6 de junho de 2012

Enfim uma câmera Sony de sensor grande, a RX100

   Finalmente a Sony resolveu fazer uma câmera compacta de sensor grande, estava faltando ela entrar nesse nicho para acirrar a concorrência. Ela tinha tudo para vir forte já que entraria por último sabendo o que deveria fazer ou não e inovou, trouxe um sensor de tamanho CX semelhante ao usado nas mirrorless Nikon 1 e só isso já a põe a frente de toda a concorrência, exceto a Canon G1x. Mas a Sony continua insistindo em altíssimas resoluções e com isso fez uma ótima câmera mas perdeu uma excelente oportunidade de fazer "A câmera".
O flash pop-up da RX100 é no estilo das NEX
   A Sony RX100 é equipada com sensor CMOS de 20MP; sua objetiva Carl Zeiss com 3.6x de zoom cobre distância focal entre 28-100mm com abertura f/1,8-4.9 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos incluindo modo bulbsensibilidade ISO 80-25600; modo contínuo de 10 fps limitado a 10 imagens; o alcance do flash é de até 6.3 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 60 fps em formato AVCHD e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para 330 fotos por carga.
Detalhe para o anel de função customizável ao redor da lente
   Lógico que, desta vez, por se tratar de um sensor de 1 polegada isso não irá afetar tanto a qualidade de imagem mas é sabido que o público deste tipo de câmera é o mais entusiasta, o que sabe o que faz com a câmera e sabe que não são necessários 20MP numa câmera como esta. A Canon fez uma compacta com sensor maior e só colocou 14MP, acertou a mão. Uma RX100 com 12MP iria destruir toda a concorrência mas a Sony não pensa assim.
Faltam botões e controles giratórios, não é uma câmera muito ágil
   Opinião do blogueiro: Louvável atitude da Sony em trazer uma câmera de sensor grande ainda mais com atrativos como uma objetiva Carl Zeiss (de verdade) bem clara de f/1.8, modo bulb visto em poucas compactas até hoje, um ISO absurdamente alto de 25600 e um flash de bom alcance mas, como sempre, peca na alta resolução e este é o maior defeito desta câmera. A bateria dura razoavelmente bem, 330 fotos e é outro ponto positivo. Outra maravilha é um pequeno anel de controle customizável ao redor da lente. Acho que só faltou um macro de 1cm mas isso passa a ser irrelevante diante de tanta coisa boa. Recomendada pois o valor de 650 dólares é inferior aos 800 dólares da Canon G1x que passa a ser sua principal concorrente.

36 comentários:

  1. Linda máquina, Rodrigo (claro, não posso negar: faço parte do "povão" que gosta da Sony; sempre foram minhas compactas prediletas).

    Carl Zeiss a 1.8 deve fazer umas fotos muito boas, mesmo em condições deficitárias de luz.

    E parabéns, claro, pelo post, muito esclarecedor como de costume.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é uma das melhores câmeras que a Sony já fez, promete sucesso.

      Excluir
  2. Tirando os 20MPs (que pra mim é um absurdo, não precisava de tanto) a câmera é perfeita, finalmente estou vendo as Point-and-Shoot evoluindo!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, a Rx100 é uma câmera excelente, mas eu queria saber se, na sua opinião, ela consegue superar a XZ-1, ou se a alta resolução a coloca abaixo da Olympus.

    Valeu pelo blog, muito bom, sempre informando a gente sobre as novidades do mundo da fotografia. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é um outro patamar, um sensor de tamanho diferente e só os testes poderão dizer se é melhor ou pior. A comparação nua e crua fica difícil de se fazer e a melhor adversária para isso deveria ser a Nikon 1 que usa sensor do mesmo tamanho mas tem resolução bem menor, de 10MP, e tem uma qualidade de imagem acima da esperada.

      Excluir
  4. Comecei a acompanhar o seu blog esses dias, estou para comprar uma câmera compacta e estou lendo seus comentários sobre diversas câmeras...
    Gostaria de saber qual câmera você indicaria no valor de até uns R$800,00 para tirar fotos com família/amigos em festas e viagens, e também fazer uns vídeos com qualidade de áudio boa???

    Parabéns pelo blog!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esqueci de falar, de preferência uma câmera compacta, de bolso!!!

      Excluir
    2. Olá Fabiano, obrigado pela presença no blog.

      Recomendo Canon SX230, SX240 ou SX260.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  5. Olá Rodrigo!! Parabéns pelo Blog, todo dia aprendo um pouco contigo sobre câmeras e afins, mas acompanho a pouco tempo!!
    Quero comprar uma câmera nova e estou dividida entre uma da Sony e outra da Sansung :/
    Vi uma Sony RX100 e estava decidida a comprar para substituir a minha antiga, mas ao ler seu post sobre a Sansung Galaxy fiquei na dúvida, gostaria de saber sua opinião quanto a escolha de uma ou outra :)
    Uma amiga me indicou a Cyber shot DSC-G3 da Sony que é similar a minha TX5, mas sobre esta não achei nada aqui no Blog e pouco encontrei em outras páginas. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única Sony G3 que conheço é uma câmera de 2009 já bem ultrapassada, mas até boa para a época dela. E como você citou várias câmeras de categorias bem diferentes, preciso saber quais são as suas prioridades, o que considera mais importante em uma câmera para poder te ajudar a escolher algo de acordo com suas preferências. E outra coisa: preciso saber também qual o seu orçamento e se pretende se aprofundar na fotografia ou apenas apontar e disparar.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Rsrsrs bom dia Rodrigo!Por isso nunca acho nada da Cyber shot DSC-G3 e olha que procurei!Prioridades: Pra quem tem entendimento técnico como vc minha dúvida entre Sony e Sansung ficou muito vaga ... verdade, me perdoe. A RX 100 me parece uma compacta bastante completa mas a Sansung Galaxy é uma compacta sonho de consumo pra quem quer uma câmera para conectar a internet, a dúvida aqui em casa é que eu prefiro uma camera com conexão já que vamos trocar de câmera e meu marido prefere uma compacta com ares de profissional, eu quero apontar e disparar e ele se aprofundar na fotografia. Não ajudei muito né!! Mas vou acompanhando tuas postagens futuras e antigas e certamente vou decidir dentre as que vc já opinou aqui no blog. Obrigada!!

      Excluir
    3. Ajudou sim, mas agora tenho uma pergunta: Você aceitaria unir tudo que você e seu marido querem (essa câmera existe) mas se limitar a 3.3x de zoom?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Então dê uma olhada com carinho na Samsung EX2F, faça uma busca no blog e irá encontrá-la.

      Excluir
  6. Uhhh ... claro!! ;) Na verdade se parar pra pensar eu não uso muito o zoom, não fazemos muito o tipo paparazzi rsrs. (Comentário anterior que deletei pra editar).

    Agora que respondido:

    Esta ainda não vi mas vou dar uma olhada com carinho na tua sugestão!;) Mais uma vez obrigada querido.

    ResponderExcluir
  7. Estou em duvida entre essa(Sony RX 100) e a Canon G1x. Pelas amostras de imagens que vi no photographyblog gostei mais da Sony, mas vi que vc "elogiou" mais a Canon rs rs. Eu quero fazer fotos legais, a maioria delas em lugares a ceu aberto tipo paisagens devido a viagens e tal, e algumas da familia mesmo Preciso que seja compacta, por isso estou entre essas duas. Tenho uma compacta da Sony e nao tive boas experiencias pra fotos noturna, mas ela ja ta bem ultrapassada, acho que comprei em 2007. Só não entendi pq ter 20MP é tão ruim rs.
    Estou lendo MUITO o seu blog e parabéns, bastante conteúdo e de forma objetiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, por se tratar de duas câmeras excepcionais, vale mais o que você viu. Se você gostou mais da Sony então é ela que deve comprar, se você gostasse de uma câmera ruim deixando de lado outra boa eu tentaria fazer você mudar de opinião mas isso não é necessário aqui.

      Sobre essa questão da resolução, leia aqui: http://www.foto-facil.com/2010/01/maior-resolucao-maior-qualidadesera.html

      E também aqui: http://www.foto-facil.com/2011/05/densidade-de-megapixels.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. Vi os posts que vc indicou e entendi (ao contrario do que eu pensava) que MP não eh tudo e chega a ser desnecessário. Mas vc acha que o fato da RX 100 ter um sensor grande compensa esse exagero de 20 MP. Achei legal a Sony que eh mais compacta e leve do que a canon G1x. A minha esposa já falou que "se não for compacta nem pense na minha bolsa" =D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, compensa numa boa. Essa pode comprar sem medo.

      Excluir
    2. Matheus Bezerra:
      Pois então comprei a Sony RX-100 e estou satisfeito demais !! ainda aprendendo sobre controles manuais a verificando o que altera na foto. Estou pesquisando sobre fotografia e gostaria de saber se vc tem ou indica alguma apostila ou manual de fotografia na internet, caso não tenha, qual livro indicaria?
      Parabéns pelo Site, passei pra dar um feedback da minha escolha.

      Excluir
    3. Indico o Novo Manual de Fotografia do John Hedgecoe.

      Excluir
  9. Ok vou procurar, vi que há muita indicação deste Manual.
    Lendo sobre a câmera e usando ela fiquei com uma dúvida.
    As características dela : "sua objetiva Carl Zeiss com 3.6x de zoom cobre distância focal entre 28-100mm com abertura f/1,8-4.9" porém tirei algumas fotos com abertura de f/11. pq essa diferença entre o que ta informado na lente e uma possível abertura menor?

    Matheus Bezerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que a abertura informada é a máxima disponível em cada zoom, provavelmente essa abertura deve ir até f/16 como na maioria das compactas. Ela chega no máximo a f/1.8 em grande angular e f/4.9 em 3.6x de zoom, possibilitando o uso de aberturas menores sempre que o usuário desejar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Entendi. Obrigado pela atenção.

      Matheus Bezerra

      Excluir
  10. OLÁ TENHO UMA XZ-1 (ESTOU MUITO SATISFEITO) E GOSTARIA DE SABER COMO ALCANCAR ESSA ABERTURA DE F/16 COM ELA (SE FOR POSSIVEL). GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você terá que ler o manual de instruções, como não tenho a câmera em mãos não tem como ajudar nisso.

      Excluir
  11. Alguém sabe dizer se consigo atualizar o firmware para português?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que as atualizações de firmware da Sony não alteram o idioma nativo da câmera. Se sua câmera for importada e não tiver o idioma português nativo pode conseguir levando a uma autorizada Sony que eles conseguem alterar.

      Excluir
  12. Olá Rodrigo, como vai?
    Parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de lhe fazer algumas perguntas.
    Pretendo comprar uma câmera que esteja entre as compactas tradicionais e as semi profissionais. Pois pretendo eliminar de vez aquelas fotos tremidas e borradas, além dos fantasmas e outros defeitos que as compactas nos proporcionam.
    Porém as semi pro são grandes e incomodam pra quem não vai se especializar tanto. Meus pais que usarão mais precisam de algo que seja simples para usar como as compactas, e eu quero aproveitar pra começar a me aprofundar nos recursos manuais para depois subir de nível. Um amigo fotógrafo recomendou as sony com lente Carl Zeiss pela capacidade de fotos com baixa luminosidade, sem tremer nem perder qualidade (que para nós tem sido uma das principais exigências).
    Olhei esta e a G1X, a G15, assim como outra da panasonic e foram tantas que até esqueci se estava. Porém estou me perdendo quanto aos preços.
    Com esta minha 'exigência' será possível algo na casa dos 1200 a 1600 reais?
    Esta sony realmente seria a melhor opção para minha usabilidade?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a G1x estiver dentro do seu orçamento é essa que recomendo, ou a Sony RX100. Estas duas são o que existe de melhor atualmente, compare as especificações das duas e veja qual te atende melhor, uma vantagem da RX100 é que ela cabe tranquilamente em bolsos mais largos, a G1x é um pouco mais difícil.

      Sobre essa questão de semiprofissionais, não uso este termo e aqui mostro vários indícios de porque não usá-lo: http://www.foto-facil.com/p/profissional-ou-semiprofissional.html

      E sobre as fotos tremidas e borradas, não é a câmera que vai resolver isso, basta saber usar os controles manuais e isso se resolve com qualquer compacta que possua estes controles, mesmo as mais baratas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pelas dicas Rodrigo.

      Além do que você falou, entre outras leituras que fui fazendo pude perceber que, para quem está começando, a câmera em si nem fará tanta diferença aos olhos de um leigo desde que a foto seja bem executada. Ou seja, com o mínimo de controle é possível fazer excelentes fotos sem culpar tanto a câmera.
      Em uma das leituras, vi recomendações para começar com uma câmera com um bom zoom para que tenha uma gama de opções para aprender e praticar fotos maiores para quem está iniciando na fotografia.
      Você poderia recomendar algumas câmeras com um zoom considerável?
      Grato.

      Excluir
    3. Depende, não tem muita regra nisso, há casos e casos. Eu gosto de analisar o perfil de cada um e recomendar câmera individualmente. Particularmente sou contra as câmeras com muito zoom porque isso é coisa que atrai muito no início e depois cai em esquecimento, as pessoas fotografam em no máximo 3, 4 ou 5x de zoom 90% de suas fotos.

      Se você achar que zoom seria importante então posso te recomendar uma câmera com bom zoom como a Panasonic FZ200, mas se você priorizar qualidade estará mais do que bem servido com as câmeras que você mesmo citou no início. O controle manual será o mesmo em todas elas, o que pode diferenciar umas das outras são os atalhos para acessar estes comandos.

      Excluir
    4. Entendi. E acredito que a opção seja mais para a rx 100 mesmo. A qualidade é prioridade frente ao zoom. Além disso, a câmera compacta é bastante importante pra mim, também. E pelo exemplo da panasonic que vc recomendou, acho que ficaria ruim para outras ocasiões.
      Mas, dentro do estilo da rx100, você recomendaria algumas com um zoom maior? 10x à 15x por exemplo?
      Obrigado novamente, Rodrigo.

      Excluir
    5. Nem existe, Henrique. Em compactas quase sempre temos que escolher entre qualidade de imagem e zoom, são coisas quase antagônicas na fotografia digital. Foi lançada recentemente a Panasonic FZ1000 com um sensor do mesmo tamanho da RX100 e 16x de zoom mas é uma câmera enorme e pesada.

      Excluir
  13. Rodrigo Bom dia! Comprei a Sony RX 100 M2,Excelente câmera eu garanto,estou muito felizzzz...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails