9 de janeiro de 2012

Nova Canon G1x inaugura mais um nicho de câmeras

   O mercado fotográfico além de estar saturado de novos modelos que nascem aos montes por aí, também está ficando saturado de novas categorias que ultimamente são criadas a todo momento pelas fabricantes a fim de trazer novas e cada vez mais diferentes opções de "segundas câmeras". A Pentax lançou a Q que é uma compacta (com sensor de compacta) e pequenas lentes intercambiáveis que parecem de brinquedo e, não a toa, são chamadas de toy lens. A Fuji lançou a X10 que é uma compacta com lente de distância focal fixa e sensor APS-C. A Ricoh possui a GXR com seus módulos intercambiáveis que vão de uma compacta superzoom a uma APS-C com objetiva prime, passando por baioneta Leica M. Recentemente a Nikon criou a série 1 sem espelho, de lentes intercambiáveis, mas com sensor muito pequeno. Agora é a vez de a Canon inaugurar mais um nicho: A compacta com sensor maior que um 4/3 mas sem lentes intercambiáveis. O que esperar dela?
Não houve nenhuma grande mudança no visual mas deveria
   A Canon G1 X é equipada com sensor CMOS (fator de corte 1.85x, maior que um 4/3) de 14.3MP; sua lente com 4x de zoom cobre distância focal de 28-112mm com abertura f/2.8-5.8 e macro de 20cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 60 segundos; sensibilidade ISO de até 12800; modo contínuo de 4.5fps limitado a 6 imagens; fotografa em RAW, em HDR, e possui modo assistente parta panorâmicas; o alcance do flash é de até 7 metros e possui sapata para flash; faz vídeos Full HD com taxa de 24fps e HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; possui LCD móvel de 3 polegadas de alta resolução e um viewfinder óptico; e é alimentada por bateria com carga para 250 fotos.
Muitas opções de controles, o que já é tradicional nesta série
   Esta câmera terá uma qualidade muito superior a qualquer compacta existente no mercado devido ao tamanho gigantesco de seu sensor para os padrões das compactas (maior que o das primeiras mirrorless do mercado) mas a objetiva não é intercambiável e possui 4x de zoom, a abertura é relativamente alta e todos os outros atrativos que esta câmera possui (e não são poucos) a colocam, atualmente, como a melhor compacta do mercado. Mas a que preço? 800 dólares, mais do que uma reflex de entrada. Talvez esta câmera seja o que quase todo fotógrafo profissional sempre sonhou: Uma compacta com qualidade quase de reflex com tamanho relativamente reduzido para sair clicando em qualquer lugar sem precisar de um trambolho. Mas, agora que esta câmera existe, será que estão dispostos a pagar esse preço por ela? Aposto em 2 mil reais aqui no Brasil, e sendo otimista.
Fotos retiradas do site DPReview
   Opinião do blogueiro: É uma autêntica Canon série G com sensor muito grande, não imaginava que veria um sensor deste tamanho em uma genuína compacta. Não deixa de ter vários penduricalhos como os já citados acima HDR e panorâmicas, além de efeitos miniatura em fotos e vídeos, olho de peixe e o LCD totalmente móvel. Os pontos fracos são a bateria que dura bem pouco, é obrigatório ter uma extra, e muitos irão reclamar da falta de um macro entre 1 e 5cm mas temos que observar que uma lente para acompanhar este tamanho de sensor fica difícil conter uma distância de foco mais curta que essa. Excelente câmera, super recomendada mas quem tem coragem de pagar por ela?

40 comentários:

  1. Eu acompanhei os rumores antes do lançamento dela, e havia uma dúvida quanto ao tamanho do sensor. Era difícil de acreditar que ele tinha mesmo esse tamanho todo!
    Não acho que teria coragem de pagar rsrs, mas deve ser mesmo excelente.
    Mas...não sei exatamente quão limitadora é essa lente fixa em termos de criatividade.

    De qualquer forma, é de fato uma compacta de verdade. Acredito que existam câmeras m4/3 menores, mas no caso da G1X, só precisaria de um bolso para carregá-la (enorme rsrs, mas um só), já que não teria de carregar outras lentes, por menores que fossem.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI. Claro que é uma fortuna, mas isso vai esquentar a disputa no segmento 4/3, pois acho que essa apesar de não pertencer a essa categoria, ela atrai o mesmo público. E eu ainda prefiro essa, pois ela é de verdade uma compacta de qualidade, a micro 4/3 continua com o problema de ter que carregar lentes...só acho que podetria ter algum jeito de aumentar esse zoom, mas se não tiver, ainda achei ela a melhor...acho até que a nikon deu mole lançando aquela, que acho que nem vai fazer muito sucesso.

    pergunta: o zoom dela é na lente, podia ser, junto com o foco.

    ResponderExcluir
  3. E eu que achei que finalmente a Canon tinha entrado para o nicho das mirrorless.... encontro mais um padrão, câmera com cara de compacta, mas com sensor um pouco maior que o micro 4/3 (eles poderiam ter colocado logo um APS-C igual fez a Fuji), gostei da lente, boa abertura!

    Mas, o preço dela aqui...no Brasil, 2 mil reais, é pouco hein...

    ResponderExcluir
  4. será a morte da X100 ? acho que sim... daquela Nikon mirroless então nem se fala...

    coragem pra comprar uma eu tenho, o que eu não tenho é grana :(

    ResponderExcluir
  5. Willer, o controle de zoom dela é no anel em volta do botão de disparo.

    Leonardo, Acho que a X100 vai continuar ganhando na nitidez por ser uma objetiva prime mas, pelo preço absurdo dela, acho que a Canon ganha com sobras. Já as Nikon mirrorless eu acredito que foi um erro, não havia necessidade daquele sensor pequeno demais.

    ResponderExcluir
  6. É Nikon, respire fundo e diga: Agora fu###!!!

    ResponderExcluir
  7. Cara, isso vai ser uma mão na roda para fotógrafos de street que não saem com um milhão de lentes e acessórios a toa por aí.

    ResponderExcluir
  8. Mateus Henrique, é justamente isso que eu quero saber. Se essa câmera vai cair no gosto de quem quer qualidade sem precisar andar com várias lentes mesmo pagando um alto preço.

    ResponderExcluir
  9. Bem, parece que a aquela que mais se aproxima da "câmera perfeita" já chegou...rsrsrs
    De quebra, veio com ares de "Quem ri por último, ri melhor"...
    Caiu feito bomba frente a lançamento "pálido" da Nikon 1.

    Pena que o preço é um tanto assustador. =[

    ResponderExcluir
  10. Acho bom a Nikon tomar uma atitude, antes que a situação piore, e pra Canon, abaixar o preço!
    Com um preço mais baixo, eu compraria com certeza, e deixa-la ao lado da minha NEX-3.

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, essa Canon G1 X é o sucessor da G11?

    E o sensor minha nossa deu um saltoooooo!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que a série G como conhecíamos acabou, ela foi substituída pela série S. Essa é uma nova série G, uma nova categoria mas só o tempo irá dizer. Pode ser que a Canon também queira fazer um inchaço de câmeras no mercado...

    ResponderExcluir
  13. Olá o que encontrei Rodrigo.
    Essa imagem mostra bem que a Canon criou mais um padrão de sensor, um pouco maior que o Micro 4/3, e um pouco menor que o APS-C:

    http://www.dpreview.com/previews/canong1x/images/Sensorsizes.png

    Fonte: Dpreview

    ResponderExcluir
  14. Creio que a G1-X seja a sucessora da G12. A canon redefiniu a série "G", rebatizando-a, assim como fez com a série "S" de superzoom que foi rebatizada para "SX". Ou seja, a série "G" de compactas foi elevada a um novo patamar, da mesma forma que aconteceu com a série "S" de superzoom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí, José. Por isso que eu disse que a série G como conhecemos não existe mais, foi mesmo redefinida como você disse.

      Excluir
  15. Rodrigo e amigos, tudo bem?
    Acho que esta é a câmera que estou procurando...rs.
    Preciso de ajuda, estou concluíndo um curso de fotografia on-line. Aprendi muita coisa e agora preciso por tudo em prática. Mas, estou vivendo um grande dilema: Qual a câmera ideal pra começar? O objetivo é praticar a fotografia como hobby no início.
    Hoje estou em dúvida em G12, Nex c3 e T3i? Poderiam da opnião e me ajudar nesta decisão?
    Ps: Ótimo blog, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson, obrigado pela presença no blog.

      Primeiro é preciso definir se você pretende usar uma câmera que use lentes intercambiáveis ou se pretende usar uma que já venha pronta para todo tipo de foto, porém, com menor qualidade. Depois fica mais fácil decidir qual modelo comprar.

      Excluir
  16. Bom, então vamos optar pela melhor qualidade. Fiquei pensando na nex c3 por ser mais compacta. Mais fácil para um iniciante lever para todo canto e treinar, mas gostei muito da T3i, só não sei se é muito pra quem tá começando ou é melhor já começar com mais recursos....que dúvida heim!. Não consigo decidir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que as NEX prejudicam demais o parendizado justamente por terem poucas opções de acesso aos comandos, é melhor a T3 e não a T3i que não vale o que custa.

      Excluir
    2. Bom, já ajudou muito....e qual a melhor lente pra começar?

      Excluir
    3. A lente pra começar é a que vem no kit. Só pense em outra depois que aprender a manusear totalmente a câmera.

      Excluir
    4. então, rodrigo,
      e entre uma T3 e essa "nova" Canon... vale a pena preferir e ficar com essa G1X?
      a fotografia pra mim é um hobby, sem nenhuma pretensão profissional. meu projeto atual está sendo aprofundar os conceitos de distância focal, abertura de diafragma, velocidade etc.
      estou usando uma belezinha atualmente, uma panasonic LX5.
      mas às vezes sinto falta de usar uma máquina um pouco mais "robusta", com mais possibilidades. quase imediatamente, fico com certa "preguiça" ao pensar em manusear uma maquinona, grandona, pesadona, chamando atenção...
      então, a pergunta derradeira é: nesse meu cenário (meio esquisofrênico, eu sei! kkk), essa G1X poderia ser minha melhor aposta, nesse momento? seria um upgrade na minha lumix? ou ficaria no seis por meia dúzia? melhor partir pra reflex de vez?
      óóóó dúvida cruel...

      Excluir
    5. Se você não é daqueles que só pensam em zoom e quer qualidade sem perder a praticidade e, principalmente, tem bala na agulha para comprar uma G1x, é o upgrade perfeito para a LX5.

      Excluir
  17. O artigo aqui tem um tempo já, mas ponho aqui meu comentário...

    recebi dia desses, após parentes voltarem de viagem por Miami, minha G1X. Gostei muito dela: as aberturas dão mesmo conta do recado, o ISO é fracionado (assim como numa DSLR top da Canon, e não como numa T2i, por exemplo), o zoom é bom (para quem não é amador do tipo que baba uma câmera só por ter mais zoom), bons megapixels (pouco mais que na G12, mas em sensor bem maior vale muito a pena), nível de ruído próximo ao da X100 da Fuji (e 400 dólares mais barata) e etc.

    Os contras são o peso (quem puder pegar em uma, pegue), o tamanho (é claro que muita gente vai querer algo mais compacto como uma Sony cyberxula ou, no caso de querer algo decente, uma NEX-5N) e o flash embutido que não é reclinável (a Panasonic Lumix GX1 tem isso, e é de uma ajuda muito boa para amadores que não podem investir em flash externo logo).

    Não fiz teste completo ainda, mas por ora já percebi isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, só tenho a agradecer pelo comentário. É uma câmera que eu quero muito mas, como investi recentemente num novo jogo de lentes para minha reflex, por enquanto estou adiando esse sonho. E, pelo que você diz, ela é bem o que eu esperava mesmo.

      Excluir
  18. Acredite ... valeu sua dica para as fotos não ficarem tremidas ...ficou maravilhosas... agradeço muito por partilhar seu conhecimento...

    Obrigada...
    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu certo! Agora é continuar aprimorando sempre.

      Excluir
  19. Olá Rodrigo. Tenho uma EOS 40D (28~135 e uma 17~55). Fotografo Eventos, Retrato e Hotéis(espaços). Quero comprar uma câmera para usar como auxiliar,pra não carregar mais peso.Estou entre SX40HS, G12 e a nova G1X...CMOS / CCD / CMOS. Digic 5 / 4 e 5. Oque sugere meu caro? NÃO uso câmera fotográfica pra filmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio, obrigado pela presença no blog.

      Se você prioriza a qualidade de imagem é G1X sem pensar, mas se você pretende ter uma versatilidade que não tem com a reflex é Canon SX40, ou uma Panasonic FZ47 que é mais barata mantendo a mesma qualidade de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Legal...eu até havia pensado e lido sobre a Panasonic, mas o fator CCD me balançou um pouco.Vou trocar pegar uma 7D em breve...mas eu realmente sinto falta de uma compacta. Tks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto, inclusive tive uma boa conversa com outro leitor em um dos tópicos mais recentes sobre isso. Quando eu trabalhava sempre carregava uma SX1 comigo e hoje quando viajo não abro maõ da minha velha A590.

      Excluir
  21. Eu ainda tenho a minha A720...fiz até um casamento com ela..ficou muito bom por sinal. Li que a Pana tem um ruido alto a partir de ISO 200...é complicado..se ler muito, a gente acaba não comprando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade mas, pelo que tenho visto nas compactas por aí, todas as que possuem o sensor clássico de 1/2.3 já tem ruído a partir de 200 mesmo.

      Excluir
  22. É...acho que vou na G1X...para um longo alcance, pego um tele depois. Curto fotografat a LUA...mas pegar uma Super Zoom só pra LUA, não vai me gerar $$$. Tks.

    ResponderExcluir
  23. Estou com a minha G1X há 2 semanas! Simplesmente fantástica! Não sou profissional, mas sou um amador curioso e conhecedor dos princípios da fotografia. A informação sobre a duração da bateria foi injusta. Achei bem razoável, melhor do que a da minha antiga superzoom SX30is. A qualidade das fotos em baixa luminosidade é impressionante. O ruído é muito baixo para uma compacta! Daqui uns meses eu volto para dar informações mais completas. Ainda não tive oportunidade de explorar nem 1 décimo da câmera. Abraço.

    ResponderExcluir
  24. Pessoal, boa noite.
    Estou vendendo minha G1X, caso alguém tenha interesse, por favor, me contatar.
    Ótima câmera, em perfeito estado.

    William Ramos
    william@oizi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos uma sessão de classificados aqui no blog, se quiser me passe os dados do anúncio por e-mail e disponibilizarei aqui no blog: rodrigo.jordy@gmail.com

      Excluir

Related Posts with Thumbnails