16 de agosto de 2012

As 3 bases da Exposição e Fotografia

   Sim, vocês já devem ter lido este título em algum outro lugar, mas em inglês, e isso não é mera coincidência. O vídeo criado pelo fotógrafo Matthew Gore ensinando da forma mais didática, clara e objetiva possível as 3 principais coordenadas de uma boa fotografia (abertura do diafragma, tempo de exposição e ISO) fez um enorme sucesso no mundo todo pois vários sites de fotografia divulgaram-no. Tomei a liberdade de pedir diretamente ao criador do vídeo uma autorização para postá-lo aqui e ele foi totalmente solícito, autorizando de imediato e ainda sugeriu que eu enviasse uma legenda em português que ele mesmo a inseriria no vídeo.


   Este vídeo possui a legenda automática do Google em português que é bem satisfatória, então, creio que não há necessidade de tal legenda pois a animação é totalmente autoexplicativa (além de divertida), mesmo para quem não sabe inglês. É só ver o vídeo em tela cheia e selecionar a opção clicando em CC. Mas, se alguém se dispuser a criar uma legenda em português para este vídeo, é só me avisar que envio ao Matthew e faço outra postagem depois. Após assistir este vídeo fica muito fácil entender o segredo de uma foto corretamente exposta. Alguém ficou com saudade do Nintendo 8 bits aí?

Matthew Gore no
YouTube: www.youtube.com/user/JMatthewGore
Vimeo: www.vimeo.com/channels/lightandmatter
Site: LightAndMatter.org
Facebook: www.facebook.com/LightandMatter
Twitter: twitter.com/matt_gorephoto

33 comentários:

  1. Eu gostei muito. As legendas estão boas. Mas é bem intuitivo.
    Quando tiver mais..... rs.
    Abraços
    Ivan.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do vídeo tambem. Não entendo o inglês falado, mas com a legenda em ingles deu para entender perfeitamente. Bem didatico. Tem uns vídeos no youtube de um cara, Sit Kong Sang, bem didatico tambem mas só vi as duas primeiras aulas, uns 10min cada. E apesar do nome o cara fala portugues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e também tem essa parte de exposicao, só não cheguei nela para dizer se é boa.

      Excluir
    2. Os vídeos dele são mesmo bem didáticos.

      Excluir
  3. Rodrigo,
    tenho aprendido bastante com seu blog, gostaria de parabeniza-lo por isso.
    Sempre passo por aqui pra ver as novidades.
    O video é bem didático achei ótimo principalmente para pessoas que como eu, estão aprendendo sobre esse universo fotográfico.
    Hj em dia as pessoas colocam uma câmera "melhorzinha" no pescoço e se autodenominam fotógrafos. Qdo na verdade como qq outra profissão tem que estudar e se dedicar muito.

    Como essa é sua última postagem, queria aproveitar pra tirar uma dúvida. Estou entrando nesse mundo e aprendendo bastante, vou viajar e queria comprar um bom equipamento, sei que vc é amante da D90 e q foi substituida pela D7000. No entanto a d90 continua sendo vendida e a diferença de uma pra outra é de $300. Estou pensando em comprar a D90 msm e com a diferença já intero para lentes, o q vc acha?

    mais uma vez parabéns!!!

    Brena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou a favor de comprar lentes no momento em que compra a câmera. Antes a pessoa precisa aprender a usar a câmera, dominar os controles manuais e o modo de operar uma câmera totalmente diferente das compactas, caso seja seu caso.

      Com a prática poderá definir melhor que lente comprar para complementar ou substituir a que já vem com a câmera. Mas no momento da compra da câmera é quase impossível, a não ser que você já tenha prática e experiência com câmeras reflex e conheça as distâcias focais e para o que serve cada tipo de objetiva.

      Recomendo que compre a D7000 pois só o selamento do corpo à prova d'água já valem os 300 dólares. Fora os outros inúmeros benefícios de um sensor melhor, uma fotometria melhor, de um maior número de pontos de autofoco, entre outros.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigada Rodrigo, seguirei sua indicação então e vou de D7000. As lentes deixarei pra depois

      Excluir
  4. Parabéns pelo site, poderia me ajudar?
    Queria uma camera com a melhor qualidade de imagem e de quebra de video tambem. Eu tenho preferencia em panasonic e canon e comprovei que você também indica essas 2. Queria saber qual seria os melhores modelos atualmente, tenho preferencia nas camera de superzoom compactas, tipo a canon sx150. E gostaria de deixar uma critica sobre a nikon l810, que comprei e vi que ela força um efeito anti ruido em todas as fotos (não sei se vc sabe sobre isso, quem sabe até alertar quem tbm não gostaria dessa função) e agora quero trocar por outra camera. Enfim consegue me indicar algum modelo de canon e panasonic? na faixa de 500 a 1200 reais?

    muito obrigado e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por alertar sobre a L810 mas isso possui uma razão: todas as câmeras, sem exceção, possuem este artifício. O que acontece é que a L810, por ser totalmente automática, força isso em todas as fotos. Nas câmeras com controles manuais você evita isso.

      Sua faixa de preço é bem abrangente, se você prioriza qualidade as opções são Canon G12 e Panasonic LX5, se prioriza zoom as opções são Canon SX40 e Panasonic FZ47 e FZ150.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Sobre a l810, eu estava priorizando uma camera que tivesse um foco automatico bom, e essa função dela, acabou fazendo com que na verdade nenhuma saisse com foco exatamente, pois o anti-ruido automatico era tão exagerado que tirava os detalhes das fotos, como os olhos por exemplo. Acabei me decepcionando com isso, e procuro uma que me atenda em qualidade de cores e foco. Eu tava olhando essas aqui:

      lumix zs20, lumix fz47, canon sx150

      Sendo que li aqui que você recomenda a sx130, mas não encontrei ela a venda. Achei interessante essa da canon, porque se eu entendi bem, ela tem um ajuste manual do foco por aquela "rodela" de controle. Isso acontece mesmo ou entendi errado? No final das contas eu acabei comprando a nikonl810 e talvez eu acabe tendo que comprar uma mais barata agora, na faixa de 800, mas se for realmente necessário uma mais cara que me satisfaça de uma vez. Outra duvida é, peguei essa superzoom da nikon, para testar se a qualidade das superzooms são superiores as compactas, se for só o zoom, eu prefiro essas "meio termo" com lentes grande mas compactas.

      Excluir
    3. Bem, antes de tudo, uma superzoom também é uma compacta. O coração (sensor) é o mesmo e, devido às lentes de poderoso alcance em que fisicamente é impossível manter uma nitidez similar às compactas de bolso, normalmente estas compactas são melhores que as superzoom. É bom que se esclareça isso pois há um mito de que as superzoom, por serem maiores, são melhores que as compactas. Mas na verdade são apenas maiores mesmo.

      Sobre o foco manual na SX130 é assim mesmo (e nas outras compactas Canon também), hoje acho que isso existe em qualquer compacta de controles manuais. É muito trabalhoso e, na minha opinião, pouco ou nada eficaz mas pode ser que eu não tenha a paciência necessária para usar isso. Fazer o meio clique apontando para o que quer que saia focado é muito mais eficaz, na minha opinião.

      As câmeras recomendadas já estão na minha resposta anterior e posso complementar com Canon SX230, SX240, SX260 e Panasonic ZS15.

      Excluir
    4. Tentei votar no topblog mas está dando erro, tentarei novamente mais tarde. Muito obrigado pela ajuda!

      Excluir
  5. Rodrigo, muito legal o video!!!!! Adorei... Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa Rodrigo esse mundo da fotografia é fascinante, no entanto, para mim que ainda nem comecei muito complexo. kkkkk Mas espero em breve me sentir mais segura.
    Muito obrigada pela ajuda nesse novo universo.
    Bom, gostaria de comprar uma Câmera que permitisse fotos com bastante qualidade da família, passeios, festas e viagens. Também gostaria que tivesse um pouco de zoom e estabilização no movimento por causa das crianças. Ah então, quanto maior o sensor é melhor?
    Andei pesquisando a Canon e quando acho que vou achar uma razoável não encontro para comprar.
    Por favor me ajude nessa busca, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabeth, eu preciso de uma informação primordial para poder te ajudar: saber o quanto você pode investir no momento, para que eu possa indicar o que há de melhor dentro do seu orçamento.

      Fico aguardando sua resposta.

      Excluir
  7. Oi eu de novo andei pesquisando vários modelos o que vc acha dessas?
    canon SX170
    Canon Powershot SX520HS
    nikon p530
    canon sx400 IS

    Por favor coloque da melhor para pior.
    Não posso gastar muito, mas também não quero escolher só pelo preço.
    Quero comprar uma logo. Muito obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pior com certeza é a Canon SX400. As outras 3 coloco no mesmo nível, talvez a SX170 seja ligeiramente superior mas por uma diferença muito pequena, imperceptível para quem está começando agora.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo como são essas 3 em relação a ambiente com pouca luminosidade? Todas tem funções manuais, né?! Pois quero aprender.
      Como sempre, obrigada.

      Excluir
    3. Nenhuma delas se sai muito bem com pouca luminosidade porque são compactas, possuem sensores muito pequenos com pouca sensibilidade à luz. Nessa questão elas se comportam como simples câmeras de bolso, mas sabendo usar os controles manuais você consegue minimizar este problema.

      Excluir
    4. Dei uma conferida nos preços, tem uma boa diferença, olha só:
      canon SX170 548,00
      Canon Powershot SX520HS 795,00
      nikon p530 1285,00

      Excluir
    5. Outra dúvida e qual vc indicaria para sanar essa questão?
      Muito bom poder contar com sua ajuda!

      Excluir
    6. Vá na mais barata, não existe tanta diferença entre elas que justifique o preço mais alto, nesse caso você paga a mais pelo longo alcance, a qualidade de imagem é praticamente a mesma.

      Excluir
    7. Na loja oficial da Canon você consegue encontrar a SX170 bem mais barata: http://www.loja.canon.com.br/powershot-sx170-is-preta-1216.aspx/p

      Excluir
    8. A última dúvida eu prometo kkkkk. Vc indicaria outra máquina para resolver a questão de imagem em ambiente com pouca luminosidade ou essas que falei com os ajustes manuais já garante boas imagens?

      Nossa muitooooo obrigada mesmo.

      Excluir
    9. Com esse orçamento não, talvez com o dobro mas aí você já entra em outro patamar da fotografia e seus gastos não terminarão só com a compra da câmera, eles sempre lhe acompanharão, sempre irá precisar de algo mais, não sei se há necessidade disso neste momento.

      Os ajustes manuais garantem boas imagens nas mãos de quem dominá-los. Não é difícil mas leva muito tempo, é preciso estudar e praticar bastante, com muita paciência conseguirá boas fotos.

      Excluir
  8. Até 1000,00 é o que está dentro do meu orçamento. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. oiii eu de novo, continuei pesquisando. Se eu estiver disposta a gastar mais a DSLR Canon EOS Rebel T5 18MP Lente EF-S18-55mm III seria uma boa opção?
    Encontrei pelo valor de 1600,00 é esse mesmo o preço por aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esse o preço mas acho desnecessário uma câmera como essa neste momento.

      Excluir
  10. Continuo na pesquisa para fazer uma compra acertada...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails