23 de julho de 2012

Canon EOS-M, enfim a mirrorless da Canon

   Das grandes fabricantes só estava faltando a Canon criar a sua câmera mirrorless. Estava, pois hoje foram anunciados a câmera, duas objetivas para a nova baioneta, um flash externo (compatível também com as reflex da marca) e um adaptador para as objetivas EF e EF-S. A princípio, não é aquela câmera para causar furor, criar grandes expectativas, ou algo do gênero. É apenas mais uma opção neste nicho que se expande a todo momento, com a vantagem da qualidade da consagrada gigante japonesa.
A Canon EOS-M está disponível em 4 cores
   A Canon EOS-M é equipada com sensor CMOS de 18MP (APS-C com 18.5MP de resolução total); possui 31 pontos de autofoco; sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos, incluindo modo bulb e sincronia com flash em 1/200; modo contínuo de até 4.3fps; não possui flash embutido; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps e som estéreo em formato MOV; possui monitor LCD de 3 polegadas sensível a toque; é alimentada por bateria com capacidade para 230 fotos. Preço inicial de 800 dólares com objetiva 22mm f/2.0.
Detalhes do corpo da câmera e as duas objetivas disponíveis
   Adicionalmente foram anunciadas as objetivas 22mm f/2.0 do kit citado acima, uma 18-55mm f/3.5-5.6, ambas com o novo sistema de autofoco STM custando, respectivamente, 250 e 300 dólares; o flash 90EX com alcance de até 9 metros custando 150 dólares; e o adaptador para uso de objetivas EF e EF-S custando a bagatela de 200 dólares. Tudo isso estará disponível a partir de setembro.
Adaptador para uso de objetivas EF e EF-S
   Opinião do blogueiro: Vale mais pela qualidade Canon do que por alguma novidade extra. Externamente é uma câmera bem simples, como a maioria das mirrorless, com pouco acesso direto aos controles manuais sendo necessário um uso maior do menu. O fator de corte é o mesmo das reflex, de 1.6x, e o adaptador é um alento para quem quer unir o melhor dos mundos das reflex e compactas sem perder o enorme leque de opções das objetivas EF mas ele poderia ser um pouco mais barato. O ponto fraco é a bateria muito pouco durável e fica aberta a possibilidade de um modelo um pouco mais avançado com um monitor LCD móvel. No dia de hoje, recomendada.

9 comentários:

  1. É, faz um tempinho que a canon não tem um lançamento bombástico, quase sempre é do mesmo ou dão uma leve melhorada. As outras empresas estão crescendo nessa parte.
    Essas mirrorless são bem tentadoras mesmo, compactas comn sensor de dsrl e capacidade de trocar a lente. Ainda vou ter uma! Mas atualmente acho que não compensa pelo preço.

    ResponderExcluir
  2. Estou feliz! Finalmente só faltava a Canon lançar a sua mirrorless, a Sony e a Samsung ficaram acomodadas, mas agora, com a Canon entrando na arena, a briga vai ficar interessante.

    ResponderExcluir
  3. pra quem é usuário canon, é uma boa, poder aproveitar as objetivas. Mas eu compraria Pana ou Olympus, se fosse entrar no universo mirrorless.

    ResponderExcluir
  4. Não sei, mas a impressão que tive foi que a Canon apenas quis cumprir uma obrigação. Sinceramente, eu esperava algo novo.
    O design, na minha opinião, também deixou a desejar. Não que seja uma câmera feia, mas não tem pinta de mirrorless...
    É por essas e outras que nem sempre quem ri por último, ri melhor...
    Assim como a Helena, se fosse comprar uma micro 4/3 iria de Olympus ou Panasonic.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, boa tarde, tomei conhecimento do seu blog através de um amigo, sei que não tem nada a ver com o assundo do seu post mas tenho algumas duvidas e gostaria muito se me ajudasse a sana-las.
    Eu estou comprando uma camera DSLR e a que maís me chamou a atenção foi a Pentax K-5, ela está muito barata no EUA, cerca de 879 dolares o corpo. A maioria dos meus trabalhos são outdoors então pelo fato de ser selada isso me ajuda muito. minha duvida é em relação a lentes e a assistencia tecnica no Brasil, eu não entendo sobre as nomeclaturas das lentes da PENTAX, tipo prime, mediana e lentes de entrada. Gostaria que me ajudasse já que pretendo compra-la no mês que vem. Tenho em mente comprar um lente uma 50mm f1,4. gostaria que me sugerisse outra lente para adquirir haja visto que compra-las no Brasil é dificil. Obrigado desde já, e me desculpe mais uma ve.

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruno, imaginando que você vai comprar só o corpo e a 50mm f/1.4, só preciso saber com que tipo de fotografia trabalha pra poder te indicar outra objetiva.

    Fico no aguardo e aproveite para ler o tópico sobre a K5 que tem aqui no blog mesmo: http://www.foto-facil.com/2010/12/pentax-k-5-uma-das-melhores-reflex.html

    Aproveite para tirar suas dúvidas por lá mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo fotos de esporte, em movimento, ou não, e fotos de cachoeiras, trilhas paisagens.

    ResponderExcluir
  8. E o post da K-5 é de deembro de 2010, gostaria tambem de saber se rolou alguma alteração na cam de la pra cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pega uma 16-50 ou 17-70. Na câmera não tem alteração, pra isso a fabricante cria uma sucessora. Ou usa-se alguma atualização de firmware que você pode verificar no site da Pentax.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails