9 de dezembro de 2011

Filtros adaptadores para compactas

   As diferentes de nomenclaturas usadas na fotografia causam muita confusão entre os consumidores, vendedores e até fabricantes. Muita coisa deve ser revista e precisa haver um consenso entre todos para que não haja mais discrepância entre os nomes dados aos equipamentos mas, se não houve esse consenso durante toda a era da fotografia de filme, imaginem agora com a digital onde surgem cada vez mais e mais acessórios! E os filtros acoplados às lentes das compactas são o tema desta postagem pois muitos vendem estes acessórios com o nome de lente mas, em compactas, lente é o que já está fixo à câmera. Tudo que for acoplado a esta lente com o intuito de causar algum efeito, proteção ou qualquer outra alteração na imagem é considerado um filtro. Esta é a nomenclatura que o blog vai usar.
Filtros quadrados degradê pra quem não gosta de editar fotos

   Os filtros mais populares são o UV, polarizador, macro ou close-up, fisheye ou olho de peixe, wide ou angular, tele ou teleconversor, ND entre outros. Alguns deles já tiveram uma introdução aqui no blog e podem ser vistos aqui. A grande maioria das compactas precisa de tubos ou aneis adaptadores para encaixe destes filtros mas algumas possuem uma rosca que encaixa perfeitamente estes filtros. Vou falar hoje sobre os filtros angular, tele e fisheye que, talvez por serem maiores, são mais confundidos com lentes.
Filtro wide ou angular de 0.75x

   A função do filtro angular, como o nome diz, é abrir mais o ângulo de visão de sua objetiva. Hoje vemos que as compactas com ângulo mais aberto possuem uma grande angular de 24mm, a Nikon P500 possui uma GA de 22.5mm e é a compacta com maior ângulo possível. Isso possibilita, por exemplo, a captura maior de uma paisagem ou enquadrar um maior número de pessoas na mesma foto. Em uma GA de 28mm, que é a mais comum entre as compactas, perdemos um pouco das laterais. E o filtro wide ou angular abre ainda mais essa lateral, ou esse ângulo de visão. No exemplo acima temos um filtro wide de 0.75x, o que quer dizer na prática que, ao usarmos este filtro em uma câmera com GA de 28mm passaremos a ter 21mm, se usarmos em outra com GA de 24mm teremos 18mm.
Filtro fisheye ou olho de peixe

   A função do filtro olho de peixe é a mesma do angular, mas com uma diferença: Abre bem mais esse ângulo dando aquele formato arredondado às fotos. Eu, particularmente, não gosto deste efeito mas, com a popularização da fotografia digital, se tornou uma das 3 maiores modas atuais além das panorâmicas e HDR. Vejam na foto acima que o vidro dos filtros olho de peixe são levemente arredondados causando a distorção da imagem.
Filtro tele ou teleconversor de 1.7x

   O filtro tele ou teleconversor faz o contrário destes dois citados anteriormente, ele diminui o ângulo de visão expandindo o zoom da sua objetiva. Muito útil para quando é preciso fotografar algo que está além do alcance da sua câmera. Por exemplo, uma câmera que tem sua distância focal máxima em 720mm ao usar o filtro acima, que é de 1.7x, terá esta distância focal transformada em 1224mm. A Olympus SZ810 que é a que possui o maior alcance atualmente em compactas, chegando a 864mm chegará a aproximadamente 1469mm! E ainda há filtros tele mais potentes que este.
Exemplo de tubo adaptador para filtros

    Nunca se esqueçam que qualquer destes filtros angular, tele ou olho de peixe diminuirá a qualidade de imagem e também poderá diminuir a luminosidade da lente de sua câmera. Muitos destes filtros, a grande maioria, não é desenvolvido pelos próprios fabricantes de câmeras e não possuem um controle de qualidade muito exigente. Uma leitura muito interessante sobre filtros está no blog Dicas de Fotografia. Vale a pena dar uma lida.

20 comentários:

  1. Olá Rodrigo.

    Os filtros produzem semrep bons resulatdos quando usados em compactas? Produzem redução na qualidade das imagens?

    E outra pergunta é se a Panasonic ZS8 possui adaptador e filtros produzidos pela própria empresa ou por terceiros.

    ResponderExcluir
  2. Reinaldo, as respostas para suas duas primeiras perguntas estão no último parágrafo da postagem.

    Oficialmente a grande maioria das compactas, como a ZS8, não possui adaptador para filtros. Normalmente há adaptadores genéricos apenas para as superzoom de grande porte ou as compactas premium da Canon que possuem uma ranhura para adaptação de tubos.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, ótima matéria!!
    Uma dúvida, no filtro angular, as cantos ficam distorcidos?
    Obrigado!
    Henrique

    ResponderExcluir
  4. Henrique, é provável que fique sim mas seja algo aceitável. Ainda mais proque a qualidade destes filtros nunca é lá grande coisa.

    ResponderExcluir
  5. Minha mão ta coçando para comprar um tudo adaptador e um filtro UV e um Wide.

    Mas não sei não. tenho medo de perder muita qualidade nas fotos da S2800 viu.

    ResponderExcluir
  6. Dependendo da marca, o UV não tira nada de qualidade. já os wide são sempre de marcas duvidosas então perde-se muito mas, dependendo do preço, vale o benefício de ter um ângulo melhor.

    ResponderExcluir
  7. Comprei um a pouco tempo, ainda não testei na compacta G10 que também tenho o TUBO, mas já testei na minha XS. Tenho dois, um WIDE e um 2x.
    Wide, abre ângulo, 0,45x, coloquei em minha 18-55mm ficou aceitável, deixa marcas pretas nas bordas tipo vinheta, só que sem um degradê. Já o filtro de 2x não gostei, usei nas duas lentes que tenho (15-55 / 50-200) nas duas só funciona aceitável no menor ângulo, quando você aproxima um pouquinho, cria um monte de aberrações cromáticas, linhas com um azulado na berada e assim vai, a qualidade de imagem é perdida em níveis nada aceitáveis. vou testar na compacta e escrevo minha opinião aqui. :)

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado pelo seu depoimento, Willer José!

    ResponderExcluir
  9. Eu é que agradeço por seu blog, informar do jeito como deve ser feito :)

    Testei com a canon G10. Conclui quase a mesma opinião que escrevi em cima. No menor ângula da câmera (28mm) essa lente abre um pouco mais, mas de novo com a borda preta tipo vinheta, acho até aceitável, pois as compactas não tem como trocar lente, então essa acaba sendo uma solução já que as compactas costumam ter um ângulo não muito menor que 28mm (nem sei se tem. tem?). Já a lente de 2x, não prestou nada, aconteceu um efeito engraçado, ela amplia, mas deixa a imagem com um contorno preto, ou seja a foto fica redonda, ainda vou fazer mais testes, pois não estou aceitando que essa lente 2X, seja tão ruim assim. Segue um exempro de como ficaram as fotos em uma 18-55mm com lente WIDE 0,45x.

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=214876601924311&set=a.214800921931879.51149.100002059179702&type=3&theater

    ResponderExcluir
  10. Agora o porém disso tudo é que tudo que usei foi de marca genérica, pode ser que um conversor pelo menos de uma marca respeitável, possa ser diferente.

    ResponderExcluir
  11. O difícil é encontrar um teleconversor de marca confiável, além de poucas investirem nisso, os que se encontram são absurdamente caros.

    ResponderExcluir
  12. Ah! Experimentei também uma lente MACRO 10X. Quase a mesma opinião, na menor distância focal fica aceitável, mas já aproxima bastante. De verdade, só é bom porque é baratinho, mas ainda sim é bom quando for comprar uma lente, pesquisar bastante até achar uma que tenha também MACRO, que aí já evita essa perda de qualidade, que é visível.

    É, nunca vi pra vender mesmo. E como tudo de fotografia se é bom e difícil de encontrar, é caro.rs

    ResponderExcluir
  13. Seus depoimentos apenas evidenciam o real comportamento destes filtros: Há uma perda de qualidade em qualquer filtro, alguns mais, outros menos.

    ResponderExcluir
  14. Muito bons os comentários. Tava querendo comprar esses kits de filtros close-up genéricos, mas estou pensando melhor. Vi algumas fotos com minha câmera, canon sx40 e uma lente macro raynox 250 no flickr e gostei. Andei vendo no mercado livre ~280 reais. Vi algumas pessoas usando uma marca Hoya de filtro close-up. Vc indica alguma em especial??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoya é o que há de melhor em filtros, se conseguir encontrá-los terá resultados um pouco mais satisfatórios que os outros mas lembre-se que qualquer vidro colocado a frente da lente sempre irá fazer perder um pouco de qualidade e luminosidade. É o preço que se paga para ter um recurso a mais.

      Sobre o Raynox, escrevi uma matéria sobre ele no Resumo Fotográfico: http://www.resumofotografico.com/2012/02/filtro-raynox-dcr-250.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  15. E para maquina DSLR? Isso só se usa em compacta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses filtros são pequenos demais para DSLR, tem outros melhores para elas.

      Excluir
  16. Há, entendi. Esses em especifico. É que eu vi um na medida da minha camera (lente), 67mm. Um ND8, estou interessado só nesse. Grato amigo.

    ResponderExcluir
  17. Esse assunto rende Rodrigo. Talvez seria interessante desenterrar o assunto para as DSLRs.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, quando eu tiver meu ND faço um review aqui. Enquanto isso, já ouviu falar nos ND variáveis? Escrevi sobre eles aqui: http://www.resumofotografico.com/2011/08/filtro-de-densidade-neutra-variavel.html

      Excluir

Related Posts with Thumbnails