8 de dezembro de 2011

Ricoh GR Digital IV

   A Ricoh é conhecida mundialmente por ser uma tradicional fabricante de câmeras chamadas "de nicho" pois são categorias diferentes em que há pouca ou nenhuma concorrência. Isso nunca fez sucesso no Brasil até porque esse tipo de câmera custa caro e nem sempre traz o benefício esperado. A Ricoh GR Digital IV é um destes exemplos, uma câmera de nicho que possui altíssima qualidade mas pouquíssima versatilidade. Entenderemos melhor isso quando lermos as suas especificações.
Reparem nos controles giratórios de acesso direto à exposição

   Equipada com sensor de 1/1.7 de polegada (mesmo tamanho de Canon G12, Nikon P7000 e Samsung EX1) e resolução de 10MP; sua lente cobre distância focal de 28mm (só isso mesmo, não possui zoom) com abertura f/1.9 (pode chegar até f/11 com filtro ND eletrônico) e macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 180 segundos incluindo o modo bulb; o modo contínuo é de 1.5fps ilimitado; sensibilidade ISO até 3200; fotografa em RAW; alcance do flash de até 3 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos VGA com taxa de 30fps; LCD mede 3 polegadas; alimentada por bateria com capacidade para 390 fotos e opcionalmente uma pequena energia extra através de 2 pilhas AAA com capacidade para mais 30 fotos.
Detalhe da sapata para flash e dial com opções customizáveis

   Opinião do blogueiro: Muitas pessoas dirão que esta câmera não serve para nada por ter apenas uma única distância focal. Não é bem assim! É certo que é uma câmera para poucos assim como qualquer outra câmera de nicho, não deve ser fabricada em larga escala pois é uma câmera muito específica. Por ter uma única distância focal e lente muito clara, deve ter uma nitidez absurdamente melhor que todas as ourtras compactas. Possui um sensor grande e fotografa em RAW, possui uma infinidade de atalhos a controles manuais como vistos nas fotos além de um pequeno rangefider para auxiliar no autofoco. Enfim, é uma câmera específica a quem procura uma grande angular com alta qualidade e tamanho reduzido. Preço estimado no exterior de 600 reais.

2 comentários:

  1. 28mm de grande angular igual a uma Canon G12 com sensor do mesmo tamanho... com uma abertura de 1.9 pra fotografar paisagens ? será que com essa abertura se consegue nitidez nas bordas ? (acho difícil) Não que ela não sirva pra nada mas acho que não vai entregar fotos muito melhores que uma G12 (nem pouco melhores rsrs), sendo que a g12 é mais versátil, provavelmente tão competente quanto e muito mais barata...

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente será mais nítida que a G12 pois irá alcançar sua nitidez máxima com mais abertura que a G12 mas não é nada versátil. A GR III chegava no mesmo nível da G12, essa GR IV provavelmente é melhor no pouco que ela pode fazer.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails