18 de julho de 2012

FZ200 e outras superzoom da Panasonic

   A Panasonic usou do mesmo expediente da Fuji, mas não com a mesma intensidade, e criou um pequeno inchaço no mercado de superzoom lançando 3 modelos de uma vez (ou 4 se ainda considerarem 10x como superzoom). A diferença é que a Panasonic deu uma rasteira em toda a concorrência e criou uma câmera absurda com 24x de zoom e abertura máxima constante! Essa é apenas mais uma prova dada pela gigante japonesa de que ainda é possível melhorar o nível das superzoom mas, infelizmente, o contrário também aconteceu...
Panasonic SZ5 está disponível nas cores branca e preta
   A Panasonic SZ5 é equipada com sensor CCD de 14MP (1/2.33 de polegada com 14.5MP de resolução total); sua objetiva Leica com 10x de zoom cobre distância focal entre 25-250mm com abertura f/3.1-5.9 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/1600 e 8 segundos; modo contínuo de até 1.5fps; produz fotos panorâmicas; o alcance do flash é de até 5.6 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som mono; possui monitor LCD de 3 polegadas; possui wi-fi embutido; é alimentada por bateria com capacidade para 250 fotos por carga. Preço inicial de 200 dólares.
Fácil acesso ao wi-fi com um simples toque em um botão
   Opinião do blogueiro: Para quem quer uma câmera desprovida de controles manuais, com uma resolução aceitável, a qualidade indiscutível das lentes Leica, as fotos panorâmicas que fazem tanto sucesso hoje em dia e ainda vem com o acréscimo muito bem-vindo da conexão wi-fi, a SZ5 é uma excelente pedida nesta faixa de prçeo. Na data de hoje é recomendada.
A bem-sucedida série LZ ressuscita como uma superzoom nas cores vermelha e preta
   A Panasonic LZ20 é equipada com sensor CCD de 16MP (1/2.33 de polegada com 16.4MP de resolução total); sua objetiva Lumix com 21x de zoom cobre distância focal entre 25-525mm com abertura f/3.1-5.8 e macro de 2cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; modo contínuo de até 1.2fps; produz fotos panorâmicas e possui modo manual; o alcance do flash é de até 6.8 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MPEG e som mono; possui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por 4 pilhas AA com capacidade para 380 fotos por carga. Preço inicial de 250 dólares.
Visual bastante simples e com poucos controles da LZ20
   Opinião do blogueiro: É exatamente o que a Fuji fez mas em menor escala, é uma superzoom com visual mais limpo e simples além de ser alimentada por pilhas. Vem para se tornar uma terceira linha de superzoom mas conta com o modo manual. Peca um pouco na resolução alta demais mas, na data de hoje, é recomendada para quem não gosta de usar bateria e por ter um preço muito competitivo.
A FZ60 não tem grandes atrativos
   A Panasonic FZ60 é equipada com sensor CMOS de 16MP (1/2.33 de polegada com 17.5MP de resolução total); sua objetiva Leica com 24x de zoom cobre distância focal entre 25-600mm com abertura f/2.8-5.2 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 4 segundos; modo contínuo de até 1.2fps; produz fotos panorâmicas e 3D e possui controles manuais; o alcance do flash é de até 13.5 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formatos AVCHD e MP4 e som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas e viewfinder eletrônico; é alimentada por bateria com capacidade para 450 fotos por carga; e possui suporte para filtros de 52mm. Preço inicial de 350 dólares.
Maior presença de controles e microfone estéreo
    Opinião do blogueiro: Caiu muito em relação à sua antecessora, a FZ47, devido a essa alta resolução e a inexplicável diminuição da longa exposição dos tradicionais 60 segundos da Panasonic para míseros 4 segundos. Possui um flash muito bom, a nível de reflex e uma bateria muito duradoura. Na data de hoje, não recomendada.
A FZ200 chega com status de melhor superzoom de todos os tempos
   A Panasonic FZ200 é equipada com sensor CMOS de 12MP (1/2.33 de polegada com 12.8MP de resolução total); sua objetiva Leica com 24x de zoom cobre distância focal entre 25-600mm com abertura constante f/2.8 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 60 segundos; modo contínuo de até 12fps; produz fotos panorâmicas e 3D, arquivos RAW e possui controles manuais; o alcance do flash é de até 13.5 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formatos AVCHD e MP4 e som estéreo; possui monitor LCD móvel de 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para 540 fotos por carga; e possui suporte para filtros de 52mm. Preço inicial de 600 dólares.
Monitor LCD móvel, controle lateral de zoom e tipo de focagem
   Opinião do blogueiro: É a superzoom mais espetacular que já vi em toda a minha vida. Eu jamais esperava ver uma câmera com 24x de zoom alcançando distância focal de 600mm com abertura f/2.8 e isso quer dizer que toda e qualquer concorrência, até o dia de hoje, cai por água abaixo. Não tem concorrência para esta câmera que ainda faz vídeos em Full HD com 60fps, possui a longa exposição de 60 segundos, aceita filtros, possui um poderoso flash, uma ótima bateria e a qualidade Leica em conjunto com a resolução de 12 megapixels vinda de um sensor já consagrado, além de fotografar em RAW. É a superzoom perfeita, até que alguém a derrube. Recomendada com louvor, independente do preço que é bem justo em relação aos recursos que possui.
Sapata para flash dá um ar mais profissional à FZ200
   O leitor mais atento irá perceber algumas mudanças nesta postagem: o preço inicial da câmera foi deslocado para o parágrafo de especificações técnicas; foram incluídas as informações de suporte para filtros e tamanho e resolução total do sensor, quando o fabricante disponibilizar estas informações; e a "opinião do blogueiro" que é sempre finalizada com a recomendação ou não da câmera, agora possui a ressalva de que a opinião é feita com base nas especificações no dia do lançamento da câmera. Esta última modificação foi feita devido aos questionamentos de leitores (e com total razão) sobre eventuais mudanças de opinião em relação a projetos que eram muito bons no papel mas não tão eficazes na prática. A partir de agora, tentarei manter este padrão nas postagens.

223 comentários:

  1. Adoro seu site...e eu economizando para uma fz 150...aff...agora acho que vou de 200...rsss....vamos ver.

    Aproveitando para perguntar...a fz200 possui também entrada para fone externo ?

    Parabéns pelo ótimo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me culpe pelo seu consumismo rsrs, mas tem entrada para microfone externo.

      Excluir
  2. f/2.8 constante?!
    Cade as letrinhas miúdas?

    Tem que ter alguma coisa de errado, num pode ser tão bom assim.

    Essa é a UZ pra acabar com todas as outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, realmente não tem letrinhas miúdas mas, se essa objetiva tem o mesmo diâmetro das outras então a gente precisa deduzir que irá ter alguma perda de desempenho. Que não deve ser nada comparado ao fato de podermos ter 600mm com abertura f/2.8, é espantoso.

      As outras que corram atrás agora, ou a outra já que só a Canon parece ter cacife pra isso...

      Excluir
    2. Salve, salve, mestre!
      A FZ-200 é mais parruda que a FZ-150. Vi fotos de ambas lado-a-lado e a câmera nova é mais encorpada, principalmente o corpo da lente. Consequência óbvia do aumento do diâmetro da lente pra manter a abertura constante. Showzaço de câmera pra botar numa mochila e encarar uma estrada! Ainda não acredito nisso... F2.8 em 600mm é demais!!!

      Excluir
    3. Olhando lado a lado também percebi que a FZ200 é um pouco maior mas muito pouco para manter uma f/2.8 constante. E o estranho é que a Panasonic diz que o diâmetro para filtro é o mesmo das outras.

      Excluir
    4. Ah! Fala da LX-7 também! A Samsung nem teve tempo de convidar pra festa da EX2F e a Panasonic já meteu uma lente F1.4 - F2.3 com range 24-90mm...

      Excluir
    5. LX7 amanhã de manhã, tem que esperar o pessoal se recuperar da FZ200. Duas pauladas no mesmo dia eu acho demais rsrs.

      Excluir
    6. Eu já ia me esquecendo... Depois da série L da Nikon e com a estreia da L da Panasonic, comece a desconfiar da qualidade da câmera. Ô letrinha de maus-presságios (para câmeras, óbvio!)...

      Excluir
    7. Mas a série LZ era a melhor da Panasonic, foi com ela que percebi que a Canon tinha uma concorrente de peso. Até hoje me arrependo de ter vendido minha LZ8, rsrsrs. O problema é que agora tiraram a lente Leica mas, pelo menos, mantiveram o modo manual. Se vier barata pra cá será uma boa opção.

      Excluir
  3. Essa então é agora até melhor que a Canon SX40?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, com uma abertura constante de f/2.8 no momento não tem nem como concorrer com ela, ficou desigual a disputa.

      Excluir
  4. Rodrigo, acabei de comprar minha FZ150, será que fiz mal negócio? Ai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não, a FZ150 é um ótimo negócio, excelente câmera.

      Excluir
  5. Só quero ver as fotos dessa máquina depois do lançamento nas lojas, é muito bom que chega a ser duvidoso rsrsrs. Também estava pensando em pegar uma SZ, no caso a fz150 mas depois desse lançamento acho que compensa esperar mais um pouco já que não gosto da abertura diminuir quando se aumenta o zoom.

    ResponderExcluir
  6. Grande Rodrigo!!! Será que o flash vai se abrir automaticamente como na Lendária Sony F828? Tomara que sim pois isso me faz uma falta...

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que a Panasonic não está pra brincadeira...

    ResponderExcluir
  8. Inda bem que comprei minha FZ 47... Sua sucessora é pra entrar na briga das "melhores" hahaha
    Agora esta FZ 200... vixi!! Sem comentários... PQP!

    ResponderExcluir
  9. Cara, que câmera magnífica! Acabei de encontrar o alvo do meu próximo frenesi consumista...
    É possível acoplar um flash circular na FZ 200?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até deve poder mas não há nenhum flash circular oficial da Panasonic para esta câmera, teria que comprar um de outra marca e operá-lo manualmente.

      Excluir
  10. estou MUITO ansiosa pelos primeiros testes de usuários. é bem provável que seja minha próxima SZ.

    ResponderExcluir
  11. Olá Rodrigo!!
    Bela máquina heim..!
    E eu quase comprando a Fuji X-S1...
    Quais os pontos fortes dessa Panasonic em relação a Fuji citada?
    Seu blog já virou, faz tempo, leitura certa!! Sempre que alguém me pergunta sobre fotografia, eu te recomendo!
    Abraço!
    Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela confiança, Henrique!

      Bem, fora a abertura constante em f/2.8 que salta aos olhos logo de cara, tem a qualidade óptica da Leica que é imbatível, só a Canon consegue igualar e superar em algumas situações. Mesmo com o sensor da X-S1 sendo um pouco maior, a qualidade de imagem de uma objetiva Leica nivela as coisas.

      Excluir
    2. Rodrigo, obrigado mais uma vez pelo esclarecimento!
      Acho que vou de Panasonic então!
      Abraço!

      Excluir
    3. Mas Rodrigo, como assim um pouco maior? o sensor da X-S1 (2/3) é quase duas vezes maior que a lumix (1/2.33), qual a influência deste sensor na maquina para diferenciar essas duas Câmeras? A lente leica é capaz de nivelar mesmo?

      Excluir
    4. Esse sensor de 12MP da Panasonic é um dos melhores que existe e uma lente Leica com abertura constante f/2.8 pesa mais para uma qualidade maior, na minha opinião, do que uma câmera com sensor maior mas que tem uma objetiva Fujinon que nunca foi grande coisa em câmeras fotográficas. Quando a Fuji trouxer a qualidade das suas lentes de câmeras de transmissão de TV para as compactas, aí a briga vai ser boa.

      Excluir
  12. Quando deverá chegar no Brasil essa FZ200.Ja tem 15 dias que pesquiso por mQuinas superzoom e zempre fico na dúvida de qual compra pq ninguem se entende e ficam toxos em cima do muro, mas agora já me decidi. FZ200. SHOW DE MAQUINA...SHOW DE BOLA!!!

    ResponderExcluir
  13. Em reais, deve está encostando em quanto? chuto R$ 1800. Uma dúvida que eu sempre tenho, diferente da Fz47, a fz150 e a fz200 faz panorâmica na maquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço atual dela é de 600 dólares, o que dá, aproximadamente, 1210 reais hoje. Só com os 60% de importação já passa de 1900 reais. Como os vendedores daqui costumam usar uma margem de lucro um pouco maior do que isso, acredito que chega aqui custando entre 2200 e 2400 reais. Depois o preço cai bastante.

      Segundo a fabricante, o modo panorâmico é na própria câmera.

      Excluir
  14. Olá Rodrigo e parabéns pelo site, estou aprendendo muito aqui!

    Então, estou na dúvida entre comprar a fz150 ou a fz200, já que li muitas críticas de ambos modelos e são muito bem vistas. A primeira pela qualidade e a segunda pelas promessas da abertura constante em f/2.8.
    Você acha que vale a pena trocar "o certo pelo duvidoso"? Pois a fz150 (junto com a sx40 da Canon) é apontada como uma das melhores superzoom do mercado e a fz200 foi lançada agora e esse sistema de abertura (que parece um sonho) pode ser que não funcione bem na prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo, obrigado pela presença no blog.

      Eu, particularmente, não acho que vale a pena trocar uma superzoom por outra. Pelo menos, não uma tão recente como a FZ150, uma antiga talvez valesse pela inovação de recursos hoje em dia. A não ser que seja muito importante para você ter uma abertura f/2.8 constante. Lmebrando que a Panasonic já fez superzooms com abertura constante há alguns anos atrás, não é tão novidade assim.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. O problema nem é 'trocar'. É que não tenho a câmera ainda e estou avaliando as duas para não me arrepender após a compra (como já aconteceu outras vezes com modelos de celular, por exemplo). É só pra saber mesmo se vale a pena esperar um pouco mais para comprar a fz200 (que tem um preço mais alto) e apostar na promessa ou se a fz150 ainda continua brigando de igual para igual com as concorrentes, pois, como você mesmo diz no post "e isso quer dizer que toda e qualquer concorrência, até o dia de hoje, cai por água abaixo"

      Obrigado pela ajuda...

      Excluir
    3. O preço no exterior faz valer a pena a FZ200, já aqui no Brasil é complicado, vamos aguardar e ver como vai isso...

      Excluir
  15. Boa Tarde Rodrigo,
    Parabéns pelo site e por seu profissionalismo.
    Principal objetivo é tirar fotos da Lua.
    Compensa esperar essa FZ200 ou já pego um FZ150.
    Não tenho muita pressa, só ansiedade e o preço está na faixa até uns R$ 2000.
    A princípio eu queria uma D3100 ou D5100, mas achei essas superzoom's e fecharam para meu custo X benefício.
    Obrigado,
    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, com reflex você precisaria de bem mais do que 2 mil reais pois seria necessário uma tele. Acho que, melhor que a FZ150, no seu caso uma Canon SX40 te atenderia melhor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Pois é... estava completamente decidido a gastar os tubos por esse capricho DXXXX, ainda bem que achei seu site!
      Que bacana trocar umas idéias, pois pelo o que eu li, eu achei que a FZ seria mais interessante para esse propósito.
      Você acha que esses apetrechos ajudam em pegar mais alguns poucos detalhes (ou você não os sugere):
      http://www.loja.canon.com.br/ch/prod/494/206/0/teleconverter-tc-dc58d.aspx
      ou esse aqui:
      http://www.amazon.com/Powershot-Definition-Telephoto-Adapter-Cleaning/dp/B005S6WL6C
      Muito obrigado novamente,
      Alex

      Excluir
    3. Na minha opinião, estes conversores não valem o que custam. São muito caros e não dão um resultado de acordo com o investimento, na minha opinião. Veja o que eu consegui com 20x de zoom (foto recortada): http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/4484512168/in/photostream/lightbox/

      Imagine o que pode conseguir com os 35x de zoom da SX40.

      Excluir
    4. Fechou!
      Fotos mais concretas e com procedência! :-)
      Muito obrigado e vou buscar a SX40 agora!
      Depois mostro uma foto com a SX40.
      Valeu,
      Alex

      Excluir
    5. E para completar a informação, a sua foto é exatamente o que eu quero fazer!
      Em breve chega o meu telescópio e aí sim, fotos de planetas também!
      Abraço,
      Alex

      Excluir
    6. Por favor, compartilhe suas fotos no nosso grupo no flickr então: http://www.flickr.com/groups/fotofacil/

      Excluir
  16. Rodrigo parabéns pelas informações, estou lendo a 5 horas seguidas e estou adorando, mas ainda não decidi qual câmera comprar. Preciso de uma câmera para fotografar/filmar meu marido surfando, eu tenho uma Canon SX130is as fotos são boas mas a filmagem com zoom deixa a desejar, sei que câmera fotográfica é para foto e não vídeo, mas gostaria de uma que fizesse as duas coisas com uma qualidade razoável, tinha uma Sony H20 que me proporcionava isso. Você me indica algo até os R$600,oo. (O valor tem que ser baixo pois estou sempre na praia e sou muito estabanada) Obrigado, Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia, com as altas resoluções, fica praticamente impossível uma câmera que faça razoavelmente as duas coisas nessa faixa de preço, como a Sony H20 fazia. Acredite, a SX130 é o que tem de melhor em câmera fotográfica para também filmar.

      O que você pode fazer é procurar uma filmadora de bolso nessa faixa de preço pois a grande maioria também faz captura de imagens mas dessa área eu já não entendo muito.

      Excluir
    2. Entendi, vou fazer isso mesmo, comprar uma filmadora razoável. Mais uma duvida Rodrigo, para fazer fotos de surf preciso de uma câmera rápida e com visor óptico, já fiz fotos com uma D3000 emprestada, existe alguma opção Dslr Slr nessa faixa de preço (até R$600,oo) mesmo que usada. Vi no ML uma Canon Rebel 300d por R$490,oo

      Excluir
    3. O problema de comprar câmera reflex usada, ainda mais nesse preço, é que elas provavelmente já estão com seu obturador no fim da vida. Uma 300D possui um ciclo de vida de cerca de 50 mil cliques, e como já é uma câmera de 9 anos de idade é totalmente contra-indicado comprar uma dessas.

      O obturador pode parar a qualquer momento a não ser que o dono anterior já tenha trocado o obturador e tenha uma contagem do número de cliques para te informar. Reflex só recomendo nova ou de algum conhecido que tenha uma contagem do número de cliques para informar.

      Excluir
    4. Obrigado mais uma vez Rodrigo, espero não estar incomodando. Vou continuar procurando uma câmera digital que aceite uma lente grande angular e com visor óptico.

      Excluir
    5. O espaço é seu sempre que precisar!

      Excluir
  17. Rodrigo , primeiramente parabens pelo blog! Estava pensando em comprar um SLR de entrada (Canon T3) mas depois que vi algumas fotos em eventos noturnos dessa nova FZ200 fiquei pasmo com a qualidade em iso altos!!! Na sua opiniao vc acha que essa camera dari pra fazer boas fotos em eventos , tipo aniversarios ?? e pra RETRATOS?? ela é confiavel..é claro..eu sei que pra retratos uma SLR éimbativel.. mas o que vc me diz??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se for pra uso profissional não dá, tem que ser reflex mesmo mas pra uso pessoal, se você gostou da FZ200 irá gostar mais ainda das compactas premium que provavelmente estão na mesma faixa de preço e possuem sensores maiores entregando maior qualidade de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  18. Rodrigo vi nesse site essas fotos feitas com iso 3200 e de espporte!!
    http://forums.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1033&message=42428288&changemode=1
    De uma olhada.. e sempre com abertura 2.8 !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra uso pessoal estão muito boas mesmo, Panasonic mostrando que manda nas compactas junto à Canon.

      Excluir
  19. Qual(is) compacta(s) premium vc indicaria Rodrigo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canon G12, Olympus XZ1, Nikon P7100, Panasonic LX5 e, se puder desembolsar uma pequena fortuna, a Canon G1X. Mas, se puder comprar no exterior tem também as Samsung EX2F e Panasonic LX7.

      Excluir
  20. Grato pela ajuda Rodrigo ! E ja aproveitando e abusando da sua paciencia... qual a lente mais usada pelos profissionais em eventos como casamentos e aniversarios? 17-50 f/2.8 ? ou uma 50mm ? Grande Abraço e mais uma vez parabens pelo blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente se usam, não exatamente estas duas objetivas, mas os dois tipos de lentes: uma grande angular zoom e uma fixa. O ideal é ter duas câmeras, uma com cada objetiva e se a zoom estiver em uma full frame é melhor ainda.

      Excluir
  21. Olá Rodrigo, li vários comentários por aqui querendo tirar minha dúvida. Tô querendo comprar uma câmera com o melhor custo benefício para aprender a usar controles manuais e tirar fotos em viagens, retratos, fotos da natureza, etc. Pro dia a dia mesmo. Depois de muito pesquisar fiquei fã da FZ35, uma pena não poder encontrar ela fácil para compra. Decidi então comprar a FZ47, só que de uns tempos pra cá comecei a ficar em dúvida entre a FZ47 e a FZ150. Gostaria de uma opinião sua sobre qual dessas duas no momento se destaca como boa compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode confiar na FZ47 que possui um custo-benefício melhor que a FZ150.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  22. Boa noite!

    Rodrigo,

    Acabei achando seu blog e com certeza já me tornei um seguidor!! Quero comprar uma camera e depois de ler suas explicações fiquei entre a Canon SX40 e a Panasonic FZ150. Sou novato em fotografia e adoro tirar fotos de paisagens. Qual das 2 vc me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por serem câmeras do mesmo nível, essa é uma decisão que fica a cargo do comprador. Analise as especificações das duas e veja qual te agrada mais. Qualquer que seja a sua escolha será uma boa compra.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Boa noite! Obrigado pelas dicas! Vou ficar com a FZ150 e futuramente e depois de aprender um pouco mais sobre fotografia vou enviar umas imagens para seu blog.


      Abraços!!

      Excluir
  23. Olá Rodrigo, tenho uma Nikon P100 que me decepcionou nos vídeos por não ter estabilizador, agora estou em dúvida entre a PAnasonic FZ200 e a Sony HX200, busco uma câmera que faça fotos em boa resolução e seja boa para filmagens em HD também, qual você sugere? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem a Panasonic é bem superior à HX200 mas como não faço vídeos não sei te dizer qual delas é melhor nesse quesito.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  24. Olá Rodrigo. Estou encomendando uma FZ-200 e gostaria de aproveitar para encomendar também acessórios para a mesma - pelo que pesquisei comprar aqui no Brasil além de ser difícil de encontrar sai bem mais caro. Sou hobbista e meu intento é fotos gerais e filmagens das apresentações e festas do meu filho de 3 anos. Sugere quais acessórios? Pensei no Flash Externo, uma bateria extra, filtros UV e PL, Carregador para viagem, Lenspen e um cartão SD de 64G. Em minhas pesquisas não consegui assegurar-me de que todos os acessórios que listei são compatíveis com a FZ-200 - nem no site da Panasonic encontrei acessórios específicos para ela. Desculpe o post longo e desde já agradeço teu auxílio. Abraço

    ResponderExcluir
  25. Bem, em primeiro lugar você está adquirindo o que eu considero a melhor superzoom de todos os tempos. Está tão bem servido de equipamento que, na minha opinião, acho desnecessário o gasto com um flash externo. Perceba que o flash dela é tão potente que está no nível de câmeras reflex e eu nunca vi isso em uma câmera compacta.

    A bateria extra é item obrigatório, até duas se possível e se você não tiver problemas em usar genérica sairá num lucro enorme. Se vai comprar o filtro PL, o UV se torna desnecessário e a fabricante informa que a rosca é de 52mm. Carregador de viagem é outro item bem interessante, recomendo. Lenspen também é obrigatório. Já o cartão de 64gb é muito exagerado e totalmente desnecessário, não é bom concentrar tudo em um único cartão e esta mídia é de transição, não se deve armazenar os dados por muito tempo então recomendo dois cartões de 16gb (ou um deles de 32gb só para vídeos) classe 10 que dão conta do recado e ainda sobram.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde Rodrigo !

    Estou com dificuldades de achar Lojas Físicas e lojas na Net para comprar a Lumix FZ200, saber dizer aonde aqui no Rio ou na Net uma loja para comprar de confiança ?

    Outra dúvida, tenho um Cartão da Kingston de 32 Gbs Classe 10. Queria saber, está Câmera Lumix FZ200 suporta cartão de memória de até quantos Gigabytes ?

    Ótimo o Blog !

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure no Edifício Central, certeza absoluta que algumas lojas de lá já possuem a FZ200 à venda. Como descrito no meu perfil, não faço indicações de lojas aqui a não ser as que já possuem anúncio no blog.

      Aceita SDHC de até 32gb e SDXC de 48 e 64gb.

      Volte sempre que precisar!

      Excluir
  27. A Fz 200 é uma excelente opção, faltou dizer que ela também possui entrada para microfone, a qualidade do vídeo e outros recursos mais da FZ 200 são de longe incomparáveis com qualquer outra superzoom, porém seu alto preço em média 1700 Reais (Sta Efigênia) chega a ultrapassar o valor de algumas DSLR de entrada tipo: Canon T3, e quase se iguala com o valor da Canon T3I, o que nos deixa na dúvida entre optar por uma UZ ou uma DSLR que possui, como sabemos, maior robustez, mais recursos e um sensor maior resultando assim em muito mais qualidade de imagem. Reconheço que a FZ 200 é excelente, mas vale a pena pagar esse valor em uma UZ?

    ResponderExcluir
  28. Realmente esqueci de citar a entrada para microfone mas logo no meu primeiro comentário já citei ele. Talvez eu tenha esquecido porque a FZ200 já possui um microfone estéreo embutido.

    Sobre valer a pena ou não em relação a uma reflex, depende muito de cada usuário. Talvez o número de pessoas que não irão nunca necessitar de uma reflex seja bem maior do que você imagina, ela pode muito bem ser a câmera definitiva para um grande número de entusiastas da fotografia.

    ResponderExcluir
  29. Rodrigo, primeiramente parabéns pelo site!!! Fantástico!!!
    Estou procurando uma câmera que tenha alta qualidade de imagem, mas também queria uma que tivesse um bom zoom. Estou na dúvida entre a G15 e a FZ 150 ou FZ200. Em termos de qualidade de imagem, tem muita diferença entre elas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Em qualidade de imagem a G15 ganha mas só você pode decidir se isso vai valer mais do que o longo alcance das FZ150 e 200 e se o alto custo da FZ200 vale pela lente mais clara pois ela ainda está muito cara.

    ResponderExcluir
  31. Vc é o cara, Rodrigo! é o cara certo pra me tirar dessa dúvida cruel que tá me perturbando há quase um mês. Já vi um monte de vídeos e fotos, no youtube, com imagens da fz150 e fz200, e não consigo chegar a uma conclusão... Sou leigo nesses assuntos técnicos (abertura, lentes etc); só o que me importa é a qualidade das imagens e principalmente em matéria de vídeos. Então, sem levar OS PREÇOS em consideração, qual das duas faz as melhores imagens?? se vc agora tivesse que escolher uma das duas, e as duas fossem do mesmo preço, qual das duas vc compraria pra vc? De julho para cá, a tua opinião sobre a fz200 continua a mesma? ou vc me indicaria outra máquina????

    Ah, e sem querer abusar, li vc falando sobre a vida útil do obturador... isso acontece em qualquer tipo de câmera???

    Parabéns pela matéria, e parabéns também pela dedicação que vc tem pelos teus leitores!!
    e desculpa pelo "aluguel"!! :O)

    ResponderExcluir
  32. Samuel, será que você não encontrou diferença porque simplesmente elas não tem diferença? Pois o sensor e processador são os mesmos, o que mudou foi a lente com abertura em f/2.8 por toda a extensão do zoom. Então, você decide: vale a pena pagar a mais pela maior abertura? Como câmera é algo bem pessoal eu não posso dizer qual eu compraria pois provavelmente temos prioridades diferentes ao comprar uma câmera. Tenho certeza que vai saber tomar a decisão correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodrigo! Acabei vendo sua resposta só hoje, porque voltei aqui. (não recebi nenhum aviso por e-mail, como estava esperando). Mas acabei comprando a FZ-200 mesmo. Se eu tivesse visto sua resposta antes, teria comprado a FZ-150 (afinal, era quase a metade do preço), mas depois de ver os resultados nas imagens, tô muito satisfeito com a compra. Assim que sobrar um tempo, vou colocar algumas imagens num álbum e mando o link pra vc conferir.

      Mais uma vez, parabéns pela dedicação aos teus leitores! Não é qualquer um que fica oferecendo consultoria sem ganhar nada ($) em troca! :O) Bom ver que ainda existe gente como vc. Valeu mesmo!!

      Excluir
    2. Volte sempre que precisar e compartilhe suas fotos com o nosso grupo no flickr!

      Excluir
  33. Bacana o site ! Senti o Rodrigo meio reticente em dar uma opinião direta em quem é leigo para escolher uma câmera, quando lhe pergunta creio que quase tudo na vida é pessoal(em matéria de escolha)mas a opinião de um profissional é importante demais, pois depois a pessoa (leigo) decide e pronto...Quanto a FZ200 é ótima câmera só perde no zoom para a Canon SX50hs que tem uma abertura de f3.4 (infelizmente) a Canon pecou nisso !Parabéns Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu explicar isso: a intenção do blog é fazer o leitor entender melhor o mundo da fotografia digital que é muito mais abrangente do que a maioria pensa, e cada um tem pioridades diferentes. Eu, por exemplo, não gosto de superzoom mas a maioria gosta, se eu tivesse que indicar alguma câmera nunca seria uma superzoom então eu já iria contra todo mundo.

      Se a pessoa levar em consideração a minha opinião, ela pode deixar de usar a câmera que ela gosta para usar a que eu gosto, e isso é totalmente errado pois não é dessa forma que quero ajudar o leitor. Desse jeito o leitor não vai entender o porque de uma câmera pequena e de menor resolução ser melhor que uma grande e de maior resolução, eu quero que vocês entendam e escolham a câmera que está dentro das prioridades de cada um e não das minhas prioridades.

      Obrigado pela presença no blog!

      Excluir
  34. Ola, Rodrigo parabéns pelo site, levando em conta esse seu ultimo comentário então em sua opinião, três compactas com excelente qualidade de imagem, é só para eu ter como referencia.
    Abraços,
    Antonio

    ResponderExcluir
  35. Todas as citadas nesta postagem aqui: http://www.foto-facil.com/2012/12/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html

    ResponderExcluir
  36. Olá, Rodrigo inicialmente parabéns pelo site e as explicações fundamentadas que servem para os mais experientes e os menos experts assim como eu. Possuo uma lumix Fz35 qualidade de fotos excelente porem notei que quando faço o zoom a abertura fica sempre em f:4.5 agora, f:2.8 em 600 mm isso quer dizer exatamente o que? 600mm se refere a distância focal? Desculpe sou um amador apaixonado pela fotografia faz pouco tempo e lendo seu blog já estou aprendendo muito e já fiquei ancioso pra botar a mão nessa maravilha.
    Abraço.
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, parecia impossível mas é isso mesmo, 600mm é a distância focal máxima da FZ200 e ela mantém essa abertura f/2.8 por toda a sua extensão do zoom, inclusive no seu máximo alcance.

      Nesta câmera não há aquela diminuição obrigatória de abertura conforme vai aumentando o zoom, mas deve ter percebido que quanto menor a abertura mais nitidez se tem ao fundo, com a FZ200 você tem a opção de querer mais nitidez ou mais luminosidade.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado Rodrigo, retorno com outras duvidas e gostaria de um parecer teu. Hoje passando por uma loja vi uma mirrorless Sony Nex c3 por um preço bem acessivel pois está em promoção até amanhã.O que realmente me atrai nela são as lentes cambiáveis, agora qto a qualidade de imagem desconheço.Minha paixão maior ainda é a fz200 pelo superzoom constante f:2.8 e as lentes Leica, embora o preço desta está ainda muito alto por aqui.Peço tua ajuda,com dinheiro no bolso mas coração dividido.

      Abraço!
      Claus

      Excluir
    3. A qualidade da C3 é muito superior devido ao seu sensor que é bem maior. Agora você precisa escolher entre a versatilidade da superzoom ou a qualidade da câmera de lentes intercambiáveis.

      Excluir
    4. Obrigado rodrigo pela ajuda.Não foi uma tarefa das mais fáceis, mas após varias pesquisas acabei me decidindo pela Lumix FZ200..Nem tanto levando em conta o q ela tem de melhor, o super zoom constante em f:2.8. Uma camera pra mim “opinião particular minha” Tem que ter no minimo um Visor óptico & Lcd, Sapata p/ flash externo, Flash interno potente sincronizado com um range no minimo até13.5m, Gravação de videos em alta velocidade 240fps, disparos mais rápidos 12fps, Exposições mais longas, HDR-Combina várias exposições, Estabilização de imagem, Fotos em 3D, bateria com vida mais longa e lentes Leica que acho imbátiveis.Os sites abaixo de comparação entre câmeras me ajudaram muito a decidir. O que me agradou na Sony Nex foi somente o fato da mesma ter lentes cambiáveis e com sensor maior.
      Abraço!

      http://www.dpreview.com/products/compare/cameras

      http://snapsort.com/compare

      Excluir
    5. Comprada hoje e testando essa maravilha f2.8 > FZ200. Pra ser grande não precisa sensor grande e sim grandes idéais inovações para a vida. Parabéns Panasonic por esta belezinha Lumix.

      Excluir
  37. Caramba eu iria postar um comentário sobre o que vc achava da FZ200 deisti rsrsrs vários tópicos sobre ela rsrs mas diz a mesmo assim fz47 ou fz 200 rsrs to tentando achar alguém pra trazer dos EUA pra mim Obrigado ! e que Deus te abençoe e te de muito mais sabedoria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos EUA acho que não irá mais encontrar a FZ47 então só resta a FZ200 mesmo. Não acho que haja grande diferença de imagem entre as duas, a FZ200 é mais para quem tem necessidade da abertura f/2.8 por todo o seu zoom.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  38. Prezado Rodrigo, tenho acompanhado seu blog e ele tornou-se uma refencia pra mim, nele encontro várias dicas interessantes. Por isso gostaria que você me ajudasse a escolher qual máquina seria a ideal no meu caso. Primeiramente lhe digo que nao entendo nada de fotografia, mas gostaria de começar a entender para tirar boas fotos, mas como hobbie.
    Pretendo tirar fotos de filhos em um estilo book profissional, da natureza de perto (bichos, flores pequenas...) e de longe (paisagens, pássaros...)...acredito que eu não precise de um zoom altíssimo, mas que me atenda nesse último requisito sem deixar a desejar na qualidade.
    Busco uma imagem nítida e de qualidade e com recursos manuais para que possa começar a entender um pouco mais...
    meu orçamento atual seria de até uns 1.000,00/ 1200,00 reais...Andei pesquisando a camera canon g15 (5x zoom alcança o q??), fz200, ..fz47..Bom, espero que possa me ajudar. Desde já agradeço a atenção, Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a qualidade está acima do alcance então a G15 é uma das melhores opções. Dê uma olhada neste comparativo aqui: http://www.foto-facil.com/2012/12/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html

      Daí você irá tirar a melhor câmera para você e esqueça as superzoom que perdem bastante em qualidade por terem sensores menores e um alcance muito longo que sacrifica a nitidez da lente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta!
      Rodrigo, e li o artigo recomendado, mas qual é a distância de 5x,7x zoom? Estou achando pouco para fotografar também passaros em arvores um pouco distantes,não é?
      Acho que estou precisando de um meio termo talvez ou será que a canon g15 é melhor?
      Obrigada pela atenção.
      Priscila.

      Excluir
    3. Realmente, 5, 7x de zoom é muito pouco para fotografar motivos bem distantes mas terá que abrir mão de um pouco de qualidade para ter um zoom maior. Nesse caso, a sua câmera pode ser a Canon SX240 que possui um bom alcance e é a melhor da sua categoria.

      Excluir
    4. Boa tarde Rodrigo!
      Gostei dessa opção sx240, mas perde muito a qualidade? E comparando com FZ200, esta seria muito avançada para o que eu quero? Essa Fz200 ainda continua sendo recomendada?

      obrigada mais uma vez!!

      Excluir
    5. Com qualquer superzoom irá perder qualidade em relação às compactas premium por causa da diferença do tamanho do sensor, os sensores das compactas premium são maiores que os das superzoom.

      E os recursos da FZ200 são praticamente os mesmos da SX240, a diferença é a lente mais clara da FZ200 que mantém sua abertura máxima mesmo usando todo o seu zoom. A FZ200 é bastante recomendada mas não possui um bom custo-benefício se comparando com as compactas premium a não ser que o longo alcance se torne o item mais importante além da lente mais clara.

      Excluir
    6. Ok, você me ajudou muito. Vou escolher uma Canon G15 mesmo, prefiro a qualidade do que o superzoom. Vou precisar estudar bastante pra poder entender os controles manuais e tirar boas fotos senão a compra acaba sendo em vão.

      Obrigada mais uma vez!!

      Excluir
    7. Tenho certeza que fez uma excelente escolha! Se não tiver onde comprar, na lojinha do blog tem ela por 1.199,90 reais.

      Excluir
    8. Bom dia!
      Rodrigo estava vendo aqui a comparação da canon g15 com LX7, entre as duas qual vc recomenda? Vc tem lx7 na sua lojinha, qnt está saindo?

      Excluir
    9. Olha, nessa categoria de câmera é impossível dizer que uma é melhor que a outra pois estão todas no mesmo nível. É preciso analisar as especificações técnicas para saber queal delas vai te atender melhor pois a qualidade de imagem é absolutamente a mesma. E não tenho a LX7 na lojinha.

      Excluir
  39. Olá Rodrigo!! Estou numa dúvida cruel...sou apaixonado por fotografia e quero comprar uma camera nova..estou na dúvida entre a FZ200 e a Canon T3i...pretendo fazer um curso para aprender melhor as técnicas de fotografar...qual destas 2 na sua opinião é melhor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso definir prioridades pois são câmeras completamente diferentes e nem tm como compará-las entre si. Com a FZ200 você tem uma câmera pronta para todo tipo de foto e com a T3i você precisa de lentes diferentes para cada tipo de foto mas com qualidade de imagem bastante superior. Agora é só decidir que tipo de câmera te atenderá melhor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pela explicação Rodrigo! Vou ficar com a FZ200 mesmo...depois que eu aprimorar meus conhecimentos em fotografia penso em uma DSLR de entrada. Em breve mando fotos para você ver...estarei em Natal/RN no proximo mês e farei alguns cliques. Abraços!

      Excluir
    3. Olá Rodrigo.Gostei muito da fz200, por 1,500 com cartao 32gb e a bols, o preço está bom. Parabéns pelo blog.

      Excluir
  40. Olá Rodrigo! Acabei de ver que a FZ200 tem abertura mínima de f/8 e como não entendo muito, me apareceu uma dúvida: isso não atrapalharia na hora de fazer fotos com longa exposição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas este é um problema que ocorre em quase todas as compactas, elas não possuem muita profundidade de campo. Mas como a FZ200 possui rosca para filtros, isso pode ser resolvido com um filtro ND.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Primeiramente, obrigado pela atenção, respondeu minha pergunta em menos de 10 minutos! rsrs

      Agora outra dúvida: mesmo com a profundidade de campo baixa por ser compacta, eu conseguiria resultados assim?
      http://www.flickr.com/photos/calebepm/8637901303/in/photostream
      http://www.flickr.com/photos/calebepm/8638031135/in/photostream

      Excluir
    3. Difícil, porque são fotos feitas com câmeras reflex que possuem sensores bem maiores. Talvez você consiga algo parecido com a primeira mas com a segunda é bem difícil.

      Excluir
    4. Entendo. Eu estava na dúvida entre uma reflex (Canon T3i) e uma superzoom (FZ200), e acho que vou ficar com a Canon. Gostei da Panasonic pela versatilidade em uma lente só, mas preciso de qualidade, pois sou designer, e gostaria de começar a produzir minhas manipulações a partir de fotos próprias.

      Agradeço realmente a atenção! São poucos os adminstradores de blogs que dispõem a responder.

      Abraço!

      Excluir
    5. Se abdicou do zoom então considere uma compacta premium, com elas você tem qualidade e versatilidade. A Canon G1x, por exemplo, possui um sensor quase do tamanho de uma reflex.

      Excluir
    6. Não conhecia essa, mas vendo as amostras de fotos tiradas com ela, achei muito boa! Vou pesquisar mais sobre esse modelo. As outras da série G1 também valem a pena?

      Excluir
    7. Sim, valem a pena mas são inferiores à G1x pois possuem um sensor menor, mas ainda assim são maiores que os das superzoom.

      Excluir
  41. BOA NOITE RODRIGO, ENTRE A NIKON D3100 E FZ200 QUAL ME INDICARIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A LENTE 18-55 QUE VEM NA CAMERA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão é complicada, é uma escolha pessoal que só você poderá fazer. Defina prioridades: prioriza zoom e versatilidade ou qualidade de imagem? Resolvendo isso você chega na sua câmera ideal.

      Excluir
  42. Estou querendo comprar uma FZ200 mas fiquei pensando, não será lançada uma nova câmera esse ano, para chegar as lojas até setembro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí é o seguinte: será lançada agora, chega no exterior em setembro, chega ao Brasil em dezembro, o preço só se estabiliza em março (aqui e no exterior) e já terão começado os rumores de novas câmeras. Se pensar assim não compra nunca e o ciclo nunca termina.

      Excluir
    2. pois é uHAuH AuahauAhUA uAHuA hUA... negócio é comprar essa mesmo que esta barata (R$ 1.300,00) justo por ela...

      Excluir
  43. A Canon SX50 tem uma abertura de 3.4 assim como a Panasonic tem a 2.8? tipo, continua até o máx de mm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a Panasonic é a única superzoom atualmente com abertura constante. A da Canon SX50 é f/3.4-6.5.

      Excluir
  44. Rodrigo, eu vejo sempre seu blog e vejo que você é aquela pessoa que sabe o que esta falando, vi que você comentou com uma pessoa que vê o que a pessoa quer e da conselhos em cima do que a pessoa precisa, mas eu gostaria de saber qual câmera você compraria? sem contar com as que trocam lente.

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a resposta que não posso dar, e eu explico: câmera é uma coisa muito pessoal mas nem todos entendem isso. Se eu disser qual câmera eu compraria algumas pessoas podem entender erradamente que essa seja a melhor câmera que existe. Mas na verdade não existe "a melhor câmera" e sim, a melhor câmera de cada um. Então, para não causar interpretações erradas, prefiro omitir essa questão de qual câmera eu compraria.

      Uma coisa é certa: eu nunca vou ter dinheiro para comprar a câmera dos meus sonhos. E ela exste...

      Excluir
  45. Rodrigo boa noite!!!

    comprei uma FZ200 para fotografar surf!!!irei conseguir boas fotos com essa máquina?vc tem alguma dica para que eu possa alcançar este objetivo utilizando essa máquina?

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o tipo de pergunta que se faz antes de comprar a câmera, afinal, o que aconteceria se eu dissesse agora que não é possível conseguir boas fotos com ela, agora que já comprou?

      A verdade é que você comprou a melhor superzoom que existe, cnseguir boas fotos vai depender de aprender a usar os controles manuais, se houver empenho nisso vai conseguir mas se esperar que a câmera faça tudo sozinha não será diferente de uma simples câmera de bolso.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  46. Obrigado pela resposta!!! mas tenho mais uma pergunta,vc recomenda algum site que explica como utilizar a FZ200, como configura-la para este objetivo, em dias com pouca luz que em são paulo esta direto é só chuva e tempo nublado, distancia focal em fim sou leigo no assunto mas tenho força de vontade de aprender se vc poder me indicar ou me dar algumas dicas te agradeço.

    abço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este vídeo aqui pode ser o início d etudo: http://www.foto-facil.com/2012/08/as-3-bases-da-exposicao-e-fotografia.html

      Depois tem uma lista de blogs e sites aí ao lado esquerdo, é só começar a visitá-los.

      Excluir
    2. Obrigado Rodrigo!!!aloha...

      Deus te abençoe

      abçp

      Excluir
  47. Rodrigo boa noite!!!e obrigado pelo site acima o qual deu para entender os três pontos fundamentais de uma boa foto,ou seja, configurar a máquina para um determinado objetivo, porém peço mais uma ajuda, uma pergunta? exemplo: eu quero fotografar um pessoa surfando em torno de 300 metros, dessa forma qual seria a configuração da F200 sendo abertura do diafragma, tempo de exposição e ISO, em dia de sol vc teria essa informação para mim saber qual combinação certa?me ajuda.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa configuração é impossível de te dar agora, simplesmente porque ela não existe. Se houvessem configurações pré-programadas para determinadas situações não seria necessário o modo manual. Tudo isso você terá que aprender na prática pois há várias situações que podem variar como um céu nublado ou claro, que irá modificar totalmente a configuração usada.

      Então, é pegar os ensinamentos do vídeo acima e praticar pra poder saber qual configuração usar em determinada situação. Pratique bastante e entenda o funcionamento destes controles manuais que saberá qual a melhor configuração para cada situação.

      Excluir
  48. Blz Rodrigo!!! grato pela informação..

    abço

    ResponderExcluir
  49. Bom dia Rodrigo, sou amador e procuro uma câmera legal. Trabalho com artes plasticas e necessito tirar fotos de obras de arte, arquitetura, natureza, etc. Sei que a comparação é "estranha", mas gostaria de ter sua opinião se compro a Nikon D5100 (ou D3100) ou a Pana FZ 200.
    No aguardo do seu retorno,
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a comparação fica complicada, não tme como fazer já que elas nem são de categorias próximas, há várias categorias entre elas. Primeiro defina se prioriza longo alcance ou qualidade de imagem, se pretende ter uma câmera pronta para todo tipo de foto ou se pretende investir em lentes e acessórios posteriormente e aí poderei te dar melhores opções.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  50. Oi Rodrigo, no post sobre macrofotografia me indicaste a FZ200 por possibilitar o uso de filtros. Lendo o post comparativo das melhores superzoom de 2012 ( http://www.foto-facil.com/2012/12/comparativo-com-as-4-melhores-superzoom.html ) vi que a grande angular dela é 25mm.
    Esta grande angular de 25mm representa perda em algum outro tipo de fotografia??

    Outra coisa, eu uso bastante o zoom para fotografar animais, principalmente aves. A FZ200 é boa para isto??

    ResponderExcluir
  51. Perda não mas cada distância focal possui sua particularidade. Como se trata de uma superzoom, é uma câmera pronta para qualquer tipo de foto.

    A FZ200 vai até 600mm, acho que é um bom alcance mas se você achar que precisa de mais tem a Canon SX50 que vai até 1200mm com uma qualidade semelhante e ainda custa um pouco menos.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esta Canon SX50 também possui suporte para filtros?

      Excluir
    2. Ela possui encaixe para um anel adaptador. O original possui rosca para filtros de 67mm mas há uma infinidade de genéricos no mercado.

      Excluir
  52. Rodrigo, obrigado por esclarecer as dúvidas.

    Depois de ter lido o post sobre a Panasonic FZ200 eu tinha me decidido por comprar ela, agora estou na dúvida entre ela e a Canon SX50.
    E agora? hehe.

    Só pra resumir:
    Com as 2 eu conseguirei colocar filtros close-up para macros? Com as 2 eu conseguirei fotos de qualidade com zoom (cada modelo com seu valor de xzoom)? Com as 2 eu consigo boas fotos de paisagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue usar os filtros mas na Canon precisa do adaptador que falei. Fotos de qualidade vão depender mais de você do que da câmera, as ferramentas necessárias para isso elas possuem, basta você aprender a usá-las. Se ficar só no automático não consgeuirá nada muito diferente do que já está acostumado.

      Excluir
  53. Bom dia, estou adorando ler o seu site, porém estou com uma dúvida e gostaria que me ajudasse, estou querendo uma super zoom, estou entre a canon sx50 e a panasonic fz200, quero para fotos do dia-a-dia, para festas das minhas filhas e tal, qual das duas tira foto melhor no escuro? Em ambiente fechado, caso eu coloque um flash externo elas se igualariam? Tenho medo de comprar a da panasonic pq os acessórios e bateria extra são mais difíceis de encontrar. Grata pela atenção. Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando do que escrevo aqui, mas vamos com um pouco de calma em relação ao desempenho das câmeras citadas.

      Quando se compra uma câmera dessas é preciso que o usuário saiba que sozinho o equipamento não faz nada, se o usuário apenas apontar e clicar com estas câmeras não terá um desempenho muito diferente do que está acostumado. É preciso que se comprometa, pelo menos, a explorar os recursos extras que elas permitem. E vários destes recursos a auxiliariam nas cenas em que a luz não for suficiente.

      Então, se comprar uma destas câmeras já pensando em um flash externo estará gastando dinheiro duas vezes e não terá o resultado esperado pois um flash externo mal usado te dará mais dor de cabeça do que a câmera sem ele. Não há necessidade alguma de flash externo (isso é coisa para profissionais ou para quem é amador e tem dinheiro sobrando mas se ilude achando que quanto mais equipamento melhor), basta a câmera e pronto. E sairá bem mais barato aprender a lidar com ela do que gastar dinheiro com algo que lhe custará até mais do que a própria câmera. Será que este custo todo combina com fotos do dia-a-dia?

      Então, basicamente estas são as duas melhores superzoom (mas que fique bem claro que usando-as no automático elas não serão nada diferentes das compactas comuns que está acostumada) e a diferença crucial entre elas é que a SX50 possui um maior alcance e a FZ200 possui uma lente mais clara e nítida. Daí é só definir qual terá mais utilidade para você.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  54. Olá Rodrigo, estou, como muitos, na dúvida para a aquisição de uma câmera. Fiquei entre as Canon G15 e FZ200. A prioridade é a qualidade de imagem para foto em movimento. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a prioridade é a qualidade de imagem então não há discussão, a Canon G15 é muito superior.

      O resto é com você, precisa aprender a usar os controles manuais para conseguir fazer as fotos que quer. Requer um pouco de estudo e bastante prática.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  55. olá Rodrigo, qual das três vc me diz de cada uma delas e qual das três me indicaria. pana fz200, nikon p520, fuji hs35

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a FZ200, é superior a essas duas mas a HS35 deve ser levada em consideração se você prioriza uma câmera que possua anel de zoom e foco. Já a Nikon P520 eu não recomendo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  56. Oi Rodrigo, espetacular seu blog...está de parabéns, principalmente pela paciência em responder a cada um sobre suas dúvidas. Vou viajar para o Nordeste em fevereiro, fotos na praia e noturnas, e estou pesquisando algumas compactas. Qual a diferença entre as séries LX e ZS da panasonic? Vc recomenda a ZS20? Meu nome é Madeira...Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As LX são as chamadas compactas premium, possuem um sensor maior e por isso possuem maior qualidade de imagem. As ZS são câmeras de bastante zoom, priorizam o lonfo alcance.

      Eu prefiro a ZS15 em relação à ZS20 mas é uma questão pessoal, prefiro uma resolução menor mas ambas são capazes de darem ótimos resultados.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  57. Entendi, e obrigado pela atenção...então, com essa finalidade que te falei, viagem...fotos na praia, de paisagens e fotos noturnas, em bares...qual seria melhor apropriada??..uma compacta premium ou superzoom?
    Abraços...Madeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É inegável que uma LX possui uma qualidade superior mas elas possuem muito pouco zoom. Será que isso não vai fazer falta, logo em uma viagem ao Nordeste em que se tem muito a fotografar? Uma ZS também não faz feio e é muito mais versátil, tem um alcance bem longo. Pese os prós e contras de cada uma e veja qual te atenderá melhor.

      Excluir
  58. Olá Rodrigo,
    Gostaria de saber na sua opinião qual a Câmera Compacta de maior zoom real? (Vou explicar: Observamos que 20x numa câmera de f/3.4 ... é de menor alcance do que uma de 18x numa câmera de f/2.8 ...) esta relação eu dei o nome de zoom real, ou seja a de 18x tem mais zoom do que a de 20x. Eu tenho uma nova Samsung wb150f de 18x com f/3.2 e eu detestei e, tenho uma velha Samsung de f/2.5 de 3x zoom, posso dizer que tem diferença entre estas duas, mas não de 3x zoom para 18 zoom, ou seja, eu perco 50% de zoom na câmera de 18x comparando com a câmera de 3x (vou explicar: 3x na antiga é igual a 4,5x na nova / 4,5 na antiga é igual a 7x na nova), volto a dizer quero comprar uma compacta vendida no Brasil com mais zoom e com menos f/, qual você me indicaria?

    ResponderExcluir
  59. Esqueci de incluir o valor que eu quero gastar: até 1.010,00 a vista

    ResponderExcluir
  60. Achei no mercado a Câmera Digital Samsung Smart WB850F com f/2.8 e 21x zoom valor 1.016,00 a vista. Seria esta hoje como a melhor opção para os meus objetivos ou tem outra câmera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro, acho que você confundiu algumas coisas aí no seu raciocínio. O zoom só tem a ver com a distância focal, a abertura (os números depois do f/) só diz respeito ao diafragma controlando a intensidade de luz que entra pela lente e a profundidade de campo. A abertura não influencia em nada na distância focal e, consequentemente, o zoom.

      Entendi o que você quis dizer com zoom real, e você deve prestar atenção às distâncias focais que algumas marcas imprimem na frente da lente, mas as que não imprimem dá pra saber lendo o manul de instruções. O zoom real da sua WB150F é de 384mm que é o valor da sua grande angular de 24mm multiplicado pelo zoom que é de 18x. Então 18x24mm = 432mm, esse é o alcance total que a lente da sua WB150F consegue.

      Um exemplo de lente com menos zoom mas maior alcance real que a Samsung WB150F é a Canon SX160. Ela possui 16x mas o alcance real dela é de 448mm, isso porque sua grande angular é de 28mm, então, 16x28mm = 448mm.

      Mas seu orçamento permite algo bem maior, se a intenção é ter o máximo de alcance com qualidade de imagem as opções são: Fuji HS30 (720mm), Canon SX500 (720mm) e Canon SX40 (840mm).

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  61. WB850F é 1:2.8 – 5.9 23mm / 4.1 – 86.1mm. A câmera WB150F é 1:3.2 – 5.8 24mm / 4.0 – 72.0mm. Por esses dados eu acredito que se eu colocar zoom de 18x ótico nas duas, a câmera 850f vai mostrar a imagem mais aproximada. É isso mesmo? Pois quero tirar foto de pássaros abusando do zoom numa câmera compacta, por ser esta mais leve do que semiprofissional. Acredito que vá fazer uma diferença significativa no zoom, é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  62. Nesta sua explicação, se eu colocar na WB850F 18x zoom ótico a imagem ficará mais longe do que a minha WB150F com 18x zoom ótico? Pois a WB850F é 23mm e a WB150f é 24mm, ou seja 18x23 e 18x24, é isso? Veja as especificações que eu digitei acima. Surgiu esta dúvida porque eu tenho uma Samsung ES17 antiga de 3x zoom ótico e 18.9mm e para eu consegui o mesmo tamanho de imagem que foi colocada na Samsung ES71 com 3x, eu tenho que colocar 4.5x na minha WB150f, essa foi a minha dúvida.

    ResponderExcluir
  63. A dúvida é enorme, pois por ser a WB150 grande angular eu tenho que colocar mais zoom para ter o mesmo tamanho da foto que a câmera Samsung ES17 de pequeno angular produz, isso é prático, isso é uma realidade.

    ResponderExcluir
  64. Vou tentar explicar: a minha câmera antiga ES17 18.9mm na mesma posição e distância cabe por exemplo 4 pessoas sem usar zoom, já na minha câmera WB150 na mesma posição e distancia que ficou a ES17 e sem usar zoom cabe por exemplo 6 pessoas, por isso para eu fazer caber somente 4 pessoas eu tenho que usar zoom, ou seja eu desperdiço zoom, eu começo a usar o zoom com a foto mais distante isso faz eu usar zoom desnecessariamente, e no final das contas eu uso 7x zoom na WB150 que é igual a 4.5x na ES17, entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, vamos com calma, senão não consigo explicar rsrsrs.

      A Samsung ES17 é uma das câmeras que não informa a distância focal "real" então não se guie por esse 18.9mm pois se o sensor for de tamanho diferente esse número termina não querendo dizer nada. Os números importantes aqui são os já convertidos: A distância focal dela é de 35-105mm e, como você mesmo já percebeu, precisa de 50% a mais de zoom na WB150F para conseguir o mesmo alcance.

      Hoje em dia não existem mais câmeras assim que precisem usar menos zoom, não existe mais essa grande angular de 35mm, hoje em dia esse número varia entre 23 e 28mm mas a tendência é esse número sempre diminuir, já temos uma câmera com grande angular de 20mm. Então, se você procura por uma câmer assim não existe mais, terá que se contentar com uma entre 23 e 28mm, que isso fique claro agora, ok?

      Então, entre WB150F e WB850F, a primeira chega mais longe mas a diferença é ínfima, quase imperceptível, pois no total a diferença real é de 18mm, quase não dá pra se perceber isso.

      Excluir
  65. Não sei se eu fui claro na última explicação para tentar passar para você qual é a minha dúvida, vou tentar explicar novamente, exemplo: se eu me posicionar a 3 metros das pessoas para tirar foto a câmera ES17 cabe 4 pessoas e a câmera WB150 vai caber 6 pessoas, mas eu só quero tirar foto das 4 pessoas, então ao usar a WB150 eu tenho que colocar 2xzoom, com isso eu desperdicei 2x e na ES17 eu nem usei zoom. Me desculpe se eu falei errado sobre f/, mas eu achei que tinha alguma relação com f/. Quero compra uma câmera compacta pequena que ao usar pouco zoom vai aparentar uma imagem mais próxima. ---------------- Se a minha ES17 tivesse 18xzoomm ótico com certeza ganharia em muito mais proximidade do que a WB150. Veja os testes que acabei de fazer: Relação da câmera ES17 = WB150f, veja: 0x=2x 3x=4.5x 3.5x=5x 4.5x=7x, veja que tenho que usar zoom (desperdiçar)na WB150 para conseguir que caiba a mesma imagem na foto, o meu raciocínio está certo não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso eu já entendi desde sua primeira mensagem e já tá explicado aí em cima, na última resposta que dei, você já foi mais do que claro na sua explicação.

      Seu raciocínio está certo mas não pense nisso como desperdício de zoom, ele está aí para ser usado e 99% das pessoas prefere ter um maior ângulo para não precisar ficar dando passos para trás para enquadrar mais pessoas. E saiba que para fotografar pessoas sempre é melhor usar um pouco de zoom para os rostos não ficarem muito arredondados.

      Excluir
  66. Me desculpe pela última postagem, pois antes de você responder eu já fui tentando explicar mais, se quiser pode apagar a última postagem. Agora entendi, eu estava ultrapassado. Aquelas câmeras que você me indicou são compacta, mas também chamada de semiprofissional, mas eu quero uma Compacta pequena, modelo tipo Wb150f e outras semelhantes, por se tratar de ser bem mais leves que as semiprofissionais, porém que tenha um zoom com mais alcance que a WB150F e fica em torno de 1.000,00, existe? ou teria que realmente investir nestas "semiprofissionais"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, esse termo "semiprofissional" eu não uso, ok? Há bastante explicação sobre a farsa deste termo, inclusive aqui mesmo no blog, se quiser pesquisar depois. Essas câmeras são apenas grandes, o resto é quase tudo igual ao das compactas de bolso.

      Mas antes eu preciso saber: você se interessa em aprender a usar controles manuais (que estão presentes na sua WB150F) ou prefere uma câmera mais simples apenas para apontar e disparar? Dessa resposta eu tiro as câmeras que se encaixam no seu perfil.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  67. Eu uso bastante os controles manuais, se eu bater uma foto no auto e ficar ruim, eu imediatamente troca para controle manual pré estabelecida por mim ou altero esta programação, isso vai depender, pois na maioria das fotos eu prefiro com mais ISO, EV e fluorescente, mesmo usando durante o dia. Prefiro câmera com bateria de lion, zoom e equilíbrio e qualidade do zoom é fundamental, pois quando tento chegar perto de uma ave ela voa rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você tem a Canon SX240 com alcance de 500mm que é qualidade garantida; tem a Olympus SH50 com alcance de 600mm que se não possui a mesma qualidade da SX240, ainda é bem melhor que essas Samsung; e tem a Sony HX50 com alcance de 720mm que eu, particularmente, não gosto nada dos resultados dela.

      Fique à vontade para continuar tirando suas dúvidas, se precisar.

      Excluir
  68. Esta Sony HX50 não gostei do preço 1.500,00. A SX240eu iria comprar na época que comprei a WB150F, porém a diferença era 432mm para 500mm não sabia se isso era muita diferença, mas o preço era quase o dobro, WB150 450,00 e a SX240 800,00. Me interessei por essa que eu não conhecia que é Olympus SH50, mas a onde comprar? não estou achado lojas no Brasil. Pelo que observei as compactas sem ser de bolso tem esta vantagem de consegui mais milímetros, mas a desvantagem de ser mais pesada. Gosto muito de tirar fotos e um colega me aconselhou a não comprar estas maiores por serem pesadas em torno de 500g a 700g e isso cansa muito o braço, pois eu costumo ficar 2 horas andando e batendo fotos aos sábados.

    ResponderExcluir
  69. Obrigado por está me ajudando, vou aproveitar o seu entendimento e paciência mais uma vez.
    Com a finalidade que eu quero, estou entendendo que uma Câmera de bolso não vai me ajudar muito, apesar de ser mais leves não vai me atender, VOCÊ CONCORDA COM ISSO?.
    Pensando numa câmera “superzoom”, qual atenderia as minhas necessidades abaixo:
    1. 600mm a 720mm acho que me atenderia, o que você acha? Eu lhe mandei uma foto no face de uma passarinho que estava há 5 metros, veja como foi difícil tirar essa foto, mesmo usando 36x (sendo 18 deste 36 era digital e depois de gravada a foto eu aumente + 4x), só tirei porque o passarinho é manso rsrsrsr.
    2. Menor peso possível
    3. Bateria e não pilha. Não sei se você concordaria com isso.
    4. Controle manual de abertura, velocidade, EV e total exposição como tem a WB150f
    5. De preferência com estabilizador de imagem ótico (deslocamento de imagem), ou seja, este ótico é melhor que aquele deslocamento de imagem de sensor CCD.
    6. Min. Maior que 4s
    7. Bom ISO no Auto e, também que eu posso programar no controle manual.

    Das primeiras câmeras que você me falou, entre elas está a Canon SX500 (720mm), me parece que é a mais leve das” superzoom” em torno de 318g a 340g com bateira, mas não tenho certeza se esta tem os controles manuais de abertura, velocidade, EV e ISO, se esta tiver esta característica de controle manual acredito que irá me atender, pois também tem baixo peso. A desvantagem que li num site de comentários sobre esta câmera é que não tinha controle manual de abertura e a bateria só tira 195 fotos, É ISSO MESMO?

    Quando se fala em não ter controle manual de abertura está se referindo a controle do ISO, EV e equilíbrio do branco (luz Fluorescente e outros) OU SOMENTE UM DESTES CONTROLES QUE NÃO TEM?

    Outra Câmera com peso abaixo de 500g que gostaria de ter seria a Olympus SP810 com aproximadamente 413g, mas fiquei sabendo num site de pesquisa que não tem controle manual algum, com Min 4s de velocidade, ISO até 1600, peso 413g, totalmente automática, zoom 36x e Estabilizador ótico de imagem duplo, mas se não tem controle manual não me serve, pois faço ótimas fotos com controle manual.

    Aguardo seu comentário, estou quase convicto que uma de bolso não vai me atender.

    ResponderExcluir
  70. Resumindo, pois acho que estou sendo muito cansativo para você, se esta Canon SX500 tiver controle manual de abertura, ISO, EV e equilíbrio do brando (opção do uso da luz fluorescente e outros) eu vou comprar essa!, só me confirma se tem este controle fazendo o favor, e obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso amigo, você não está sendo cansativo, não existe isso, o espaço existe exatamente para tirar dúvidas de quem precisar, essa é a função do blog. Só é um pouco ansioso, estamos em um fim de semana e tenho outros leitores para atender. Tem que ter um pouquinho mais de paciência e aguardar, não deixo ninguém sem resposta por mais de 24h a não ser quando tiro férias.

      Bem, vamos por partes:

      Também não gosto de câmera grande, assim como você. Não consigo entender essa ânsia da maioria das pessoas por uma câmera grande, mesmo depois de explicar que elas são apenas grandes e mais nada.

      A SX500, até onde eu sei, possui controle manual total de exposição. Já a durção da bateria é essa mesma, 195 fotos. Muito pouco, mas sem flash deve durar bem mais.

      A SP810 não tem nenhum controle manual, é totalmente automática mesmo.

      A SX240 era facilmente encontrada a 600 reais até alguns dias atrás, agora não sei mais pois já está nas lojas a sucessora dela, a SX270 a uns 700 reais. A Olympus SH50 não sei onde encontrar, mas você procurar nos fóruns de fotografia por vendedores que conseguem coisas que outras lojas não conseguem, e a um preço bom. Há alguns fóruns na lista de sites e blogs aqui à esquerda.

      Outra opção de câmera de bolso com longo alcance são as Fuji da série F mas são bem difíceis de encontrar aqui no Brasil também. Se não tiver jeito e for comprar uma grande mesmo, a SX500 é uma ótima opção mas dê uma olhada também nas Fuji da série HS.

      Excluir
  71. A câmera sx500 me atende, porém estou preocupado com o ISO dela que é até 1600 e não consegui saber se no Auto vai somente até 400. WB150 o ISO é até 3200, SX240 até 3200. Quando eu programo a máquina WB150f geralmente não fica muito bom com ISO acima de 800. Se for preciso um ISO acima de 800 é melhor ligar o Flash, mas se o flash não dá alcance e eu tento aumentar o ISO a foto fica distorcida, por isso não sei se esta diferença é uma vantagem significativa entre a SX500 e SX240. ESSA DIFERENÇA DE ISO É SIGNIFICATIVA PARA USO DE ZOOM DURANTE O DIA ENTRE A SX240 E SX500? Em relação ao peso entre a SX500 e a Fuji HS30, a Fuji é o dobro do peso (sendo a sx500 340g com bateria). A Sx 240 tem mais zoom do que a minha WB150f, já que o meu objetivo é ter zoom maior, porém não vejo que ela possa me atender, pois tenho a WB150 com 432mm contra 500mm da Sx240 e, não sei se é uma diferença significativa para trocar a minha câmera wb150 pela SX240 em relação ao uso do zoom. TEM ALGUMA DIFERENÇA SIGNIFICATIVA NO ZOOM ENTRE A WB150F E A SX240, PARA QUE JUSTIFIQUE EU TROCAR DE CÂMERA? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma diferença significativa, é muito pouco, como se fossem 4x de zoom a mais. Como você quer muito alcance terá que usar uma câmera grande mesmo, e o ISO da SX500 parece que vai até 1600 em AUTO também.

      Excluir
  72. Olá Rodrigo Jordy!
    Seu blog é simplesmente incríveeeel !!! Eu tô sempre por aqui dando uma olhada.

    Entam, Comprei essa semana uma Panasonic FZ200 que é maravilhosa porém muito avançada pra mim, apesar de adorar fotografia sou pessima em lidar com tecnogia. mas estou me esforçando.

    Estou tentando vender a FZ200 PRa comprar uma compacta basica mesmo, pois vou viajar ainda esse mês e quero uma bem pequena que caiba no meu bolso. srsrs. ÄCEITO SUGESTÕES"

    OBS: Primeiramente preciso vender a FZ200. Caso aparece alguém interessado por aqui passo meu contato thalitasoaresc@gmail.com. blz
    Ela ta com cheirinho de nova ainda srsr e com todos os acessórios de fabrica.

    mais uma vez seu blog é incrível. parabens.

    http://www.bomnegocio.com/rio_de_janeiro/rio_de_janeiro_e_regiao/panasonic_lumix_dmc_fz200_19561411.htm?&last=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando do blog, Thalita! Fico feliz com isso, espero estar ajudando.

      Sugiro Canon SX240 e Panasonic ZS15, essas duas possuem qualidade semelhante a da FZ200. Mas os recursos são os mesmos, continuam sendo câmeras avançadas, porém você não precisa usá-los se não quiser, pode usar a câmera no automático e deixar os recursos manuais para quando quiser aprender a fotografar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obg pela dica.
      recebi uma proposta de troca na Minha FZ200 pela Nex-5. Ela é bem menor do jeito que eu queria, e o cara disse q ela tem um sensor bem maior que possibilita melhores fotos. o que vc acha? realmente esse lance do sensor a torna tao boa assim? será q vale a pena.

      Excluir
    3. Sim, o sensor dela é muito maior e permite fotos muito melhores mas você pode encontrar uma nova dessas na loja por menos de 1000 reais enquanto a FZ200 custa quase 2 mil reais. Não é uma boa troca pensando no lado financeiro da coisa. E você fica limitada ao zoom da lente que estiver usando no momento e a oferta de lentes para este sistema é baixíssima aqui no Brasil.

      Excluir
  73. OLÁ TUDO BÉM, VOCÊ SABE ALGUMA COISA DA FUJI LS1000, VALE A PENA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o que falei da SL1000 aqui: http://www.foto-facil.com/2013/01/primeiras-compactas-fuji-para-2013.html

      Excluir
  74. ENTRE A SL1000 E HS50 E A FZ200 QUAL ME INDICARIA, AS FUJI SAO BOAS CAMERAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre estas 3 a FZ200 é a que possui a melhor qualidade de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. obrigado pela dica Rodrigo. Quase troquei a minha FZ200 pela nex-5. bjao.

      http://www.bomnegocio.com/rio_de_janeiro/rio_de_janeiro_e_regiao/panasonic_lumix_dmc_fz200_19561411.htm?&last=1

      Excluir
  75. Oi Rodrigo. Parabens pelo seu blog
    Estou decidido. Vou comprar a fz200. Estava vendo os acessorios que existem pra ela e tem um adaptador para filtros.nao entendi bem. Para colocar um filtro UV por exemplo, preciso desse adaptador? Mais uma pergunta. Vendem baterias nao codificadas e parece q a maq nao lê essas baterias . Isso écorreto? Pode danificar o equipamento?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os filtros forem de 52mm não precisam de adaptador. Sobre as baterias, já vi algo parecido em câmeras Canon. Costumo usar bateria genérica em todas as minhas câmeras e nunca houve problema algum mas isto pode ser um novo dispositivo usado pelas fabricantes em modelos mais modernos. Melhor não arriscar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  76. Olá Rodrigo.
    Bem, vou ser sincera. Pesquisei por dias e não sei porque não encontrei seu blog para uma melhor consulta. Acabei adquirindo a FZ-60 e não estou curtindo a maquina. Primeiramente porque ela veio sem o cabo principal da bateria para a energia e outra, não consigo focar no zoom maximo. :(
    Não sei o que fazer, ainda está na garantia, não sei se posso devolve-la. Poderia me dar uma opinião? Se possivel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ela não vem com um carregador que se conecta ao cabo USB ou um carregador de parede? Sobre não focar no zoom máximo, é mais difícil mesmo pois a lente precisa de mais luminosidade e mais contraste.

      Excluir
    2. Não... O carregador que veio precisa de um cabo especifico para ser ligada a energia. Não tem entrada USB. :(

      Excluir
    3. Então você tá sem carregar a bateria? Volte na loja e peça o cabo que está faltando mas faça isso rápido, senão perde o direito de reclamar.

      Excluir
  77. Caro Rodrigo em primeiro lugar quero dar os parabéns, pela sua humildade e profissionalismo. Cara eu sou leigo no assunto, trabalho com audio, e na realidade tenho um amigo que trabalha com videos e ele me disse que as cameras DSLR são uma boa opçao para videos clips. Eu sei que vc já respondeu que o seu forte é a fotografia, mas sei tambem pelo que ja vi que vc é um profundo conhecedor sobre o assunto. Estou em duvida entre a FZ200 e a Canon EOS Rebel T3i, sei que depende da finalidade ao qual irei utilizar. Como te disse quero começar tambem a aprender a tirar fotos e se puder usar o recurso de video que ambas possuem seria otimo. Obrigado pela atençao um abraço
    Jefferson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A T3i certamente é uma opção melhor, mas se puder investir um pouco mais tente a T4i que possui um sistema de foco mais amigável para vídeos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Valeu Rodrigo, como não estou em condições de comprar a T4i, comprei a T3i, obrigado pela ajuda Brother. Um abraçao e sucesso

      Excluir
  78. Rodrigo, preciso muito de sua ajuda!!!
    Eu estava certa que iria comprar a canon SX50, porém estou em dúvidas a respeito da FZ200. Minha briga com câmeras são as fotos com iluminação mais baixa, e nisso pelo que li a FZ200 é bem melhor que a SX50.
    Pórém as fotos que vi na internet da CAnon SX50 estavam perfeitas, mas não achei fotos com baixa iluminação, e na internet as fotos que vi com a FZ200 não estam com a imagem boa, aparentavam ruídos. Aí estou muito na dúvida. Não sei se quem postou as fotos da Canon eram melhores fotografos e os da fz200 não eram. Ou se a qualidade de imagem é que realmente não é melhor. E a diferença de preço das 02 cÂmeras está em torno de 450,00 é uma diferença significativa, para ter dúvidas!!!
    Por favor me ajude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é o seguinte, por mais que estas câmeras sejam grandes e possuam longo alcance, elas não passam de câmeras compactas. E toda câmera compacta possui sensor pequeno que causa muito ruído quando usado sob baixa luminosidade. Então, não dá pra se iludir pelo tamanho delas achando que são algo diferente das compactas comuns, seja com uma SX50, seja com uma FZ200 ou com qualquer outra superzoom..

      O que você precisa saber é se o longo alcance destas duas câmeras é realmente necessário. Se for, não terá como fugir do temido ruído e precisará se aprimorar nos controles manuais para minimizar o efeito desse ruído.

      Excluir
    2. Pelas que fotos que vi, fiquem impressionada com o nível de detalhes que a SX50 proporcionou nas fotos que vi. O que me chamou atenção na FZ200 foi o flash com alcance mais longo, e a abertura de 2.8. Mas não consigo saber se isso influencia tanto assim a ponto de desabonar a SX50. Não existe essas cameras em minha cidade, portanto é impossível eu ver uma de perto. E meu marido também vai utilizar a camera, e ele não entende nada de fotografia... rsrsrsrs... pra ele tem que ser no super automatico... rs. E nisso a canon pareceu ser mais interessante.
      Mas especificando a minha dúvida: A abertura de 2.8 faz tanta diferença a ponto de desabonar a SX50?

      Excluir
    3. Na minha opinião, não. Pelo menos não a essa diferença de preço. Não se esqueça que tudo tem seus prós e contras, estaria trocando uma lente mais clara por metade do alcance que a SX50 tem. Tudo isso deve ser pesado na hora de escolher a câmera e são vocês dois que devem decidir se vale mais uma lente mais clara ou o dobro de alcance.

      Excluir
    4. Muito obrigada pela ajuda!!! Acabei optando pela FZ200, pelo fato da lente mais clara e o alcance do flash bem maior.
      Tem um site de comparação de fotos tiradas com as câmeras e a FZ200 mostrou ter as fotos mais nítidas que as da Canon. Esse detalhe também me ajudou a decidir.
      Mas ô escolha difícil viu!!!!
      Valeu pelas dicas!!!

      Excluir
  79. E O VIDEO , QUANTO TEMPO GRAVAÇÃO CONTINUA APERTA REC ATÉ ELA DESLIGA OU QUANTOS MINUTOS GRAVA ALTA RESOLUÇÃO , SABE INFORMAR Obrigado !

    ResponderExcluir
  80. Rodrigo gostaria que me ajudasse a decidir pois nesta semana irei comprar uma câmera, gostaria de comprar uma como a T3i, no entanto como não a utilizarei como meu "ganha pão" não vejo necessidade dela visto o preço das lentes que teria de comprar para compor um nível ideal de zoom.
    Então pesquisei entre as superzoons e estou na dúvida entre estas:
    FZ200 - pois tem um zoom de 24x mais a abertura de 2.8 e a função HDR, entre outros fatores já comentados.
    FZ70 - por seu mega zoom de 60x mais a função HDR
    HS50 - devido ao mega zoom de 50x e anel de foco e zoom
    X-S1 - pelo tamanho do sensor e os anéis manuais, e botões dedicados, no entanto não possui a função HDR
    SL100 - que possui 50x de zoom mais a função HDR.
    O que esta me deixando na dúvida é a questão da função HDR que me pareceu bem interessante quando li sobre o que se trata, a relação sobre a abertura da FZ200, onde pelo que entendi aumenta a capacidade criativa, e o tamanho do sensor na X-S1 se faria uma grande diferença.
    Não tenho conhecimento sobre fotografia, apenas o que li em blogs e livros que comprei por isso gostaria da sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sensor da X-S1 não conseguiu mostrar grande desempenho, terminou ficando no mesmo nível, ou até abaixo em algumas situações, não fazendo valer o alto preço dela. A SL100 está bem abaixo de todas as outras câmeras citadas e não possui controles manuais totais, não recomendo.

      Ficaram as 3 primeiras e aí quem decide é você, é o usuário quem deve definir as prioridades. Estas 3 que sobraram estão no mesmo nível e deverá definir o que será mais vantajoso para você, visto que em qualidade de imagem são bem semelhantes e qualquer uma dessas que escolher será uma ótima câmera que faz valer o investimento nelas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  81. Olá Rodrigo!
    Pretendo adquirir uma nova câmera e gosto muito de fotos com o efeito bokeh. Diante disso, penso que com uma DSLR como a T3i com uma lente 50mm 1.8 atenderia minha necessidade.
    Minha dúvida é se com a FZ200 eu também conseguiria fazer esse tipo de efeito, já que a lente é clara em comparação a de outras superzooms, mas o sensor é bem menor do que o de uma DSLR.
    Como meu objetivo é fotografar somente por hobby, a FZ200 me traria maior versatilidade com um menor investimento, pois não teria que comprar mais lentes. Mas por outro lado tenho receio de não conseguir aplicar o efeito bokeh devido a uma limitação da máquina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a FZ200 você consegue bokeh mas com muito mais dificuldade, é preciso usar muito zoom e o fundo deve estar bastante afastado do primeiro plano. Enquanto com uma DSLR você nem precisaria da 50mm, com qualquer objetiva você consegue facilmente esse bokeh, inclusive com uma lente que te daria quase a mesma versatilidade de uma FZ200, como uma 18-250mm ou 18-270mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Muito obrigado Rodrigo. Em função do investimento, terei que usar por algum tempo a própria lente do kit. Como já tenho uma Samsung WB150, minha idéia depois é investir somente em uma 50mm.

      Excluir
    3. Rodrigo,
      Acabei de receber por e-mail uma promoção da Sony NEX F3 por R$ 809,00 (parcelado no cartão inclusive). Você sabe dizer se é possível fazer fotos bokeh com ela utilizando a lente do kit (18-55) no mesmo nível que faria em uma T3i? Meu receio da NEX é justamente a falta de acessórios aqui no Brasil. Mas confesso que o poder da câmera aliado a portabilidade são tentadores.

      Excluir
    4. Sim, é possível pois os sensores são quase do mesmo tamanho. O da NEX é, inclusive, um pouquinho maior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails