4 de julho de 2012

Samsung EX2F: A compacta mais rápida que já existiu

   Na guerra das compactas premium, que esquentou de vez com a chegada da Sony em grande estilo, a Samsung fez direitinho o dever de casa: tinha uma ótima câmera, apostou que ela poderia ficar no mercado por mais de um ano (dois anos e meio já) e foi analisando tudo que a concorrência já tinha feito nesse ano em que ela não lançou uma sucessora. O resultado é um câmera que prioriza totalmente a qualidade de imagem, a agilidade e a comunicação. Quem espera por zoom não irá gostar dessa câmera e analisando as especificações é compreensível o curto alcance desta lente.
Mesmo com uma objetiva muito mais clara essa câmera consegue ser mais leve que a antecessora
   A Samsung EX2F é equipada com sensor CMOS (1/1.8 de polegada) de 12 megapixels; sua objetiva Schneider-Kreuznach com 3.3x de zoom cobre distância focal de 24-80mm com assombrosa abertura f/1.4-2.7 e macro de 1cm; possui estabilizador óptico; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; modo contínuo de até 10fps; produz arquivos RAW, fotos panorâmicas e 3D; o bom alcance do flash é de até 7.8 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps e som estéreo em formato MP4; possui monitor AMOLED de 3 polegadas totalmente móvel; conexão wi-fi embutida; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 240 fotos (informação não-oficial).
Pra quem usa e abusa de controles manuais é um prato cheio
   Infelizmente, já é uma tradição da Samsung não divulgar as especificações completas de suas câmeras. Ficaram faltando a quantidade de imagens que podem ser feitas ininterruptamente no modo contínuo e a capacidade da bateria (por possuir carga de 1030mAh deduz-se que dure bastante). Possui como acessórios opcionais um flash externo de número-guia 42, um microfone externo e um viewfinder óptico.
Monitor totalmente móvel e botão dedicado a vídeos
   Opinião do blogueiro: Se o sensor for bom tem tudo para ser uma câmera espetacular, a lente absurdamente clara e impensável há alguns anos para uma compacta compensa a falta de alcance. A quantidade de aceso direto aos controles é a ideal pois além de dois dials no alto da câmera, ainda conta com um controle giratório frontal e outro ao redor da objetiva. O alcance do flash é muito bom e produz arquivos RAW, o que é muito importante para a grande maioria dos entusiastas que se interessarão por esta câmera, e o wi-fi embutido é a cereja do bolo permitindo conexão com outros aparelhos e upload direto das fotos para as redes sociais. O preço inicial é de 500 dólares. Magnífica câmera!

55 comentários:

  1. Veja só como são as coisas... fiz de tudo pra comprar a EX1 (vc é testemunha Rodrigo)!

    E até minutos atrás ainda pensava nela, mas depois de ver isso, sei não ó.


    *.*

    ResponderExcluir
  2. Estou atrás de uma superzoom que tenha 20x para cima... e não sei qual comprar, me interessei muito pela Panasonic FZ150... vc aprova ela? e se tem uma melhor no mercado, qual indicaria? forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se tenho alguma autoridade da responder... mas se procura aceitavel qualidade, Canon SX40, esta Panasonic FZ150 ou a mais barata e em minha opinião compensa dispensar os penduricalhos sem perder qualidade de imagem, Panasonic FZ47... Qualquer uma é boa escolha se busca alcance e qualidade aceitavel eu mesmo tempo

      Excluir
    2. FZ47 seria uma boa? ela é 500 reais mais barato eu me interesso por video tbm em full HD e a FZ150 faz 1080p a 60qps, não seria bom? como assim dispensar pinduricalhos? hehe...

      Excluir
    3. O Carlos já respondeu exatamente o que eu ia dizer. Obrigado aí, parceiro.

      Os penduricalhos são os itens que não tem relação direta com qualidade de imagem, que julgo ser o mais importante em uma câmera: fotos panorâmicas, fotos 3D, HDR, vídeos Full HD, LCD móvel, entre outros.

      Você decide o que é importante ou não em uma câmera mas em qualidade de imagem já fica sabendo que as 3 citadas pelo Carlos estão no memso nível e qualquer uma delas é excelente escolha.

      Excluir
  3. Rodrigo,

    Já tenho uma máquina profissional e estou em busca de uma compacta que faça boas fotos, bons vídeos e panorâmicas.

    Qual vc aconselha?
    Abçs,
    Dani.

    ResponderExcluir
  4. MUITO obrigado... estou quase certo que vou de FZ150...muito obrigado de novo! e percebi que vcs não citaram a Nikon... a P510, não vale a pena? vlw, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, neste tipo de câmera, tudo que não for Canon ou Panasonic fica muito abaixo em qualidade de imagem.

      Excluir
    2. Diogo... eu fotografei uma vez com este Nikon P510, em uma festa de criança a noite, tirei umas 15 fotos, e eu tava com minha FZ 47 do lado, rapaiz... o negócio não rendia, cores feias, resulução demais, zoon demais... sei lá, o trem era o cão chupando manga, compra esta nikon não, é ruim pra burro! Voltei pra minha Pana FZ47... era outro mundo... da água pro vinho francês... e olha que eram superzoons e até com preços mais ou menos iguais!

      Excluir
    3. Valeu Carlos, já me decidi, vou ir de FZ150... mais alguém sabe me dizer, quando ver uma próxima da Panasonic? quem vem para substituir a FZ150 e quando? abraço!

      Excluir
    4. Esperar por câmera nova é muito complicado pois, é esperar três meses pra começar a ser vendida, mais três meses pra chegar ao Brasil e mais quatro meses pra ficar num preço acessível. Quase um ano esperando por algo que nem sempre é melhor que a anterior.

      Excluir
    5. entendi... vai ser a FZ150 então, valeu =D

      Excluir
  5. Muuuuuuuuito curiosa pra ver o que Panasonic e Olympus vão mandar "em troca", hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A artilharia vem pesada mas essa Samsung não vai ficar pra trás, tenho certeza.

      Excluir
  6. Uma camera destas... até que iso posso usar com boa qualidade de imagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até 800 acho que é garantido, acima disso só testando pra ver como se sai.

      Excluir
    2. se chegar a iso 800 e com uma abertura destas... é, sem dúvidas, da pra fazer muita coisa ótima com ela... qual será o preço aqui no Brasil?

      Excluir
    3. Impossível saber esse preço agora, ela acabou de ser lançada e nem está a venda no exterior ainda. Tem que esperar começar a ser vendida.

      Excluir
  7. Oi Rodrigo, achei que tivesse postado minha pergunta aqui, mas nao estou encontrando...

    Já tenho uma camera profi e quero comprar uma compacta para viagens, que faça bons vídeos e boa qualidade de imagem. Qual vc aconselharia?
    Obrigada,
    Daniela.

    ResponderExcluir
  8. Daniela, por algum motivo que eu desconheço, suas mensagens não aparecem aqui no blog. Por favor, utilize uma das outras formas de contato que eu disponibilizo no alto da página, logo abaixo do título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ué, mas então vc está conseguindo ler minhas msgs? Para as outras formas de contato preciso de um end. certo? E só possuo a conta do google.

      Excluir
    2. Na página de contato tem e-mail, facebook, twitter, pode escolher qualquer uma destas formas para se comunicar. A princípio recomendo a Canon G1X.

      Excluir
  9. Rodrigo, tento mais uma vez.. Se não conseguir, vc pode responder aqui mesmo que lerei o seu comentário.
    Gostaria de comprar uma máquina digital, que não seja profi, pois já tenho uma, que tire boas fotos, faça bons filmes e se tiver o recurso de panoramica, melhor. Mas se naõ tiver, tudo bem também..
    Quero uma máquina que possa carregar comigo sem fazer muito volume, como é o caso da Nikon que tenho. Obrigada, Daniela.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou meio cismada com câmera da Samsung. Tive uma que ficava com "chuvisco" no LCD. A foto saía direito, mas o LCD me incomodava. Nem lembro o modelo. É antigo. Deve ter pelo menos uns 5 anos.

    ResponderExcluir
  11. Mas essa achei bem bonita e interessante! Só não me agradou o zoom óptico. Muito fraquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há câmeras e câmeras. O sensor e a lente definem tudo. Normalmente câmeras Samsung são muito ruins mesmo, as mais comuns dela são assim. Mas quando é uma Samsung com lente Schneider a coisa muda totalmente, se for com lente Schneider e sensor grande muda mais ainda, tanto que a EX1, antecessora dessa, é uma das melhores compactas já lançadas.

      A questão do LCD com chuvisco é baixa resolução e eu até prefiro que o LCD seja assim pois os de altíssima resolução enganam muito. E sobre a falta de zoom, com uma abertura 1.4 não dava pra fazer muito mais do que isso senão a lente ficaria enorme e pesada. Tudo em nome da qualidade de imagem.

      Excluir
  12. Rodrigo, você conhece uma câmera nesse estilo mais compacta que tenha o LCD articulável, zoom acima de 10x e seja muito boa (com a mesma qualidade da Canon SX40)? Se é que essa câmera existe né? Hehehe. É que a SX40 é muito grande.

    ResponderExcluir
  13. estou atrás de camera com lente clara... existe a Nikon Coolpix P310... existe concorrente dela? abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na mesma faixa de preço as concorrentes seriam Canon ELPH500 e SD4000.

      Excluir
    2. pode ser mais caro... mas que seja clara e compacta! tem mais alguma? abraço!

      Excluir
    3. Canon S100, Olympus XZ1 e TG1 (essa última sem controles manuais e a prova d'água), Panasonic LX5 e Fuji X10.

      Excluir
  14. Oi Rodrigo, venho acompanhando o fotofacil a a lgum tempo, me ajudou ela escolher minha camera, uma ex1.
    Quero uma opcao de flash que nao seja o flash da marca pois estq fora do meu orcamento.
    Sei que que flashs opcionais nao aceitariam o modo ttl, mas nao sei no que implica isso, qual a limitacao e dificuldade em trabalhar no manual e semi automatico?
    Espero que possa me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Akio, obrigado pela presença no blog.

      Há a opção dos flashes Yongnuo aqui no Brasil, são bem baratos e a única dificuldade seria você aprender a fotometrar, só isso. Aprendendo fotometria você consegue usar flash sem TTL numa boa. É difícil, não é nada fácil usar flash sem TTL mas na época das câmeras de filme todos usavam, então, é só ter um pouquinho de paciência.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  15. Oi Rodrigo a Samsung EX2F é muito interessante é linda!! (Principalmente na cor branca)e estéticamente tb é parecida com a da Sony RX100, ainda não conhecia a EX2F conhecia outras(WB150F e WB850F, etc) smart câmeras lançadas aqui no Brasil e não esta ou a EX1, por aqui não temos não é? A RX100 e a Hx30 (que teria o wi-fi)da Sony encontrei em Free Shop vou ver se acho a EX2F da Sansung por lá até comparei com as daqui que acho interessantes http://www.samsung.com/hk_en/consumer/photography/cameras/productcompare?prda=EC-EX2FZZDPBHK&prdb=EC-WB850FDPBHK&prdc=EC-WB150FDPBHK (entendi tudo né - jura)mas adorei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A EX1 já saiu de linha e é praticamente impossível encontrá-la nova em qualquer lugar. As da série WB são facilmente encontradas até nos grandes magazines e com preços bem interessantes, assim como a HX30. Já a RX100 está chegando agora ao Brasil.

      Mas saiba que as WB e a HX30 são bastante inferiores em qualidade de imagem em relação à EX2. E a RX100, por possuir um sensor maior, provavelmente tem uma qualidade de imagem maior que a EX2F mas não sei até que ponto os 20mp de resolução atrapalhariam.

      Excluir
  16. Valeu Rodrigo!! Vou batalhar pela minha EX2!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Rodrigo!! Li e lembrei de ti http://glo.bo/YUxHEq, acho que faltaram muitos modelos a serem citados né?!! Felizmente descobri teu blog e agora posso acompanhar estas novidades e outras com mais especificações!!

    Feliz Ano Novo!! Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma listinha bem capenga rsrs, e ainda tem uns errinhos que vou tentar avisar a eles. Não sei se você acompanha meu trabalho na revista Distribuidores & Mercado Brasil mas fiz uma matéria bem abrangente sobre isso na edição de novembro: http://www.distribuidoresemercado.com/1746/retrospectiva-as-melhores-cameras-de-2012/

      De vez em quando distribuo uns exemplares aqui no blog.

      Excluir
  18. Olá Rodrigo sempre lhe dou parabéns pelos seus posts, são excelentes! ja comprei duas câmeras observando suas sugestões e pontos de vistas kkk ... agora estou querendo comprar uma câmera que reproduza imagens em 3d, mas que tenha qualidade de imagem como as dslr.. que avaliação vc faria da Sansung NX 1000?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como toda câmera mirrorless é muito boa mas ninguém vende lentes e acessórios para ela no Brasil. Só recomendo se tiver facilidade para comprar no exterior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Nessa categoria (mirrorless) quais modelos são os que possuem maior facilidade em ter acessórios como lentes no Brasil?

      Excluir
    3. Pra falar a verdade, nenhum sistema mirrorless pegou aqui no Brasil. Ninguém vende nada que não seja Canon ou Nikon, até as SLT Sony são um sufoco pra quem usa. Aceita uma compacta premium? Se sim, qual seria seu orçamento?

      Excluir
    4. bom, digamos entre 500 a 700? qual o modelo??

      Excluir
    5. No Brasil, nesse preço, não tem como conseguir uma câmera com as exigências que pede. O melhor que pode conseguir é a Panasonic ZS15.

      Excluir
    6. e se for de 1000 a 1500 reais?

      Excluir
    7. http://www.foto-facil.com/2012/12/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html

      Excluir
  19. Bom dia Rodrigo! Estou querendo uma câmera para amador, tirar fotos das minhas crianças (que geralmente estão em movimento), que faça videos de qualidade, tenha um zoom bacana sem perder qualidade e também com um flash legal, para fotos noturnas...
    Qual você me indicaria??
    A gente vê tanta opção que fica até meio tonto... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico Canon SX240 ou Panasonic ZS15.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Ola Rodrigo, fiquei interessado nesta Samsung EX2F, ela é vendida aqui no Brasil? Sendo somente no exterior, ela vem com funcoes e manual em portugues?

    Obrigado!
    Nilo
    Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo, caso seja dificil conseguir a Samsung EX2F, vendo sua sugestao acima em resposta a Lorena, gostei da opcao Canon SX240, e pesquisando vi que ja existe a SX270 HS, vou sondar aquisicao desta!
      Saudacoes!

      Excluir
    2. Infelizmente é muito difícil encontrar essa câmera (e muitas outras) aqui no Brasil, a não ser em importadoras. Tradicionalmente as câmeras Samsung vem com menu em português, mas manual não, só baixando na internet se estiver disponível, nem sempre há manual das câmeras Samsung em português. Vou até procurar aqui e se encontrar já deixo disponível aqui no banco de dados do blog.

      Sobre as Canon SX240 e SX270, são de uma categoria abaixo da EX2F e não podem ser comparadas. A EX2F é uma compacta premium, tem sensor maior, lente mais clara e pouquíssimo zoom. As SX são superzoom de bolso, possuem um longo alcance, são mais versáteis mas a qualidade de imagem será inferior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails