14 de dezembro de 2011

Lytro: Um novo conceito em fotografia

   Relutei em falar sobre essa câmera aqui pois ela vai de encontro a um dos princípios básicos do blog que é o de incitar a busca permanente pelo conhecimento, a intenção do blog é a de fazer com que os leitores descubram o prazer de criar a imagem, sem automatismos, tendo total controle sobre a câmera e não o contrário. Mas o compromisso com o leitor vai além disso pois, um outro princípio básico do blog é o de mostrar as novidades do mundo fotográfico e este parece que está acima dos outros. Vamos conhecer melhor esta câmera de formato estranho e apenas dois botões, o de liga/desliga e o de disparo.
Parece uma luneta quadrada

   A primeira pergunta a ser feita é: O que essa câmera possui de diferente em relação às outras? Com ela você fotografa primeiro e depois faz o foco. E a segunda pergunta é: Como ela faz isso? As câmeras Lytro são chamadas de câmeras plenópticas ou câmeras de campo luminoso. A grosso modo, ela já faz o foco em vários pontos da imagem, em vários planos de profundidade diferentes e consegue juntar tudo isso em uma única foto! Depois você seleciona como quer fazer a composição dessa foto em relação ao foco, se quer desfocar ou focar o fundo, o primeiro plano ou algum ponto intermediário. É realmente uma revolução no mundo da fotografia.
É bem menor do que eu imaginava ser

   A Lytro possui duas versões: Com 8gb de memória interna nas cores azul e cinza ou com 16gb na cor vermelha. Sua objetiva com 8x de zoom cobre distância focal de 35-280mm com abertura f/2.0 constante; não possui flash; a bateria é interna e tem capacidade para cerca de 350 fotos nos modelos de 8GB e 750 fotos no modelo de 16gb; os arquivos são no formato proprietário LFP e cada foto possui cerca de 15mb, semelhante ao tamanho de um arquivo RAW e após a escolha do foco, pode-se escolher se o arquivo final será 2D ou 3D. Sintam a experiência de escolher o que ficará focado ou não no próprio site do fabricante bastando para isso selecionar um ponto na imagem.
Entrada para cabo USB na parte de baixo da câmera

   Opinião do blogueiro: Eu não me acostumo fácil a mudanças muito drásticas, novidades muito agressivas no mundo fotográfico. Demorei a aceitar as câmeras digitais, demorei a aceitar a ideia de fazer edições nas minhas fotos e vou demorar muito a aceitar este tipo de câmera. a impressão que passa é que é uma câmera feita para preguiçosos mas acho que ela vai fazer muito sucesso. O preço do modelo de 8gb é 400 dólares e o modelo de 16gb custa 500 dólares.

   O atento leitor Raphael Motta alerta que só é possível editar as fotos da Lytro em um Mac.

14 comentários:

  1. Pois olha, continuo com a garrafa. O lytro fica pra mais tarde.

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei uma azul, gosto bastante, acho o conceito muito legal. Se a luminosidade estiver boa, as fotos saem ótimas mesmo! Única coisa ruim é o fato de obrigatoriamente ter um mac pra editar as fotos...

    ResponderExcluir
  3. Importante informação, vou incluir isso nas postagens e creditar a você, pode ser?

    ResponderExcluir
  4. apesar de eu ser apaixonado pelos contrles manuais essa câmera me parece bastante interessante por este recurso de edição. É algo que pode ser incorporado às compacatas do mercado para melhorar a qualidade das fotos.

    Já nas Reflex, acho melhor deixar como está.. hehehe se estiver com uma T2i na mão a brincadeira com o anel de foco deixa as coisas melhores do que uma edição dessas.

    Se você olhar no site deve perceber como a imagem fica estranha, pixelizada.

    Pra quem gosta MESMO de fotografia ela é boa pra brincar, só! Como não posso gastar 400 dôlárez em brinquedos, deixa pra lá...

    Ótimo post, rodrigo.

    ResponderExcluir
  5. Muito esquisita esta câmera! Eu demoro muito pra me acostumar com essas coisas tão diferentes, mas o fato de não ter flash me parece horrível. Imagina uma foto tirada à noite com pouca ou nenhuma iluminação? Gosto é gosto, mas eu pessoalmente detestei essa câmera. E outra coisa: isso de ter apenas dois botões me parece um absurdo. Acho que essa câmera foi feita para idosos que querem uma câmera digital, porque eles têm muita dificuldade em acompanhar tecnologia. E essa com dois botões se tornaria perfeita.

    ResponderExcluir
  6. Achei bem interessante! é uma novidade... se vai em frente ou não, só Deus sabe. Mas achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  7. Ótimas opiniões, tô gostando de ver. Sobre a ausência de flash, parece que o fabricante se garante na abertura f/2 constante e um sensor que capta muito bem a luminosidade. Bem, é ver pra crer.

    ResponderExcluir
  8. Quanto ao flash Rodrigo, não tem problema. Ela parecer ser facil de amarrar uma lanterna tipo aquela dos James Bond. Só pra descontrair. rs

    ResponderExcluir
  9. Bem, será que isso é só o começo do que ainda está por surgir no mercado fotográfico!?
    '
    Um "brinquedo" interessante... Mas não compraria uma. =P

    ResponderExcluir
  10. E não é que dá mesmo pra adaptar uma lanterna?

    ResponderExcluir
  11. Pode incluir a informação, é verdade sim! hehe

    ResponderExcluir
  12. Rocha coment:
    "Pois olha, continuo com a garrafa. O lytro fica pra mais tarde."

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ri lytros

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails