16 de julho de 2012

Evolução das câmeras digitais (Kodak)

   Após uma animada conversa com membros do Mundo Fotográfico sobre câmeras digitais antigas tive a ideia de tentar fazer uma retrospectiva mostrando um pouco de tudo o que já aconteceu no mundo da fotografia digital. Como eram os primeiros modelos, como se armazenavam os arquivos, como eram os sensores, etc. Como os bancos de dados existentes divergem entre si, resolvi seguir o do DPReview que é um site bem conceituado e conhecido no mundo todo. E a primeira menção deles é aos backs digitais da Kodak para câmeras reflex de filme a partir do ano de 1994.
Um dos primeiros sensores CCD
   Mas a aventura com imagens digitais começou bem antes disso, o primeiro sensor de imagem vem do longínquo ano de 1975 criado por um engenheiro da Kodak chamado Steven Sasson de 100x100 pixels. Em 1986 a Kodak desenvolveu um sensor já com 1.4 megapixels. Já no ano de 1991, o módulo Kodak DCS100 dotado de um sensor de 1.3mp chamado KAF-1300 foi acoplado a uma Nikon F3 criando assim a primeiro unidade de armazenamento de imagem digital. A partir daí foram evoluindo até chegar à Kodak DCS420.
DCS100/Foto de John W. Schulze
   A Kodak DCS420 lançada no dia 1º de março de 1994 (o Brasil ainda era apenas tricampeão mundial de futebol!) não era uma câmera propriamente dita, e sim, um back digital da Kodak montado em uma Nikon N90s/F90x. Este back continha um sensor CCD com fator de corte 2.6x quase do mesmo tamanho das atuais Nikon 1 e a resolução era, pasmem, de 1.5 megapixel! O ISO máximo era de 400, o modo contínuo era de 2fps limitado a 5 imagens. As imagens eram armazenadas em cartão PCMCIA e a câmera e o back juntos pesavam quase 2kg. Um ano depois a Kodak lançou a DCS460 com um sensor bem maior, o APS-H do mesmo tamanho que hoje é usado em algumas reflex Canon e possui fator de corte de 1.3x chamado M6.
Kodak DCS460/ Foto de Gisle Hannemyr
   Paralelamente, a Kodak começou a lançar modelos baseados em reflex da marca Canon, mais precisamente a Canon EOS-1n. Com o tempo estes backs digitais foram diminuindo de tamanho ficando com o formato semelhante ao de um grip vertical. E assim como a Kodak criou a primeira câmera fotográfica de uso comercial, também criou a primeira câmera digital baseada naquele sensor de 1975 gravando imagens em fitas-cassete (!) e que vocês podem ver na postagem feita pela Márcia Costa para o blog aqui.
Kodak DCS560/Foto de Ashley Pomeroy
   Assim termina a primeira parte de muitas outras que virão sobre a evolução das câmeras digitais.

               Galeria de John W. Schulze
               Galeria de Gisle Hannemyr
               Perfil de Ashley Pomeroy

14 comentários:

  1. Rodrigo, não sei se é o espaço apropriado para isso (peço desculpas), mas gostaria de receber uma dica atualizada sua, pois preciso comprar uma câmera "semi-profissional" esta semana. Meu foco é a qualidade de imagem, pois pretendo fotografar para um site voltado para a venda de pratos culinários (ou seja, macros) e também para fotos de família e de viagens. Meu objetivo é uma câmera que custe entre R$ 1.300,00 e R$ 1.500,00 e permita ajustes manuais, e quem sabe, a compra de futuras lentes para adaptar. Agradeço desde já!

    Acredito que alguma que permita (ou já venha) com lentes 18-55mm já me atenderiam plenamente.

    Algumas das candidatas que estou pensando são: Sony NEX-5N, Sony Nex-C3, Canon T3i, Canon Sx30is e Fuji Hs20.

    Outra candidata também seria a Panasonic Lumix Dmc Fz150, porém soube que ela não permite a troca de lentes. No aguardo, e obrigado antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro precisa decidir qual tipo de câmera pretende usar para depois escolher o modelo pois você citou câmeras de 3 categorias diferentes. Dê uma olhada no blog nas postagens sobre as câmeras que citou e veja quais se encaixam mais no que pretende fazer. Depois pergunte no tópico correspondente que irei te ajudar na escolha.

      Excluir
  2. Rodrigo, fiz uma navegação em vários tópicos, mas acabei ficando confuso. Vamos às minhas prioridades: 1- Excelente qualidade para fotos próximas (macro). 2- Excelente qualidade para fotos domésticas, tanto externas como noturnas. 3- Vídeos em HD com bom zoom. Fiquei mais na dúvida entre: Sony NEX-5N e Lumix Z150.

    ResponderExcluir
  3. Boa retrospectiva. Indo um pouco além, gosto sempre de lembrar que a imagem digital já existia antes da câmera digital.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, quais seriam as vantagens da FZ150?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ela e a NEX são câmeras de categorias diferentes, não tme como compará-las, não tem como dizer qual é melhor mas das duas é a que atende seus requisitos.

      Excluir
  5. Grande tema para o post, Rodrigo. Embora não sejam dessa época, fez-me lembrar das minhas primeiras fotos com câmera digital, um punhado de anos atrás...

    Abraços e ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela ideia, Rodrigo.
    Parabéns também pelo jeito usado para abordar o tema: uma leitura fácil e agradável.

    Acabei pensando aqui na "AMIZADE PURA E VERDADEIRA" que nasce entre o fotógrafo e a câmara. O que acaba sendo uma SATISFAÇÃO ENORME viajar na sua biografia. Ou seja, conhecer cada momento, se maravilhar com a evolução... É isso! Saber que como nós, humanos, "ela" (a câmara) também foi gerada, também teve a infância...

    Gostei muito!
    Aguardo pelas próximas viagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tem mais duas prontas só esperando a hora de serem postadas mas pode ser que essa série tenha umas 10 partes.

      Excluir
  7. Rapaz, que bacana, naõ tinha visto esse post seu!!!MUITO legal!!! Nem imaginava que o primeiro contato digital tinha sido através desses backs digitais. Pensei que já tivesse sido criada de cara uma câmera digital. Muito bacana!!

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo, procurei aqui mas não achei, não sei se tem. Mas bem que vc poderia fazer um post explicando pq que a alta resolução prejudica na qualidade da imagem, aumento de ruídos. Me impressiono com seu blog, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, inclusive é um dos tópicos mais lidos do blog. Fala sobre densidade de megapixels: http://goo.gl/qGN6J

      Excluir

Related Posts with Thumbnails