sx240, e estou tendo alguma dificuldade em algumas configurações. Por exemplo,como mudo a configuração para que as fotos fiquem menores, pois quando vou enviar por email acaba dando erro, entao preciso diminuir, mas que tambem não perca a qualidade. E com relação aos filmes está acontecendo de em até 2 ou 3 minutos, transfiro normalmente para o PC, mas de 10 ou 15 minutos, acaba dando erro. não consigo transferi-los de jeito nenhum. O Cara da loja que me vendeu disse que é problema do meu PC, coisa que não acredito. E finalmente a bateria: nestes 15 minutos de gravação a bateria descarrega, estou achando muito pouco tempo. o vendedor pediu para levá-la que se for constatado defeito, troca a mesma. E onde posso comprar uma segunda bateria, a um bom preço, mesmo que não seja original aqui em São Paulo? encontrei a $79,00 no mercado livre.
    Obrigado e desculpe tantas questões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para reduzir o tamanho (ou resolução) da imagem há uma opção quando se aperta o botão SET que, normalmente nas câmeras Canon, é a última opção. Se não encontrá-la terá que ler o manual de instruções para saber onde fica. E a qualidade não muda, o que muda apenas é a capacidade de impressão e recorte que naturalmente ficam mais prejudicadas quando feitas em fotos pequenas.

      Sobre os vídeos, não tente passar por cabo. Use sempre um leitor de cartão de memória pois às vezes dá erro mesmo.

      Sobre a duração da bateria, não sei o quanto ela dura em tempo de gravação mas o tempo de playback (uso contínuo dela) é de 4 horas. É uma duração baixa mesmo para o nível das baterias de outras câmeras da mesma categoria que normalmente já duram bem menos do que pilhas. Pelo menos uma bateria extra é obrigatória, duas extras é o ideal.

      Como não moro em SP não conheço nenhuma loja de lá para atestar a confiabilidade delas. Essas coisas eu compro direto na China, me recuso a pagar mais de 20 reais em uma bateria genérica aqui no Brasil exatamente igual a vendida na China. Se não tiver medo e tiver paciência para esperar chegar, tem um link do DX Deal Extreme aqui do lado direito.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo, obrigado pela resposta. o meu pc só tem entra usb, é um pouco antigo. mas é estranho que videos até 3 minutos baixa bem, apenas os mais longos trava. Não será defeito da camera? preciso saber pois ainda está na garantia. só me explica uma coisa: - quando eu giro o botão de opções e deixo em camera, me aparece as 3 opções que são modo standard ou normal, modo filme Iframe e camera lenta, ok? Agora em outras posições tais como no modo Auto, aparecem as definições 1920x1080, 1280x720 e 640x480.Devo deixar em modo standard e a definição 640x480?

      Quanto ao link do lado direito, não encontrei mas acessei e encontrei dois sites, um em Portugues e outro em Ingles.
      daí tem esta bateria que acho ser a minha.Estranho, dez reais, no mercado livre está a Oitenta! o problema é que o meu cartão não é internacional.

      **Cannon NB6L Compatible 1100mAh Battery Pack for Canon IXUS 85/95/200 IS + SD770/1200

      Muito obrigado Rodrigo, desculpe tantas questões.

      Excluir
    3. Mas você pode comprar um leitor de cartão de memória USB ou um interno para usar em uma das entradas de disquete ou CD, eu diria que é item obrigatório hoje em dia por não dar pra confiar em cabo USB. Antes de afirmar que pode ser defeito da câmera tem que esgotar todas as possibilidades.

      Essas opções de resolução que você citou são de vídeos e não de imagens. Você precisa ler o manual pra saber onde encontrar as opções corretas, como não tenho a câmera aqui não tenho como te ajudar a achar.

      Aqui do lado direito tá escrito DX Deal Extreme e um banner pequeno embaixo, não consegue encontrar? Tem vários gadgets um em cima do outro, não demora muito a encontrar esse pois tá no alto embaixo das minhas fotos.

      E não é estranho encontrar por 10 reais o que vendem no ML por 80 reais, isso é lucro-Brasil. Se não tiver concorrência os vendedores põem os preços lá em cima e tem muita gente que compra neles por ter medo de comprar no exterior. Se não tiver cartão de crédito internacional procure o site Dino Direct que é no memso estilo e vende por boleto, preços bem parecidos.

      Excluir
    4. Rodrigo, comprei um leitor ( sei lá se meia boca) 15 reais e deu certo a transferencia. o pessoal da cannon disse que se isto acontecesse, era pra ir na loja e pedir a troca do cabo usb. Na realidade eu prefiro o cabo, pois ficar sempre tirando o cartão e colocando, é meio arriscado.

      Com relação ao Dealextreme, acabo de efetuar a compra de duas baterias . acho que comprei a certa nb6L. fiquei meio receoso em colocar numero de cartão de crédito e o codigo de segurança. espero que o site seja o verdadeiro. Ah! tem um forum onde um cara ensina como comprar nestas lojas e fala para pedir que o produto venha como pessoa física para não ser taxado. como não sou muito bom em ingles, nem reparei se tem esta possibilidade e cliquei em finalizar a compra.

      Valeu Rodrigo. Obrigado.

      Excluir
    5. Se usou o link aqui do blog para comprar então é o site certo pois o gadget é oficial da loja.

      Em nenhum dos sites chineses que compro há a necessidade deste pedido, só há taxação se for acima de 50 dólares. Até hoje só fiz compras em valores abaixo desse e nunca fui taxado, só é preciso ter paciência pois estes produtos demoram a chegar.

      Meu amigo Felipe criou um tutorial explicando como comprar em sites internacionais sem necessidade de cartão de crédito, dá uma olhada: http://bocaptc.blogspot.com.br/2012/02/compar-no-ebay-e-outros-sites-sem.html

      Excluir
    6. Oi Rodrigo. esqueci de um detalhe, espero que seja o último, pois estou lhe dando um bom trabalho. quando comprei a camera, veio junto um cartão de 8gb classe 4. o vendedor disse que pra este tipo de camera era o suficiente. daí comprei outro de 16 gb tambem classe 4. agora é que fui ver que realmente o filme fica um pouco lento na reprodução, às vezes dando a impressão de camera lenta. vou tentar devolver o cartão, apesar de já ter aberto a embalagem. será que classe 6 já resolve? pois o 10 está muito caro, vou ver se enconro no mercado livre, bem mais barato.
      abraço.

      Excluir
    7. Se você fizer vídeos Full HD, realmente precisa de um classe 6 no mínimo. Se for para vídeos HD o classe 4 resolve. Não devolva o cartão, deixe o classe para fotos e compre um classe 6 para vídeos. Acho importante ter dois cartões de memória.

      Excluir
  12. Ai Rodrigo, queria ter achado seu blog antes. Como minha mãe sempre diz: preguiçoso trabalha mais vezes. Hahaha
    Acabei comprando a sx160 no ebay, nem pesquisei sobre ela nem nada. Comprei as cegas mesmo. Ainda nem chegou, mas já estou trise. ahsiudahoudsa
    A câmera que eu uso no meu blog (de maquiagem) é uma sony w50, que meu namorado comprou em 2006. Tá velhinha, velhinha, mas pra o que eu uso, ainda consigo tirar "boas" fotos. :B
    Aaai que arrependimento! asudiousada D:

    :**

    ResponderExcluir
  13. Calma, esta câmera pelo menos tem controles manuais, o que já a faz ser melhor que sua antiga Sony. Lógico que você precisa aprender a usá-los senão ela vai ser apenas mais uma câmera comum ao usar apenas no automático.

    ResponderExcluir
  14. comprei uma SX160 e algumas informações estão erradas aqui no blog

    a abertura f/3.5-8.0 sem zoom e f/5.9-8.0 com o zoom em 16X

    a sensibilidade ISO vai de 100-1600

    não cheguei a pegar uma SX130 nas mãos, mas a SX160 é melhor que a SX120 e SX150 que eu peguei de uns colegas meus para testar.

    parabéns pelo blog xará.

    ResponderExcluir
  15. A abertura foi informada corretamente, como se convencionou escrever desde sempre apenas as aberturas máximas em grande angular e tele, então, está certa como f/3.5-5.9.

    Sobre o ISO,a informação foi obtida no site da própria fabricante, se estiver errada vou contactar eles para avisar do erro.

    ResponderExcluir
  16. Olá Rodrigo!

    Estava decidido em comprar uma sx160 mas hora meio q desanimei. Quero uma maquina de qualidade na faixa de preço dessa, qual vc recomenda?

    Grato!
    Regis - SBC/SP

    ResponderExcluir
  17. Oi Rodrigo. recebi hoje duas baterias do site que voce me passou. me tire 3 dúvidas:
    1* quanto tempo posso guardar uma delas na embalagem sem carregar? nem sei por que comprei duas! e tambem não tem data de fabricação nem validade.
    2* coloquei pra carregar uma delas, imaginando que fosse como a minha original cannon, que deixei 8 horas.( será isso mesmo?) mas após uma hora! a luz verde acendeu. será que vem carregada? eu pessoalmente não creio. to fazendo um teste , fazendo uns filminhos, pra verificar.
    3*a dúvida maior. elas são 3.7 v. 1100 mh. e a original é 1000mh. algum problema?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Entre a sx150 e a sx160 pelo que eu li a sx150 eh melhor?

    ResponderExcluir
  19. Régis, a SX150 é teoricamente melhor que a SX160 mas há o relato de um leitor aqui que achou o contrário. Se puder investir um pouquinho mais pode conseguir a SX240 que é bastante superior.

    ResponderExcluir
  20. Thomaz, não guarde nenhuma bateria, agora vá intercalando sempre as três, bateria extra nunca é demais. Sobre o tempo de carregamento, normalmente duas horas bastam e essas baterias vem com uma pequena carga. E a diferença de voltagem e amperagem, eu considero 10% uma margem segura.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Rodrigo, tenho uma dúvida e preciso de ajuda.

    Sou amador e tinha uma Canon A 2200 (câmera compacta), que molhou, e acho que a assistência não vai conseguir recuperá-la. Por isso pretendo comprar outra.

    Como disse, sou amador e bato fotos esporadicamente. Estou em dúvida entre 3 câmeras:

    1) Canon A 2300 PowerShot 16MP c/5x zoom LCD 2.7"pr Canon CX 1 UN - por R$ 315,00;

    2) Câmera Digital PowerShot SX150 (14.1 MP) Preta c/ 12x Zoom Óptico, Filma em HD, LCD 3.0" - por R$ 465,00;

    3) Câmera Digital X500 (16MP) Branca c/ 15x Zoom Óptico, Foto Panorâmica, Estabilizador de Imagens, LCD de 2.7" + Cartão SD 4GB - GE - por R$ 445,00;

    Qual vc acha que devo comprar?

    Ou você me indica algo melhor até R$ 500,00 no máximo?

    PS: Tem alguma diferença entre bateria ou pilha?

    Obrigado, e abraços.

    ResponderExcluir
  22. Pegue a Canon SX150 que possui controles manuais, ou a Samsung WB150 que, às vezes, dá pra encontrar nessa faixa de preço. As principais diferenças entre pilha e bateria são: bateria carrega em menos tempo e dura menos, pilha leva mais tempo pra carregar e dura mais. Tem postagem no blog com mais detalhes sobre isso, faz uma busca e irá encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodrigo, acabei achando as 2 num preço bom... tanto a Samsung WB150 como a Canon SX150. Alguma preferência ou qualquer uma das duas é show??? Obrigado.

      Excluir
  23. As duas estão praticamente no mesmo nível em qualidade de imagem mas os recursos são bem diferentes. Faça uma busca pelo blog e encontre as postagens que falam sobre elas duas e veja qual te agrada mais.

    ResponderExcluir
  24. oi Rodrigo, quero adquirir minha primeira camera boa e como nao entendo nada estou cheia de duvidas, quero uma camera q tire fotos belas de paisagens, passaros e ate da lua q nao seja mt cara. dei uma olhadinha na sx 500 da canon, mas preciso de ajuda.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso que me diga então o quanto pode investir agora e assim indicarei as melhores câmeras possíveis dentro do seu orçamento.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  25. Olá Rodrigo, bom dia!
    Vou ter um baby agora, e gostaria de registrar todos os momentos, sendo assim, estou a procura de uma câmera ideal. Gostei da Canon Sx500, por ser bonita e parecer boa. Gostaria de gastar em torno de R$ 800,00, o que posso agora. O que acha desta Canon Sx500? tem alguma sugestão de câmeras neste valor ou aproximado?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa faixa de preço você pode conseguir a Canon SX240 que é muito melhor, não se deixe enganar pelo tamanho da câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta!
      Mas minha esposa, gostaria de uma no formato da semi-profissional, neste valor aproximado, qual vc sugere?

      Obrigado novamente

      Excluir
    3. Se optar por uma câmera grande nessa faixa de preço estará abdicando de qualidade de imagem, que fique bem claro isso, ok? Tente uma Panasonic FZ47 (esta consegue manter um bom nível) ou a LZ20. A Canon SX500 fica como terceira opção.

      Excluir
    4. Estou pesquisando sobre, e percebi que a Canon SX240 é uma ótima opção, vou comprá-la. Muito obrigado pelas sugestões.
      Tenha um ótimo dia!

      Excluir
  26. Ola Rodrigo,li todos os comentários postados aqui p esclarecer duvidas e me ajudou muito,gostaria de possuir uma boa câmera p registrar viagens com uma melhor qualidade e resolução,ate hoje possui uma sony 16.1e a resolução é ruim a noite.quero uma câmera na faixa de valor de 800 a 1400 reais ,dentre esta achei interessante a canon SX240 e a
    Canon T3 + Lente 18/55 por 1360 reais no mercado livre,aguardo sua ajuda e se houver alguma outra sugestão estou receptiva.obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a Canon SX240 é uma melhor opção, no seu caso. Se prioriza qualidade de imagem há as compactas premium que você ver nestas duas postagens:
      http://www.foto-facil.com/2012/12/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html
      http://www.foto-facil.com/2011/12/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  27. Ola rodrigo gostei da dica,mais entre SX240,SX260 e as compctas qual delas tem uma melhor nitidez e tira foto melhor a noite.qual a diferença de SX240 p SX260???obrigado pela atenção.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As câmeras que te indiquei são melhores em tudo que as SX240 e SX260, mas tem menos zoom. Então preciso saber se você prioriza zoom ou qualidade de imagem. E você também deve ter percebido que as outras câmeras que te indiquei são bem mais caras então tem que analisar também o custo-benefício para você.

      Sobre a questão das fotos noturnas não tem câmera que faça milagre, você terá que aprender a fotografar usando o modo manual para conseguir boas fotos.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  28. Gostei muito deste espaço,pois ter uma pessoa entendida no assunto e ainda por cima sem meias palavras é tudo de bom.RODRIGO suas dicas são preciosas.

    ResponderExcluir
  29. gostei da sua conotação, veja que qualidade de imagem é melhor p mim do q zoom ,em todo caso acho q as compactas são melhores estou certa????a marca vc me sugere cânon ou nikon,???e qual site tem preço melhor????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são melhores. Nessa categoria de câmera todas são boas, sem exceção, então não precisa escolher por marca, leia as especificações delas e veja algo que te agrade mais em alguma delas. Se mesmo assim continuar confusa, o preço pode ser um fator de desempate pois elas estão praticamente no mesmo nível, não tem nenhuma destacadamente melhor que a outra.

      Sobre sites, essa pesquisa fica com você já que não faço propaganda de sites aqui no blog a não ser os que anunciam aqui. Tem uma busca de preços de câmeras aqui mesmo no blog ao lado esquerdo, provavelmente irá encontrar por ali.

      Excluir
  30. Olá Rodrigo, espero que vc possa me ajudar. Estou procurando uma câmera Semi Profissional, pois quero fotografar meus trabalhos que faço com maquiagens, então procuro uma câmera que deixe a foto o mais próximo da realidade possível, já vi sobre a Nikon L810, e ouvi falar que não é boa, agora eu estou vendo uma Canon Sx500 e acho que estou gostando dela. Qual vc me indicaria? Lembrando que não posso passar de R$ 900,00. Espero que vc possa me responder. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu não uso essa nomenclatura "semiprofissional" mas vejo que você irá precisar de uma câmera com controles manuais e terá que aprender a usá-los, ok? As câmeras que irei te indicar são mais avançadas do que as compactas comuns por possuírem estes controles mas só haverá alguma diferença se você usar estes controles, pois se usar no automático não fará diferença alguma.

      Dê uma olhada nas Canon SX240 e Panasonic ZS15, são as melhores nessa faixa de preço.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Olá! Acabei de conhecer seu blog e, assim como a Amanda, sou maquiadora. Procuro uma câmera nessa faixa que vc indicou.
      Gostaria de saber se consigo fazer fotos com fundo desfocado com elas. E entre a canon e a panasonic, qual delas me dará uma maor nitidez nas cores?
      Desde já obrigada!
      Vi que vc é super atencioso com todos!
      =)

      Excluir
    3. O fundo desfocado é bem complicado de se conseguir com tais câmeras, há duas possibilidades: ao fotografar pequenos objetos ou algo muito próximo da lente, respeitando a distância mínima de foco de cada câmera, usando a função macro; ou fotografando uma pessoa usando bastante zoom da sua câmera e com o plano de funo bem distante da pessoa.

      Sobre as cores, cada uma com suas particularidades, Canon e Panasonic são bem semelhantes.

      Acredito que com Canon SX240 ou Panasonic ZS15 estará bem equipada. A Canon SX240 você encontra aqui na lojinha do blog por 699,90.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Essa Olympus sz14 que tem na sua lojinha é legal? Dá pra conseguir esse efeito com ela?

      Excluir
    5. A SZ14 é totalmente automática então tudo é mais difícil com ela, é uma câmera para quem quer fotografar sem compromisso. A Fuji possui controles manuais limitados e também não serve. Você precisa de uma câmera mais avançada, com controles manuais totais e nessa faixa de preço com bastante qualidade só a Canon SX240 e a Panasonic ZS15 mesmo.

      Excluir
    6. Muito obrigada Rodrigo! Parabéns pelo blog! Realmente vc é muito atencioso! Muito obrigada mesmo! Acho que comprar a sx40. Mas queria sabe de vc, qual vc me indicaria se não fosse um orçamento tãão limitado? Que seria mais tranquilo de conseguir os efeitos que preciso?
      Tou fazendo essa pesquisa q tou precisando muuuuito mesmo de uma câmera legal agora. Tanto pra foto como pra vídeo pras minhas coisas de maquiagem.
      Desde já, muito obrigada mesmo! Compartilharei seu blog para quem se interessar pela área! Abraço!

      Excluir
    7. Mas vai comprar a SX40? Ela é muito cara e não tem diferença em qualidade de imagem da SX240 que te indiquei. Se for pra aumentar o orçamento é melhor uma Canon T3 mas ela requer conhecimento de noções de fotografia, senão as fotos podem ficar até piores.

      Excluir
    8. Nããão o tc engoliu o 2!!! É a Sx240!!

      Excluir
    9. A T3 me arrisco não mesmo! Muito complicada!

      Excluir
    10. Ah então tá certo!

      Volte sempre que precisar!

      Excluir
    11. Quer dizer que mesmo que tenha mais flexibilidade no orçamento , ela é mais adequada mesmo a mim né? Essa pessoa leiga! =)

      Excluir
    12. Sim, certamente. Mas é bom saber que se você aprender a usar os controles manuais que esta câmera oferece, pode ter um salto de uns 500% na qualidade das imagens. Mas irá gostar das fotos dela mesmo no automático, tenho certeza.

      Excluir
    13. Daí, quem sabe, eu não tomo gosto pela coisa e procuro conhecer melhor esse universo!
      Muitissimo obrigada!
      Deus esteja contigo!
      Obrigada pela atenção e honestidade! =)

      Excluir
  31. Consigo a SX500 por R$700,00. Por esse preço seria um bom negocio?
    Gosto de fotografar paisagens nesse caso a SX50 por R$1.000,00 seria uma boa escolha. Muito boa sua pagina, muito esclarecedora e sem favoritismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria um bom negócio essa SX500, por 700 reais você consegue a SX240 ou a Panasonic ZS15 que são muito superiores a ela. Já a SX50 por mil reais é bom negócio, sim.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Ok obrigado. Agora estou pendendo para a Panasonic Lumix Fz-47 em torno de R$900,00, o que mim atrapalha na verdade seria a questão do zoom. Particularmente eu não tenho noção de zoom acima de 5X que uso na minha samsung ES80 e acho ela péssima.

      Excluir
    3. Ótima câmera a FZ47. Zoom é muito bom no início, depois perde a graça. Sinceramente, mais de 30x de zoom acho um tremendo exagero.

      Excluir
    4. Comprar pela internet é difícil. Até agora tentando decidir entre FZ47 por R$820,00 ou SX240 por R$600,00. Vale a pena R$220,00 a mais pela FZ47? Vou ter diferença visível nas fotos?

      Excluir
    5. Há uma pequena diferença em favor da Canon SX240.

      Excluir
  32. Olá Rodrigo tudo bem cara? Bom, estou estudando muito atualmente sobre fotos. Principalmente Macro. Que assim acho uma das coisas mais fantásticas, e é o que pretendo começar. Bom, estava olhando uma Canon A4000, SX160 IS, e uma SX500 IS. E queria que me ajudasse a escolher. Bom, estou aberto a outras opções de máquinas não saindo dessa faixa.

    Qual me indicaria?
    Grato

    Obs.: Pode mandar a resposta no meu email também: esilva1993@hotmail.com ou eymardjs@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você procura por câmeras que fazem macro de 1cm, dê uma olhada na Canon SX150 que é melhor que a SX160.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  33. Olá, gostei muito do seu blog e gostaria de tirar uma dúvida. Estou procurando por câmeras na internet, pois o preço é melhor, mas quando eu começo a me interessar por alguma encontro algum defeito. Eu sou leiga quando o assunto é fotografias. Minhas únicas experiencias são com cameras compactas, já utilizei uma semiprofissional (não me recordo o modelo) e me apaixonei pelas imagens. Procurei em sites e os preços não baixam de 1500 - 2000 reais. Então eu decidi procurar uma que seja de boa e que tire fotos com mais qualidades que as compactas, mas eu queria uma que fosse até uns 1200 - 1300 reais. Você tem alguma recomendação?

    Eu achei três, mas não sei se valem a pena:

    Canon PowerShot SX160 IS - por R$613,77
    Canon PowerShot SX500 IS - por R$999,00
    Fujifilm Finepix HS25 EXR - por R$1289,00

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de te ajudar na sua escolha é preciso esclarecer algumas coisas, e a primeira delas é esquecer essa coisa de semiprofissional, esse tipo de câmera não existe, ok?

      As 3 câmeras que você citou são compactas e possuem qualidade semelhante a de qualquer compacta de bolso pois usam sensores de mesmo tamanho e é o tamanho do sensor que define a qualidade de imagem que a câmera vai gerar. A diferença é que elas possuem controles manuais e quem souber utilizar esses controles conseguirá melhores resultados mas ao fotografar no modo automático nada muda, é compacta com a qualidade de compacta que você já conhece.

      E, finalizando, procure pelos modelos de menor resolução. Ao contrário do que parece, quanto menor a resolução, melhor é a câmera, então proceure pelos modelos de 12 megapixels como Canon SX240 e Panasonic ZS15 que estão dentro dessa faixa de prçeos que citou e possuem uma qualidade bem superior a otods esses modelos citados por você.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  34. Olá Rodrigo, estou de volta.
    é o seguinte. apesar de ter namorado por muito tempo a T3i, acabei comprando a sx240 pelo seguinte: comprar depois uma filmadora. Acontece que todas as que estão na faixa de hum mil a hum mil e quinhentos reais são muito pequenas.gostaria de algo um pouco maior, só que o preço sobe muito.
    Me dá uma dica de uma boa filmadora, sony ou panasonic? de um tamanho pelo menos razoavel. Ou então queria tua opinião pois poderia tambem comprar a t3i e vender minha sx. valeria a pena para fotos eventuais e pequenos filmes?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa dica da filmadora vou ficar te devendo, não entendo nada de vídeos, não conheço nada de filmadoras.

      Normalmente as câmeras digitais fotográficas atendem muito bem para vídeos, a própria SX240 irá fazer ótimos vídeos.

      Excluir
    2. Obrigado , de qualquer maneira. Mas se eu comprar a t3i, pode ser com a lente mais simples 18.55 mm? estava lendo um forum sobre a 50mm a 135mm. fiquei meio confuso, entre a 50mm a 55mm.
      para tirar fotos casuais tipo paisagem ou pessoas e pequenos filmes de 5 ou 10 minutos, pode ser a mais simples?

      Excluir
    3. Sim, pode ser com a 18-55mm mas esse tipo de câmera exige um melhor conhecimento da fotografia e me parece não ser a mais adequada, neste momento, para você. O seu perfil parece ser o de usuário de compacta.

      Excluir
  35. Rodrigo afinal de contas qual camera o amigo indicaria para um amador que tira fotos apenas de lazer? Estava pensando em comprar a sx500 por 650,00 mas percebo que a sx240 é melhor consigo ela por 580,00....me ajude preciso de uma camera que vá suprir minhas expectativas!! Desde já Obrigado amigo... fiquei muito feliz em encontrar seu sait.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX240 é muito melhor, não gaste mais na SX500 a não ser que você priorize um alcance um pouco maior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo em relação a resolução a sx500 é tão boa quanto a sx240. Pergunto isso porque a diferença no preço é muito pequena e pra mim tanto faz qualquer uma das duas gostaria de saber na sua opinião qual seria a melhor.

      Valeu mesmo. Abraço!

      Excluir
    3. A resolução da SX500 é maior que a da SX240 e por possuírem sensores do memso tamanho, a SX240 é melhor.

      Excluir
  36. Rodrigo qual das 3 você me indicaria em relação a resolução de fotos e videos e nitidez com aproximação de zoom a Canon SX500 / SX260 OU SX240
    Se por acaso souber de outra melhor com essas qualidades por favor me indique preciso comprar uma câmera boa.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a SX240. Ou a SX260 se fizer questão do GPS que é a única diferença dela para a SX240. Uma alternativa seria a Panasonic ZS15.

      Excluir
  37. Rodrigo o que você acha da Nikon Coolpix L810, 16.1 Megapixels, Tela LCD 3.0", Zoom Óptico 26x - o único problema pra mim são as pilhas, bateria é bem melhor.
    A resolução é boa? e na apresentação diz que o som é estéreo!
    E a proposito, comprei a Canon sx240 tô esperando chegar, to ansioso, você teria como me mandar o manual em português, eu vi em outros posts que você teria. Tenho que aprender a usar os controles manuais, vou explorar tudo que ela oferece.
    Rodrigo vi alguns comentários na net que as filmagens da sx240 apresentam ruido isso procede?

    Abraço irmão, tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparando com a SX240 que você comprou, a L810 é bem ruim. A Nikon, pro tradição, não faz boas compactas e com a L810 não é diferente. O som é estéreo mesmo e se pilhas são um problema para você, há muitas opções melhores que a L810 e a batera mas se já adquiriu uma SX240, a L810 seria totalmente desnecessária.

      Sobre os ruídos da SX240,, não nos esqueçamos de que ela é uma compacta e toda compacta sofre com isso.

      Procure o manual dela na aba de manuais de instruções abaixo do banner de título do blog, ele está lá.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  38. Rodrigo, sou usuária de compacta, tipo sony cybershot, E desejo fazer um upgrade, pois eu amo tirar fotos, em especial em viagens, paisagens, Etc,.
    Qual seria melhor para mim: a canon sx 240 ou a Powershot sx40 ? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai depender do quanto de alcance você quer que sua lente tenha pois em recursos elas são bastante parecidas. E também tem a questão da praticidade de uma câmera pequena, em qualidade de imagem elas são semelhantes. Se quiser maior alcance é SX40, se quiser uma câmera mais portátil, é SX240.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  39. ola.. Boa Tarde.. preciso de um help... nao entendo nda de fotografia. ndinha msmo... e estou querendo comprar uma camera boa.. assim tbm n pretendo virar uma profissioanl.. mas eu preciso de uma boa camera e que seja facil de manusear para rigadafotografar meus trabalhos.. ob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber qual o seu orçamento pra indicar algo de acordo.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  40. Rodrigo existe uma maneira mais fácil de aprender a usar os controles manuais da canon sx240, pois estou tendo dificuldades em usar o manual.

    Algum tutorial em algum sait ou coisa parecida.

    Valeu abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tem que estudar, não tem como aprender de um dia pro outro e nem na base da tentativa e erro. Tem que entender o funcionamento e pra que servem o tempo de exposição, a abertura e o ISO. Se não estudar a teoria não consegue aprender. Tem um vídeo aqui que faz você aprender muito facilmente: http://www.foto-facil.com/2012/08/as-3-bases-da-exposicao-e-fotografia.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  41. Olá rodrigo! Gostaria de saber qual das cameras são melhores a sx150is ou a sx160is ambas da canon?

    Aguardo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa situação prefira sempre as câmeras de menor resolução, no caso, a SX150.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  42. Ganhei de presente uma canon sx 500 is mas não sei usar a câmera, minhas fotos não estão ficando boas porque não sei configurar e usar as opções que ela tem, o manual esta em inglês e explica pouca coisa, vocês tem alguma sugestão de site ou blog aonde posso ter informações de como usar essa maquina que seja em português? desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em cima há uma página de manuais de instruções, todos em português, e lá tem dois links para baixar o manual da SX500. Depois, se você se interessar procure aprender a usar os controles manuai, enquanto não souber usá-los fala as fotos no automático mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  43. ola rodrigo ...
    comprei uma Câmera canon sx500is mais as fotos que tiro não fica boa, fica muito tremida oque faço, sera que não to sabendo programar?
    mesmo no ALTO matico ela treme se o abjeto(pessoa) estiver em movimento !
    se tiver alguma sugestao me envie por favor ...
    muito obrigado uma boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No automático, como você não tem como controlar o tempo de exposição, fica difícil acompanhar os movimentos sem saírem borrados. Você precisa aprender a usar os controles manuais que sua câmera oferece, não é por ser uma câmera grande que ela será melhor que as compactas de bolso, se usar no automático será uma câmera idêntica a elas, nada de diferente irá acontecer, a câmera não faz nada sozinha.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  44. Será que pode me ajudar?Comprei uma cannon sx 500 is e quando filmo e transfiro para o meu note, a imagem do vídeo fica em alguns momentos tremida(quadricula), alterei a resolução e fiz o teste e apresentou mesmo problema em movimentos...oque seria, meu pc, ou a câmera com problema ou erro de configuração?

    Obrigada Mariele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja a falta de codecs no seu computador, aqui no meu eu uso um pacote de codecs chmado XP Codec Pack mas tem muitos outros. Baixe um pacote destes codecs e veja se altera em alguma coisa. Como não entendo de vídeos essa é a única ajuda que posso dar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  45. Olá, queria comprar uma camêra semi-profissional para uso pessoal mesmo, só que não sei qual a melhor. Achei essas duas: Nikon l810 e Canon sx500, qual é a melhor? . Se possível, me mande nome de uma nessa faixa de preço que tenha ótima qualidade. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de tudo, é preciso esquecer essa coisa de semiprofissional, isso não existe, ok?

      Agora preciso saber o que você procura: uma câmera avançada, com controles manuais que te permitam aprender a fotografar ou uma câmera totalmente automática apenas para apontar e disparar? E precisa ser uma câmera grande ou pode ser uma menor, se ela tiver os recursos que procura? Definindo isso fica fácil responder a sua dúvida.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Câmeras com controles manuais é melhor do que automático, né?
      Eu quero uma câmera que seja avançada, e que tire fotos com ótima qualidade, de preferência grande...

      Excluir
    3. Controle manual é bom se a pessoa tiver interesse em aprender a usá-los, se usar no automático a câmera irá se comportar como uma compacta comum, não adianta ter os recursos avançados pois você não estará usando.

      E câmera grande não é sinônimo de câmera boa, na maioria das vezes é o contrário. A L810, por exemplo, não possui nenhum recurso avançado, é apenas grande e nada mais. A SX500 tem recursos avançados mas uma resolução muito alta, o que vai gerar um nível de ruído alto nas suas fotos devido ao tamanho muito pequeno do sensor.

      Então, finalizando, na faixa de preço das duas que citou, a melhor opção disparada é a Canon SX240 (ou a SX260 se quiser GPS). Se fizer questão de uma câmera grande, a opção seria a Panasonic FZ150 que está um pouco acima dessa faixa de preço.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Alguma dessas câmeras: Fujifilm Finepix SL300, Samsung WB100, Fuji Finepix S2980,Olympus SP810 e a Sony Cyber-shot DSC-H100, tira fotos com ótima qualidade, ou têm uma qualidade que nem a Canon sx240 ?

      Excluir
    5. Todas ficam bem abaixo da SX240 tanto em qualidade de imagens quanto em recursos. Não é porque a câmera é grande que ela é boa ou avançada. Nestes casos, todas possuem sensores muito pequenos com resolução exagerada e nem possuem controles manuais totais.

      Excluir
    6. Ah ;/ , mas dentre essas que eu te mandei, qual é a melhor?

      Excluir
    7. De um modo geral, me parece que a SL300 é um pouco melhor do que as outras.

      Excluir
    8. A Fujifilm Finepix SL300 é melhor que a Nikon l810 e a Canon sx500, também?

      Excluir
    9. A Canon SX500 é melhor que essas duas.

      Excluir
    10. Ah, muito obrigada pela ajuda!
      Estou em dúvida entre a Canon SX500 e a Canon SX240...

      Excluir
    11. Em recursos são bem parecidas, mas em qualidade de imagem a SX240 é melhor e em alcance a SX500 tem mais.

      Excluir
    12. Muito obrigada pela ajuda!!! :)

      Excluir
  46. Oi Rodrigo, li todos os posts acima, tentando entender melhor e não precisar te encher com mais uma pergunta do tipo "qual melhor"...mas msm assim gostaria de sua ajuda se possível.

    Eu tenho uma Sony w350, tiro fotos ocasionais, passeios,viagens... e achava até boa a qualidade das fotos, tendo em conta que são fotos casuais e tal. Até que um amigo tirou umas fotos com a P510 (Tirou no automatico), e eu achei a nitidez e resolução incríveis e só então pude notar como eram "pobres" as minhas tiradas com a W350

    Eu queria recomendação de uma máquina até uns R$800 mais ou menos, que eu possa ter uma nitidez parecida, ou ainda que possa tirar fotos desfocando o fundo...

    Vi que vc sempre recomenda a SX240/260... vc recomendaria esperar a sx280, acha que em termos de nitidez terei uma melhora muito grande.

    Obrigada desde já, e me desculpe tomar tanto seu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a SX280 possui o mesmo sensor das SX240 e SX260, não recomendo pagar a mais por ela, não vai mudar nada em qualidade de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigada.

      Vc acha que com a SX240 eu consigo uma resolução perto da Nikon P510?

      Excluir
    3. Entenda que a resolução é apenas o tamanho da foto, não tem a ver com a qualidade da foto necessariamente. O que eu posso garantir é que, justamente por ter uma menor resolução em um sensor do mesmo tamanho que o da P510, a qualidade de imagem da SX240 é significativamente melhor do que a gerada pela P510.

      E aprendendo a usar os controles manuais você amplia bastante essa melhor qualidade.

      Excluir
    4. Mais uma vez obrigada, acabo de decidir minha compra e vou estudar mais no seu site.

      Excluir
  47. Boa noite meu amigo! por favor me dê uma ideia, a bateria da sx 500 deve permanecer no carregador por quanto tempo pela primeira vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa informação você encontra no manual da câmera. Recomendo que leia atentamente todo o manual para conhecer bem o seu equipamento e lá encontrará a informação de duração da carga da bateria.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  48. Boa tarde Rodrigo, tudo bem?
    Eu fotografo ônibus em terminais e rodovias e gostaria de saber se essa SX500 é uma boa opção de compra e se você indica ela pra realizar esses tipos de fotografias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem câmera bem melhor e na mesma faixa de preço como a Canon SX240.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  49. Opa Rodrigo blza ????

    Curti muito seu blog e sua forma de analisar as câmeras de acordo co ma necessidade a qual cada uma se adapta.

    Estou querendo comprar uma boa compacta de baixo custo e a principio pensei na sx 160 visto que não tenho nenhuma câmera e acho que pelo valor dela é um bom começo.

    Eu gostaria de saber que lugar recomenda para comprar câmeras aqui em São Paulo por um bom preço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço as lojas de SP e não indico lojas aqui no blog por motivos comerciais.

      Excluir
    2. Se puder me indicar então por email eu ficaria muito grato, meu e-mail é valdir.junior@titansgroup.com.br

      Pensei em pesquisar em comprar na Santa Efigênia mas não sei se lá seria o local mais indicado.

      Abraços

      Excluir
    3. Para conhecer indicações de lojas procure os fóruns de fotografia, tem bastante gente que conhece boas lojas e estão sempre as recomendando. Aqui no blog tem uma lista de sites e blogs à sua esquerda e lá há dois fóruns que irão te ajudar.

      Excluir
  50. A propósito Rodrigo vc tem alguma outra indicação de câmera compacta nessa mesma faixa de preço da Sx 160is que seja uma opção melhor que ela ???

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo o modelo anterior, a SX150 por possuir uma resolução menor gerando menor nível de ruído nas fotos.

      Pagando pouca coisa a mais pode conseguir uma SX240 que é infinitamente superior a essas duas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Vou pesquisar por quanto a mais sai essa Sx 240 obrigado.

      Excluir
  51. Que triste, comprei uma canon s500 is hj, e agora me deparo com seu comentário...puxa, fiz um mau negócio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fez um mau negócio, irá conseguir belas fotos com ela. Agora é partir para aprender os controles manuais e não ficar dependendo da sorte.

      Excluir
  52. Oi Rodrigo. Eu tiro fotos amadoras. Atualmente tenho uma Canon A495 que comprei por causa da macro 1cm. Mas queria uma melhor. Que tivesse ajustes manuais e um bom zoom custando ate 500. Ql vc me indica? To amando seu blog. Ja aprendi horrores aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o blog está sendo útil para você! Com controles manuais você pode conseguir uma SX150 mas provavelmente você terá uma perda de qualidade bem visível ao fotografar no automático, até aprender a usar no manual.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  53. Oi Rodrigo, estou pensando em comprar a Canon SX500 IS, por R$ 999,00. Não é para tirar fotos profissionais, é mais para uso pessoal mesmo (fotos de viagens, e dia a dia). O que você me diz? É uma boa opção (escolha)???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa opção mas há melhores como a Canon SX240 se você abrir mão de um pouco de zoom em troca de maior qualidade de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  54. oi Rodrigo estou a procura de uma maquina que faz desfocagem de fundo eu acho lindo esse efeito,a sx500 faz?Eu tenho sx240 mais desgostei dela qndo fui revelar algumas fotos a imagem dela ficou pessima a moça me disse que e a dimensao que estava pequena vc sabe como posso resolver isso??SEU BLOG e maravilhoso vc ta de parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse problema se resolve fazendo as fotos sempre na máxima resolução que sua câmera permitir. Assim poderá revelar boas fotos até em 20x30.

      Sua câmera já é a melhor que existe nessa categoria, melhor que a SX500. Fundo desfocado só se faz com câmeras de sensor grande como as reflex. Com a sua câmera só conseguirá fotografar pessoas com fundo desfocado se estiverem muito afastadas do fundo e também da câmera para que seja necessário usar todo o zoom da sua câmera aumentando a profundidade de campo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  55. muito obrigada,vou continuar lendo seu blog ele e otimo.

    ResponderExcluir
  56. Comecei lendo seu blog desde 2012 e vi sua preferência pela canon sx240,mas nos últimos posts vejo que a canon sx500 esta aparecendo nos comentários,Troquei minha Canon sx150 por uma canon sx500, pelo preço(550 reais) e o zoom de 30x(excelente) me assustei com a duração da bateria..,com a canon sx150 utiliza pilhas e duravam muito, agora nem comecei a usar a sx500, umas 10 fotos e um vídeo e a bateria descarregou,será que a bateria canon NB 6L que veio junto tá com defeito???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que acontece é que normalmente bateria dura menos do que pilhas, bem menos. Não sei o que houve que a maioria das pessoas pensam o contrário, talvez seja o fato de a maioria usar pilhas genéricas, de baixa qualidade que não são nada confiáveis pois quase todas possuem informações erradas. Diferente das baterias genéricas que são, em sua maioria, bem confiáveis.

      Mas 10 fotos e um vídeo realmente é muito pouco. Mas também preciso saber quanto tempo durou esse vídeo, se foi um vídeo de longa duração então é normal mesmo. O recomendável quando se compra câmeras movidas a bateria é que se compre imediatamente uma bateria reserva e pode ser genérica mesmo, observando os valores de amperagem e voltagem da bateria original.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  57. a sx500 ela nao e reflex??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, reflex são as que trocam lentes e possuem um espelho refletindo as imagens para um visor óptico.

      Excluir
  58. Boa noite, preciso da sua ajuda.
    Seguinte... tenho 800 Reais pra gastar com uma câmera, quero uma que tenha qualidade e bastante recursos manuais, eu não sei mexer nos recursos, porem tenho um grande interesse e estou disposto a aprender.
    De preferencia gostaria de uma que fosse mais robusta, parecida com as profissionais, pois acho mais bonitas, mas abro mão por uma que seja mais compacta e melhor.
    Qual você me indicaria?

    desde ja agradeço e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa faixa de preço não conseguirá uma dessas robustas de alta qualidade, dá pra conseguir uma Canon SX240 que é bem melhor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, com R$1,000 eu conseguiria uma? qual?

      Excluir
    3. Talvez consiga uma Canon SX50 ressaltando que ela não é melhor que a SX240, apenas possui mais alcance. Há uma ideia errada de que câmera grande é a mesma coisa que câmera boa mas não é bem assim, a maioria delas só tem tamanho mesmo. Mas não é o caso dessa SX50, essa consegue ficar no mesmo nível da SX240.

      Excluir
    4. Muito obrigado mesmo.
      Em resumo, só pagarei mais pelo tamanho e alcance, se eu abrir mão dessas coisas, vale a pena ir de SX240 correto?

      Excluir
    5. Sim, já que possuem mesmo sensor e processador. Mas pense bem antes, pois a diferença de alcance é bastante grande.

      Excluir
    6. com certeza, a diferença é mais que o dobro, talvez isso irá fazer uma grande diferença para mim, porem o valor tbm é bem diferente, (mais ou menos R$500).
      Enfim, Obrigado, me ajudou muito, agora é só pensar um pouco e decidir qual comprar.

      Excluir
    7. Se te serve como ajuda, depois que comprei minha superzoom (com 20x de zoom e era o máximo que havia naquela época) fiquei muito empolgado com o longo alcance por alguns meses. Depois passei a usar apenas 7 ou 8x de zoom, que era o necessário, passou a empolgação e hoje essa câmera é da minha mãe.

      Excluir
  59. Boa noite Rodrigo, ontem comprei essa canon sx500 is, chegando em casa fui testar ela e fiquei arrependido pois tem muito chuvisco, sendo que quando olho a foto a foto ta nitida. muito chuviscada no modo para capturar foto, sendo que a foto sai perfeita. tem como ajeitar isso nela ou é algum defeito nela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui entender, me explica onde a foto fica nítida e onde ela fica com chuvisco. Ela fica com chuvisco no LCD e depois fica nítida quando passa pro computador?

      Excluir
    2. Boa tarde Rodrigo, as fotos são perfeitas, os chuviscos ficam antes de tirar as fotos, fica o tempo todo com a tela chuviscada.

      Excluir
    3. Então não há defeito, é o LCD que reage assim quando está muito escuro, isso é normal em algumas câmeras que possuem LCD de baixa resolução.

      Excluir
    4. Rodrigo mais uso ela no modo auto, tem como da uma melhorada nisso.

      Excluir
    5. Se o problema é no LCD não tem nada que possa fazer, essa situação é normal. O que importa é as fotos ficarem boas. A Canon sempre foi assim, prefere investir em qualidade óptica pra te dar fotos boas, outras marcas investem em bons LCDs que enganam o usuário e as fotos ficam ruins.

      Excluir
    6. Rodrigo muito grato pela sua ajuda, mais vc tem algumas configurações dela no modo manual?

      Excluir
  60. vc tem as configurações dela no modo manual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra usar o modo manual precisa estudar sobre fotografia e entender o funcionamento de tempo de exposição, abertura do diafragma e ISO. há um vídeo aqui no blog que explica isso muito bem: http://www.foto-facil.com/2012/08/as-3-bases-da-exposicao-e-fotografia.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. vlw Rodrigo e muito obrigado. vou dar uma olhada, parabéns pelo blog.

      Excluir
  61. Estou em dúvida entre a Canon SX160 e SX240? A SX160 encontrei por um preço muito bom. Qual sua opinião sobre elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a diferença de qualidade a favor da SX240 é maior que a diferença de preço que você encontrar, vale a pena investir nela.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  62. Olá, Rodrigo. Não entendo nada de fotografia, mas vou viajar e queria uma câmera boa que não passe de R$ 700.
    Recomendaram-me uma Nikon Coolpix L810 16 nesse preço, o que você acha? tem alguma outra sugestão??

    Obrigada desde já.
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a Canon SX240 que é bem melhor que a Nikon L810 em qualidade de imagem, além de ser mais portátil e ainda possui controles manuais caso queira aprender a fotografar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo, fui procurar essa câmera que você me indicou, mas ela está em torno de R$ 1500, você pode me indicar uma boa por volta de R$ 700????

      Obrigada desde já
      Ana

      Excluir
    3. Então imagino que você deva estar procurando apenas em lojas oficiais. Neste caso recomendo qualquer Canon ou Panasonic da menor resolução que encontrar.

      Excluir
    4. Como assim menor resolução?? (desculpe a ignorância, mas como eu te disse, eu não sei NADA mesmo de fotografia, kk)
      A Canon SX160 é melhor que a Nikon Coolpix L810??
      E quanto a Samsung WB100 qual delas é a melhor??
      Sabe eu que loja eu possa ver uma Panassonic?? (Desculpe por tantas perguntas)

      Excluir
    5. Para conhecer a verdade sobre resolução leia isto aqui: http://www.foto-facil.com/2011/05/densidade-de-megapixels.html

      Nessa categoria e preço de câmera só indico Canon ou Panasonic, nenhuma outra marca. E não indico lojas mas você pode procurar lojas confiáveis nos sites de busca e depois no Reclame Aqui para poder fazer uma compra segura.

      Excluir
  63. Bom dia Rodrigo,
    Poderia tirar uma dúvida, a Canon PowerShot SX500 IS atenderia para tirar foto de longas distâncias como em shows com qualidade e sem sair tremida? E caso não atenda, qual seria uma outra opção que possa indicar. Tinha uma anterior Finepix S2950.

    Obrigada desde já.

    Dy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a câmera que faça fotos a longa distância sem ser tremida e sob baixa luminosidade, caso de shows, não existe. O que você pode fazer é comprar uma câmera com um sensor de baixa resolução para gerar menos ruído, com uma lente mais clara e aprender a usar os controles manuais para poder compensar a falta de iluminação no local.

      Provavelmente essa câmera não é a SX500, preciso saber o quanto pode investir para te indicar algo de acordo.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Até R$ 1000,00. E a máquina tb seria para ser usada em trilhas, matos, onde em alguns momentos não bate o sol ou o tempo pode está nublado, ou seja, em alguns momentos não terei uma boa luminosidade, vou precisar de um flash legal e novamente precisaria de uma máquina com uma boa distância de zoom.

      Grata

      Excluir
    3. Te indico a Canon SX240 mas será preciso aprender a usar controles manuais, ok?

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Eu peguei recentemente numa loja a Panasonic FZ47. Usei o zoom, mas em modo automático, não utilizei o controle manual e nem vi o flash. Gostei do zoom. Entre essa que vc indicou da Canon e essa Panasonic. Qual é mais indicada? Essa que vc indicou em modo automático não consigo atingir os meus propósitos?

      Grata

      Excluir
  64. Eu peguei recentemente numa loja a Panasonic FZ47. Usei o zoom, mas em modo automático, não utilizei o controle manual e nem vi o flash. Gostei do zoom. Entre essa que vc indicou da Canon e essa Panasonic. Qual é mais indicada? Essa que vc indicou em modo automático não consigo atingir os meus propósitos?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas estão no mesmo nível. Usar estas câmeras no modo automático não te dará nada muito diferente do que já conhece, só terá alguma diferença usando o modo manual então, nas situações que descreveu, terá que aprendê-los. Digo isso para que fique bem claro que não existe câmera que faça nada sozinha, existe câmera que te dá as ferramentas necessárias para que se aprenda a fazer boas fotos e essas duas dão.

      Excluir
  65. Oi Rodrigo... acabei de comprar uma CANON SX 150 IS, ainda não sei usa-la no manual, mas vou assistir os videos que vc recomendou. Gostaria que vc me desse uma dica sobre pilhas recarregaveis... qual melhor marca...? Abraços, Michelle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre carregador Sony que já com 4 pilhas em lojas oficiais, não economize ao comprar em lojas mais baratas pois as falsificações são muitas.

      Excluir
  66. Olá Rodrigo, gostaria de saber qual dessas duas é melhor: Canon Sx500 ou a Sony DSC-H200?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX500 provavelmente é um pouco melhor mas há outras opções melhores nessa faixa de preço.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  67. Olá Rodrigo, gostaria de obter um melhor resultado na minha Canon Sx160 , porque tenho dificuldades em tirar fotos de dia, mas que a imagem fique nítida... me explique sobre esse esquema de abertura do diafragma não entendo muito , sei q a máquina não é perfeita, só q é o tenho. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lembrando que não gosto mesmo de usar flash, queria aprender a aplicar as configurações correta!

      Excluir
    2. Assista a este vídeo aqui: http://www.foto-facil.com/2012/08/as-3-bases-da-exposicao-e-fotografia.html

      Ele é o começo de tudo.

      Excluir
    3. Obrigado Rodrigo, tirou várias dúvidas esse vídeo, só não entendo uma coisa, por exemplo, vou tirar foto por exemplo de dia dentro da minha casa, ou seja, pouca luz, só que já me agrada o ambiente, aí a abertura ja esta em 3.5, aí deixei o ISO em 100 , aí queria usar a velocidade do obturador rápida para conseguir tirar fotos em movimentos, principalmente da minha filhinha que não para quieta, só que quando vejo, a imagem fica escura, mais escura que o próprio ambiente a partir de 1/100 ela ja fica mais escura, vc tem alguma dica? ou a solução vai ser usar flash? (odeio flash)
      obrigado

      Excluir
    4. outra coisa chata também é que mesmo aumentando o iso, a imagem até ganha uma tal iluminação só q não o suficiente, ou seja, só queria uma solução para poder captar imagens em movimento dentro de casa sem usar o flash,

      Excluir
    5. Se mesmo aumentando o ISO ao máximo não consegue a iluminação que quer e não tiver outra fonte de iluminação externa, então vai ter que recorrer ao flash.

      Excluir
  68. Rodrigo, a sx160 tem uma qualidade para fazer videos para o youtube? e se por gentileza você puder me falar um pouco sobre os pontos fortes dela.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela faz vídeos em HD, é muito mais do que o suficiente para o youtube. Os pontos fortes, na minha opinião, são os que já deixei em negrito na descrição dela. Mas isso também é uma coisa muito pessoal, se conseguir encontrar a antecessora dela, a SX150, é melhor.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails