13 de agosto de 2012

Evolução das câmeras digitais (Sony)

   Agora que já vimos o início da fotografia digital por parte da Kodak na última postagem desta série com relatos já dos anos 90, vamos voltar aos anos 80 já que, paralelamente, a Sony iniciava um ciclo de grande sucesso com as câmeras Mavica (Magnetic Video Camera). Estas câmeras não eram propriamente fotográficas digitais, eram chamadas de câmeras de vídeo estático pois, seus três sensores CCD geravam um vídeo analógico com resolução de 570x490 pixels e as fotos eram capturas, imagens congeladas destes vídeos. Os arquivos eram armazenados em disquetes chamados Mavipak e cabia cerca de 50 imagens com resolução de 0.3 megapixels.
Sony Mavica, suas 3 lentes disponíveis e os disquetes Mavipak/DC Resource
   Estas câmeras usavam lentes intercambiáveis e posteriormente a Sony lançou as câmeras ProMavica e um destes modelos, a ProMavica MVC7000 possuía, inclusive, a opção de se utilizar um adaptador para encaixe de objetivas Canon e Nikon. A mídia de armazenamento foi mudando com o tempo, passaram a ser usados o diquete de 3.5" (muito comum na informática) a partir de 1997, e depois o mini CD a partir de 2000. Com isso, aos poucos o tamanho das câmeras ia diminuindo e o formato ia começando a ficar parecido com o que temos hoje em dia.
Sony Mavica MC7000
   O ano de 1997 marcou o lançamento da primeira câmera digital propriamente dita da Sony, a Sony Mavica MVC-FD5, já utilizando os comuns disquetes de 3.5 polegadas. Esta câmera só foi disponibilizada para venda em 1998 e já nasceu sob forte concorrência pois, grandes empresas como: Agfa, Canon, Casio, Epson, Fuji, Nikon e Olympus já começavam a produzir suas primeiras câmeras digitais compactas e assim começava o processo de popularização da fotografia.
Mavica MVC-FD5 e um formato mais próximo das câmeras atuais
   Agora que já conhecemos os dois alicerces da fotografia digital é inegável que Sony e Kodak são as duas empresas mais importantes pois deram início a uma verdadeira revolução na fotografia. A partir da próxima postagem vamos começar a conhecer, em ordem cronológica, como começou a guerra de fabricantes e como eram as primeiras câmeras digitais mais populares do mercado.


10 comentários:

  1. Como é interessante o mundo... Sony mau das pernas, Kodak já foi pro espaço... e sem as duas a fotografia e outras coisas não seriam o que são!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sony MAL do quê ???
      Não acho que quem andou comprando parte a Olympus esteja MAL de alguma coisa.

      Excluir
    2. Acho que o Carlos não estava se referindo à parte financeira.

      Excluir
  2. Muito bom, muito bom!!!!
    Aguardando a terceira parte!!!

    ResponderExcluir
  3. OI Rodrigo!!

    Estou com uma dúvida em relaçao a duas cameras:
    Fuji X10 e Canon G1x

    Qual vc acha q entrega melhores imagens?
    Já me decidi por uma das duas,comprarei ainda este ano.
    meu sonho era a fuji x100,mas o preço é exorbitante demais...aff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre G1X e X10, a diferença em favor da G1X é muito grande. Mesmo a X100 não chega a ser superior à G1X.

      Excluir
    2. Estava em duvida pq vi em um site fotos da fuji x10 e achei boas tbm,achei as fotos com ótima nitidez e belas cores!
      MAS vc acabou de me ajudar e muito,vou de G1x!!!
      obrigada:)

      Excluir
  4. Olá, pessoal!!! Gostei muito do blog e agora do face! Tenho uma pequena dúvida para tirar: Não sou profissional da área (fotografa), mas tenho a necessidade de obter uma câmera que possa me oferecer uma ótima foto de look (roupas/ corpo) e makes (rostos), para que eu possa oferecer meus serviços... Enfim, na pressa e sem pesquisar acabei comprando a Nikon L810, mas ainda estou insegura quanto a compra! Observei que muitas fotos que vou bater saem embasadas (tremidas), gostei muito do zoom! Houvi falar também da Canon SX40... Qual das duas é melhor? E qual delas atenderiam melhor minhas necessidades? MUITAS DÚVIDAS! RS
    #Tem alguma outra que vcs me indicariam?! HELP!!!
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails