6 de janeiro de 2012

Enxurrada de superzoom da Fuji para 2012

   Como é tradição na Fuji, a empresa sempre lança no início do ano muitos modelos com lentes de longo alcance. Nesta postagem irei falar de nada menos do que 13 modelos divididos em 4 linhas diferentes, 4 linhas de superzoom de uma mesma empresa! Realmente, há muito tempo esse setor de câmeras é o carro-chefe da gigante japonesa pois são câmeras que custam barato e de qualidade razoável mas há um enorme exagero. O outro lado negativo é o fato de a Fuji não entrar na onda de redução de resolução e isso é muito preocupante pois está freando uma tendência muito boa.
Design frontal e do topo das novas Fuji série S
   A série S se subdividiu em S e SL e o que antes eram 4 câmeras agora se tornaram 8 e todas muito semelhantes, equipadas com sensor CCD de 14MP e grande angular em 24mm; S4200 e SL240 com 24x de zoom alcançando 576mm, S4300 e SL260 com 26x e 624mm, S4400 e SL280 com 28x e 672mm e S4500 e SL300 com 30x e 720mm; as objetivas possuem abertura f/3.1-5.9 e macro de 2cm; tempo de exposição varia entre 1/2000 e 8 segundos; estabilização pelo sensor; modo contínuo de 1.2fps; sensibilidade ISO 64-6400; alcance do flash é de até 7 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps e som mono; possuem LCD de 3 polegadas e viewfinder eletrônico; as câmeras da série S são alimentadas por 4 pilhas AA e fazem 500 fotos e da série SL alimentadas por bateria e fazem 300 fotos.
Design frontal e do topo das novas Fuji série SL
Opinião do blogueiro: As principais novidades desta nova série SL, além do design, são a interessante sapata para flash externo, uso de bateria em vez de 4 pilhas AA e controle lateral de zoom que está virando moda entre os fabricantes. Em questão de qualidade de imagem ainda ficam abaixo da concorrência mas para quem prioriza zoom são boas opções e é preciso fazer uma ressalva: Enquanto a empresa continuar com as pinhole digitais da sua série S com controles manuais "capados" fica difícil indicar as câmeras desta série aos usuários iniciantes que ficam deslumbrados com o longo alcance e baixo custo mas que querem também aprender a fotografar e usar todos os recursos necessários. O legal agora é poder optar por bateria ou pilhas.
A F770 possui estas 5 cores disponíveis e a F750 apenas preta, vermelha e branca
   As superzoom de pequeno porte da série F com sensor CMOS EXR de 16MP tem mais 3 novos modelos: F660 com 15x de zoom cobrindo distância focal entre 24-360mm e F750 e F770 com 20x de zoom entre 25-500mm; objetivas com abertura f/3.5-5.3 e macro de 5cm; tempo de exposição varia entre 1/2000 e 8 segundos; estabilização pelo sensor; modo contínuo de 11fps nas F660 e F750, e 12fps na F770; sensibilidade ISO 100-12800; fotografa em RAW (apenas F770), panorâmica com um só clique e 3D; alcance do flash de até 3.2 metros na F660 e 3.7 metros nas F750 e F770; vídeos Full HD com taxa de 30fps e som estéreo, e vídeos em câmera lenta a320fps; possuem LCD de 3 polegadas; e são alimentadas por bateria com capacidade para 300 fotos.

A F770 possui GPS integrado
   Opinião do blogueiro: Ótimas câmeras com controles manuais totais e relativamente pequenas por serem câmeras de longo alcance. Possuem os benefícios 3D, panorâmicas, vídeos em câmera lenta, além da simulação de filmes clássicos da Fuji: Astia, Provia e Velvia. O ponto fraco é a altíssima resolução deste sensor de 1/2 polegada que gera um altíssimo nível de ruído e o modo EXR tem se mostrado ineficiente já que só funciona em modo automático. A F770 possui os diferenciais do GPS integrado com navegador na tela e do modo RAW. Recomendadas mas muito difíceis de serem encontradas no Brasil.
A F660 está disponível nestas 4 cores
   Por fim, temos as superzoom premium da Fuji e mais um inchaço, agora são dois modelos para substituírem as bem-sucedidas HS10 e HS20: Os novos modelos HS25 e HS30 com sensor CMOS EXR de 16MP; suas objetivas com 30x de zoom cobrem distância focal entre 24-720mm com abertura f/2.8-5.6 e macro de 1cm; tempo de exposição vaira entre 1/4000 e 30 segundos; estabilização pelo sensor; modo contínuo de 11fps; sensibilidade ISO 100-12800; fazem panorâmicas com um só clique e a HS30 fotografa em RAW; o alcance do flash é de 7.1 metros; fazem vídeos Full HD com taxa de 30 fps e som estéreo, e vídeos em câmera lenta com taxa de 320fps; possuem LCD inclinável de 3 polegadas e viewfinder, na HS30 o viewfinder é de altíssima resolução; a HS25 é alimentada por 4 pilhas AA com capacidade para 400 fotos e a HS30 é alimentada por bateria com capacidade para 600 fotos.
Visão frontal de HS25 e HS30
   Opinião do blogueiro: Excepcionais câmeras, agora com opção pra quem gosta de pilhas e pra quem gosta de bateria mas quem prefere pilhas perde algumas funcionalidades como o RAW e um viewfinder com menor fidelidade. O LCD inclinável é uma verdadeira mão na roda e o macro de 1cm é um bônus para esta câmera que possui tempo de exposição a nível de reflex e anel de zoom garantindo extrema agilidade. Recomendada mas com a ressalva da exagerada resolução.
Visão do topo das Fuji HS25 e HS30
   Torço para que num futuro próximo a Fuji passe a investir em qualidade em vez de quantidade e brigar de igual pra igual com as grandes fabricantes de compactas do momento que estão reinando sozinhas já há algum tempo e precisam de uma concorrência mais forte. Lançar 27 câmeras em um único dia, sendo 13 superzoom, foi um pouco demais. Estamos chegando a um nível absurdo de inchaço do mercado fotográfico.
Painel traseiro das Fuji HS25 e HS30

32 comentários:

  1. Nossa, a Fuji enlouqueceu mesmo... Bons tempos em que as câmeras não só custavam menos, como eram boas tbém. Saudades de qdo a Fuji lançava câmeras como a F6000fd, que foi filha única da linha, com seus suficientes 6 megapixels num sensor de 1/1.7", o que nos entrega fotos de ótima qualidade. Essa vou ter que guardar com muito carinho mesmo, pois acho que nunca haverá outra como ela.
    Que pena MESMO que a Fuji perdeu a mão pra fazer superzoom. Como era bom qdo os lançamentos eram poucos, os megapixels eram poucos. A coisa descambou feio...

    ResponderExcluir
  2. Essa foi de assustar, Helena. É lamentável essa atitude da Fuji.

    ResponderExcluir
  3. 16 megapixels num sensor desse tamanho ? esse RAW e nada pra mim é a mesma coisa. tinha que custar muito barato pra valer a pena. Eu passo...

    ResponderExcluir
  4. Nossa... nem parece que é a mesma empresa que tem no catálogo umas das compactas mais sérias do mercado.

    ResponderExcluir
  5. Não dá nem pra acreditar numa coisa dessas o.o

    ResponderExcluir
  6. Uma pena. Sem novidades. Pensei que iriam lançar uma com zoom de 100X.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante.... estou esperando ansiosamente os primeiros reviews da Fujifil X-S1

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, não consigo entender o motivo para esse exagero... o que a massa ainda quer a Fuji dá de sobra: grande quantidade megapixels e zoom por um preço bem abaixo da concorrência. Só precisa ter cuidado, pois se a intenção é “queimar o filme” das concorrentes, um dia isso pode (e eu acredito que vai) mudar e, junto com essa mudança, cairá sobre ela um “preju” e um descrédito inevitável...

    ResponderExcluir
  9. Oi estava lendo os posts de indicações de cameras no blog. Estou com uma grande dúvida, quero comprar uma camera investir no máximo 600 reais.
    Pensei na SX130 da Canon ou na Fujifilm s3300 .
    Pesquisei a da Canon na internet e vi que ela é uma camera lenta, queria uma camera com estabilização boa, tira fotos rápidas e que tenha qualidade na imagem.
    Qual vc me indica a comprar?
    Por Favor se puder entre em contato comigo por esse email: nossobrechovirtual@gmail.com
    Aguardo :D

    ResponderExcluir
  10. Em que sentido a Canon SX130 seria lenta? Para fotos rápidas, só reflex mesmo mas aí teria que gastar no mínimo 1500 reais. Na categoria da SX130 procure a Panasonic ZS8.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  11. As Fuji's da série SL lembra muito o design da Canon SX30/40!!!

    Que exagero, 27 câmeras no mesmo dia!!!

    Seria melhor lançar parcelado rsrs

    Poxa Lnçaram a HS25 e HS30, nem esperava pelo lançamento... a HS20 ja tava bombando...

    É isso, a Fuji exagerou...

    ResponderExcluir
  12. Fuji SL300 ou Panasonic FZ47 ou a FZ150? (por custo beneficio e qualidade de imagem)

    OBS: Seu blog é ótimo!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem as duas Panasonic estão bem a frente mas o custo-benefício da FZ47 é imbatível e vai continuar assim por um bom tempo.

      Excluir
  13. eu ainda sou leigo e quero adquirir uma camera em q eu tenha liberdade para criar minhas proprias formas de fotografar. estou em duvida sobra a fujifilm finepix hs25 exr e a panasonic fz47, qual eu devo escolher?
    agradeço a ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem é Pnasonic FZ47 sem dúvidas a melhor escolha.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  14. Oi visitantes, quem já testou a fuji SL300? Pode me dizer se é realmente boa?

    ResponderExcluir
  15. Olá Rodrigo, estava pesquisando sobre cameras semi-profissionaise achei seu Blog muito interessante,parabéns... Não entendo nada de fotografias nem de cameras, mas pretendo aprender...gostaria que me indicase uma camera de boa qualidade e zoom na faixa de até R$1200,00, Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até 1200 reais você pode conseguir estas aqui: http://www.foto-facil.com/2012/12/comparativo-com-as-4-melhores-superzoom.html

      Ou estas aqui, de menor porte: http://www.foto-facil.com/2012/12/comparativo-com-as-6-melhores-superzoom.html

      Estas são boas câmeras para quem quer aprender a fotografar pois elas possuem os controles manuais necessários para isso, e esqueça o termo "semiprofissionais", tais câmeras não existem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção vou dar uma olhadinha nessas...Porém estive pesquisando no seu blog e voce fala muito bem da panassonic FZ47, ela é do mesmo nivel das que voce me indicou? pior? ou melhor? estou bastante interessado nela..

      Excluir
    3. Sim, mesmo nível em qualidade de imagem. O problema é que ela está começando a ficar difícil de encontrá-la pois ela já tem uma substituta, a FZ60 (ruim, por sinal). Mas é uma ótima compra.

      Excluir
    4. Boa tarde, qual o motivo que levou a considerar a FZ60 como ruim, estou em duvida entre a FZ60 e a HS25. Fiquei curioso agora... haha...

      Mas assim dentro da sua experiencia qual me recomendaria na faixa de 800 reais.

      Obrigado.

      Excluir
    5. As duas me atenderiam muito bem dentro da faixa de preço delas, a HS25 achei mais interessante por ter visor rotativo que acho uma mão na roda.

      Mas sempre em todo lugar que vejo as Panasonics não muito bem recomendas principalmente quanto a qualidade da imagem, ai estava até pendendo a compra-la por causa disso. Mas lendo vi seu comentário negativo sobre a FZ60, por isso fiz a pergunta.

      Obrigado.

      Excluir
    6. A FZ60 tem resolução muito alta, certamente acarretará em muitos ruídos e baixo desempenho em ISO alto. As Panasonic são as melhores ao lado da Canon mas quando elas passam a usar altas resoluções se nivelam por baixo. Exatamente como é o caso das duas que citou, parecem estar no memso nível. Procure por câmeras com a menor resolução possível, nessa faixa de preço tem a Canon SX240 que é muito superior a essas duas, se abrir mão de um pouco de alcance e do tamanho da câmera.

      Excluir
    7. Obrigado pela resposta rápida, e se nessa lista colocasse os modelos da Panasonic ZS20 e Panasonic FZ47. Qual você recomendaria

      E se no caso eu trabalhasse com uma resolução menor, esse problema resolveria (da resolução ser muito alta)?

      O que é incrível é uma camera que nem essa SX240 ser melhor que as FZ60 e a HS25 que são notavelmente maiores.

      Obrigado.

      Excluir
    8. FZ47. Na categoria da ZS20 eu prefiro a ZS15 mas ainda assim acho a FZ47 melhor também.

      Sobre a questão da resolução eu prefiro que você leia isso aqui: http://goo.gl/qGN6J

      E sobre a questão do tamanho, o que importa é o tamanho do sensor. De nada adianta a câmera ser grande se o sensor é o mesmo minúsculo que equipa as câmeras menores.

      Excluir
    9. Blz Rodrigo, entendi a questão da resolução. Na sua opnião você iria de FZ47 com sensor CCD 12mp então? Posso comprar sem medo... rsrs

      Muito obrigado pela força.

      Excluir
  16. Rodrigo como eu disse não entendo nada do assunto,por isso desejava adquirir uma marca mais badalada como CANON E NIKON. sera que essa LUMIX FZ47 vai me satisfazer, nao pretendo fazer uso profissional mas quereo aprender atirar boas fotos de viagens da familia shows e por ai vai...Ja enconteri ela na FAST SHOP R$ 1.179,0... VALE A PENA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, nessa categoria de câmera a Nikon não tem e nunca teve grande destaque, passa a impressão de não se importar com os amadores. E a Panasonic é a única que briga de igual para igual com a Canon, e às vezes até a ultrapassa. Verifique em outros fóruns de fotografia para se certificar da qualidade dela.

      E sobre lojas eu não opino aqui no blog já que não compro online, o preço está um pouquinho acima do que se consegue em lojas de fotografia mas, de um modo geral, está bom.

      Excluir
  17. Qual tem a melhor qualidade de imagem, Canon sx240 ou Fuji HS25? E à distância?
    Sei que estou comparando com uma compacta, mas o preço das duas está bem próximo, então gostaria de saber se a HS25 é superior mesmo.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se esqueça que a HS25 também é uma compacta, não importa se a câmera é grande ou pequena quando o sensor é pequeno. A Canon SX240 certamente é melhor que a HS25.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails