8 de junho de 2012

Canon lança nova reflex de entrada T4i

   Demorou alguns meses além do usual mas a Canon lançou, enfim, sua primeira reflex de entrada em 2012. Acredito que seus dois modelos atuais de entrada estejam sendo um sucesso de vendas para justificar esse atraso mas a verdade é que tem algumas boas novidades, principalmente para quem gosta de usar reflex para fazer vídeos.
T4i com a nova objetiva 18-135mm e o detalhe do LCD móvel
   A Canon T4i é equipada com sensor de 18MP; possui 9 pontos de autofoco; faz fotos nas proporções 3:2, 16:9, 4:3 e 1:1; sensibilidade ISO 100-25600; fotômetro de -5 a +5; tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos e sincronia com flash de 1/200; modo contínuo de 5fps limitado a 30 imagens; seu flash possui alcance de 13 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; possui monitor LCD móvel e sensível a toque de 3 polegadas e viewfinder com 95% de cobertura; e é alimentada por bateria com capacidade para 550 fotos por carga.
Ausência de controle giratório traseiro tira um pouco da agilidade da câmera
   Nas especificações, a novidade fica por conta do monitor com tecnologia touchscreen mas o grande avanço foi nos vídeos que agora contam com totais controles manuais e autofoco contínuo usando de uma nova tecnologia de autofoco híbrido contando também com novas objetivas que usam este novo sistema chamado STM, são as objetivas 18-135mm e uma pancake 40mm. Sua construção é de aço inox e policarbonato com fibra de vidro.
Microfones na parte de cima da câmera podem não captar um áudio totalmente limpo
   Opinião do blogueiro: É uma ótima câmera, continua com o sensor que é uma das fórmulas de sucesso da Canon e traz novidades que, para alguns não passam de um penduricalho mas para outros, representa um passo a mais para se consolidar como melhor opção em reflex de entrada frente a concorrência. O modo contínuo deu uma melhorada, conta com novas proporções de imagem, e a Canon adere aos filtros de efeitos incluindo um interessante P&B granulado. Os valores iniciais são de 850 dólares, o corpo; 950 dólares com a 18-55mm; e 1.200 dólares com a18-135mm contendo o novo sistema STM.

142 comentários:

  1. Comparação com T3i, como fica? '-'

    ResponderExcluir
  2. Em qualidade de imagem nada muda, a grande vantagem fica nos vídeos mesmo. Não recomendo quem tem a T3i a trocar por ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então como é que vc fala que nada muda???? Ela muda muito em relação a t3i sim... iso, mais fotos por segundo.. isso é pouco? O tratamento de foco em video muda totalmente....

      Excluir
    2. Eu disse que em qualidade de imagem nada muda pois usa o mesmo sensor. O novo processador DIGIC 5 e o novo sistema de autofoco (que depende também das novas objetivas STM) é que fazem a diferença mas, pura e simplesmente, em qualidade de imagem não muda mesmo.

      Já as difereças que você citou estão todas no artigo, é só dar uma lida com mais calma.

      Excluir
  3. O que vc acha : Pentax k-30 ou T4I?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas especificações estão no mesmo nível pois uma ganha em alguns quesitos e perde em outros. Muito difícil apontar uma melhor, vai mais da opinião pessoal de cada um pois alguns vão preferir o corpo selado da K30, outros preferem o LCD móvel da T4i.

      Excluir
  4. Olá meu caro! Quem pretende comprar uma Reflex de entrada da Canon para fazer videos, seria vantagem comprar a recente T4i ou optar pela T3i ou até mesmo T2i? Isso, significando os prós de cada uma comparado ao preço delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ualisson, obrigado pela presença no blog.

      Se é pra vídeo é T4i e não tem nem discussão. Mas nada ainda que chegue perto de uma filmadora devido às limitações normais de uma câmera fotográfica.

      Excluir
    2. certissimo rodrigo.. Ela muda muito em relação a t3i sim... iso, mais fotos por segundo.. O tratamento de foco em video muda totalmente.... temos que ter cuidado ao emitir opinioes vazias, pois alguns usuários podem errar uma compra por conta disso... Meu conselho é: se não teve na mão, e tá na base do achismo, melhor não opinar...

      Excluir
    3. Não há opinião vazia, há opinião diferente e todos aqui tem liberdade para emitirem as suas opiniões, respeitando as dos outros.

      Não sei se você acompanha meu blog há muito tempo mas, se conheceu agora então seja bem vindo. Um dos grandes diferenciais do meu blog é basear a opinião de acordo com a necessidade de cada leitor, diferente de outros fóruns em que os membros tratam todos os usuários do mais leigo ao mais avançado igualmente e é nisso que os usuários podem errar.

      E inclusive, em relação a isso que você falou, quem é leitor antigo do blog sabe que as opiniões do texto são baseadas nas especificações no dia do lançamento oficial da câmera então, não tem como eu testar. O meu blog serve apenas como fonte de pesquisa com um apanhado de informações para que não precisem ficar pulando de um site para o outro em busca das especificações técnicas das câmeras.

      Referente a isso, se eu não puder emitir minha opinião só porque não testo as câmeras ou, como você diz, "na base do achismo", então imagino que eu deva encerrar o blog hoje mesmo seguindo o seu conselho, não é? Já que meu blog é totalmente independente, não ganho absolutamente nada com ele e nunca terei apoio de fabricantes ou comerciantes para testar as câmeras. Pra isso eles já tem gente que ganha (e bem) pra isso.

      Nas postagens mais atuais eu faço eu já faço a ressalva de que a opinião emitida é no dia do lançamento e baseado apenas nas especificações para evitar este tipo de interpretação (como já houve antes) mas, infelizmente, não tenho como fazer isso em todos os artigos mais antigos.

      Excluir
  5. Oi Rodrigo,
    Como sempre, seu BLOG está demais.
    Uma dúvida: Canon SX40 ou Sony HX100v? estão equivalentes em valor, mas a macro da Canon é 0cm x 1cm da Sony. No restante, o que você acha?
    Big hug.
    Evita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evita, obrigado pela presença no blog.

      Em qualidade de imagem a Canon SX40 está anos-luz a frente da Sony HX100. Só as Panasonic brigam de igual pra igual com a Canon. O macro de 0cm na prática termina não funcionando, é 1cm mesmo. A lente não consegue fazer foco em tudo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  6. Oi Rodrigo,
    Primeiramente parabens pelo blog eh maravilhoso!
    Eu adoro fotografia e ha muito tempo venho que to adiando comprar uma camera legal pra comecar a fotografar. Trabalho viajando e vejo coisas maravilhosas o tempo todo e gostaria de uma ajuda em relacao a que camera eu deveria comecar. Eu gostei muito dessa T4i mas fiquei com a sensacao de que ela eh bem complexa pra mim que estou comecando to errada? Antes de ve-la eu estava pensando num Sony HX 200V ou uma Canon SX40. O que voce acha to no caminho certo? me sugere alguma coisa?
    desde ja muito obrigadaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não tem experiência com controles manuais pode ser um desperdício comprar uma câmera reflex como a T4i. Uma superzoom como a SX40 será bem mais útil para aprender a usar estes controles manuais e fazer ótimas fotos.

      Excluir
  7. Então, ainda minha melhor opção de câmera Reflex mais acessível é T3i?

    ResponderExcluir
  8. Ola Rodrigo.
    Estou cm a duvida se a T4i vale a pena ou se é melhor a 60D, sei que são de categorias diferentes, mas o preço esta bem próximo, o kit com a 18-135, no caso da T4i é a lente nova. Mas elas tem configurações bem próximas e a T4i tem um processador mais moderno, porem a 60D tem um corpo mais resistente, uma pegada melhor, comandos mais acessíveis e outras vantagens.
    Então vale mais a pena qual? Ou é melhor esperar e ver se vem uma sucessora da 60D, ou 7D, que já é outra categoria, e com isso os preços das duas dão uma diminuída?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario, obrigado pela presença no blog.

      Como você já sabe das diferenças entre uma e outra cabe a você decidir o que é mais importante, o que pesa mais a favor e contra você nestas duas câmeras, eu não posso te dizer o que vale mais pois é você quem vai usar a câmera e só você sabe o que é mais importante em uma câmera no seu uso. Se eu for dar minha opinião pessoal, não sou fã da T4i assim como também não sou fã da T3i, é muito dinheiro pra pouca câmera. Pra usar elas ainda acho a T3 melhor.

      Se você cogita uma 60D, aí as T3i e T4i ficam mais descartadas ainda. São todas câmeras com o mesmo sensor, talvez o DIGIC 5 faça alguma diferença mas não sei até que ponto isso afetaria a qualidade de imagem. Mas, como eu já disse antes, você já sabe das vantagens e desvantagens de cada uma e câmera é uma questão pessoal, o que é melhor pra mim pode não ser melhor para você. Se você não soubesse nada eu poderia te ajudar muito mais.

      Também não sou a favor de esperar porque lançamento tem sempre e até chegar ao Brasil e com preços competitivos levam muitos meses, aí já estamos na expectativa de outros lançamentos e esse ciclo não acaba nunca.

      Excluir
  9. Olá Rodrigo,
    Adoooro seu blog.É muito claro e esclarecedor na dose certa.Tem me ajudado bastante a conhecer mais dessa arte que admiro, a fotografia.

    Sou amadora e pela primeira vez vou ter a possibilidade de comprar uma câmera de melhor qualidade. Andei lendo e pesquisando e (dentro das minhas condições) fiquei balançada por 3 modelos e gostaria de sua ajuda.

    Primeiramente achei que meu perfil se encaixaria mais com a T3i , mas então acabei de ver esse post sobre a T4i e ao ler os comentários também me balancei pela 60D.

    Meu gosto mesmo é pela fotografia ,mas ,se possível, não gostaria de descartar a possibilidade de ter uma câmera com uma qualidade boa de filmagem também.
    Ou será que você me indicaria outro modelo?

    Só tenho certeza de que quero uma Canon, mas são tantos os modelos e funções e especificações que bate muita indecisão.

    Muito obrigada e mais uma vez PARABÉNS demais pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique obrigado pela presença no blog.

      Se você não fizer questão de vídeo Full HD recomendo a T3 que possui um custo-benefício muito melhor que essas duas. Se faz questão de Full HD então ainda tem a T2i que está muito barata. Não recomendo T3i por causa do preço, a T4i ainda vai demorar a chegar aqui no Brasil e a 60D por ser uma câmera indicada para uso profissional.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Ah, ok!
      Pensei mesmo que a 60D seria demais para começo.
      Deu para dar uma reduzida nas opções, mas ainda fico entre duas: a T2i e a T4i.

      Eu vou comprar fora mesmo, então a demora não é um "problema". Mas o que você acha quanto ao custo-beneficio dessas duas.Porque se a diferença que pesar mais for o preço eu posso economizar mais um pouquinho e investir no modelo mais recente que é a T4i.
      Obrigada pela atenção!

      Excluir
    3. A diferença é de 300 dólares, o corpo. Acho muito para nada, ou quase nada, de melhora de desempenho de uma para a outra já que o sensor é o mesmo. Com essa diferença já compra vários acessórios obrigatórios e uma objetiva muito melhor que a do kit.

      Excluir
    4. É msm Rodrigo. Melhor investir essa diferença na lente. Vou dar uma estudada melhor sobre lentes e redirecionar o investimento para equipar a T2i. Obrigada! ;)

      Excluir
  10. Ola, gostei muito do seu blog, parabens, para iniciar preciso comprar uma reflex, e estou em duvida; qual maquina seria melhor a T4i ou a nikon D5100, os preço estão muito parecidos, e outra duvida , visto que ambas tem o LCD movel, se eu precisar acoplar um mecanismo para gravar, tipo os projetos de DSLR, nesta cameras seria viavel??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bairon, obrigado pela presença no blog.

      Se a intenção principal é filmar, a melhor opção é a T4i.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  11. Olá, gostei do seu blog Rodrigo.. legal da sua parte oferecer ajuda a nós que temos dúvidas antes de comprar uma camera. To com essa dúvida.. estou pra começar um curso profissionalizante de fotografia agora e não sei qual camera devo comprar, vi várias como a T3, T3i e a T4i.. voce me recomenda alguma? Qual delas voce acha melhor? O preço da T3 esta bem acessível pra mim, se ela compensar e não tiver muito de diferente das outras estava pensando nela, mais antes queria saber de voce.
    Mega abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamiris, obrigado pela presença no blog.

      A T3 possui um custo-benefício muito melhor que o das outras duas mas se sua intenção é trabalhar com fotografia terá que deixá-la como segunda câmera pois mais tarde será necessário uma 60D ou 7D para trabalhos mais exigentes.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Entendi Rodrigo.. obrigada pela dica, e em relação a T4i, o que voce me fala dela? Seria uma boa pra inicio? Li em uns comentários a cima e vi que ela é boa pra filmagem, mais meu foco principal não é isso, é mais fotos mesmo. É muita diferença da T4i pra T3??

      Excluir
    3. Nem a T3i e nem a T4i são boas pelo que custam. São muito caras e não possuem recursos que condizem com o que custam. Hoje, na Canon, só recomendo Canon T3 com reflex de entrada ou vai direto pra 60D.

      Excluir
  12. oi! estou muito na dúvida entre adquirir uma t4i canon ou uma d32000 nikon! minha prioridade é a fotografia, nao a filmagem... qual seria sua opinião? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem uma nem outra, pelo alto custo delas. Recomendo a Canon T3 que possui um custo-benefício muito melhor mas se a escolha for restrita a essas duas, recomendo a T4i.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  13. Boa noite
    Com quanto a canon t3i e a t4i granula com quanto de iso
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da cena, fotos mais escuras tendem a granular mais mas, em geral, até 1600 o ruído é bem aceitável. Tem outros fatores que causam ruído como a longa exposição.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  14. Olá por favor, estou comprando uma camera fotografica para entrar no ramo de fototografia, estou com 03 opções Canon t3i, t4i ou nikon d90? No lugar que vou comprar as três estão com preços bem proximo, Qual vc acha que devo investir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for para uso profissional, dessas 3 aí só a Nikon D90 mas hoje a Nikon D7000 já possui um custo-benefício muito mais interessante.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  15. Bom dia a todos parabens pelo Blog.
    Sou amante da fotografia amadora possuo uma sony H9, ah 2 anos estou muito sastisfeito, gosto de fotografar paisagens, macro, e as festas da familia, atualmente fui contratado para montar uma loja virtual e um catalago de produtos roupas, sapatos, entre outras coisas, gostaria de saber a opnião de voces qual maquina comprar e lentes para fazer fotos em still com iluminação adequada, estou na duvida entre T3i, T4i, D5100.
    Lembrando que não preciso de maquina para filmar e sim para obter boas imagens, uma maquina que sirva para o trabalho e para o lazer, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil escolher entre câmeras de marcas diferentes para este tipo de serviço já que a qualidade é bem semelhante. Eu recomendo que você teste um modelo de cada marca para sentir a ergonomia e modo de operar cada uma. Sobre as lentes, objetivas fixas entre 85mm e 105mm me parecem as mais adequadas. Acho que as 85mm possuem um ótimo custo-benefício, vale a pena dar uma olhada nelas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  16. Tenho uma Nikon D5100, compensa troca na Canon T4i?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois são câmeras do mesmo nível com qualidade de imagem muito semelhante.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  17. Rodrigo
    Gostaria se possivel que você me desse uma orientaçao na escolha de uma camera. O fato que a muito tempo venho praticando o hobby da fotografia com uma canon S5Is, agora chegou a hora de evoluir, ja estou iniciando um curso de fotografia e resolvi adquirir um novo equipamento, primeiramente gostaria de lhe falar que não pretendo ser fotografo profissional(eventos etc) e sim, fotografar de tudo buscando sempre fotos perfeitas, video não é minha prioridade, por isso pensei entre canon T4I, D60 ou 7D, sei que as duas ultimas são bem mais antigas que a T4I, porém sei que são mais robustas, pertencem a uma classe mais profissional etc. Poderias me ajudar nesta escolha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil escolha, não sou muito fã das duas primeiras pois acho que elas valem menos do que custam. Não que sejam ruins mas acho muito caras e não tem um desempenho muito melhor do que a Canon T3, por exemplo, que é muito mais barata.

      A princípio eu não te indicaria nenhuma dessas que citou, mas sim uma T3. Mas...mudar de marca seria muito traumático para você? Vejo a Nikon D7000 com um custo-benefício muito melhor do que todas essas, visto que você pretende continuar no amadorismo e ainda não tem uma reflex Canon.

      Se quiser continuar com a Canon vá de T3, T2i ou T3i, as outras que citou eu não acho que valem a pena. E se aceitar a mudança para Nikon, dê uma olhada com carinho na D7000.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo, inicialmente gostaria de lhe agradecer pelo aconselhamento, sem querer abusar da sua boa vontade,estou disposto a investir em torno de 2.500,00 isto já convertendo no dolar em US$2,08 pois minha filha esta viajando para EUA agora em novembro e trará pra mim a camera. Logo se optar pela D7000 que lentes voce me aconselharia trazer? lembre-se que mesmo como amador, desejo adquirir algo que me dê prazer e me leve a ficar um tempo sossegado em up-grade,claro que por querer continuar sendo amador, nada impede que tenha equipamento de qualidade mesmo que sabendo que ele esta tendo o uso um pouco obsoleto para o que se propõe a fazer.
      Desde já muitissimo obrigado.

      Excluir
    3. Se aumentar seu orçamento só um pouquinho, para 1300 dólares, você consegue uma D7000 com uma objetiva 18-105mm.

      Se optar por Canon, você pode comprar a T3i, apenas o corpo, e uma objetiva Tamron 18-270mm PZD ou Sigma 18-250mm.

      Excluir
  18. Olá,

    Muito bom o seu blog, parabéns!

    Estou numa grande dúvida, entre pegar a T3i com lente 18-135, ou a nova T4i com lente 18-55 (devido ao preço ser quase igual)... pretendo usá-la mais para fotos.

    Por gentileza, sabe dizer se o novo processador DIGIC 5 (da T4i) reduz significamente o ruído nas fotos? Isso tem sido o fator determinante na minha escolha, pois já li que na T3i configurando ISO 800 o ruído já é facilmente detectado/perceptível.

    Obs.: inicialmente vou usar a lente do kit (18-135 ou 18-55, além da 50mm 1.8 II que eu já comprei).

    Se puder me ajudar com a sua opinião, agradeço muitíssimo!

    Obrigado, abraço,


    Nilton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre melhor investir em lentes do que em corpo, então recomendo a T3i + 18-135mm. O DIGIC 5 não reduz tanto os ruídos mas procure exemplos de fotos com ISO 800 na T3i, o ruído não é facilmente perceptível, pode ocorrer em alguns casos (não só nela mas em outras reflex também) mas facilmente perceptível, nunca.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  19. Boa tarde Rodrigo, e parabéns pelo blog.

    Minha duvida é o seguinte..
    Quero uma câmera versátil para trabalhar em eventos durante o dia e a noite, e fotos da natureza em flores insetos geral.
    Qual você me recomendaria num valor até R$ 3.000,00 com objetiva.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a intenção é trabalhar com fotografia então o investimento tem que ser maior, e bem maior, não tem como comprar equipamento para esses fins com apenas 3 mil reais pois ainda tem o flash e só isso já ultrapassa o orçamento. E ainda tem muitos outros gastos extras pequenos que somados terminam resultando numa quantia grande.

      O que dá pra fazer é comprar uma Canon T3i com lente do kit e um flash externo 430EX. Mas seria urgente conseguir um retorno para investir em equipamentos mais adequados para este uso.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Rodrigo obrigado pela resposta.
    Mesmo eu comprando no Paraguai esse valor seria inviável? E no caso dessa Canon T3i com o flash seria uma de entrada neh? Mais uma vez Obrigado e desculpa das perguntas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo no Paraguai fica complicado porque ainda tem os gastos com cursos e livros de fotografia, os acessórios e lentes mais condizentes com a profissão da fotografia.

      Trabalhar com fotografia é muito, muito caro. Se a pessoa já começa com o intuito de trabalhar com isso, o investimento inicial até começar a trabalhar, aqui no Brasil, é no mínimo 7 mil reais. E isso é só inicial pois o certo é ter tudo em dobro. O obturador de uma câmera reflex pode parar de funcionar a qualquer momento e o fotógrafo precisa ter outra para substituir, a mesma coisa acontece com o flash e com as lentes. E ainda tem os acessórios como filtros, cartões de memória, pilhas, baterias e carregadores.

      Mesmo no Paraguai, talvez você consiga uma Nikon D7000 e lente do kit, mais o flash externo que seria um SB700. Mas ainda assim, tudo isso seria bem básico, seria um bom equipamento reserva mas não o titular.

      Fique à vontade para perguntar o quanto precisar.

      Excluir
  21. Para uso profissional qual o equipamento recomendado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da Canon é a partir da 60D, da Nikon a partir da D7000.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  22. Boa noite. Minha mãe deseja adquirir a primeira câmera digital amadora de uso próprio. Ela não tem grandes pretensões para com a fotografia.
    Deseja uma point-and-shot automática ou, no máximo, uma semi-automática(me refiro aqui a alguns modelos que não possuem controle manual total, mas possuem pelo menos os modos de prioridade e/ou ajustes de iso, etc).
    A escolha dela só recairia sobre uma semi-automática se a relação custo X benefício compensasse, mas já adianto que ela, por ser uma pessoa de idade, não tem paciência para ficar configurando o equipo antes de cada click.
    Enfim, há três features que ela não pediu(até por não entender), mas sei que irá entender e gostar:

    1ª) Fotos panorâmnicas com um só click "on camera body", ou seja, trata-se daquele recurso de criar a foto panorâmica com um só click, ficando a foto panorâmica montada já na própria câmera, nada de tirar fotos em sequência e montar no PC.

    2ª) Filmagem em HD com som estéreo. Ela também não pediu isto, mas com certeza é um recurso que está se tornando comum e será do agrado dela.

    3ª) Saída HDMI. Ela também não pediu, mas acho que seria uma boa, caso as indicações por vocês sugeridas possuam a 2ª feature, ambas estão relacionadas.

    Creio eu que uma point-and-shot toda automática com vários modos de cena seja mais importante para ela, do que uma semi-automática sem as features e com poucos modos de cena.
    Quanto ao limite de investimento, ela tinha pensado inicialmente em 500 dilmas, mas eu suponho que, diante das features acima, talvez só se consiga indicações elevando o limite para 700 dilmas.
    Ela viajou hoje para passear em Gramado e talvez possa adquirir o equipo com o André Langaro na loja Portal do Fotógrafo.
    Me parece não ser das lojas mais em conta, mas até onde sei é de plena confiança.
    Fico por aqui no aguardo das indicações.
    Grato pela atenção,

    Max Carvalho

    ResponderExcluir
  23. Max,
    como estou com acesso a internet só pelo celular não tenho como fazer
    uma busca pelos meus arquivos. A primeira câmera que me vem à mente e
    que atende todos os requisitos é a Samsung WB150, dê uma olhada nela
    (pode ser aqui no blog mesmo) e veja se está dentro do que procura.

    ResponderExcluir
  24. Ola Rodrigo.

    estou entre a T3i ea T4i, meu objetivo principal é filmar full HD, fazer videos com camera deslizante, mudar de foco.
    Mas nao quero só para filmar, quero fotografar tb.
    Entao vi q para video a T4i é melhor, pois tem foto automático, correto? Mas eu consigo habilitar e desabilitar o foco automatico??? Ou sempre sera automático?? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a prioridade são os vídeos então a escolha certa é a T4i pois essa é a maior diferença entre elas. E o autofocopode ser desabilitado.

      Excluir
    2. Rodrigo, outra pergunta. Para essa camera a lente tem q ser a STM para funcionar no video a autofo, correto?
      nada adianta ter uma lente sem STM? abraço

      Excluir
    3. Para o autofoco contínuo sim, é necessário uma objetiva STM.

      Excluir
  25. Rodrigo, sou amador no ramo de fotografias. Possuo uma Canon EOS XTi e gostaria de adquirr uma melhor, pois esta, a qualidade de imagem é ruim. A minha opção antes de ler o blog, por sinal muito bom, era a compra da T4i com a lente 18/55. Vale mais apena eu comprar uma T3i com uma lente 18/135 ? Qual o principal motivo, se for o caso ?

    ResponderExcluir
  26. Se você acha a qualidade de imagem da XTi ruim não é comprando outra reflex com sensor APS-C que irá melhorar pois, teoricamente, o ganho é muito pequeno. Ou você parte para uma Full-frame ou invista em objetivas de qualidade como uma 17-55mm. Gastar dinheiro em uma nova reflex achando que terá uma grande melhora de qualidade talvez não seja a melhor das ideias mas a decisão final é sua, o melhor e mais correto é investir em objetivas. Se quiser mesmo uma nova reflex, a melhor opção seria a T3i com 18-135mm.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Rodrigo, muito obrigado pelo retorno. Mas qual maquina Full-frame vc me indicaria ? Com um custo mais acessivel. E esta 17-55mm, é apenas a lente ?

    Muito obrigado



    Read more: http://www.foto-facil.com/2012/06/canon-lanca-nova-reflex-de-entrada-t4i.html#ixzz2FOvH3j3b

    ResponderExcluir
  29. Então, não existe Full-frame de custo acessível, são câmeras destinadas a profissionais, não a amadores e custam cerca de 5 mil reais, no mínimo. Eu só estava tentando dizer que não é comprando uma nova câmera que as fotos irão melhorar. O investimento precisa ser em lentes e, principalmente, em conhecimento. Eu não sei que tipo de fotos você faz então não sei exatamente que lente te indicar, só citei a 17-55 por ser algo próximo a lente do kit mas com muito mais qualidade. E também não sei qual seu nível de conhecimento dos controles manuais ou se fotografa no automático. E também não sei qual seu nível de exigência pois, em todos esses anos, foi a primeira vez que alguém me escreveu dizendo que a qualidade da XTi é ruim. As atuais não são muito diferentes dela.

    ResponderExcluir
  30. Rodrigo, mais uma vez muito obrigado pelo retorno.

    Quando quiz dizer que a qualidade de imagem é ruim, é que, quando comparada a uma semi-profissional da Fuji, que eu possuo, a semi é muito melhor. Eu não tenho conhecimento algum, estou entrando no ramo e pretendo fazer alguns cursos de aprendizado. Tiro fotos apenas da familia como: aniversários, casamentos, festinhas, ferias etc.

    Gostaria de trocar minha maquina por uma melhor, e gostaria de saber por qual ? Claro, pensando no custo beneficio.

    Obrigado, abçs

    ResponderExcluir
  31. Bem, neste caso tem algo muito errado aí, ou a câmera tem algum defeito ou você não está sabendo usá-la. É inadmissível que uma Fuji compacta tenha qualidade de imagem melhor que uma Canon reflex, é impossível. Se você fotografar no automático recomendo que faça cursos, aprenda a fotografar de verdade usando o modo manual, caso contrário quando você comprar uma câmera nova nada vai mudar. A XTi é excepcional, eu nunca vi ninguém reclamar dela e as reflex atuais tem praticamente a mesma qualidade dela, ou seja, vai trocar seis por meia dúzia e a falta de qualidade permanecerá. Mas, se insiste, pegue uma T3i com a 18-135mm.

    ResponderExcluir
  32. Ok, muito obrigado.
    Na verdade, estava querendo trocar a maquina devido eu ter adquirido ela ja usada e bem rodada, mas esta em bom estado. Aproveitando, qual lente voce me indicaria para essa camera XTi? A lente que eu tenho nela é a 52mm

    Obrigado

    ResponderExcluir
  33. Nesse caso você tá certo, em breve terá que trocar de câmera mas não faça isso agora. Você precisa fazer um curso básico para aprender os princípios básicos da fotografia e conhecer melhor seu equipamento. Sua lente não é 52mm, isso é apenas o diâmetro da rosca para encaixe de filtros na sua lente. Não compre nada agora, faça cursos senão você vai comprar a câmera mais cara do mundo e continuar fazendo fotos piores do que uma Fuji e isso não pode acontecer. Se você morar no Rio, eu mesmo posso te dar as primeiras aulas pra depois você poder comprar novos equipamentos com mais confiança. Nesse momento é preciso aprendizado, equipamento só depois.

    ResponderExcluir
  34. Nesse caso você tá certo, em breve terá que trocar de câmera mas não faça isso agora. Você precisa fazer um curso básico para aprender os princípios básicos da fotografia e conhecer melhor seu equipamento. Sua lente não é 52mm, isso é apenas o diâmetro da rosca para encaixe de filtros na sua lente. Não compre nada agora, faça cursos senão você vai comprar a câmera mais cara do mundo e continuar fazendo fotos piores do que uma Fuji e isso não pode acontecer. Se você morar no Rio, eu mesmo posso te dar as primeiras aulas pra depois você poder comprar novos equipamentos com mais confiança. Nesse momento é preciso aprendizado, equipamento só depois.

    ResponderExcluir
  35. Rodrigo, muito obrigado pela sua atenção e esclarecimentos. Pretendo fazer um curso basico no proximo semestre para entender melhor sobre o assunto.

    Grande abç e obrigado

    ResponderExcluir
  36. Olá, Rodrigo...tudo bem??

    Bom, gostaria da indicação de uma máquina para eventos familiares, para fotografar shows e que me permita capturar movimentos rápidos. Tenho uma sony bem caseira e desejo evoluir um pouco, pois adoro fotografar, fazer books de amigas etc. Pensei numa Nikon P510, mas uma amiga a possui e não gostei muito da imagem de uma super zoon. Pensei na T3 ou T3i. É um pouco demais?

    Abraços e parabéns pelo site e pela prontidão e paciência que você possui com alguns mais leigos no assunto assim como eu.

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  37. Sim, T3 e T3i são demais neste momento. Você primeiro precisa aprender a fotografar e a forma natural de conseguir isso é com uma compacta avançada, seja ela superzoom ou não. Você não gostou da P510 e ela realmente não é boa mas não julgue todas as superzoom por ela, as Panasonic FZ47, 150 e 200 e as Canon SX40, 50 e 240 são excelentes. E acima delas há as compactas premium, procure por elas aqui no blog e veja qual delas te agrada.

    ResponderExcluir
  38. Entendo. Minha sony é de 14.1mp. Só gostaria de uma superior.

    ResponderExcluir
  39. Então esqueça os megapixels, sozinhos eles não dizem nada em relação à qualidade da câmera. Dê uma olhada nas câmeras que te indiquei pois todas são superiores à sua.

    ResponderExcluir
  40. Vou ficar com a canon sx50. Espero ter feito uma boa escolha. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  41. Sim, é uma boa escolha. Agora é partir para o aprendizado dos controles manuais e extrair o maximo que ela oferece.

    ResponderExcluir
  42. Sim, é uma boa escolha. Agora é partir para o aprendizado dos controles manuais e extrair o maximo que ela oferece.

    ResponderExcluir
  43. Boa noite, amigo gostaria de entrar no mundo da macrofotografia e andei lendo e em sites do ramo que seria bom uma refrex com lente especifica. poderia me indicar uma maquina que me atendesse pra pegar esses maravilhosos detalhes de insetos e flores. tenho uma canon sx 40 hs. grato jonas

    ResponderExcluir
  44. Se você tem uma SX40, antes de procurar por uma reflex, pesquise sobre filtros close-up e também sobre o Raynox para acoplar na sua câmera.

    ResponderExcluir
  45. Se você tem uma SX40, antes de procurar por uma reflex, pesquise sobre filtros close-up e também sobre o Raynox para acoplar na sua câmera.

    ResponderExcluir

  46. Vou procurar ver essa lente, acho até que já vi videos no youtube sobre ela. você acha que dá pra tirar boas fotos macro com a sx40 e essa lente ? já viu alguma foto macro legal tirada com ela?
    grato amigo e boa tarde !

    ResponderExcluir
  47. A Canon SX40 por si só já faz ótimos macros, só precisa ver antes o que é preciso usar para adaptar à sua lente. Já escrevi uma matéria sobre o Raynox no Resumo Fotográfico, dá uma olhada lá

    ResponderExcluir
  48. Boa noite Rodrigo. Parabéns pelo site.
    Vou começar a fazer curso agora para aprender fotografia, mais tarde gostaria de trabalhar neste ramo. O que vc acha: canon T3i, T4i ou nikon d3200? Vi também que para fotografia profissional é melhor a 60d mas não entendi pq ela é tão melhor. (Me explica, por favor) Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a intenção é trabalhar então deveria começar já com uma Canon 60D ou Nikon D7000 porque são câmeras mais ágeis, facilitam o uso de quem entende e domina os controles manuais, possuem obturadores mais duráveis, corpos mais resistentes, modo contínuo mais rápido, o visor possui um campo de visão maior, possuem baterias mais duráveis, enfim, o desempenho delas, num todo, é superior às reflex de entrada como as que citou.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  49. Ola Rodrigo, Parabens pelo site, muito legal as suas dicas!

    Eu sou iniciante no ramo da fotografia, mas tenho muita vontade de aprender. Procuro uma camera para comecar.
    Minha ideia, e o que eu mais quero aprender, eh tirar fotos ao ar livre de esportes, tipo longboard, surf, etc. E eventualmente gravar videos em HD dos mesmos.
    Um amigo fotografo me indicou a canon T4i, disse ser uma otima camera, etc. Porem, li em outros lugares que investir em uma lente melhor, pode ser melhor do que investir na camera em si. Nao quero investir agora muito mais do que 2 mil. Encontrei uma t4i por 2 mil, mas ai seria soh a camera. Ou pensei em procurar alguma inferior, como a t2i ou t3i e investir em uma lente legal. O que voce acha?
    outra opcao eh comprar uma usada, vale a pena?

    Desde ja agradeco a paciencia.

    Giulia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, seria melhor pegar uma T2i ou T3i e investir o restante em cursos. Lente é um ótimo investimento mas não agora, primeiro precisa se acostuma à câmera, entender o seu funcionamento e depois que estiver dominando seus comandos terá maior segurança e conhecimento para investir em alguma lente que se encaixe melhor no uso que vai dar a ela, no seu caso, esportes ao ar livre.

      Não recomendo câmera reflex usada por vários motivos: o ciclo de vida do obturador é limitado, pode talvez adquirir uma câmera já no meio ou no fim do seu ciclo; a enorme maioria das pessoas insistem em vender produto usado a preço de novo; alguns benefícios de lentes mais modernas não podem ser aproveitados em câmeras mais antigas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  50. Prezado Rodrigo,
    Boa tarde!
    Pretendo me aperfeiçoar mais no munda da fotografia e adquirir uma câmera reflex. Mas tenho uma limitação de U$ 850,00. Sendo assim, estou em dúvida entre a Nikon D-3200 e a Canon T4i. Meu uso será tanto para fotos quanto para fazer vídeos. Alguma delas tem estabilizador de imagem para os vídeos ? Qual das duas vc me recomendaria?
    Cordialmente,
    Roberto Doutel Link

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas estão no mesmo nível na questão da qualidade de imagem, é uma questão de preferência pessoal. A estabilização de ambas depende das objetivas a serem usadas e as duas já vem com objetivas estabilizadas.

      A T4i possui um noivo sistema de estabilização, que é bem interessante para vídeos, chamado STM mas este sistema só será aproveitado ao usar objetivas dotadas deste mesmo sistema de estabilização.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo,

      Muito obrigado pela resposta. Estou inclinado mesmo a pegar a Canon T4i. Só não sei é melhor pegar com o kit de lente normal, 18 x 55mm ou o de 18 x 105mm.

      Cordialmente,

      Roberto Doutel Link

      Excluir
    3. Não tem 18-105mm na Canon mas tem a 18-135mm. A qualidade é a mesma da 18-55mm mas é bem mais abrangente e não custa tão caro.

      Excluir
  51. Correto, é 18-135mm mesmo.

    Obrigado!

    Cordialmente,

    Roberto Doutel Link

    ResponderExcluir
  52. Oi Rodrigo,

    Para me iniciar em fotografia e começar a fazer trabalhos, qual câmera vc me aconselha: Nikon D-3200 ou a Nikon D-5100?

    Grato,

    José Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi uma postagem na segunda-feira exatamente sobre esse assunto. Se você já pensa em começar trabalhando precisa de uma câmera melhor do que essas mas se você pensa em estudar, ir comprando equipamentos aos poucos, começar ajudando outros fotógrafos mais experientes para depois começar a trabalhar, aí a D5100 seria uma boa opção mas saiba que é uma câmera não indicada para trabalhos, quando começar a trabalhar sozinho já deverá ter grana para comprar um modelo superior, mais adequado como a Nikon D7000.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  53. oLÁ RODRIGO!
    QUERO COMPRAR UMA CAMERA SEMI E TENHO INTERESSADO NA T3i da canon. Dei uma olhada na 60D E NA D7000 DA NIKON.
    ESTOU PENSANDO EM COMPRAR A T3i e futuramente A D7000 DA NIKON ( POIS ESTA É MTO CARA...) ---OU VC ACHA MELHOR EU ESPERAR ABAIXAR BEEEEM O PREÇO DA NIKON E NÃO COMPRAR A T3I?
    MEU OBJETIVO SÃO AS FOTOS POR HOBBY - DE PESSOAS, PAISAGENS.
    aGUARDO TUA OPINIÃO :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é pra hobby não tem necessidade alguma de gastar tanto dinheiro nestas câmeras caras. Compre uma Canon T3 e invista o restante do dinheiro posteriormente em lentes, comprar câmeras mais caras não irá te dar uma melhor qualidade de imagem já que, em muitos casos, os sensores são os mesmos. Ainda mais comprar uma câmera já pensando em comprar outra depois, isso é dinheiro totalmente mal investido. Investir em lentes é o correto.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. eNTÃO o que define a qualidade das fotos são as lentes?! EU sou mto leiga, então estou pesquisando bem pra não errar no investimento.
      Vc tem algum post falando sobre lentes da canon aplicadas a câmera T3? As mesmas lentes que se aplicam as T2I, T3i se aplicam a T3?
      Eu ouvi falar da lente 18-135 STM canon, vale o investimento?
      A minha duvida tb é em relação: ao significados de cada lente, a atuação delas na câmera.

      Excluir
    3. Em primeiro lugar é o fotógrafo, depois é o equipamento. De nada adianta ter um bom equipamento sem estudar ecâmeras mais caras nem sempre são câmreras melhores. As lentes funcionam da mesma forma em toda a série T ou Rebel da Canon. Se comprar a T3 ela deverá vir com a 18-55mm que já é suficiente, e como você diz que é totalmente leiga deixe para comprar lentes depois, primeiro você precisa aprender a usar sua câmera e depois, se houver necessidade, partir para a compra de outras lentes.

      Excluir
  54. Não sei se posso falar isso aqui, mas pela lógica qdo as pessoas pedem opinião sobre qual comprar x ou y, é pq já pesquisou valores e tem bala na agulha para comprar uma das quais, só quer saber qual a melhor e se compensa. No meu conceito, em se tratando de cameras de mesmo nível, a mais recente sempre vai ser a melhor escolha, assim como a mais cara de categorias superiores sempre vai ser a melhor escolha. Se compensa ou não ai vai do gosto pessoal e bala na agulha de cada individuo. Não se pode comparar 60d com 4ti pq não tem lógica, são de categorias diferentes, é como carro, não se pode comparar um fiat uno com um modelo superior da mesma marca, exemplo um palio, punto, siena e por ai vai, mas pode fazer a comparação do uno mille com o novo uno, se vc tem bala na agulha para comprar tanto um quanto outro o que vc vai preferir? Comprar o mais barato e com a diferença comprar acessórios para deixar o uno mille todo equipado ou vai preferir o Novo Uno basicão? Ambos fazem a mesma coisa que seria te transportar, é a mesma coisa com relação as cameras fotográficas, eu preferia comprar a mais moderna, mesmo pq a diferença é pouca e não vai dar para comprar um lente boa, pois a diferença hoje está na casa dos 200 ou 300 reias. É bobagem alguém dizer que mudou pouca coisa, tela touch, tecnologia melhorada para video a mesma usada em modelos de categorias superiores, microfone estereo, mais fotos por segundos, botão para modo de video mais prático, entre outros, isso é pouco? Dizer que é inútil serio o mesmo que querer enganar. Melhorou e muito! O fato do foco da pessoa não ser video não tem nada a ver, ele pode usar para fazer videos nem que seja pessoal, estas diferenças se não for útil agora, serão úteis para qq um no futuro, mesmos os que insistem em falar mal da 4Ti. Outro absurdo foi a opinião do amigo que disse que a 18-135mm que vem no kit é lente barata...barata??? Onde, me fala onde vende barato. O preço desta lente nova gira em torno de mais de 1000,00, quase o preço do corpo da T3i, como falar que é barata? Talvez esteja fazendo comparação com as lentes de mais de 20.000,00. Em resumo....eu acho que vale cada centavo do investimento da uma T4i com lente 18-135mm, vc encontra ela por menos de R 2.200,00 na Sta Efigênia aqui em SP e no ML por 2.400,00 com cartão de 32Gb classe 10 entre outros mimos incluso. Vai de T4i sem medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as opiniões são válidas. Seu comentário será útil para os próximos leitores que vierem aqui, só peço para não desqualificar a opinião de ninguém. Até porque nenhuma opinião é verdade absoluta, nem a minha e nem a sua, são apenas opiniões e opinião a gente concorda ou discorda.

      Excluir
  55. Olá Rodrigo gostei mutio do seu site, me esclareu muitas coisas.
    Eu amo fotografia e tenho o sonho de trabalhar com isso. Pretendo fazer cursos.

    Vou comprar minha primeira DSLR e estou entre a T4i e a 60d da canon, pelo orçamento limitado. Qual delas é mais para uso profissional que é meu objetivo?

    Vi tbm nos comentários que vc recomenda bastante a D7000 da Nikon(que é mais cara), tem muita diferença entre ela e a canon 60d?

    Se entre a 60d e a T4i, a 60D for melhor melhor, mesmo sendo uma câmera mais antiga, se eu comprar ela posso depois investir em uma objetiva bem melhor para poder trabalhar? Qual objetiva vc me indicaria para fazer boas fts?(meu orçamento não é muito alto)
    Seria de grande ajuda sua resp, Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é para trabalho então a indicada é a 60D. Apesar de ser mais antiga é a que possui mais recursos e o sensor é o mesmo. Mas, se cogitar Nikon, acho que a D7000 é superior. E só posso indicar objetiva se me disser qual é o seu orçamento e depende também de que tipo de fotografia pretende fazer.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Mto obg,

      no maximo 2 mil para a lente por enquanto..
      Quero fazer fts de eventos e book, retratos msm;

      Tbm queria saber se a lente do kit da 60d 18-135 é uma lente ruim?
      A cinquentinha f1.8 é tão boa quanto dizem?

      Excluir
    3. A 18-135mm não é ruim mas é uma objetiva básica. Só que, se você tem 2 mil para investir só em lents acho que uma boa ideia seria comprar apenas o coropo da 60D já economizando para pegar uma lente melhor, o que acha?

      E a cinquentinha é muito boa pelo custo-benefício. O que acha de pegar só o corpo da 60D + 15-85mm + um flash externo? Deixe a cinquentinha para depois, o flash externo é bem mais urgente. E rapidamente você conseguirá capital para investir nessa cnquentinha.

      E você pode estar pensando em uma objetiva mais clara que a 15-85mm mas vamos com calma, antes você precisa pensar numa segunda câmera, é preciso ter uma reserva, uma T3, por exemplo que é mais barata. Esse seria seu próximo investimento.

      O que acha disso tudo?

      Excluir
    4. muito obg pela ajuda Rodrigo, boa dica, vou dar uma pesquisada de preço em todos esses que me indicou. Inclusive o flash q não havia pesquisado ainda.

      Excluir
    5. Aproveitando, qual flash(não muito caro) seria bom para a 60D?Obrigada novamente.

      Excluir
    6. O 430EX já dá conta do recado. E não se esqueça: o investimento mais importante é em conhecimento. Nunca deixe de investir em cursos para investir em equipamentos.

      Excluir
    7. é a ultima vez que eu imcomodo rs.
      A lente 15-85 é melhor que a 18-135? qual a diferença das duas? uma nao é mais clara que a outra, certo? pq as duas são f 3.5-5.6 não são?

      Excluir
    8. Sim, recomendei a 15-85mm justamente por ser melhor, ter uma melhor qualidade óptica senão não indicaria uma lente mais cara. Pode ser a 17-85mm também e tem um conhecido meu de Recife que está vendendo uma usada por um preço muito abaixo do custo, se quiser te passo o contato dele. Eu tenho essa lente, possui a mesma qualidade óptica da 15-85mm mas não tem os 2mm a mais de ângulo aberto.

      Excluir
  56. Esqueci de perg uma coisa, a câmera 60d da canon tem motor de foco? Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Canon não precisa se preocupar com isso pois todas as objetivas possuem seu próprio motor de foco, ele não fica nas câmeras.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  57. Olá Rodrigo, eu estava buscando uma opinião sobre as câmeras Canon, e encontrei o seu blog. Eu estou querendo uma câmera boa que faça fotos com qualidade profissional. Não sou profissional, apenas fotografo por hobby e gostaria de sua opinião, já que conhece bem essas câmeras. Você acha que seria melhor adquirir uma SX50 ou uma T4i? A rebel é mais cara, mas quanto à qualidade da fotografia e recursos, há muita diferença? O que eu posso fazer com uma que não poderia fazer com a outra? Qual você me indicaria?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, antes de mais nada, pra conseguir fotos com qualidade profissional você precisa saber fotografar, não adianta só comprar a câmera. Eu falo isso porque tem muita gente achando que basta comprar a câmera certa e sair apertando o botão de disparo, não sei se é seu caso.

      Então, a T4i é muito superior à SX50 mas como é por hobby eu indico a T3 que é muito mais barata e tem todos os recursos necessários para você aprender a fotografar e conseguir fazer as fotos da forma que deseja ou uma Nikon D5100 que está no mesmo nível. Se prefere algo mais compacto e de qualidade quase igual tem a Canon G1x.

      A SX50 não tem quase nada a ver com a T4i além da mesma marca e do tamanho. Fora isso, a SX50 é como aquelas compactas comuns de bolso mas com um alcance muito longo que quase sempre é desnecessário, mas a qualidade de imagem é praticamente a mesma já que o sensor é minúsculo. O sensor da T4i é muito maior e gera imagens proporcionalmente melhores.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas. Eu concordo com você quando disse que é preciso saber fotografar, na verdade ainda não sei mexer com câmeras SLR, mas estou comprando justamente para fazer um curso de fotografia e aprender a fazer fotos profissionais.
      Tenho mais uma dúvida, existe alguma diferença entre a Canon e a Nikon? Você me deu as duas opções e eu já vi várias resenhas falando de uma e de outra, que uma é melhor em qualidade de foto do que outra, ou seria a mesma coisa? E quanto às lentes, seria melhor comprar com 55m ou 135mm?

      Excluir
    3. Eu não vejo tanta diferença a ponto de afirmar que uma é melhor que a outra, estão absolutamente no mesmo nível. É uma questão de preferência pessoal.

      Sobre as lentes, a 18-135mm é mais versátil do que a 18-55mm e, no seu caso que é para hobby, acho uma ótima ideia.

      Excluir
  58. Olá Rodrigo, qual a melhor? Canon t3i, t4i ou Nikon D3200, para alguém que ama fotografia, mas quer comprar para hobby e conseguir ótimas imagens?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permita-me indicar uma câmera que possui um custo-benefício bem melhor que essas e qualidade de imagem semelhante, é a Canon T3. Mas esse tipo de câmera só é indicado para quem tem interessem em aprender a usar os controles manuais, ao usar apenas no automático pode ser que se decepcione com a câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Mto bbg por responder Rodrigo, eu preciso da opinião de quem entende do assunto..
      Eu me interesso em aprender sim a usar controle manual, mas acho q o automático vai me ajudar mto até conseguir aprender td que preciso, vou fazer cursos ainda, e ler mt na internet e depois comprar uma câmera melhor mas vai demorar um pouquinho,..
      mas dessas que eu te falei, na sua opinião qual a melhor? Canon t3i, Nikon D3200 e tem a D5100 tbm..
      Eu ja tinha decidido comprar uma Canon 60D no ML mas aumentou o preço e tbm teve uma mudança no meu orçamento..
      Então é uma dessas msm.. aguardo retorno

      Excluir
    3. tbm gostaria de saber se vale a pena a Nikon D5200, que é bem mais cara..

      Excluir
    4. Para usar por hobby é totalmente desnecessário comprar uma 60D. Uma câmera mais cara não te dará melhor qualidade de imagem pois os sensores normalmente são os mesmos, o que te dará mais qualidade são as lentes usadas e o conhecimento de quem usa a câmera, por isso indico as mais baratas.

      Das 3 que citou indico a Canon T3i pois essas Nikon não fazem foco automático com qualquer lente que usar, precisará comprar lentes com motor de foco para isso, que são mais caras.

      E o aviso sobre aprender a usar controles manuais é porque estas câmeras não foram feitas para serem usadas no automático. Muitas das coisas que se faz em uma câmera compacta funciona de forma completamente diferente nestas câmeras. E o número de pessoas que desistem de usar câmeras assim e a revendem logo depois de terem comprado é muito grande, por isso sempre dou esse aviso.

      E, no seu caso, a T3 é melhor que a T3i apesar de ser mais barata. Eu diria que bem melhor.

      Excluir
    5. obg pela dica, vou aprender sim a usar o modo manual, tenho mta vontade de aprender.. de inicio só por hobby msm,..

      No que a T3 é melhor que a t3i? em qual das duas o automático é melhor?

      Excluir
    6. O modo automático é igual em qualquer uma, o que eu digo é que há muitas coisas a se levar em consideração ao comprar uma câmera dessas e uma delas é a densidade de megapixels. As outras que você citou possuem muitos megapixels e, nesse caso, menos é mais. Quanto menor for a resolução, melhor pode ser a câmera pois ela vai apresentar um menor nível de ruído em fotos noturnas, por exemplo.

      Possuem recursos que você nunca irá usar como um modo contínuo mais rápido, disparos com tempo de exposição bem curtos, e outros itens que só são interessantes para quem vai usar a câmera profissionalmente. Em resumo, vai gastar mais para ter resultado talvez pior.

      Excluir
  59. Fala Rodrigo, eu tenho um orçamento de 2000 reais to pensando em pegar uma câmera melhorzinha, estou pensando numa câmera que seja um hibrido bom entre qualidade de foto e videos em FUll HD.. somos vários que usaríamos pois somos de uma comunidade religiosa e temos muitos eventos que precisam de boas fotos e bons videos, estou realmente na duvida entre as câmeras que eu vi no mercado livre.. hahahah a d3200, a d 5100, a t3i e a t4i o que você me diz? e voce sabe se é confinável comprar câmeras pelo mercado livre?

    abraço e parabéns pelo blog!

    Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou começar responder a última pergunta: não opino e nem indico lojas e vendedores, por uma questão de ética. Assim como não ganho nada para falar bem de ninguém, também não posso usar meu espaço para denegrir a imagem de ninguém. Para isso existem vários fóruns de fotografia em que você poderá debater isso com os próprios compradores, ok?

      Você diz que são vários que usariam a câmera e citou câmeras reflex, dedicadas a uso profissional. Não recomendo nenhuma das câmeras citadas por você pois são câmeras que devem ser usadas por quem entende de fotografia, não é para ser usada por qualquer um, os resultados podem ser desastrosos.

      Você tem orçamento pra coisa muito boa, para a melhor de todas as compactas. O que acha de dar uma olhada na Canon G1x? Tem praticamente a mesma qualidade das câmeras que citou, com a vantagem da portabilidade por ser menor e ainda é mais indicada para qualquer usuário.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  60. ah tem também essa possibilidade de mirrorless porém eu realmente queria qualidade de fotos e videos e não se essas são tão boas quanto eu queira... eu realmente não sei mexer mas tenho amigos que poderiam me ensinar.. eu realmente queria que a câmera fosse boa e estou disposto a aprender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é questão de amigos te ensinarem, é questão de fazer cursos. E mirrorless possuem praticamente a mesma qualidade de imagem destas que você citou. Não há grande diferença.

      Excluir
  61. Ola pessoal eu tenho uma T4i olha esses dias gravei ums depoimentos com um microfone de mão c fio mas ai fui conferir o áudio depois da gravação rodava mas tava como se não tivesse áudio alguém je teve esse problemas mas ai cheguei em casa Puis no computador tava ok o áudio mas na câmera não conseguem revisar não saia nada alguém pode me dizer porque isso aconteceu obrigado

    ResponderExcluir
  62. estou na duvida se uma sx40 seria a melhor maquina custo beneficio pra boas fotos e bom equipamento, além de ser pra um iniciante.
    Obrigado Pedro Borbolla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você busca aprender a fotografar e gosta de câmeras de longo alcance é, sem dúvida, uma boa câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  63. Ola estou iniciando na fotografia,estou em duvida entre a canon t5 ou a 60d,gostaria de dicas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do uso que a câmera vai ter, se for para hobby pode ser a T5i ou outras opções com melhor custo-benefício como T3, T3i, T4i e SL1. Para trabalho a 60D é uma melhor opção.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  64. Ola , parabéns pelo blogue , respostas claras isso é muito bom.
    mais tenho uma duvida do começo da postagem , sobre pentax k-30 ou canon t4i , olhando muita coisa de blog em blog , não consigo formar uma opinão , não sei se entendi errado , seria certo afirmar que a pentax k-30 é melhor que a canon t4i, é certo que a canon é propia para estudio e não para campo ? que a pentax faz imagem melhor com mais velicidade ? se puderem ajudar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho a K30 ligeiramente superior, até porque ela possui estabilizador no corpo, não precisa ficar se preocupando em procurar lente com estabilizador. Mas essa questão de campo e estúdio, isso é mais definido pelas lentes do que pela câmera, depende das lentes que usar. Você é de Portugal? Se for, recomendo mesmo a Pentax.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Ola , Rodrigo , Portugal não , estou no Paraná , minha intensão é tirar fotografia de arquitetura , artes em geral , e no intervalo estou sempre no interior gostaria de tirar fotos de pássaros . e ai o que você compraria
      1- canon t4i 18-135 + 55-250
      2- pentax k-30 lentes equivalentes.
      grato pela atenção .

      Excluir
    3. A Pentax é melhor mas só recomendo se pensa em ficar apenas com essas duas lentes mesmo, aqui no Brasil é quase impossível encontrar lentes e acessórios Pentax a preço justo.

      Excluir
    4. É ja me convenci disso , porem não dá para resolver isso , com ebay ou tendo contato que vão e vem com frequência ? eu tenho essa pessoa , talves assim não ficaria na mão e teria um boa maquina , da para perceber que estou afim de comprar a k-30 né , mais não quero me precipitar .

      Excluir
    5. Bem, se de repente tiver que optar pela Canon, tente a T3i ou a T5i que veio para resolver alguns problemas de confiabilidade da T4i.

      Excluir
    6. e se eu optar pela k-30 , acha que seria , problema ter essa câmera pelo fato da pentax não estar no brasil ?

      Excluir
    7. Não vejo problema algum, se o kit de lentes lhe satisfizer.

      Excluir
  65. òla tenho uma Nikon P520 , e quero comprar uma canon t4i , vc ssabe se ela é booa para fotografar eventos? posso fotografar eventos com a t4i ? , obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tendo o conhecimento necessário sim, caso contrário não adianta de nada. Mas não basta ter só a câmera, além do investimento em conhecimento tem muitos outros acessórios obrigatórios para fotografar eventos, é um investimento bem alto.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails